A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERENCIANDO O CONFLITO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERENCIANDO O CONFLITO"— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIANDO O CONFLITO
Maria do Carmo Sá Suely Lamarão Corrêa

2 O Homem Contemporâneo:
Já nos acostumamos com o desentendimento e o incorporamos a nossa vida. As relações foram se enfraquecendo. O Homem de hoje está esquecendo de sonhar. O homem moderno tem comportamentos que, influenciados pelo mundo capitalista, passam a identificá-lo como um ser apenas com interesses financeiros.

3 O homem de hoje tornou-se hábil em lidar com:
Competição; Agressão; Intriga; Discórdia; Desconfiança; Separação.

4 Mudar essa situação é necessário.
É necessário o homem compreender a sua importância nesse processo de mudança, que é pessoal e intransferível e assumir o compromisso na construção de um novo modelo de relacionamento.

5 “De dentro para fora” Mudar é começar “de dentro para fora”!
“De dentro para fora” significa começar pela personalidade, começar pelo íntimo – mudando os paradigmas, o caráter e as razões. Adotar uma atitude “de dentro para fora” pressupõe que devemos cumprir as promessas feitas a nós mesmos antes de cumprir as promessas feitas aos outros.

6 Somos o que repetidamente fazemos.
A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito. (Aristóteles)

7 O que é conviver? É reconhecer a si no outro e estabelecer com o outro uma atitude de respeito e cuidado. É estar aberto ao outro. Ser presente e receptivo permitindo o crescimento e expressão mútuos. Saber conviver com o outro é reconhecê-lo como alguém que tem uma trajetória de vida diferente, com interesses, preocupação e valores diferentes, porém tão legítimos quantos os seus próprios. É, acima de tudo, respeitar no outro a sua forma de estar no mundo.

8 Por onde começar? Aprendendo a conviver consigo. A olhar para si e realizar a auto-aceitação e o auto-respeito. Conviver consigo é ser capaz de fazer as próprias escolhas e ser responsável pela construção do próprio destino. A pessoa que sabe conviver consigo, e com o outro, já deu significado a sua vida. Está sempre se renovando e atenta a construção de sua caminhada em busca de seus objetivos.

9 Resistência à Mudança: – O que é?
É a expressão de defesa que o ser humano emite ante a iminência de alterações de sua situação presente. Fases do processo de resistência Exploração Estratégia: dirigir e canalizar energia para novos caminhos; dar oportunidade das pessoas participarem da mudança Comprometimento Estratégia: comemorar o sucesso, reconhecer o desempenho

10 Conflito interpessoal no grupo
Não existe grupo sem conflito Principais necessidades individuais que desencadeiam conflito no grupo Poder e afetividade O conflito em si não é danoso, nem patológico.

11 Conflito Interpessoal no Grupo
Não existe grupo sem conflito Principais necessidades individuais que desencadeiam conflito no grupo: Poder e afetividade O conflito em si não é danoso, nem patológico.

12 Maneiras de lidar com o CONFLITO
TÁTICAS DE LUTA/FUGA Competição Luta aberta; seqüelas Repressão Elimina sintomas, não o conflito

13 Maneiras de lidar com o CONFLITO
TÁTICAS DO DIÁLOGO Apaziguamento Negociação

14 Maneiras de lidar com o CONFLITO
TÁTICAS DO DIÁLOGO Apaziguamento Objetivo dar voz ao desabafo para despressurizar Mediador habilidade e credibilidade Grupo disposto a ouvir

15 Maneiras de lidar com o CONFLITO
TÁTICAS DO DIÁLOGO Negociação Objetivo compreensão compartilhada das condições, obstáculos e alternativas de solução do conflito Importante motivação positiva das partes; comunicação aberta e autêntica Conseqüências contrato psicológico que determinará a convivência futura


Carregar ppt "GERENCIANDO O CONFLITO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google