A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Up to date da Radiologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Up to date da Radiologia"— Transcrição da apresentação:

1 Up to date da Radiologia
Márcio Lôbo Guimarães

2 Objetivo Demonstrar os trabalhos mais relevantes em câncer ginecológico publicados no ano de 2012.

3 Endométrio A

4 Estadiamento Foi revisado em 2009, com importantes implicações para os radiologistas. Estagioi I foi simplificado e foi retiradao invasão da mucosa uterina(I) .Estadiamento permanece cirúrgico, pois o tratamento é eminentemente cirúrgico.

5 Finalidade da RM Avaliar a extensão da doença e juntamente com grau e subtipo tumoral, planejar a terapêutica; Estratificar os pacientes em risco baixo, intermediário e alto risco; Fazer ou não a linfadenectomia. Triar os pacientes que vão para linfadenectomia, principalmente no estadio I. Pacientes no Reino Unido de baixo risco são operados em centros convencionais e alto risco e centros ontológicos.

6 Técnicas Avançadas Estudo dinâmico: Sequência T1 volumétrica 3D pós-contraste (2mL/sec), com as imagens adquiridas 25s, 1min, 2min e 4min após a injeção. Difusão: Técnica fisiológica que avalia a mobilidade da água, influenciada pela celularidade tecidual e integridade da membrana celular.

7 Estudo Dinâmico Lembrando que a invasão miometrial é o principal fator prognótico morfológico. Estudo dinãmigo aumenta a deninição.

8 Estudo Dinâmico

9 Estudo Dinâmico Iinvasão do estroma vascular. Aumenta muito a chance de invasão linfovascular.

10 Difusão

11 Difusão Estadio III A com invasão anexial.

12 Difusão A Difusão também é útil na avaliação da carcinomatose peritoneal. Lembrar que esses métodos avançados tem a mesma utilidade do tumor de colo uterino.

13 Cérvix Estadiamento linfonodal cirúrúgico no cancer cervical localmente avançado na era PET.

14 Estadiamento Linfonodal
Envolvimento linfonodal e o volume tumoral são os fatores prognósticos mais importantes; Linfonodos pélvicos não mudam de forma signnificativa o tratamento; Linfonodos para-aórticos = extensão do campo, com aumento significativo de morbidade; Linfondos pélvicos podem precisar de um reforço de dose BOOST, mais não mudam o compo.

15 Estadiamento Cirúrgico
Complicações relacionadas ao estadiamento cirúrgico. Melhorando nos útimos anos com a técnica extraperitoneal.

16 Estadiamento Cirúrgico
Aumenta as complicações relacionadas a RT; Atrasa o início do tratamento. Aumento da toxicicidade da radioterapia, principalmente devido as aderências. Alça fixa.

17 Metanálise demonstrando a maior sensibilidade do PET CT e especificidade semelhante aos outros métodos.

18 O PET CT pode substituir o estadiamento cirúrgico?
Os altos índices de VP em linfonodos para-aórticos, na doeça localmente avançada, sugerem que o estadiamento cirúrgico é desnecessário no PET +; Entretanto quando existem linfonodos pélvicos positivos o índice de FN sobe de 12% para 22%.

19 O PET CT pode substituir o estadiamento cirúrgico?
Pacientes com linfonodos para-aórticos positivos não detectado pelo PET-CT (<5mm) e tratadas de forma convencional, apresentam a mesma sobrevida de pacientes tratadas com RT estendida; Pacientes com linfonodos para-aórrticos isolados?

20

21 Ovário Valor do PET CT na recidiva da neoplasia ovariana. Comparação da RM com a cirurgia na avaliaçao do indic de carcinomatose peritoneal.

22 175 pacientes

23

24

25

26 Take Home Message A RM principalmente com as técnicas avançadas (difusão e estudo dinâmico) é o melhor método de imagem para o estadiamento local das neoplasias uterinas. O PET-CT pode evitar o estadiamento cirúrgico de linfonodos para-aórticos na neoplasia de colo uerino localmente avançada, reduzindo morbidade. O PET-CT é útil na avaliação de pacientes com CA de ovário com métodos de imagem convencionais negativos, mesmo na vigência de níveis baixos de CA 125.

27 Obrigado! Marcio Lôbo Guimarães Hospital Santa Lúcia INFINITA HUB


Carregar ppt "Up to date da Radiologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google