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- Composição Atual - Localização - Conceito e diretrizes - Definições e Classificacão - Competência da Dir Adj de Extensão - Histórico a partir de 2012.

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1 - Composição Atual - Localização - Conceito e diretrizes - Definições e Classificacão - Competência da Dir Adj de Extensão - Histórico a partir de 2012 - O que foi e tem sido feito - Perspectivas - Perguntas Frequentes

2 COMPOSIÇÃO ATUAL -Mauro Pavão (mpavao@hucff.ufrj.br; 39382093)mpavao@hucff.ufrj.br -Joana de Angelis (extensao@bioqmed.ufrj.br; 39382094)extensao@bioqmed.ufrj.br As ações de Extensão vem sendo intensamente discutidas e, ainda, regulamentadas na UFRJ, por intermédio do Forum dos Pró-Reitores de Extensão e das Plenárias de Coordenadores e Diretores Adjuntos de Extensão. No IBqM, a Diretoria de Extensão é uma estrutura nova que encontra-se sob intensa estuturação, apesar das inúmeras ações de extensão do Instituto que eram realizadas de forma individual e não institucional, ao ponto de serem até desconhecidas pela Reitoria - Organização ≠ Burocracia Extensão

3 LOCALIZAÇÃO Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, 4 o andar, sala 4A-06 Laboratório de Atividades Biológicas de Glicoconjugados Programa de Glicobiologia Profas Ana Cristina e Mariana Sá

4 LOCALIZAÇÃO Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, 4 o andar, sala 4A-06 Laboratório de Atividades Biológicas de Glicoconjugados Programa de Glicobiologia Profas Ana Cristina e Mariana Sá

5 CONCEITO E DIRETRIZES Novembro/1999 – Plano Nacional de Extensão (em revisão) Política Nacional de Extensão Universitária (aprovado em maio de 2012) compactuado pelas Instituições Públicas de Educação Superior

6 CONCEITO E DIRETRIZES 2010 – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2010) Conceito adotado pela UFRJ: “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.

7 CONCEITO E DIRETRIZES 2010 – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2010) Diretrizes para a Extensão Universitária 1. Interação dialógica 2. Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade 3. Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão 4. Impacto na formação do estudante 5. Impacto na transformação social

8 CONCEITO E DIRETRIZES Interação dialógica A diretriz Interação Dialógica orienta o desenvolvimento de relações entre Universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. Não se trata mais de “estender à sociedade o conhecimento acumulado pela Universidade”, mas de produzir, em interação com a sociedade, um conhecimento novo.

9 Indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão Extensão Universitária como processo acadêmico. Nessa perspectiva, o suposto é que as ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa). O estudante age como protagonista de sua formação técnica, e de sua formação cidadã – processo que lhe permite reconhecer-se como agente da transformação social. CONCEITO E DIRETRIZES

10 Impacto na formação do estudante As atividades de Extensão Universitária constituem aportes decisivos à formação do estudante, seja pela ampliação do universo de referência que ensejam, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas. Esses resultados possibilitam enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que permitem a reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira. CONCEITO E DIRETRIZES

11 Professores GradPós Técnicos Universidade Sociedade Ensino-Pesquisa-Extensão EXTENSÃO Ação Reação Construção TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE Diálogo Cidadãos Cidadão não é ator Cidadão é ator

12 DEFINIÇÕES E CLASSIFICACÃO (Resolução N o 01/2015) I. PROJETO - ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural, artístico, científico ou tecnológico, com objetivo específico. II. CURSO DE EXTENSÃO - ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas, e critérios de avaliação definidos. III. EVENTO - ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. IV. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - realização de trabalho oferecido pela Universidade ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, dentre outros), podendo envolver: emissão de laudos técnicos; atendimento jurídico e judicial; serviços eventuais como assessoria, consultoria e curadoria; atendimento ao público em espaços de cultura, ciência e tecnologia; atendimento em saúde, dentre outros.

13 Registro Único de Ações de Extensão (RUA Extensão) – Edição 2016 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, por intermédio da PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, convoca a Comunidade Universitária da UFRJ a cadastrar, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), propostas de ações de extensão, nas formas de projetos, cursos ou eventos, para fins de avaliação, registro, certificação e incorporação no processo de creditação da extensão universitária. DEFINIÇÕES E CLASSIFICACÃO (Resolução N o 01/2015) Institucionalização das atividades de extensão

14 COMPETÊNCIA DA DIR ADJ DE EXTENSÃO (Resolução N o 01/2015)  Atuar, participar, e colaborar com todas as ações, ordinárias e extraordinárias desenvolvidas ou apoiadas pela PR-5, divulgando-as às Unidades e Centros  Informar, esclarecer, orientar professores, técnicos e estudantes a cerca das normas e procedimentos da Extensão da Universidade, Centro e Unidade (Resolução N o 01/2015).   Acompanhar as ações previstas e aprovadas no âmbito da sua Unidade/Centro, apresentando um relatório ao final de cada ano, que deverá ser disponibilizado na página do Centro/Unidade.   Participar da organização do Congresso de Extensão da UFRJ, bem como na mobilização do corpo social da Unidade ou Centro; 

15 COMPETÊNCIA DA DIR ADJ DE EXTENSÃO (Resolução N o 01/2015) A Pró-Reitoria de Extensão, PR-5, dispõe de ações institucionais de extensão universitária, a saber: a)Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), com uma edição por ano; b) Programa Institucional de Fomento à Cultura e ao Esporte (PRÓ- CULTURA E ESPORTE), com uma edição por ano; c) Programa Institucional de Bolsas de Eventos (PIBEV), com duas edições por ano; d) Conhecendo a UFRJ – evento; e) Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – evento; f) Congresso de Extensão da UFRJ - evento.

16 HISTÓRICO DE 2012-2015 O que foi e está sendo feito pela Dir Adj Ext -Participação nas plenárias mensais da PR5 e das reuniões da Câmara de extensão do CCS com repasse dos informes de interesse dos docentes, técnicos e alunos. -Em 2013 participamos da criação, em abril, do Fórum de educação permanente do RJ com a FAETEC/FOCO e outras instituições, que por dificuldade de entendimento sobre seus objetivos, teve duração de apenas 1 ano. -Participamos das reuniões preparatórias dos eventos extensionistas da UFRJ - SNCT e Congresso de Extensão. -Levantamento de todas as atividades extensionistas do Instituto; ajuda no preenchimento do Sigproj; orientação com relação ao diálogo com a PR5 (institucionalização); estudo sobre as ações de extensão visando a atender as diretrizes.

17 HISTÓRICO ATÉ 2016 Levantamento de atividades extensionistas no IBqM Professor Atividade de Extensão (especificar: Programa, projeto, curso, evento) Em andament o Data iníci o/ter mino Data Aprov ação CD Cadastro no Sigproj Pendências Participa da SNCT Anos que participou da SNCT Participação em outras atividas da PR5 (Congresso Extensão, Conhecendo a UFRJ (ano) SimNão SimNão SimNão O que foi e está sendo feito pela Dir Adj Ext

18 HISTÓRICO ATÉ 2016 Professores envolvidos em atividades de Extensão no IBqM (80,3%) (19,7%)

19 HISTÓRICO ATÉ 2016 Tipo de atividade extensionista no IBqM

20 HISTÓRICO DE 2012-2015 Participação do IBqM nas atividades Institucionais de Extensão da UFRJ SNCT/Congresso de Extensão SNCT Congresso Extensão 5 7 6 5 7 4

21 Conhecendo a UFRJ (ainda de forma individual) Conhecendo a UFRJ - 2012 IBqM Não participou Conhecendo a UFRJ - 2013 IBqM Não participou Conhecendo a UFRJ - 2014 IBqM Não participou Conhecendo a UFRJ – 2015 IBqM participou com 1 atividade OBS: 2 Docentes participaram do Evento, mas não lembram-se do ano HISTÓRICO DE 2012-2015 Participação do IBqM nas atividades Institucionais de Extensão da UFRJ

22 HISTÓRICO DE 2012-2015 EVENTOS do IBqM -Em 2012 realizamos o 1º Evento de Extensão de Educação continuada de Professores da Rede Pública do Rio de Janeiro – Integração UniversidadeEscola, onde participaram 4 laboratórios de pesquisa do instituto. -Em 2013 realizamos a 2º edição do Evento de Extensão de Formação continuada de Professores da Rede Pública do Rio de Janeiro – Integração Universidade/Escola, onde participaram 2 laboratórios de pesquisa do instituto. OBS: Houve captação de recursos do BB por iniciativa da Joana de Angelis

23 PERSPECTIVAS -Institucionalizar todas as atividades já existentes de extensão do IBqM e estudar novas formas, conforme orientação da Pr5, disponibilizando-as para a creditação nos cursos de graduação da UFRJ. -Ampliar nossa participação na SNCT e no Congresso de extensão (muitas ações sem apresentação dos resultados). -Propor a Pr5 que o IBqM participe com uma tenda no Conhecendo a UFRJ que será no segundo semestre desse ano, divulgando as nossas atividades de extensão. -Reeditar o Evento de extensão- Formação Continuada de Professores da Rede Pública do Rio de Janeiro – Integração Universidade -Escola, já realizado em 2012 e 2013. -Realização de um encontro de extensão para todos os docentes e técnicos administrativos do IBqM, com o objetivo de conversar sobre o que envolve a extensão e seus desdobramentos e divulgar internamente nossas ações de extensão.

24 PERGUNTAS FREQUENTES - Participação em Congresso (Nacional e Internacional) - Publicação em revistas científicas - Curso especializado - Participação em corpo editorial de revistas - Participação em redes de pesquisa - Palestras público leigo - Elaboração de site na internet - Apoio à divulgação cientíifica (livro, filmes, etc…) Estas atividades são extensionistas dentro das diretrizes que sustentam o conceito de extensão adotado pela UFRJ? Se não, como adapta-las?


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