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Oficina de Desenvolvimento de Lideranças Facilitadora: Profa. Renata Guimarães de Carvalho.

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1 Oficina de Desenvolvimento de Lideranças Facilitadora: Profa. Renata Guimarães de Carvalho

2 OBJETIVO GERAL Estimular o potencial de liderança entre alunos de ensino superior através do estudo e da vivência de conteúdos e situações relacionadas ao exercício da liderança como prática significativa. Estimular o potencial de liderança entre alunos de ensino superior através do estudo e da vivência de conteúdos e situações relacionadas ao exercício da liderança como prática significativa. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Exercitar a vivência do auto-conhecimento e da convivência em grupo como ferramentas de desenvolvimento em liderança. Exercitar a vivência do auto-conhecimento e da convivência em grupo como ferramentas de desenvolvimento em liderança. Discutir conceitualmente as principais teorias da liderança que fundamentam a atuação do líder. Discutir conceitualmente as principais teorias da liderança que fundamentam a atuação do líder. Refletir sobre a complexidade do mundo contemporâneo e o papel das lideranças na construção de processos mais éticos em instituições e sociedade em geral. Refletir sobre a complexidade do mundo contemporâneo e o papel das lideranças na construção de processos mais éticos em instituições e sociedade em geral.

3 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS LIDERANÇA COMO ADMINISTRAÇÃO DO SENTIDO (GARETH MORGAN; CECÍLIA BERGAMINI). LIDERANÇA COMO ADMINISTRAÇÃO DO SENTIDO (GARETH MORGAN; CECÍLIA BERGAMINI). LIDERANÇA, COMPLEXIDADE E PENSAMENTO SISTÊMICO (EDGAR MORIN – OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO). LIDERANÇA, COMPLEXIDADE E PENSAMENTO SISTÊMICO (EDGAR MORIN – OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO).

4 PROGRAMAÇÃO Módulo 1- Auto-conhecimento e perfil de liderança: dinâmica da personalidade e o exercício da liderança. Módulo 1- Auto-conhecimento e perfil de liderança: dinâmica da personalidade e o exercício da liderança. Módulo 2- Teorias da Liderança: teoria dos traços de caráter, estilos de liderança e liderança situacional. Módulo 2- Teorias da Liderança: teoria dos traços de caráter, estilos de liderança e liderança situacional. Módulo 3-Trabalhando com grupos: definição de grupo; estágios de desenvolvimento; processos de funcionamento e o papel do líder. Módulo 3-Trabalhando com grupos: definição de grupo; estágios de desenvolvimento; processos de funcionamento e o papel do líder.

5 PROGRAMAÇÃO Módulo 4- Liderança no mundo contemporâneo. Liderança servidora: características do líder servidor; uso da autoridade e poder no grupo. Módulo 4- Liderança no mundo contemporâneo. Liderança servidora: características do líder servidor; uso da autoridade e poder no grupo. Módulo 5- Liderança no mundo contemporâneo: complexidade, incertezas e conhecimento; condição humana e consciência planetária; a ética do gênero humano. Módulo 5- Liderança no mundo contemporâneo: complexidade, incertezas e conhecimento; condição humana e consciência planetária; a ética do gênero humano.

6 METODOLOGIA A metodologia utilizada irá privilegiar o estudo e a vivência de conteúdos e situações que possam proporcionar o despertar de um potencial de liderança sensível à construção de práticas de trabalho significativas no mundo atual. Para tanto, serão realizadas atividades de grupo, aplicação de estudos de caso, dramatizações, leitura e discussão de textos, expressão artística e exibição de filmes pertinentes ao tema.

7 REFLEXÃO SOBRE GRUPOS... “ O trabalho com grupos requer muito mais do que referenciais abstratos. Ele exige flexibilidade diante do inesperado, fluidez da sensibilidade e da intuição, coragem e senso de humor. É como em viagens: ter mapas serve para sua preparação, uma consulta numa parada e para rever caminhos percorridos depois de chegar em casa. Durante a viagem trata-se de abrir os olhos e andar, andar passo a passo, “no caminho que tem coração”. “ O trabalho com grupos requer muito mais do que referenciais abstratos. Ele exige flexibilidade diante do inesperado, fluidez da sensibilidade e da intuição, coragem e senso de humor. É como em viagens: ter mapas serve para sua preparação, uma consulta numa parada e para rever caminhos percorridos depois de chegar em casa. Durante a viagem trata-se de abrir os olhos e andar, andar passo a passo, “no caminho que tem coração”. (Therese Tellegen, livro “Gestalt e Grupos”)


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