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Prof. Wagner C. Pádua Filho

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Apresentação em tema: "Prof. Wagner C. Pádua Filho"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Wagner C. Pádua Filho
Módulo I

2 Ementa do Curso Gestão de Marketing como Ferramenta Competitiva
no Mutante Ambiente de Negócios. Desenvolvimento da Proposta de Valor. Desenvolvimento do Mix de Marketing. Marketing de Serviços. Estratégia, Planejamento e Gestão Estratégica. Planejamento, Implementação e Controle de Marketing

3 Ementa do Curso Apresentar os conceitos de marketing, exemplificando-os com aspectos práticos do mercado geral.

4 Objetivos Analisar o mercado nacional e internacional no que tange as variáveis do marketing, propiciando ao aluno uma maior compreensão e avaliação dos diversos cenários. Integrar os alunos na filosofia do marketing moderno, para que esta seja utilizada no cotidiano gerencial de suas empresas.

5 Conceito American Marketing Association
“Marketing é o desempenho de atividades da empresa que se relacionam com o fluxo de bens e serviços, do produtor para o consumidor ou usuário”. American Marketing Association

6 Conceito American Marketing Association
“ Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam metas individuais e organizacionais”. American Marketing Association

7 Conceito Philip Kotler
  “Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. Philip Kotler

8 Mas, afinal, o que é marketing? Como o povo brasileiro faz marketing?
Conceito ?   Mas, afinal, o que é marketing? Como o povo brasileiro faz marketing?

9 Marketing para o século XXI
Objetivos da Gestão de Marketing: Criar ou identificar valor, produzindo inovações estratégicas em produtos, processos e modelagem de negócios, a partir de um profundo conhecimento do perfil e das demandas dos mais diferentes públicos e mercados; Desenvolver e entregar valor, obtendo os resultados estratégicos esperados a partir de políticas de marketing consistentes; Branstad e Lucier, 2001

10 Marketing para o século XXI
Objetivos da Gestão de Marketing: Alinhar as pessoas aos valores criados, liderando e motivando os colaboradores e parceiros para a mudança e incentivando o alto desempenho com base em relacionamento sustentável. Branstad e Lucier, 2001

11 Marketing para o século XXI
  Mudanças de hábitos, atitudes, comportamentos e conhecimentos Novas tecnologias Novos produtos e serviços Globalização e Internet Vendedores buscam clientes e não mais o contrário

12 Marketing para o século XXI
“Sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível”. Peter Druker

13 (Richard Love, da Hewlett-Packard) (Jack Welch – Ex-presidente da GE)
Marketing para o século XXI  “O ritmo de mudança é tão rápido que a capacidade de mudar se tornou uma vantagem competitiva”. (Richard Love, da Hewlett-Packard) “Mude ou morra” (Jack Welch – Ex-presidente da GE)

14 Marketing para o século XXI
“ pessoas e empresas precisam pensar diferente, questionar o óbvio, dar um clique. Assim, abre-se o caminho para o sucesso, mas a mudança precisa vir de dentro ”. Faith Popcorn – HSM Management

15 Marketing para o século XXI
Oferta Demanda Globalização Mais empresas concorrendo no mesmo mercado Aumento do n° de estilos globais maior expectativa de qualidade, serviço e valor

16 Marketing para o século XXI
RUPTURA DO MODELO Centralizado, localizado, Descentralizado, externo, cativo, próprio ampliado, compartilhado

17 Marketing para o século XXI
? Globalização: um processo irreversível?  Ideologia do livre-comércio Diminuição das distâncias culturais e geográficas entre os países Aceleração da transferência tecnológica Criação de riqueza com base na velocidade do tempo Difusão dos padrões mais altos de qualidade

18 Marketing para o século XXI
Globalização: impacto no mundo dos negócios  Intensificação da concorrência local e internacional, com diferentes empresas atuando em novos segmentos; Profusão de novos produtos e, consequentemente, redução de seu ciclo de vida; Crescente percepção de semelhança entre os produtos, devido a aceleração da transferência tecnológica;

19 Marketing para o século XXI
Globalização: impacto no mundo dos negócios  Maior insatisfação do cliente, cada vez mais sensível à relação custo-benefício; Alta dos custos de comunicação e promoção e queda de sua eficiência.

20 Marketing para o século XXI
ANTES AGORA Faz tudo na própria empresa Vai adiante sozinha Foco doméstico Voltada para o produto Produtos padronizados Marketing de massa Demora em lançar produtos Muitos fornecedores Mercado físico Terceirização Alianças estratégicas com empresas Foco local e global Voltada para o mercado e cliente Produtos adaptados/personalizados Marketing de segmentação Desenvolvimento acelerado Poucos fornecedores Mercado virtual

21 Marketing para o século XXI
“Muitas empresas estão presas ao modelo do Sec. XX, sem perceber porque precisam entender os consumidores. Mas o que funcionou no passado não funcionará mais no futuro”. Stan Rapp – HSM Management

22 ? Qual a definição de globalização? A Morte da Princesa Diana.
Sabe por quê? Uma princesa inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas. A princesa foi tratada por um médico americano, que usou medicamentos brasileiros. A Morte da Princesa Diana.

23 ? Qual a definição de globalização?
Esta mensagem foi enviada a você por um brasileiro, usando tecnologia americana (Bill Gates) e, provavelmente, você está lendo em um computador genérico que usa chips feitos em Taiwan, um monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você por judeus, através de uma conexão paraguaia.

24 Marketing para o século XXI
Características dos clientes de hoje: Mais sofisticados e sensíveis a preços Dispõem de pouco tempo e querem mais conveniência Maior equiparação e menor fidelidade aos fornecedores Menor sensibilidade às marcas tradicionais

25 Marketing para o século XXI
Características dos clientes de hoje: Maior sensibilidade às marcas genéricas e de revendedores Altas expectativas quanto a serviços e atendimento Procura por produtos de alta tecnologia Valoriza ética, responsabilidade social, lazer, entretenimento Há clientes e produtos para todas as idades

26 Marketing para o século XXI
Novas tendências de comportamento dos consumidores: As pessoas querem que tudo que os rodeia se pareçam com sua casa, para se sentirem mais seguras. As pessoas gostam de se reunir com outras que compartilhem os mesmos valores, crenças e interesses. Faith Popcorn – HSM Management

27 Marketing para o século XXI
O marketing do novo milênio: Internet ganha força; empresas de varejo perdem Diversificação de empresas de serviços e varejo A informação como valioso instrumento (banco de dados) Foco no cliente – satisfação e desejos Terceirização

28 Marketing para o século XXI
Desafios para as empresas frente a globalização: Primar pela qualidade  O cliente tem parâmetro de comparação. Foco no concorrente  Ele pode vir de onde menos se espera Empresas não devem se contentar em ir bem somente no seu país de origem. Se não for para o exterior, as de fora irão entrar e destruir seu negócio local. ( Al Ries )

29 Brasil já possui mais de 150 milhões de telefones celulares.

30 Marketing o século XXI Marketing para Acionistas Empresa Produção
Administrativo Estratégico RH Vendas Marketing

31 Marketing para o século XXI
O marketing do novo milênio: As decisões estratégicas deverão ser mais ágeis e rápidas Sai o foco no produto (gerente de produto) e entra o foco no segmento (gerente de mercado ou segmento)‏ O marketing deverá ser feito por todos os setores da empresa Propaganda de massa perde força em direção a segmentação

32 Marketing para o século XXI
O marketing do novo milênio: Preços cada vez mais baixos, com aumento de qualidade e maior possibilidade de comparação “Cortar custos  Gordura e nunca a carne” Criar diferenças estratégicas e vantagens competitivas: quanto mais difícil de copiar, melhor

33 NÃO Marketing para o século XXI Tem pouco futuro e podem desaparecer
As empresas que: NÃO Derem acesso ao cliente Valorizarem as mulheres como consumidoras Derem atenção as exigências de um altíssimo nível de excelência Oferecerem uma solução integral aos clientes Tem pouco futuro e podem desaparecer Faith Popcorn – HSM Management

34 E-Commerce Marketing para o século XXI O marketing do novo milênio:
Só há uma direção: para cima! Novos canais de vendas Setores ameaçados: viagens, bancos, ações, notícias, roupas, automóveis, eletroeletrônicos, livros, música e alimentos. Os vendedores estão com os dias contados? Futuro dos vendedores: criar valor aos clientes; consultores.

35 5 1 2 3 4 5 Marketing para o século XXI
Segredos do marketing pela internet 1 Ser o primeiro Obter tecnologia adequada e orientação de especialistas 2 3 Usar o site para conhecer os consumidores 4 Tornar o site convidativo ao público Não ter estratégia fixa: mudar sempre usar o site para conhecer os consumidores 5 Stan Rapp – Muitos para um – HSM Management

36 Marketing para o século XXI
“Afirmar que a internet será o veículo para todos os produtos me parece um erro. Na internet, tudo depende do produto ou serviço”. Al Ries – Especialista em marcas - HSM

37 Atenção!


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