A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIDADE 2 GESTÃO DE ESTOQUES. LOTE ECONÔMICO (LE) A decisão de estocar ou não determinado item é básica para determinar os níveis de estoque. Dois fatores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIDADE 2 GESTÃO DE ESTOQUES. LOTE ECONÔMICO (LE) A decisão de estocar ou não determinado item é básica para determinar os níveis de estoque. Dois fatores."— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE 2 GESTÃO DE ESTOQUES

2 LOTE ECONÔMICO (LE) A decisão de estocar ou não determinado item é básica para determinar os níveis de estoque. Dois fatores tem que ser levados em consideração para se tomar esta decisão: É econômico estocar o item? É interessante estocar um item antieconômico para atender um cliente especial?

3 LOTE ECONÔMICO (LE) O aspecto econômico de se estocar um determinado item é o nosso objetivo e pode ser analisado matematicamente, já a manutenção de um item no estoque somente para atender um cliente especial representa uma decisão mais difícil, porque geralmente é impossível atribuir um valor exato à satisfação do cliente.

4 LOTE ECONÔMICO (LE) Da análise do custos de estoque já vista por nós, podemos dizer que existem dois componentes do Custo Total de Estoques, quais sejam: Custo Total de Armazenagem. Custo Total do Pedido.

5 LOTE ECONÔMICO (LE) CUSTO TOTAL DE ARMAZENAGEM (CTA) A medida que a quantidade dos produtos comprados ou produzidos aumenta, os custos de armazenagem também aumentam, devido a maior quantidade que deve ser armazenada.

6 LOTE ECONÔMICO (LE) CUSTO TOTAL DO PEDIDO (CTP) A medida que a quantidade dos produtos pedidos de uma só vez aumenta, o custo do pedido diminui, já que poucos pedidos terão de ser emitidos durante determinado espaço tempo e, como resultado, haverá um menor custo de emissão de pedidos de compra e inspeção.

7 LOTE ECONÔMICO (LE) GRAFICAMENTE TEREMOS

8 LOTE ECONÔMICO (LE) CUSTOS LE CTE CTA CTP Q

9 LOTE ECONÔMICO (LE) Conforme observa-se no gráfico, a quantidade que determina o Lote Econômico se dará exatamente no ponto de cruzamento entre as curvas de CTE, CTA e CTP. Observe que, para efeito de simplificação, estamos trabalhando sem considerar o período.

10 LOTE ECONÔMICO (LE) ALGEBRICAMENTE TEREMOS

11 LOTE ECONÔMICO (LE) Para a Taxa de Armazenamento (I) dada em porcentagem do valor do estoque médio. CTA = CTP P x Q x I = C X B 2 Q Q 2 PI = 2CB Q = 2CB PI

12 LOTE ECONÔMICO (LE) Para a Taxa de Armazenamento (I) dada em valor unitário. CTA = CTP Q x I = C x B 2 Q Q 2 I = 2CB Q = 2CB I

13 LOTE ECONÔMICO (LE) Exemplo: A empresa Alfa apresenta as seguintes informações em relação ao estoque de CD’S para gravação: a) Taxa (Custo) de Armazenamento Unitário por ano = R$ 1,10. b) Custo do Pedido = R$ 300,00. c) Consumo anual = 2.000 unidades. Pede-se calcular o lote econômico, o número de pedidos por ano e o intervalo entre pedidos.

14 LOTE ECONÔMICO (LE) Resolução: Lote Econômico > Q = 2CB I Q = 2 x 2.000 x 300 1,10 Q = 1.044 unidades

15 LOTE ECONÔMICO (LE) Resolução: O número de pedidos por ano > N = C Q N = 2.000 1.044 N = 1,9

16 LOTE ECONÔMICO (LE) Resolução: O intervalo entre pedidos > t = Q C t = 1.044 2.000 t = 0,522 anos


Carregar ppt "UNIDADE 2 GESTÃO DE ESTOQUES. LOTE ECONÔMICO (LE) A decisão de estocar ou não determinado item é básica para determinar os níveis de estoque. Dois fatores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google