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Segmentação e posicionamento mercadológico no varejo

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Apresentação em tema: "Segmentação e posicionamento mercadológico no varejo"— Transcrição da apresentação:

1 Segmentação e posicionamento mercadológico no varejo
Mirian Palmeira, Dra. Professora Adm. Varejo e Serviços Mirian Palmeira

2 Planejamento Estratégico para o Varejo
Processo gerencial para desenvolver e manter um ajuste adequado entre recursos, talentos e objetivos da empresa e as oportunidades e ameaças de um ambiente varejista sempre mutante. Mirian Palmeira

3 Etapas do Planejamento Estratégico – pág. 52 – fig 2.1
Mirian Palmeira

4 Missão Propósito da empresa, Razão central de sua existência.
Ex: “We’ll focus on securing your business. So you can focus on increasing it” (Trendmicro – empresa de segurança) Mirian Palmeira

5 Objetivos do Varejo Vendas (em UM), Nº clientes, Vendas pro ticket,
Lealdade do cliente, Expansão e qt. Lojas, Fatia de mercado, Satisfação do cliente, Posicionamento competitivo, % de margem bruta, % LO após IR, ROI, Giro de Estoque, GM-ROI, Indicadores de eficiência e produtividade: ex.: vendas/m2, vendas/m2/funcionário. Mirian Palmeira

6 Composto Varejista – 6Ps
Variáveis do Composto Exemplos de Decisões P – Mix de Produtos Variedade de linha, qualidade, serviços. P – Preços Preços, crédito, benefício/custo. P – Promoção Propaganda, ofertas, sinalização. P – aPresentação Lojas, departamentalização, planograma. P – Pessoas Atendimento, rapidez, serviços. P – Ponto Localização, acesso, visibilidade. Mirian Palmeira

7 Segmentação As empresas mantêm uma determinada configuração do composto varejista com o objetivo de conquista a preferência de seus mercados-alvo. Conceitos-chave: segmentos de mercado, diferenciação, posicionamento e alternativas estratégias. Mirian Palmeira

8 Padrões de Seleção de Segmentos no Varejo – pág 74 – fig 2.12
Mirian Palmeira

9 Padrões de Seleção de Segmentos no Varejo
Concentração em segmento único – Franquias Florense, Especialização seletiva – Especialização de linha de produto – concessionária de veículos, Especialização de mercado – Franquias Tralalá para bebês. Marketing não diferenciado – Wal-Mart Mirian Palmeira

10 Exercício em grupo Listar produtos/serviços e segmentos da empresa estrangeira e da empresa nacional e montar as suas matrizes de seleção. Mirian Palmeira

11 Políticas de Segmentação de Mercado – pág 75 – quadro 2.6
Mirian Palmeira

12 Diferenciação Processo de gerar características significativas únicas que distingam um varejista de seus concorrentes. Utilização das variáveis do mix varejista. A combinação de vários determinantes de diferenciação valorizados pelos clientes, ajuda a configurar uma loja como realmente única. Mirian Palmeira

13 Posicionamento Processo de desenvolver características distintas em uma empresa varejista, para que possa ser percebida e ocupar uma posição marcante na mente dos consumidores (e no coração). “Share of mind” e “share of heart”. Ocupar uma posição disponível no mercado. Mirian Palmeira

14 Posicionamento Estratégico cfe
Posicionamento Estratégico cfe. as Dimensões de Benefícios e Custos – pág 78 – fig 2.13 Mirian Palmeira

15 Exercício em Grupo Qual é o posicionamento de mercado da empresa estrangeira e da empresa nacional? Justificar escolha. Qual é a estratégia de posicionamento (benefícios e custos) que elas adotam? Justificar escolha. Mirian Palmeira

16 Alternativas Estratégicas para a Expansão de Negócios – pág79 – fig 2
Mirian Palmeira

17 Exercício em Grupo Qual é a estratégia que a empresa estrangeira e a nacional adotam para expansão dos negócios? Justificar. Mirian Palmeira

18 Exemplos de Decisões Estratégicas e Táticas no Mix Varejista – pág 83 – quadro 2.8
Mirian Palmeira

19 Exercício em Grupo Sugerir possíveis decisões estratégicas e táticas no mix varejista para a empresa estrangeira e para a nacional. Justificar a escolha. Mirian Palmeira

20 Acompanhamento Resultados desfavoráveis são sinalizados por meio do não-atingimento dos objetivos de desempenho (vendas, margem) e da insatisfação dos consumidores. As mudanças de melhoria devem ser realizadas de forma consistente com a missão, com o posicionamento e com a estratégia da empresa. Mirian Palmeira


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