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Compilado dos Grupos Reunião Técnica Gestores MPE BRASIL 2016.

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1 Compilado dos Grupos Reunião Técnica Gestores MPE BRASIL 2016

2 Grupo 1 – Captação de candidatas; Grupo 2 – Fidelização de candidatas; Grupo 3 – Seleção para a visita; Grupo 4 - Reconhecimento de empresas; Grupo 5 – Banca de Juízes Estadual.

3 Grupo 1 – Captação de candidatas Formas: Grupos de projetos coletivos preenchem o questionário, onde o empresário assina um termo de compromisso que entre os deveres está em responder o questionário do MPE Brasil e ser candidato. Divulgação em redes sociais, site institucional do Sebrae e site de atendimento. Estabelecimento de Parcerias Realização de parcerias com organizações de representação, onde estas no relacionamento com seus “associados” divulgam e solicitam a disseminação do prêmio para as demais redes de relacionamento. Nos eventos dos parceiros o gestor Estadual tem a oportunidade para falar sobre o Prêmio MPE para empresários.

4 Grupo 1 – Captação de candidatas E-mail marketing para os associados. Banner eletrônico do Prêmio nos sites. Divulgação na revista dos parceiros Sensibilizar as empresas vencedoras para divulgar o Prêmio MPE para sua rede de relacionamento. Oficinas de sensibilização em parceria entre o Programa Estadual e o Sebrae. Workshop de boas práticas com as vencedoras estaduais. Parcerias com emissoras de rádios.

5 Grupo 2 – Fidelização de candidatas E-mail marketing para os empresários que já participaram; Telemarketing Ativo e SMS para os participantes do ciclo anterior; Missão Local para conhecerem as Boas Práticas in loco nos vencedores; Palestras com depoimentos dos empresários que já venceram; Seminários e palestras específicos para os participantes do prêmio; Utilizar o Diagnostico do MPE como padrão para todos os atendimentos do Sebrae para as EPPs e MEs; Diretoria apoiar a divisão de Metas do MPE nos Projetos Coletivos; Realizar parcerias com Sindicatos; Parcerias com os Programas de Desenvolvimento de Fornecedores; Realização de Oficinas MEG com os participantes do ciclo anterior

6 ETAPAS Grupo 3 – Seleção para a visita

7  Acessar o sistema;  Exportar planilha do sistema com todas as candidatas;  Definir linha de corte [sugestão do Manual do Gestor p. 68: Empresas com pontuação superior a 60 pontos (enfoque + resultados);  Verificar se a candidata está cadastrada na categoria correta;  Analisar os casos de elegibilidade (Regulamento do MPE Brasil p.1 e 2) e desclassificar as candidatas que não atendem;  Gerar os RAAs. PASSO À PASSO

8 Ter receita bruta anual de até R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte; Ter completado pelo menos um ano fiscal, ou seja, ter aberto a empresa até 31/12/2014; ELEGIBILIDADE

9 Não é permitida a participação de empresas e órgãos públicos, subsidiárias de grupos empresariais cuja gestão seja compartilhada, empresas coligadas, cujo principal líder seja o mesmo, fundações, associações de classe, sindicatos, organizações não-governamentais (ONG), OSCIP, empresas cujos donos ou sócios sejam empregados, parentes ou prestadores de serviços dos promotores do prêmio que tenham acesso a informações privilegiadas envolvidas no processo de avaliação deste Prêmio. 1º As empresas do segmento Microempreendedor Individual (MEI), enquadramento da lei complementar nº 128/2008, não são elegíveis para o Prêmio. ELEGIBILIDADE

10 2º As empresas vencedoras do Prêmio na etapa estadual, na categoria ou qualquer dos destaques, não poderão concorrer em duas edições posteriores ao ciclo que tiver vencido. 3º As empresas que venceram duas edições da etapa estadual, na categoria ou qualquer dos destaques, não poderão mais concorrer ao Prêmio. 4º As empresas vencedoras do Prêmio na etapa nacional, na categoria ou qualquer dos destaques, não poderão mais concorrer a este Prêmio. ELEGIBILIDADE

11 Antes da reunião:  Selecionar e Convidar a Comissão Técnica (verificar modelo de email );  Elaborar planilha do Excel (verificar modelo);  Elaborar Apresentação ppt. (verificar modelo de ppt);  Elaborar lista de presença; Reunião:  Apresentar o ppt;  Registrar as considerações para ata;  Fotografar evento. Pós reunião:  Elaborar ata da reunião e enviar para validação (verificar modelo). PASSO À PASSO

12 A Comissão Técnica deverá ser integrada pelo Gestor Estadual, por um representante de cada promotor/apoiador local, bem como avaliadores mais experientes, que possam contribuir para a seleção das empresas a serem visitadas. Essas pessoas deverão ter sólidos conhecimentos no Modelo de Excelência da Gestão®. Não poderão integrar a Comissão Técnica profissionais vinculados, direta ou indiretamente, às empresas que estejam concorrendo ao Prêmio ou gestores do SEBRAE que tenham participação direta em projetos dos quais as candidatas pré-selecionadas façam parte. Os integrantes da Comissão Técnica deverão assinar o Código de Ética, demonstrando ciência dele, no início da reunião, inclusive o gestor. COMISSÃO TÉCNICA

13 SELEÇÃO DAS EMPRESAS PARA VISITA DO MPE BRASIL

14 O questionário de autodiagnóstico é composto por 37 questões de múltipla escolha. Para as questões 1, 3, 4, 7, 8, 9, 11, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 22, 23, 27, 28 e 29, se a opção escolhida for (c) ou (d), é obrigatória a apresentação de informações adicionais sobre as práticas de gestão da empresa CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E PONTOS DE ATENÇÃO NA ANÁLISE DA SELEÇÃO DAS EMPRESAS

15 Os resultados da empresa deverão ser apresentados conforme solicitado nas questões 32, 33, 34, 35 e 36. Caso a opção escolhida seja “b”, “c” ou “d” é obrigatório o preenchimento dos resultados. Quanto mais informações tiver, melhor será a avaliação.

16 1 - A MISSÃO DA EMPRESA ESTÁ DEFINIDA E É CONHECIDA PELOS COLABORADORES? A Missão da empresa formaliza a razão de sua existência, define por que ela existe. Usualmente, a Missão é estabelecida pelos dirigentes no momento da criação da empresa e pode ser revista sempre que necessário. O registro sob a forma escrita e a comunicação da Missão aos colaboradores contribuem para que todos conheçam, compartilhem e persigam os mesmos ideais, potencializando a contribuição de cada um na empresa. a. A Missão não está definida. b. A Missão está definida informalmente, sendo do conhecimento apenas dos dirigentes. c. A Missão está definida e registrada sob a forma escrita e é conhecida e entendida por alguns colaboradores. d. A Missão está definida e registrada sob a forma escrita e é conhecida e entendida por todos os colaboradores. JUSTIFICATIVAS Apresentar a Missão da empresa e os meios utilizados para a sua comunicação aos colaboradores. 1 - LIDERANÇA

17 1 - A MISSÃO DA EMPRESA ESTÁ DEFINIDA E É CONHECIDA PELOS COLABORADORES? Justificativa correta: Missão: “Atender as necessidades de saúde, beleza, bem estar físico e mental da comunidade, por meio da excelência de nossos produtos e serviços.” Método de Disseminação: Manual do colaborador, site, materiais promocionais e murais. Justificativa incorreta: A partir da contratação de uma nutricionista dinâmica, mudamos inclusive o foco da empresa, passando de comercial para industrial e estamos iniciando a fase industrial, tentando perder alguns vícios da pequena empresa ou empresa familiar. d. A Missão está definida e registrada sob a forma escrita e é conhecida e entendida por todos os colaboradores. JUSTIFICATIVAS Apresentar a Missão da empresa e os meios utilizados para a sua comunicação aos colaboradores. 1 - LIDERANÇA

18 3 - O DESEMPENHO DA EMPRESA É ANALISADO PELOS DIRIGENTES? Justificativa correta: A análise de desempenho é acompanhada semanalmente pelo diretor da empresa e coordenadores de cada departamento na Reunião de Análise de Resultados, na qual são analisados as metas e indicadores de vendas, inadimplência, produtividade, quantidade de novos clientes, entrega de insumos no prazo, dentre outros. Justificativa incorreta: O desempenho é acompanhado com base em dados financeiros. d. A análise do desempenho da empresa é feita regularmente, inclui aspectos abrangentes ao negócio como, por exemplo, financeiro, vendas, clientes, colaboradores, fornecedores, produção e uso de alguns indicadores e metas. JUSTIFICATIVAS Apresentar a periodicidade da análise de desempenho, os participantes e exemplos de informações utilizadas na análise. 1 - LIDERANÇA

19 Justificativa correta: 32 - EXISTEM RESULTADOS RELATIVOS À SATISFAÇÃO DOS CLIENTES? c. Existem informações referentes a dois ou três últimos períodos anuais distintos, sendo que nos dois últimos períodos a tendência é favorável. JUSTIFICATIVAS Quando a alternativa marcada for “b”, “c” ou “d”, os resultados devem ser apresentados em valores numéricos (percentual de satisfação dos clientes). 201220132014 75,0070,0080,00 Justificativa incorreta: 201220132014 --80,00 000 8 - RESULTADOS

20 1 - A RESPONSABILIDADE SOCIAL FAZ PARTE DAS ESTRATÉGIAS E PLANOS DA EMPRESA? Justificativa correta: Ações do Planejamento Estratégico: Capacitar jovens da comunidade para manutenção de hardware e programação de software – Pessoas envolvidas: Programadores Sênior, Técnicos em TI e Recursos Humanos – Recursos: Salas para Capacitação, computadores, material didático e coffee break. Justificativa incorreta: Em dezembro de 2009, o diretor fez uma doação para Casa Idoso de São Pedro. d. A Responsabilidade Social faz parte das estratégias e planos da empresa e existem pessoas e recursos disponibilizados para sua execução e indicadores de avaliação definidos. JUSTIFICATIVAS Apresentar algumas ações estabelecidas do planejamento estratégico, bem como, as pessoas e os recursos disponibilizados que demonstrem estarem alinhadas com a Responsabilidade Social. DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL

21 1 - A EMPRESA REALIZA ESFORÇOS PARA INOVAR? Justificativa correta: Existe um plano de capacitação para os cozinheiros com objetivo de conhecer novos pratos, temperos e combinações. Semanalmente é realizado um encontro com os colaboradores para debater e elaborar novas receitas, com base no conhecimento adquirido nas capacitações, pesquisa de satisfação dos clientes e pesquisa de receitas de outros países, neste encontro os colaboradores, junto com o diretor e alguns clientes são os degustadores que aprovam ou não as receitas. Todos os processos são acompanhados pelos indicadores de: capacitação e pratos aprovados. Justificativa incorreta: Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Sendo assim nossa empresa procura inovar. d. Os esforços para inovar são realizados formalmente e regularmente e são acompanhados e medidos através de indicadores. JUSTIFICATIVAS Apresentar os tipos de esforços e os seus indicadores. DESTAQUE INOVAÇÃO

22  Para as empresas pré-selecionadas solicitar as documentações de elegibilidade.  Revisar se a documentação está adequada (dentro do prazo, cnpj da empresa pré classificada);  Enviar email de classificação.

23 ETAPAS

24 Grupo 4 - Reconhecimento de empresas Aproveitar eventos do próprio SEBRAE: Feira do Empreendedor Aproveitar reuniões do CDE para reconhecimento estadual como se faz com o programa Prefeito Empreendedor Aproveitar a comemoração do dia da MPE (05 de outubro) Unificar eventos do próprio SEBRAE numa solenidade somente: MPE, Mulher de Negócios, etc. Aproveitar eventos de entidades parceiras: Federações e Programas Estaduais Oferta de algum “mimo” para o empresário que participa do prêmio: Soluções SEBRAE (EMPRETEC, SEBRAE Mais), Entrevistas em Programas do SEBRAE, inclusão do site da empresa no site do SEBRAE por um certo tempo (visibilidade)

25 Forte coordenação Técnica Representação da Sociedade Buscar pessoas que tem expertise nos destaques Selecionar e convidar os juízes e agendar a reunião Preparar documentação para reunião Conduzir a reunião Qual o melhor Processo para Banca de Juízes Montar kit com as informações da pontuação Apresentar os destaques da gestão sem repetir os comentários de RA Coordenador precisa garantir que se cumpra as regras, regulamento, desvios dos juízes. Grupo 5 – Banca de Juízes Estadual

26 RESULTADOS CICLO 2015 GRUPO 5 – BANCA DE JUÍZES ESTADUAL

27 DESEMPENHO DA GESTÃO DAS FINALISTAS Grupo 5 – Banca de Juízes Estadual

28 Critério Pontuação Máximo Pontuação Obtida pela Candidata Liderança15 Estratégias e Planos9 Clientes9 Sociedade6 Informações e conhecimento 6 Pessoas9 Processos16 Resultados30 Total100 Parte I - Gestão

29 Art. 9º § 1º - Caso nenhuma empresa finalista atinja o desempenho necessário para ser considerada vencedora de determinada categoria, a categoria não terá empresa vencedora. Recomendações: Ter uma pontuação total (enfoque e resultados) compatível com o status de vencedora estadual e que possa ser referência para outras; Demonstrar equilíbrio nas pontuações dos critérios; e OBS: Não caracterizar empate quando as empresas estiverem com mais de 3 pontos percentuais de diferença na pontuação total. Orientações para Seleção das Vencedoras

30 DESEMPENHO DE TODAS AS FINALISTAS

31 CODIGO DA CANDIDATA 263274156994332920 CritériosSAUD Liderança 88,3% 72,5% Estratégias e Planos 100,0% 22,7% Critério Clientes 95,0%81,0%80,0% Sociedade 91,7%76,7%60,0% Informações e Conhecimento 93,8%100,0%76,3% Pessoas 95,0%100,0%90,0% Processos 100,0%93,8% Resultados 87,5%71,7%65,0% TOTAL GESTÃO 92,7%85,6%70,9% Categoria: Saúde

32 INSERIR LEGENDA

33 Categoria: Saúde - Perfil das Finalistas Itens Cand 263274Cand. 156994.Cand. 332920 Setor de Atividade Laboratório de análises clinicasLaboratório de análises clinica Laboratório de análises clinicas Anos no mercado 30 anos29 anos27 N o empregados 3817 empregados10 Participação MPE Finalista 2014Visitada 2014vencedora 2009. Principais Destaques Planejamento estratégico desde 2013 2010 – Certificação ISO 9001 Participação na Rede LABFORTE Reunião de análise critica com indicadores e plano de ação (painel de cores) Dirigentes investem em seu desenvolvimento em gestão Práticas de Responsabilidade social Planejamento estratégico desde 2014 Está em processo de implantação da Norma ISO 9001. Reunião de análise critica com indicadores Dirigentes investem em seu desenvolvimento em gestão Resultados financeiros positivos de 2013 e 2014 Certificado de qualidade ISO 900 desde 2010 Participa do Labforte Principais Lacunas Incentivo informal para colaboradores darem ideias que levem a inovações Resultados financeiros negativos (Margem de lucro) Incentivo informal para colaboradores darem ideias que levem a inovações Não apresentou dados de 2012 para vários indicadores Não há práticas sistemáticas de Responsabilidade Social Não tem planejamento estratégico estruturado


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