A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mutações TP53 Espectro mutacional do TP53 em carcinomas de células escamosas do esôfago em área de alto risco (sul do Brasil) Daniela Augustin Silveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mutações TP53 Espectro mutacional do TP53 em carcinomas de células escamosas do esôfago em área de alto risco (sul do Brasil) Daniela Augustin Silveira."— Transcrição da apresentação:

1 Mutações TP53 Espectro mutacional do TP53 em carcinomas de células escamosas do esôfago em área de alto risco (sul do Brasil) Daniela Augustin Silveira

2 Mutações TP53 Câncer de esôfago: Brasil frequência 4.3% sexo masculino e 1.1% sexo feminino. Câncer de esôfago: Rio Grande do Sul 5.4% para homens e 1.8% mulheres. Sobrevida: depende do estadiamento, 0-cura, I-60.7%, II-33.5%, III-13.0%, IV-3.5%

3 Mutações TP53 Etiologia: fumo e álcool têm sido apontados como fatores responsáveis pela maioria dos casos de câncer de esôfago. Fumo aumenta em 5-6 vezes o risco de desenvolver CEE. América do sul acredita-se que o consumo de uma espécie de chá (mate) quente esteja relacionado com aumento do risco para esta neoplasia.

4 Mutações TP53 O carcinoma epidermóide do esôfago ocorre mais frequentemente em homens, em geral na quinta década de vida. É relativamente comum na China e em outros países orientais, comum também em certas regiões africanas. Esta neoplasia é também comum na região sul do Brasil onde atinge, no Estado do Rio Grande do Sul a posicão de quarta causa mais comum de morte por câncer em homens.

5 Mutações TP53 Recentemente têm-se evidenciado que o desenvolvimento e a progressão dos tumores envolvem múltiplas alterações genéticas. Os oncogenes e/ou genes supressores de tumores, TP53, estão envolvidos na iniciação e progressão do câncer humano. Este gene se localiza no braço curto do cromossomo 17 (17p13).

6 Mutações TP53 O TP53 codifica um polipeptídeo de 53kDa que tem um papel importante no mecanismo de controle da estabilidade do genoma. É uma fosfoproteína nuclear composta por 393 aminoácidos. Funções: reparo e síntese do DNA, interrupção tansitória da divisão celular, apoptose, diferenciação celular e senescência.

7 Mutações TP53 As diferentes mutações neste gene tendem a produzir uma proteína alterada, com a vida média maior do que a normal, passível de ser detectada por técnicas imunoistoquímicas. O acúmulo imunoistoquímico da p53 nas células tumorais sugere a presença de mutações missense.

8 Mutações TP53 Carcinoma de células escamosas do esôfago mostrando positividade para a p53 (DAB-400x).

9 Mutações TP53

10 Tipos de mutações

11 Mutações TP53 34.8% de 135 tumores analisados foram encontradas mutações no TP53, exons 5-9. Não foram encontradas inserções (0%) e muitas deleções (12.2%). G>T transversões foi um tipo comumente encontrado nos fumantes.

12 Mutações TP53 Alta prevalência de transições G>A (26.5%) e C>T(16.3%). Tendo como causas prováveis os agentes alquilantes tais como alquilnitrosaminas. Quanto as nitrosaminas exógenas, no Brasil a origem delas permanece obscura. Irritação crônica da mucosa esofágica por hipertermia (mate) e processo inflamatório concomitante poderia estar envolvida no processo de formação das nitrosaminas.

13 ? Hot mate tea alcohol smoking hyperthermia Chronic irritation
Hydroxil radicals e.g. benzo(a)pyrene Chronic inflamation 8-hydroxydesoxy-guanosine Nitrogen oxides C>G transversions 8.2% v.s. 1.5% IARC Deoxyguanosine adducts ? Deamination of Generation of n-nitroso compounds 5-methyl-cytosine adenosine G>T transversões (16.3% v.s. 22.6% IARC) hypoxanthin G>A transitions (42.8% v.s. 34.4% IARC) A>G transitions 10.2% v.s. 6.4% IARC) Inhibition of O6-alkylguanine DNA transferase C>T transitions


Carregar ppt "Mutações TP53 Espectro mutacional do TP53 em carcinomas de células escamosas do esôfago em área de alto risco (sul do Brasil) Daniela Augustin Silveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google