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Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7

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Apresentação em tema: "Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
MRP - Código de Nível Mais Baixo (LLC – Low Level Code) O LLC é representado na estrutura de produto conforme a figura abaixo:

2 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Estruturas de Produto – Acurácia de Dados no Estoque Efeito primário: informações são fornecidas sem que existam estoques físicos, mas no sistema estão presentes; Efeito secundário: afetam a confiança dos usuários no sistema, levando-os a tomar decisões erradas. Causas possíveis: Informalidade dos processos; Desatenção; Falta de treinamento; Falta de rotinas consistentes de entrada de dados;

3 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Estruturas de Produto – Definindo A estrutura de produto vai fornecer o grau e a extensão da burocracia que o sistema vai impor; Estruturas com numerosos níveis, representam muita atividade de apontamento, já que representam mais itens estocáveis e mais itens para entrar e sair do estoque; Devemos considerar no desenho da estrutura a simplificação de níveis e de componentes por nível, mas sem esquecer as estruturas lógicas e o sistema produtivo adotado pela empresa.

4 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Estruturas de Produto – Definindo Dentre as estruturas conhecidas temos: Horizontais: quando possuem muitos componentes com poucos níveis; Verticais: poucos componentes com vários níveis; Complexas: quando possuem vários níveis e muitos componentes por nível. A mais desejável em termos logísticos é a estrutura horizontal porque representa processos linearizados. As estruturas verticais são indesejáveis: tendo poucos componentes, a oportunidade de linearização do processo provavelmente existe mas não está sendo usada. Estruturas complexas são as mais sujeitas a imperfeições na operação do sistema. Processos linearizados compõem-se como um fluxo contínuo suas estruturas tem poucos níveis, agregados, com poucas ocorrências de itens semi-acabados para serem estocados para uso posterior.

5 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Estruturas de Produto – Definindo Apesar de estruturas complexas estarem sujeitas a imperfeições na operação do sistema, por outro lado, são constituintes daquelas empresas que esgotaram as possibilidades de linearização. O MRP II vai trazer benefícios pela sua própria lógica, que foi desenhada para lidar com este tipo de situação.

6 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Parametrizando o MRP Significa atingir a maturidade e acurácia do MRP. Vamos ver alguns elementos a considerar. Lead Time de Produção: compõe-se de: Tempo de emissão física da ordem; Tempo de tramitação da ordem até o responsável no chão-da-fábrica; Tempo de formação do kit de componentes no almoxarifado; Tempo de transporte de materiais durante o tempo em que a ordem está aberta; Tempos de fila, aguardando processamento nos setores produtivos; Tempos de preparação dos equipamentos ou setores para o processamento; Tempos de processamento propriamente ditos; Tempos gastos com possíveis inspeções de qualidade. Práticas de erro comum com lead time de produção é considerar somente o tempo de processamento e preparação da máquina, desconsiderando os tempos de fila (subdimensionamento). Ou ainda, quando registra-se tempos maiores (com folga) que a realidade (superdimensionamento), acarretando em custos e estoque médios maiores que os necessários.

7 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Parametrizando o MRP Lead Time de Compra: compõe-se de: Tempo de emissão física da ordem; Tempo de tramitação da ordem de compra em pedido; Tempo de envio do pedido até o fornecedor; Tempo de entrega do fornecedor; Tempos de transporte de materiais se já não considerados no item acima; Tempos de recebimento e liberação; Tempos gastos com possíveis inspeções de recebimento e armazenagem; Valem as considerações para o lead time de produção. Considerar sempre os dados históricos (colete!) e se não os tiver use as melhores avaliações possíveis (evite custo com estoques!).

8 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Parametrizando o MRP Reduzir lead times de produção e compra trazem benefícios como: Tempos de atravessamento menores; Estoques em processo menores; Mais agilidade para responder a mudanças solicitadas pelo mercado; Tempos de entrega menores aos clientes;

9 Gestão e Tecnologia da Informação Extensão Continuada – FA7
Parametrizando o MRP Fatores que influenciam nos tamanhos de lotes: Custos de Preparação de equipamentos; Theory of Constraints Gargalos – não existe folga de capacidade, representando restrição para o fluxo produtivo inteiro. Não-Gargalos – recursos que tem folga de capacidade, sua parada não prejudica a produção e diminuir o tempo de parada só aumenta o tempo em que o recurso fica ocioso Custos de armazenagem; Restrições de fornecedores; Burocracia; Custo do transporte envolvido; Etc.

10 OBRIGADO!


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