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ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 3

2 Os parâmetros da ação gerencial
Quais são os fatores que realmente influenciam o desempenho de uma organização? Visão onipotente da administração - Perspectiva que considera o administrador o principal responsável pelo desempenho da organização, desvalorizando o impacto do ambiente. Visão simbólica da administração - Perspectiva que considera os atos do administrador limitados no desempenho da organização, por ele não ter controle sobre as forças ambientais que afetam a organização.

3 Os parâmetros da ação gerencial
Visão equalizadora da administração – Perspectiva que reconhece que o gerente opera condicionado pelas restrições impostas pelo ambiente; seu papel consiste em equilibrar as interações entre os ambientes externo e interno. O ambiente das organizações Para compreender o ambiente e seus efeitos sobre as organizações, os administradores devem fazer uso da análise ambiental.

4 O ambiente das organizações
A análise ambiental consiste no processo de monitoramento e reflexão estratégica que busca avaliar o impacto do ambiente na organização. O termo ambiente organizacional refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho. O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização.

5 O ambiente das organizações
O ambiente interno é o conjunto de elementos internos da organização que influenciam a sua adequação ao ambiente externo e, consequentemente, seu desempenho organizacional. A figura a seguir exemplifica a relação entre os ambientes contextual, operacional e interno de uma organização. De fato, a cultura organizacional se expressa nas políticas de recursos humanos, nos estilos de liderança, nas tomadas de decisão e até no ambiente físico e tecnológico da organização.

6 O ambiente das organizações

7 Definição de cultura organizacional
A cultura organizacional é definida como o sistema de valores e significados compartilhados pelos membros da organização, transmitidos por meio de histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias. A cultura organizacional diferencia uma organização de outra. Segundo Schein, a cultura pode ser apreendida em vários níveis (Veja a figura a seguir).

8 Definição de cultura organizacional

9 Culturas fortes e fracas
Em uma cultura organizacional forte, os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados. Já nas culturas fracas, os valores da organização não são obedecidos ou não são compartilhados pelos membros organizacionais; logo, seu comportamento é pouco influenciado pela cultura. De maneira geral, os resultados das pesquisas sugerem que empresas com culturas fortes estão associadas a maiores níveis de desempenho organizacional.

10 Processo de aprendizagem da cultura
Elementos de transmissão da cultura organizacional

11 Processo de aprendizagem da cultura
Funções da administração e cultura organizacional

12 Poder e cultura organizacional
Para alguns autores, a cultura organizacional deve ser analisada em conjunto com as manifestações de poder na organização. Dessa forma, o poder mantém e homologa a cultura da organização. Em síntese, a compreensão mais profunda da cultura organizacional requer um olhar atento às relações de poder que esta sustenta e uma postura mais prudente sobre os limites do gerenciamento da mudança cultural.

13 O ambiente contextual Fatores demográficos
O ambiente contextual corresponde ao conjunto amplo e complexo de fatores externos à organização que a influenciam, geralmente de forma indireta. Fatores demográficos A demografia refere-se à composição de dada população e define-se por variáveis como a estrutura etária, a taxa de crescimento, a diversidade de gênero, racial e religiosa, a distribuição geográfica, o tamanho da família, o nível educacional, a ocupação profissional, entre outras.

14 Fatores demográficos Em termos demográficos, o Brasil é considerado um país com muito potencial. Além do número de habitantes, uma das variáveis a ter em conta na análise das tendências demográficas é a taxa de crescimento populacional. Outra característica demográfica do Brasil é o espaço ocupado pela população urbana. De acordo com os resultados do Censo Demográfico 2010, a população urbana é 5,3 vezes maior que a população rural.

15 Fatores demográficos As mudanças na composição demográfica influenciam as empresas de várias formas: o crescimento da população reflete-se no número de trabalhadores que entra no mercado de trabalho, bem como no número de potenciais consumidores; o envelhecimento populacional, acompanhado de menores taxas de natalidade, pode influenciar os custos de aposentadoria, os sistemas de saúde e de educação e, da mesma forma, pode moldar os mercados de produtos e serviços para a população de terceira idade;

16 Fatores socioculturais
Fatores demográficos por sua vez, a densidade e os ritmos de urbanização afetam o crescimento de mão de obra, assim como a base fiscal dos estados, o que pode influenciar na capacidade destes de oferecer incentivos fiscais e apoio às empresas. Fatores socioculturais Os valores, normas, estilos de vida, hábitos e costumes de uma sociedade compõem os fatores socioculturais.

17 Fatores socioculturais
O culto à forma física e ao corpo influencia o aumento no consumo de refrigerantes diet, produtos de alimentação light, entre outros. O crescimento de lares compostos por chefes de família femininos, declínio no número de membros de uma família e aumento do número de divórcios podem refletir no consumo de produtos como carros menores, no crescimento de lojas especializadas em produtos e serviços para animais domésticos e até no tamanho e na composição de moradias e condomínios.

18 Fatores econômicos A tendência de expansão ou recessão da economia, o produto interno bruto, o nível salarial, a tendência inflacionista ou deflacionista, as taxas de câmbio, a taxa de desemprego, entre muitos outros, são indicadores econômicos importantes. Fatores como salários, políticas fiscais e taxas de juros podem influenciar não apenas os custos de produção dos produtos e dos serviços de uma empresa, como também seu mercado.

19 Fatores econômicos Mudança estrutural refere-se a modificações transformadoras dos alicerces de funcionamento de uma economia. As mudanças conjunturais ou cíclicas correspondem a oscilações em variáveis econômicas, como aumento e declínio de taxas de juros ou de câmbio, representando assim a volatilidade natural da economia. O administrador deve distinguir esses dois tipos de mudanças e saber quais são seus impactos na organização para conceber respostas estratégicas adequadas.

20 Fatores político-legais
As variáveis político-legais do ambiente contextual são todas aquelas que resultam de um processo político. As principais são a estabilidade política, o clima ideológico geral, as políticas econômicas, a legislação laboral, a legislação antimonopólio e todo o conjunto de regulamentações governamentais que controla, restringe ou incentiva comportamentos empresariais. Muitas das variáveis econômicas estão estreitamente relacionadas com mudanças no clima e na postura política dos governos brasileiros.

21 Fatores tecnológicos Os fatores tecnológicos traduzem o nível de desenvolvimento tecnológico da sociedade ou de um setor. A inovação tecnológica dos produtos, processos e materiais, a legislação sobre proteção de patentes, os programas de incentivo à pesquisa são alguns dos exemplos de fatores tecnológicos que influenciam a atividade das organizações. Algumas tecnologias impactam de forma estrutural as empresas.

22 Ambiente operacional Ambiente operacional – Conjunto de forças, atores ou instituições diretamente relacionados com a esfera de atuação da organização que pode influenciar de forma positiva ou negativa seu desempenho. Os clientes são pessoas ou organizações que adquirem ou poderão adquirir produtos ou serviços da empresa. Uma das principais mudanças no relacionamento entre os clientes e as organizações está relacionada com o impacto que a Internet causou no poder dos clientes.

23 Ambiente operacional Os fornecedores são os responsáveis pelos insumos utilizados pela empresa para produzir determinados bens ou serviços. Os concorrentes são outras organizações, da mesma indústria ou do mesmo tipo de negócio, que satisfazem ou poderão satisfazer as mesmas necessidades dos clientes. Analisando a concorrência, poderão definir uma estratégia que lhes confira uma vantagem competitiva sustentada e que permita oferecer mais valor a seus clientes.

24 Ambiente operacional As organizações dependem de uma variedade de instituições financeiras que lhes permitem o acesso ao capital necessário para a manutenção ou expansão de seus negócios. Os meios de comunicação social incluem a mídia, de massa ou especializada, e são responsáveis pela comunicação e divulgação das ações da empresa para o público em geral. Grupos de interesse especiais: sindicatos, associações empresariais, associações de defesa do consumidor, associações ecológicas, ambientalistas ou outras organizações não governamentais (ONGs).

25 A relação organização-ambiente
O conhecimento das condicionantes ambientais de cada empresa é fundamental para seu sucesso e, a longo prazo, para sua sobrevivência. Duas dimensões importantes para aferir o grau de incerteza ambiental são: o ritmo de mudança não planejada e a complexidade ambiental. Veja na figura a seguir uma representação de incerteza ambiental.

26 A relação organização-ambiente

27 A relação organização-ambiente
Dependência ambiental – Grau de dependência de uma organização dos recursos provenientes do ambiente. Estratégias de gestão da relação com o ambiente organizacional Grandes empresas podem usar a inteligência competitiva para monitorar o ambiente externo. É a atividade de coletar e analisar, legal e eticamente, informações relativas aos concorrentes.

28 Estratégias de gestão da relação com o ambiente organizacional
As empresas que enfrentam alto grau de incerteza ambiental podem utilizar várias estratégias de adaptação ao ambiente: Transposição de fronteiras: refere-se ao desempenho de papéis organizacionais que têm como principal objetivo relacionar a empresa com os principais elementos do ambiente externo. Parcerias interorganizacionais: colaborar com outras empresas como forma de transpor as fronteiras organizacionais.

29 Estratégias de gestão da relação com o ambiente organizacional
Fusões e joint-ventures: são um passo além das parcerias, mas buscam alcançar o mesmo objetivo, ou seja, a redução da incerteza ambiental. Alguns exemplos de ações gerenciais com o objetivo de alterar o ambiente são: Ações de relações públicas: práticas promocionais e de propaganda. Ações de responsabilidade socioambiental: compromissos voluntários com vários grupos de interesse.

30 Estratégias de gestão da relação com o ambiente organizacional
Ações legais: engajamento em batalhas legais privadas sobre questões de antitruste, de propaganda enganosa etc. Ações políticas: esforços para influenciar os representantes eleitos a criar um ambiente de negócios mais favorável. Cooptação: prática que consiste na absorção de novos elementos na estrutura diretiva da organização. Coalizões e associações: parceria entre duas ou mais empresas com interesses similares para atuarem conjuntamente por algum período.

31 Análise de stakeholders
Os stakeholders (ou grupos de interesse) são indivíduos ou grupos direta ou indiretamente afetados pela ação de uma organização, e podem ser externos ou internos. A figura a seguir ilustra os principais stakeholders de uma organização. Pela análise de stakeholders, a organização pode identificar os principais atores envolvidos, seus interesses e o modo como esses interesses afetarão os riscos e as chances de sucesso da organização.

32 Análise de stakeholders

33 Análise de stakeholders
Matriz de relações com stakeholders

34 Cultura organizacional e
ambiente externo O processo de administração é um contínuo ajustamento do ambiente interno e da cultura organizacional às tendências, oportunidades e ameaças do ambiente externo. Uma cultura organizacional forte por si só não garante o sucesso da empresa, a não ser que ela incentive uma adaptação saudável ao ambiente externo. Cultura organizacional adaptativa – Cultura caracterizada pela maior maleabilidade e flexibilidade frente às mudanças organizacionais, distinguindo-se pela capacidade de inovação e criatividade.


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