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Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 1 Estratégia de Desenvolvimento.

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1 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 1 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções para 2007-2013 Seminário de Apresentação do “Estudo de Valorização Estratégica do Sistema Logístico, de Transportes e de Mobilidade – Perspectiva Económica Regional” COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO CENTRO Coimbra, 19 de Julho de 2006 Faustino GOMES Rodrigo MEIRELES

2 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 2

3 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 3 Estrutura da Apresentação Síntese dos Cenários Prospectivos de Intervenção Estratégia de Desenvolvimento Programa de Acções 2007-2013 Síntese do Diagnóstico

4 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 4 Síntese do Diagnóstico Síntese dos Cenários Prospectivos de Intervenção Estratégia de Desenvolvimento Programa de Acções 2007-2013

5 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 5 Plano Rodoviário Nacional 2000 – Ponto de Situação  Rede de IP’s praticamente concluída, com cobertura territorial adequada  Benefício das ligações entre AM’s de Lisboa e Porto e destas com Espanha  Problemas de segurança no IP5 e IP3  Rede de IC’s com diversas lacunas (IC3, IC6, IC7, IC8, IC31)

6 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 6 Evolução da Acessibilidade a IP’s e IC’s – 2005-2020 Com a conclusão do PRN 2000: nenhum concelho estará a mais de 30 minutos de um IP (com a maioria abaixo dos 20) a maior densidade da rede de IC’s permitirá reduzir a perificidade de diversas áreas

7 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 7 Densidade da Rede Rodoviária (EN’s, ER’s e EM’s) km/km 2 km/hab. maior densidade rodoviária por km 2 está no litoral e principais áreas urbanas maior densidade rodoviária por habitante está no interior e áreas menos urbanizadas

8 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 8 Rede Ferroviária Nacional  cobertura territorial genericamente adequada  persistência de troços relevantes sem electrificação (Linha do Oeste, parte da Linha da Beira Baixa)  limitações na capacidade de carga nalguns troços (p.ex. Linha da Beira Baixa, Ramal da Figueira da Foz)  reduzida qualidade e conforto de algumas estações (p.ex. Coimbra)

9 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 9 Plataformas Intermodais e Estruturação Logística  infra-estruturas portuárias adequadas mas com limitações nas acessibilidades externas (Aveiro e Figueira da Foz)  plataformas logísticas com limitações nas acessibilidades externas (TVT e, em breve, PLIE)  deficientes condições de articulação ferro-marítima e rodo-ferroviária  polarização de funções logísticas nas AM’s de Lisboa e Porto  estrutura atomizada do tecido industrial da Região Porto de Aveiro Porto da F. Foz TVT PLIE

10 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 10 Síntese do Diagnóstico Síntese dos Cenários Prospectivos de Intervenção Estratégia de Desenvolvimento Programa de Acções 2007-2013

11 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 11 Modelo Global de Suporte ao Exercício de Cenarização Bloco 1 Integra dimensões económicas, sociais e culturais, expressando o nível de coesão social da Região Bloco 2 Expressa a articulação entre a capacidade competitiva das empresas e a qualidade da sua envolvente regional Bloco 3 Engloba os activos ambientais, o modelo territorial e o sistema urbano da Região Bloco 4 É um resultado-síntese da acção combinada dos três blocos de suporte anteriores

12 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 12 Cenários Prospectivos de Intervenção

13 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 13 Síntese do Diagnóstico Síntese dos Cenários Prospectivos de Intervenção Estratégia de Desenvolvimento Programa de Acções 2007-2013

14 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 14 Estratégia de Desenvolvimento Potenciar o papel da Região Centro enquanto rótula de articulação internacional e inter-regional no sentido do reforço da sua competitividade Afirmar o papel do sistema de transportes enquanto promotor da coesão territorial, económica e social Promover a sustentabilidade ambiental dos padrões de mobilidade Melhorar os níveis de qualidade e segurança do sistema de transportes Racionalizar o modelo de organização espacial da Região Centro A Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro encontra-se estruturada em torno de 5 Objectivos Estratégicos: perspectiva integrada e mobilizadora num horizonte de médio/ longo prazo compatibilidade e coerência com as grandes orientações estratégicas para o País enquadramento para um Programa de Acções com impacte directo na Região

15 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 15 Estratégia de Desenvolvimento Potenciar o papel da Região Centro enquanto rótula de articulação internacional e inter-regional no sentido do reforço da sua competitividade reforço das condições de centralidade e atractividade da Região Centro perspectiva de afirmação competitiva a nível nacional e ibérico/ internacional recusa do papel de mero espaço-canal entre Lisboa e Porto e destes com Espanha  consolidação da dotação regional em infra-estruturas logísticas e de transporte (melhoria das infra-estruturas existentes + implementação de novos projectos)  foco nas áreas territoriais com maior robustez e dinamismo económico da Região (i.e. com maior densidade económica e maior exposição à envolvente externa)  articulação com outras políticas sectoriais (p.ex. atracção de investimentos exógenos, reordenamento de actividades, presença em redes internacionais)

16 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 16 Estratégia de Desenvolvimento entendimento dos transportes enquanto ‘instrumento’ ao serviço de políticas de carácter territorial e sócio-económico incorporação das principais tendências de reorganização espacial em curso readequação da oferta face a perfis de procura cada vez mais diversificados  redesenho da oferta de transporte público nas principais bacias de emprego numa óptica de satisfação das necessidades quotidianas de mobilidade  desenho de soluções inovadoras de transporte público em espaço rural como contrapartida de algum desinvestimento público em equipamentos in situ Afirmar o papel do sistema de transportes enquanto promotor da coesão territorial, económica e social

17 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 17 Estratégia de Desenvolvimento redução do forte impacte ambiental do sector dos transportes criação de alternativas atractivas ao transporte particular (i.e. transferência modal) promoção de uma maior eficiência na movimentação de pessoas e mercadorias  adequação da oferta de transporte público às necessidades da procura (p.ex. melhoria das condições de articulação com o transporte particular)  acções de sensibilização para a mobilidade sustentável (p.ex. promoção do transporte público)  incentivo à transferência de mercadorias para modos ambientalmente menos nocivos (p.ex. melhoria das condições de articulação intermodal) Promover a sustentabilidade ambiental dos padrões de mobilidade

18 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 18 Estratégia de Desenvolvimento Melhorar os níveis de qualidade e segurança do sistema de transportes persistência de situações de perigosidade associadas ao sistema de transportes (bem como à sua utilização) persistência de lacunas ao nível da qualidade do sistema logístico e de transportes (tanto infra-estruturais como de serviço) necessidade de actuação conjugada sobre a infra-estrutura, o serviço e a utilização  intervenções directas sobre a infra-estrutura (p.ex. correcção de traçados, repavimentação, sinalização)  promoção da melhoria dos serviços  acções de sensibilização para a segurança rodoviária junto de utilizadores (operadores e cidadãos)

19 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 19 Estratégia de Desenvolvimento Racionalizar o modelo de organização espacial da Região Centro padrões e tendências de ocupação/ organização territorial conducentes à perda de eficácia e eficiência do sistema de transportes (relação bi-unívoca) contenção de tendências dispersivas na envolvente das principais áreas urbanas reorganização do sistema de povoamento em espaços rurais  articulação com políticas de ordenamento do território (p.ex. promoção de estruturas urbanas compactas)  preservação de condições mínimas de equidade no acesso a funções ‘urbanas’ em todo o território  aglutinação de actividades logísticas (e produtivas) em torno das principais infra-estruturas e nós intermodais

20 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 20 Síntese do Diagnóstico Síntese dos Cenários Prospectivos de Intervenção Estratégia de Desenvolvimento Programa de Acções 2007-2013

21 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 21 Programa de Acções para o Período 2007-2013 Melhoria das condições de circulação urbana e local Estruturação da base logística regional Consolidação da rede de corredores estruturantes do território regional Promoção do transporte público de passageiros A Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro é operacionalizada através de um Programa de Acções estruturado em torno de 4 Domínios Prioritários de Intervenção: dos problemas que justificam uma intervenção integrada; dos objectivos específicos associados; das intervenções prioritárias (projectos, estudos, etc.); dos indicadores de monitorização e avaliação (realização, resultado e impacte) dos factores críticos de sucesso. Em cada um destes Domínios procedeu-se à sistematização:

22 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 22 Melhoria das condições de circulação urbana e local Objectivos Específicos reduzir os níveis de congestionamento rodoviário em áreas urbanas (re)qualificar a rede de infra-estruturas de circulação rodoviária urbana/local aumentar a proporção de deslocações efectuadas em modos não motorizados Intervenções Prioritárias  construção/beneficiação/ remodelação de variantes e circulares rodoviárias  construção/beneficiação/ampliação de parques de estacionamento periféricos  implementação de sistemas inteligentes de gestão de tráfego Programa de Acções para o Período 2007-2013

23 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 23 Melhoria das condições de circulação urbana e local Objectivos Específicos reduzir os níveis de congestionamento rodoviário em áreas urbanas (re)qualificar a rede de infra-estruturas de circulação rodoviária urbana/local aumentar a proporção de deslocações efectuadas em modos não motorizados Intervenções Prioritárias  construção/beneficiação/ remodelação de infra-estruturas rodoviárias  implementação de sistemas integrados de gestão da infra-estrutura rodoviária Programa de Acções para o Período 2007-2013

24 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 24 Melhoria das condições de circulação urbana e local Objectivos Específicos reduzir os níveis de congestionamento rodoviário em áreas urbanas (re)qualificar a rede de infra-estruturas de circulação rodoviária urbana/local aumentar a proporção de deslocações efectuadas em modos não motorizados Intervenções Prioritárias  construção/beneficiação/remodelação de infra-estruturas (ciclovias, sinalética) Programa de Acções para o Período 2007-2013

25 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 25 Estruturação da base logística regional Objectivos Específicos reforçar as condições infra-estruturais de suporte logístico à actividade económica promover o transporte intermodal de mercadorias Intervenções Prioritárias I (acessos a plataformas já existentes/ em curso)  construção da ligação ferroviária Porto de Aveiro-Linha do Norte  construção da ligação ferroviária PLIE (Guarda)-Linha da Beira Alta  manutenção/melhoria das condições de acessibilidade marítima aos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz  melhoria dos acessos rodoviários locais do TVT à rede fundamental  melhoria dos acessos do Porto da Figueira da Foz à rede fundamental (IC8 e IC1)  início da construção do futuro Aeroporto Internacional de Lisboa (final: 2017) Intervenções Prioritárias II (novas plataformas)  concretizar a Plataforma Intermodal de Cacia  estudar/avaliar a necessidade de novas plataformas logísticas Programa de Acções para o Período 2007-2013

26 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 26 Estruturação da base logística regional Objectivos Específicos reforçar as condições infra-estruturais de suporte logístico à actividade económica promover o transporte intermodal de mercadorias Intervenções Prioritárias (essencialmente estudos para preparação de medidas)  avaliar a oportunidade e impacte associados à atribuição de incentivos à relocalização de empresas para plataformas logísticas intermodais  avaliar a oportunidade e impacte associados à atribuição de apoios para a construção/ melhoria de terminais e ramais ferroviários (públicos e privativos)  avaliar a oportunidade e impacte associados à atribuição de incentivos baseados na transferência de fluxos rodoviários de mercadorias para os modos marítimo e/ou ferroviário Programa de Acções para o Período 2007-2013

27 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 27 Consolidação da rede de corredores estruturantes do território regional Objectivos Específicos melhorar as condições de circulação e segurança nos principais corredores de articulação externa da Região ampliar a acessibilidade intra-regional na perspectiva do reforço da coesão territorial Intervenções Prioritárias  construção/ duplicação do IC1/ IC8 (Pombal - Porto da Figueira da Foz)  remodelação/ duplicação do IP3 (Coimbra - Viseu)  conclusão da remodelação do IP5 (Aveiro - Vilar Formoso)  construção do IC1 (Estarreja – F. da Foz e Louriçal – Leiria)  construção do IC31 (Castelo Branco - Termas de Monfortinho)  conclusão do IC36 (Marinha Grande - IP1)  remodelação da Linha da Beira Baixa (designadamente do troço Castelo Branco- Guarda)  remodelação da Linha do Oeste (Cacém - Louriçal)  início da construção da rede de alta velocidade ferroviária (Lisboa - Porto: 2015) Programa de Acções para o Período 2007-2013

28 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 28 Consolidação da rede de corredores estruturantes do território regional Objectivos Específicos melhorar as condições de circulação e segurança nos principais corredores de articulação externa da Região ampliar a acessibilidade intra-regional na perspectiva do reforço da coesão territorial Intervenções Prioritárias  construção do IC6 (Coimbra/ Catraia dos Poços - Covilhã)  conclusão do IC8 (Proença - Perdigão)  remodelação do IC3 (Souselas IP3 – Torres Novas IP6)  conclusão do IC12 (Canas de Senhorim e Mangualde)  conclusão do IP6 (Óbidos a Peniche) Programa de Acções para o Período 2007-2013

29 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 29 Promoção do transporte público de passageiros Objectivos Específicos assumir o transporte público enquanto elemento estruturante da mobilidade nos principais sub-sistemas urbanos melhorar o desempenho ambiental do sistema de transportes públicos, nomeadamente através do recursos a novas tecnologias promover a integração sócio-territorial das áreas rurais através de soluções inovadoras de transporte público Intervenções Prioritárias  o estudo da viabilidade associada à construção de soluções de transporte colectivo de passageiros indispensáveis à estruturação/ racionalização da mobilidade nos principais subsistemas urbanos  a criação/ melhoria das condições de articulação intermodal entre o transporte particular e o transporte público (p.ex. através de sistemas do tipo park & ride)  a construção, ampliação e/ou remodelação de terminais intermodais de transporte público de passageiros (p.ex. remodelação da estação ferroviária de Coimbra)  a concepção e implementação de sistemas de informação ao público  o desenvolvimento de iniciativas de marketing do transporte público Programa de Acções para o Período 2007-2013

30 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 30 Promoção do transporte público de passageiros Objectivos Específicos assumir o transporte público enquanto elemento estruturante da mobilidade nos principais sub-sistemas urbanos melhorar o desempenho ambiental do sistema de transportes públicos, nomeadamente através do recursos a novas tecnologias promover a integração sócio-territorial das áreas rurais através de soluções inovadoras de transporte público Intervenções Prioritárias  aquisição/ renovação de frotas de material circulante (sobretudo veículos que recorram a energias alternativas) Programa de Acções para o Período 2007-2013

31 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 31 Promoção do transporte público de passageiros Objectivos Específicos assumir o transporte público enquanto elemento estruturante da mobilidade nos principais sub-sistemas urbanos melhorar o desempenho ambiental do sistema de transportes públicos, nomeadamente através do recursos a novas tecnologias promover a integração sócio-territorial das áreas rurais através de soluções inovadoras de transporte público Intervenções Prioritárias  lançamento de estudos e projectos-piloto no domínio da oferta de soluções de transporte público em espaço rural, os quais deverão beneficiar de assistência técnica e financeira e ser alvo de procedimentos sistemáticos de monitorização e avaliação Programa de Acções para o Período 2007-2013

32 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 32 Matriz de Consistência Estratégica do Programa de Acções

33 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 33 Obrigado pela atenção!

34 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 34 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções para 2007-2013 Seminário de Apresentação do “Estudo de Valorização Estratégica do Sistema Logístico, de Transportes e de Mobilidade – Perspectiva Económica Regional” COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO CENTRO Coimbra, 19 de Julho de 2006 Faustino GOMES (faustino.gomes@tis.pt) Rodrigo MEIRELES (rmeireles@quaternaire.p)

35 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 35 Anexos

36 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 36 Cenário A – Coesão Interna x Modo Rodoviário Objectivo: Este Cenário de Intervenção preconiza um padrão estratégico de actuação que visa promover o reforço da coesão interna da Região Centro, elegendo como prioridade a maximização da acessibilidade rodoviária como forma de integração territorial das áreas mais desfavorecidas. A aposta no cenário A proporciona melhores condições de vida no curto prazo, embora tal se altere no médio e longo prazos; nos restantes conceitos-chave, poderá contribuir para a sua degradação continuada

37 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 37 Cenário B – Competitividade Externa x Modo Rodoviário A aposta no cenário B poderá induzir uma melhoria global das condições de vida e de competitividade da Região a médio prazo; no entanto, essas melhorias não se apresentam como sustentáveis a longo prazo Objectivo: Este Cenário de Intervenção preconiza um padrão estratégico de actuação que visa promover a afirmação competitiva da Região Centro, elegendo como prioridade a integração das áreas territoriais com maior robustez e dinamismo económico nos principais eixos rodoviários.

38 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 38 Cenário C – Coesão Interna x Intermodalidade Objectivo: Este Cenário de Intervenção preconiza um padrão estratégico de actuação que visa promover o reforço da coesão interna da Região Centro, elegendo simultaneamente a melhoria das condições de desenvolvimento do transporte intermodal como forma de fortalecimento da rede urbana regional. A aposta no cenário C terá muito pouco impacte ao nível da competitividade da Região, embora desencadeie impactes positivos e duradouros no ordenamento e ambiente e, a longo prazo, na qualidade de vida

39 Estratégia de Desenvolvimento do Sistema Logístico e de Transportes da Região Centro e Programa de Acções 2007-2013 Slide 39 Cenário D – Competitividade Externa x Intermodalidade Objectivo: Este Cenário de Intervenção preconiza um padrão estratégico de actuação que visa promover o reforço da coesão interna da Região Centro, elegendo como prioridade a maximização da acessibilidade rodoviária como forma de integração territorial das áreas mais desfavorecidas. A aposta no cenário D não terá impactes significativos no curto prazo, excepto para o ordenamento e ambiente; no entanto, a médio e longo prazo, serão expectáveis impactes positivos em todos os conceitos-chave


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