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O P ARÁGRAFO A RGUMENTATIVO Estruturas e estratégias.

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1 O P ARÁGRAFO A RGUMENTATIVO Estruturas e estratégias

2 E STRUTURA DO PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO Tópico frasal É composto pela ideia-núcleo – a ideia central e mais imporante do parágrafo; Apresenta a opinião que será defendida sobre um determinado tema. Argumento + Desenvolvimento Trata-se de um motivo ou uma razão pela qual se defende a ideia-núcleo; Detalha/desenvolve/embasa a opinião do autor do texto. Conclusão Reforça/reafirma a opinião apresentada no início.

3 E STRATÉGIAS A RGUMENTATIVAS 1) Contra-argumentação Estratégia para desestabilizar um argumento contrário ao que se quer defender: Mostrando que ele está equivocado: encontra-se no ponto de vista contrário um ponto frágil, a fim de fortalecer a própria opinião; OU Mostrando que ele não é relevante: leva-se a opinião contrária em consideração, com a intenção de mostrar que ela não é a mais importante a ser considerada. IMPORTANTE : Cuidado para não cair em contradição: não defenda a opinião contrária à tese do seu texto!

4 E STRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS 1) Contra-argumentação – Exemplo Apesar de muitos acharem que só as classes elitizadas é que contribuem com a reciclagem, percebe-se que essa é uma visão parcial e tendenciosa. Isso ocorre porque, em geral, desconsideram aqueles pertencentes a uma classe social menos privilegiada, os quais encontram nessa atividade uma fonte de renda. Muitas famílias carentes, além de já terem desenvolvido o hábito da coleta seletiva dentro das próprias casas, já há alguns anos vêm trabalhando nessa atividade, recolhendo e separando materiais que tenham sido descartados sem se pensar na prática do reúso. Assim, atitudes como essa não se restringem a um único setor social e, ao mesmo tempo em que contribuem para uma atuação mais ecológica globalmente, podem se transformar em sustento pessoal.

5 E STRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS 2) Causas e Consequências Explica as causas que levaram à situação apresentada no tópico frasal, bem como as consequências decorrentes dela. Serve para embasar de modo eficiente a opinião expressa no tópico frasal.

6 E STRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS 2) Causas e Consequências – Exemplo A falta de interesse e de participação dos brasileiros em assuntos políticos é fruto de um ciclo vicioso. Uma das causas que leva ao afastamento popular em relação à política nacional são os inúmeros e recorrentes escândalos de corrupção, dos quais participam parlamentares que continuam impunemente exercendo seus cargos. Como consequência, essa mesma falta de engajamento continua permitindo a (re)eleição de mais políticos corruptos, mantendo-se, assim, a ordem vigente.

7 E STRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS 3) Argumento de autoridade Utiliza-se a citação de uma fonte confiável, ou seja, de uma afirmação que tenha sido feita por um especialista no assunto abordado de modo a desenvolver o argumento central e torná-lo mais convincente.

8 E STRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS 3) Argumento de autoridade – Exemplo A TV vem conquistando recentemente a visibilidade que antes era atribuída ao cinema, especialmente por conta da diversidade de conteúdo exibido. O diretor e produtor brasileiro Fernando Meirelles concorda que “até nesse sentido a TV é mais interessante que o cinema, [já que] este transformou-se na hegemonia do mainstream.” De fato, um crescente investimento na mídia televisiva tem produzido séries de qualidade e de temas diversificados, as quais têm mantido em casa um público cada vez maior. Por sua vez, o cinema, ao priorizar a vendagem nas bilheterias, está perdendo sua capacidade de inovar, de contar histórias inesperadas. Assim, progressivamente, o cinema cada vez mais massificado, tem perdido público para a TV.

9 C ONECTIVOS E OUTROS OPERADORES ÚTEIS : Operadores que auxiliam na contra-argumentação, ou seja, contribuem para considerar a opinião contrária à que se quer defender, sem atribuir a ela valor excessivo: embora, apesar de, ainda que, mesmo que. Operadores que indicam causa ou introduzem uma justificativa ou explicação: motivo, razão, causa, porque, pois, uma vez que, já que, por causa de, em vista de, em virtude de, devido a. Operadores que indicam consequência ou introduzem uma conclusão: decorrência, resultado, reflexo, efeito, consequência, consequentemente, em decorrência, logo, portanto, assim, por isso, de modo que, em vista disso. IMPORTANTE: Lembre-se de que argumentos consistentes são essenciais para convencer o leitor de que sua opinião é a melhor. Por isso, cuide bem da escolha e da organização dos argumentos que irá usar!


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