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Master consultoria do amazoans Princípios Administrativos.

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Apresentação em tema: "Master consultoria do amazoans Princípios Administrativos."— Transcrição da apresentação:

1 Master consultoria do amazoans Princípios Administrativos

2 Teoria Comportamental

3 Objectivos Específicos  Abordar brevemente os antecedentes históricos da administração;  Descrever as principais características da Teoria Comportamental e enumerar aspectos negativos e positivos;  Relacionar a Teoria Comportamental com os Cuidados de Enfermagem.

4  O que é Administração? É o processo de planear, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos organizacionais para alcançar determinados objectivos de maneira eficiente e eficaz.

5 Antecedentes históricos da Administração - Igreja católica, influenciou o pensamento administrativo na medida em que confere o poder a uma só pessoa. - Organização militar, influenciou o pensamento administrativo na medida em que considera um só chefe e introduz a hierarquia de funções. Os subordinados devem partir para acção com conhecimento do objectivo final para melhorar o seu desempenho. - Economistas liberais, surge o liberalismo económico que prega a livre concorrência, originando uma produção em larga escala. - Revolução industrial, a invenção da máquina a vapor, a substituição do ferro pelo aço como matéria prima, a invenção da moto a combustão, os eventos da electricidade e dos derivados do petróleo caracterizam uma nova forma de produção. É nesta fase que surge o capitalismo financeiro e a substituição da tarefa artesanal pela actividade da máquina. Como consequência verificou-se um aumento da produção, uma diminuição do preço, um aumento do consumo.

6 Origem da Teoria Comportamental  A Teoria Comportamental é a oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas (ênfase nas pessoas) em relação à Teoria Clássica ( ênfase nas tarefas e estrutura organizacional);  Representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, à qual faz críticas severas, reformulando os seus conceitos e rejeitando as suas concepções ingénuas e românticas;  Critica a Teoria Clássica, colocando-se como uma antítese à teoria da organização formal, aos princípios da administração, ao conceito de autoridade formal e ao mecanicismo dos autores clássicos;  Incorporou a Sociologia da Burocracia, ampliando o campo da teoria administrativa;  A Teoria Comportamental surge no final da década de 1940.

7 Teoria Comportamental  É também designada por Teoria Behaviorista da Administração;  É a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores ( Clássica, Relações Humanas e da Burocracia) e a adopção de posições explicativas e descritivas;  Estuda o comportamento das pessoas e a sua motivação; (Motivação é a tensão persistente que leva as pessoas a agir ou a fazer coisas de forma positiva. O processo de motivação é a estimulação de um individuo a agir de uma determinada forma para atingir determinado objectivo)  Trouxe novos conceitos de motivação, liderança, comunicação, dinâmica de grupos, processo decisório, comportamento organizacional e estilos administrativos que tornam a teoria administrativa mais humana e amigável.  A preocupação com a estrutura transferiu-se para o processo e para a dinâmica organizacional;

8 Teoria Comportamental Teoria Comportamental  A Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas para explicar o comportamento organizacional. Tornou-se necessário o estudo da motivação humana para compreender o comportamento das pessoas, sendo esta o estudo da Teoria;  Para esta teoria foi fundamental o contributo da: - Teoria dos Sistemas de Decisão Herbert Simon; - Teoria das Necessidades de Maslow; - Teoria dos dois factores de Hertzberg; - Teoria X e Y de Mc Gregor;

9 Segundo Herbert Simon A Teoria Comportamental concebe a organização como um sistema de decisões; A Teoria Comportamental concebe a organização como um sistema de decisões; Neste sistema cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais a respeito de alternativas mais ou menos racionais de comportamento; Neste sistema cada pessoa participa racional e conscientemente, escolhendo e tomando decisões individuais a respeito de alternativas mais ou menos racionais de comportamento; Todas as decisões envolvem 6 elementos: Todas as decisões envolvem 6 elementos: - Decisor, - Objectivos, - Preferências, - Estratégia, - Situação, - Resultado.

10 Herbert Simon Herbert Simon  O processo decisorial é complexo e depende tanto das características pessoais do decisor quanto da situação em que está envolvido e da maneira como percebe essa situação. A rigor, o processo decisorial desenvolve-se em sete etapas: 1. Percepção da situação que envolve alguns problemas; 2. Análise e definição; 3. Definição dos objectivos; 4. Procura de alternativa de solução ou de curso de acção; 5. Avaliação e comparação dessa alternativas; 6. Escolha da alternativa mais adequada ao alcance dos objectivos; 7. Implementação da alternativa escolhida.

11 Segundo Maslow A motivação dos trabalhadores surge segundo necessidades humanas, as quais estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. A motivação dos trabalhadores surge segundo necessidades humanas, as quais estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide estando na base da pirâmide as necessidades mais baixas (fisiológicas) e no topo as necessidades mais elevadas ( auto - realização) Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide estando na base da pirâmide as necessidades mais baixas (fisiológicas) e no topo as necessidades mais elevadas ( auto - realização)

12 Segundo Maslow Auto - Realização Estima (ego) Sociais (amor) Necessidade de segurança Necessidades Fisiológicas Necessidades Secundárias Necessidades Primarias

13 Segundo Maslow Esta teoria pressupõe os seguintes aspectos: Esta teoria pressupõe os seguintes aspectos: - A passagem para o nível superior só é alcançada quando o nível inferior estiver satisfeito. - Nem todas as pessoas atingem o topo das necessidades. - Cada pessoa possui sempre mais que uma motivação.

14 Hertzberg estudou os resultados de desempenho do trabalhador. Hertzberg estudou os resultados de desempenho do trabalhador. Para tal dividiu Para tal dividiu Factores Higiénicos Factores Motivacionais (Extrínsecos) (Intrínsecos) - Segurança - Responsabilidade - Salário - Desafio e sucesso - Benefícios colaterais - Satisfação no trabalho - Politica de companhia - Reconhecimento - Etc. - Etc. Segundo Hertzberg

15 Segundo Mc Gregor  Mc Gregor compara dois estilos antagónicos de administração: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, excessivamente mecanicista e pragmática (teoria X) e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (teoria Y).

16 Comparação entre teoria x e y A teoria X revela uma administração através de controles externos impostos ao indivíduo; A teoria X revela uma administração através de controles externos impostos ao indivíduo; A teoria Y propõe um estilo de administração participativo, baseando-se nos valores humanos e sociais. Realça a iniciativa individual; A teoria Y propõe um estilo de administração participativo, baseando-se nos valores humanos e sociais. Realça a iniciativa individual;

17 Pressuposições da teoria x Pressuposições da teoria y As pessoas são preguiçosas e indolentes As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer As pessoas evitam o trabalho O trabalho é uma actividade tão natural como brincar ou descansar As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios As pessoas precisam ser controladas e dirigidas As pessoas podem ser automotivadas e autodirigidas As pessoas são ingénuas e sem iniciativa As pessoas são criativas e competentes

18 Vantagens da Teoria X 1. Maior eficiência organizacional; 2. Tarefas específicas atribuídas a cada trabalhador; 3. Maior facilidade de substituição dos operários devido à simplicidade das tarefas executadas; 4. Possibilita prever a produção.

19 Desvantagens da Teoria X 1. 1. Baseia-se em convicções erróneas e incorrectas sobre o comportamento humano; 2. 2. Reflecte um estilo de administração duro, rígido e autocrático; 3. 3. As pessoas são visualizadas como meros recursos ou meios de produção; 4. 4. Ao indivíduo é-lhe aprisionada a sua criatividade; 5. 5. Existe um estreitamento da actividade profissional através da rotina de trabalho;

20 6. 6. Condiciona as pessoas a tarefas super especializadas; 7. 7. Desencorajam a iniciativa e a aceitação de responsabilidades; 8. 8. Desenvolvem a passividade e tiram todo o significado psicológico do trabalho; 9. 9. Impessoalidade no relacionamento humano.

21 Vantagens da Teoria Y 1. 1. Baseia-se em concepções e premissas actuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana; 2. 2. Propõe um estilo de administração francamente participativo, baseado nos valores humanos e sociais; 3. 3. Realça a iniciativa individual; 4. 4. Liberdade para que as pessoas dirijam elas próprias as suas tarefas e para que satisfaça as suas necessidades de auto- realização; 5. 5. Possibilidade de a pessoa realizar a sua própria auto- avaliação do desempenho.

22 Desvantagens da Teoria Y 1. 1. Alguns dos pressupostos da teoria y são irreais; 2. 2. Renovação de operários é mais difícil; 3. 3. Extremamente democrático, correndo o risco de se instituir uma anarquia dentro da própria organização.

23 Apreciação Crítica da Teoria Comportamental A teoria comportamental apresenta algumas fragilidades, entre elas podemos citar: a) Ênfase nas pessoas; b) Abordagem mais descritiva e menos prescritiva; c) Profunda reformulação na filosofia administrativa; d) Dimensões bipolares da Teoria Comportamental; e) A relatividade das teorias de Motivação; f) Influencia das ciências do comportamento sobre a administração; g) A organização como um sistema de decisões; h) Análise organizacional a partir do comportamento; i) Visão tendenciosa.

24 Apreciação Crítica da Teoria Comportamental  Sejam quais forem as críticas, a Teoria Comportamental deu novos rumos e dimensões à Teoria Geral da Administração, enriquecendo o seu conteúdo e a sua abordagem. Por essa razão, os seus conceitos são os mais populares de toda a teoria administrativa.

25 Teoria Comportamental / Cuidados de Enfermagem  É muito importante que os Enfermeiros sintam confiança no seu Enfermeiro Chefe, para que tal aconteça é determinante a postura do mesmo. Este pode adoptar dois comportamentos distintos: - Parceiro, dinâmico e inovador, motivando os Enfermeiros na participação sobre as decisões da organização. - Parceiro, dinâmico e inovador, motivando os Enfermeiros na participação sobre as decisões da organização. - Estar presente de forma inequívoca, centralizando em si a organização do trabalho, com um estilo duro e inflexível, implementando um sistema rígido de controle.

26  O enfermeiro pode ser encarado como o decisor. No entanto, toda a decisão envolve necessariamente 6 elementos: - Decisor - o Enfermeiro; - Objectivos - é o que o Enfermeiro pretende atingir com as suas acções; - Preferências - são os critérios que o Enfermeiro define para o tratamento eficaz do doente; - Estratégia - é a aplicação das intervenções de Enfermagem, tendo em conta os recursos existentes e o estado clínico do doente; - Situação - é o meio que envolve o doente e o enfermeiro, sem que este o possa controlar; - Resultado - é a consequência de todo o trabalho desenvolvido anteriormente.

27  Para os Enfermeiros terem um bom desempenho profissional é necessário que algumas necessidades estejam satisfeitas como: - Necessidades fisiológicas (alimentação/hidratação); - Necessidades de segurança (estabilidade a nível profissional); - Sociais (amor); - Estima (ego); - Auto-realização (nível profissional).

28  Todos os estilos de chefia tem como objectivo o bom desempenho dos trabalhadores. Para um maior desempenho dos trabalhadores é necessário controlar factores desmotivadores (extrínsecos) e motivadores (intrínsecos). Factores Higiénicos: - Segurança no trabalho (falta de condições físicas e maus contratos de trabalho); - Salário (baixo salário); - Benefícios (não pagamento de horas extras, não reconhecimento do grau académico, não progressão da carreira); - Concordância ou não com a politica da instituição.

29 Factores Motivadores: - Responsabilidade com que encara o seu trabalho; - Os desafios que encontra no dia a dia; - O sucesso que tem na profissão; - O nível de satisfação e o reconhecimento dos outros pelo seu trabalho.

30 Bibliografia  SALGADO, Eva (2005) – “Orientação para elaboração e apresentação de trabalhos escritos”, Póvoa de Lanhoso;  DOMINGUES, Almerindo (2006) – “Orientação para elaboração dos trabalhos escritos”, Póvoa de Lanhoso;  LOUSÃ, Aires (2003). Organização e Gestão Empresarial: Cursos Tecnológicos e Profissionais, 11ºano. Porto Editora.  CAMARA, Pedro B.; GUERRA, Paulo Balreira; RODRIGUES, Joaquim Vicente (2001). Humanator: Recursos Humanos & Sucesso Empresarial. 4ª Edição, Dom Quixote.  KURCGANT, Paulina (1991). Administração em Enfermagem. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária LTDA.

31 Bibliografia Bibliografia  HAMPTON, David R (1981). Administração Contemporânea, 2ª Edição, McGraw-Hill.  Pesquisa Cybernética: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_comportamentalhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_comportamental; http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_comportamental http://www.admbrasil.com.br/texteoriacomportamental.htm ; http://nutep.adm.ufrgs.br/adp/tcomportamental.html

32 Informações e Inscrições: Master consultoria do amazonas Telefone: (92) 3877-2928 ou solicite a ficha de inscrição pelo E-mail: contato@mcam.com.br ou acesse nosso site: www.mcam.com.br Consulte sobre desconto especial para confirmação de inscrição antecipada e para grupos.


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