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PublicouLevi Sanches Lisboa Alterado mais de 8 anos atrás
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VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
Kátia Lomba Bräkling Agosto/2005
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PRA UM COMEÇO DE CONVERSA...
PNLD Uma política pública de avaliação do LD
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A AVALIAÇÃO É ORIENTADA POR
PRINCÍPIOS GERAIS CRITÉRIOS: COMUNS A TODAS AS ÁREAS ELIMINATÓRIOS CLASSIFICATÓRIOS ESPECÍFICOS DE CADA ÁREA
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PRINCÍPIOS GERAIS PROCEDIMENTOS E CONTEÚDOS:
devem adequar-se tanto à situação específica da instituição escolar e do desenvolvimento do educando quanto aos diferentes saberes a que recorre.
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PROCEDIMENTOS, INFORMAÇÕES E CONCEITOS:
devem ser corretos do ponto de vista das áreas do conhecimento a que se vinculam. devem ser apropriados à situação didático-pedagógica a que servem.
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necessitam atender ao consenso dos diferentes especialistas e agentes educacionais quanto aos conteúdos mínimos a serem contemplados e às estratégias adequadas à apropriação desses conteúdos.
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O LIVRO DIDÁTICO: necessita considerar as recomendações comuns às diferentes propostas curriculares estaduais e municipais em vigor.
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deve contribuir para a construção da ética necessária ao convívio social democrático, o que o obriga ao “respeito à liberdade” e ao “apego à tolerância” (LDB, Título II, art. 3º, IV).
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CRITÉRIOS COMUNS ELIMINATÓRIOS
INCORREÇÃO DOS CONCEITOS E INFORMAÇÕES BÁSICAS INCORREÇÃO E INADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS
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PREJUÍZO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA.
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CRITÉRIO COMUNS CLASSIFICATÓRIOS
ASPECTOS GRÁFICO-EDITORIAIS Estrutura editorial Aspectos visuais MANUAL DO PROFESSOR
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OBSERVAÇÃO PNLD 2004 (1ª a 4ª séries): PNLD 2005 (5ª a 8ª séries):
Coleções classificadas em: Recomendadas com distinção Recomendadas Recomendadas com Ressalvas PNLD 2005 (5ª a 8ª séries): Resenhas descritivas, apenas Não há classificação
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COMO PROCEDER PARA ESCOLHER O LD?
REALIZANDO: ANÁLISE RETROSPECTIVA ANÁLISE PROSPECTIVA
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O QUE CONSIDERAR NA ANÁLISE
A NATUREZA DO LD: Material didático que procura organizar a ação educativa: Apresentando uma seleção de conteúdos Apresentando uma seqüenciação de conteúdos Adotando uma metodologia de ensino
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Nas análises, considerar:
Retrospectivamente: A seleção de conteúdos do LD adotado correspondeu às necessidades do Projeto Educativo da Escola? A seqüenciação dos conteúdos foi adequada?
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O tratamento dado ao conteúdo foi pertinente?
A metodologia utilizada possibilitou o desenvolvimento das capacidades pretendidas? Foi necessário realizar muitos ajustes na proposta do LD? Que recursos foram necessários para estes ajustes?
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Complementar o trabalho com outros gêneros, de outras ordens.
Exemplo 1 O LD apresentou, na primeira série e as segunda, apenas contos de fadas, de aventuras e fábulas para trabalho. Demanda resultante: Complementar o trabalho com outros gêneros, de outras ordens.
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Exemplo 2 Na segunda série, as atividades de escrita era sempre orientadas da seguinte forma: Observe a figura abaixo. Responda as perguntas que se seguem. Copie as respostas, no espaço abaixo, e você terá um belo texto!
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Demanda resultante: Reformular as propostas de PT, de forma que as atividades prevejam: Apresentação das condições de produção Escrita, considerando as condições de produção do texto Avaliação do texto considerando a adequação do mesmo às condições de produção.
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Exemplo 3 No LD de 5ª série, nas atividades de gramática, a proposta de trabalho seguia sempre essa orientação: Apresentação do conceito Exemplificação Exercitação, por meio de identificação e reconhecimento.
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Demanda resultante: Reformular as propostas de trabalho com os aspectos gramaticais, de forma que as atividades prevejam: Análise de um corpus de referência sobre o aspecto selecionado; Levantamento de regularidades ou constatações
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Elaboração de registro/regras da observação realizada
Ampliação do corpus Aplicação/re-investimento
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Exemplo 4 Gêneros apresentados para trabalho em LP:
5ª série: contos de aventura, fábulas, crônicas, bilhete, notícias e reportagens. 6ª série: contos populares, fábulas, crônicas, cartas, anúncio, notícias e reportagens.
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7ª série: trechos de romances, notícias, reportagens e poemas.
8ª série: trechos de romances, reportagens, anúncios, e poemas.
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Demanda resultante: Complementar a seleção de gêneros, incluindo, em especial, gêneros da ordem do Argumentar. Rever a seqüenciação quanto à adequação da complexidade do gênero à série.
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Nas análises, considerar:
Prospectivamente: A seleção de conteúdos é adequada? A seqüência com que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola?
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O conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles são adequados para os alunos e estão de acordo com o currículo? A linguagem é clara? As atividades se preocupam em ajudar o aluno a entender o texto das lições?
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O manual do professor contribuiu o suficiente para melhor uso do material?
A escola possui recursos materiais e infra-estrutura para realizar as complementações e modificações necessárias?
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O trabalho decorrente dos ajustes necessários está adequado às possibilidades de articulação e de trabalho conjunto propiciadas pela escola? A proposta da coleção possibilita a formação do aluno pretendida pela escola? A coleção está adequada ao projeto pedagógico e curricular da escola?
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Procedimentos para serem adotados no processo de escolha
Análise coletiva das coleções considerando o estudo retrospectivo da coleção utilizada no ano anterior. Análise Prospectiva das coleções apresentadas nos Guias LEITURA DAS RESENHAS
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ORGANIZAÇÃO DAS RESENHAS
O texto de cada uma das resenhas contém os seguintes blocos: Por Quê? Justifica a menção recebida pela avaliação. (PNLD 2004, apenas)
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Descreve a estrutura da coleção e o conteúdo de cada volume.
A Análise Apresenta informações mais detalhadas e específicas sobre a coleção. No geral, tratam da seleção e organização dos conteúdos, das questões metodológicas, das atividades, experimentos, dos aspectos gráfico-visuais e do Manual do Professor.
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Em Sala de Aula Aponta os cuidados que o professor deve ter ao adotar a coleção, bem como os recursos necessários para sua boa utilização.
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AS RESENHAS descrevem as coleções, do ponto de vista dos pressupostos teórico-metodológicos assumidos, de sua organização particular, dos conteúdos selecionados, do tratamento didático dado a esses conteúdos etc.;
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avaliam e exprimem seu desempenho e qualidade, do ponto de vista dos princípios e critérios específicos da área em questão; justificam a menção recebida pela obra, destacando os fatores que mais contribuíram para tanto;
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informam a respeito de implicações mais diretas da coleção para a organização do trabalho em sala de aula.
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