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Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira.

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1 Processos Decisórios Profª. Maria Ester Domingues de Oliveira

2 PLANO DE ENSINO PROCESSOS DECISÓRIOS - 2009 O Plano de Ensino que será apresentado agora norteará o curso durante este semestre

3 Plano de Ensino 1. OBJETIVOS DA DISCIPLINA Identificar e promover o emprego de conhecimentos que auxiliem na identificação de alternativas para solução de problemas e tomada de decisão Entender a verdadeira essência de um problema e sua manifestação nos diferentes níveis da organização (estratégico, tático e operacional) e o conjunto de ferramentas que podem ser disponibilizadas ao administrador para serem empregadas no apoio e redução da incerteza, características de uma tomada de decisão.

4 Plano de Ensino – 2. OBJETIVOS GERAIS Desenvolver com os alunos, as seguintes competências: –Senso crítico e capacidade de contextualização –Pensamento estratégico –Visão Sistêmica –Orientação para resultados –Senso crítico e capacidade de contextualização –Pensamento estratégico –Capacidade de identificar, analisar e solucionar problemas –Capacidade de influenciar pessoas –Trabalho em Equipe

5 Plano de Ensino 3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Parte I – Processo Decisório 1 - O que é o processo decisório? 1.1 - O que significa “decidir” 1.2 - Decisões programadas (problemas rotineiros) e não programadas 1.3 - Certeza, risco e incerteza 2 - Quem decide? 2.1-Níveis hierárquicos de decisão. 2.2-Centralização versus descentralização 2.3-Questão do empowerment

6 3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (cont.) 3 - Como decidir? 3.1- Etapas usuais do processo de tomada de decisão Modelos (e estilos) de tomada de decisão Modelo racional de tomada de decisão Modelo de Simon: racionalidade limitada Os estilos (Rowe) de tomada de decisão Como melhorar a eficácia das decisões 3.3 – Intuição e criatividade no processo decisório 3.4-Reuniões eficazes para tomadas de decisões

7 3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (cont.) Parte II - Resolução de problemas 4 - MASP - Método de Análise e Solução de Problemas 4.1 – Introdução ao método de análise e solução de problemas 4.2 – Identificação de problemas 4.3 – Observação dos problemas 4.4 – Análise dos problemas 4.5 – Plano de ação 4.6 – Ação 4.7 – Verificação 4.8 – Padronização 4.9 - Conclusão

8 3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (cont.) 5 - Seis Sigma 5.1 O que é Seis Sigma? 5.2 Resultados gerados pelo Seis Sigma 5.3 O método DMAIC. 6- Métodos de Pesquisa Operacional 6.1- O enfoque gerencial da Pesquisa Operacional no processo de tomada de decisão

9 Plano de Ensino 4. ESTRATÉGIAS DE TRABALHO As aulas deverão ser, predominantemente, expositivas, com apoio de material de leitura previamente preparado/selecionado para cada aula. O Professor poderá indicar bibliografia a ser lida previamente para discussão em sala de aula. Deverão ser, sempre, sugeridos materiais de leitura adicionais, como forma de estimular/orientar o desenvolvimento pessoal dos alunos. Emprego de estudos de caso que permitam a identificação de problemas e suas possíveis soluções serão feitos em sala de aula. Seminários dos alunos com a intenção de entendimento da disciplina e treinamento de técnicas para expor trabalhos em reuniões e seminários.

10 Plano de Ensino 5. Sistema de Avaliação As avaliações serão feitas individualmente, conforme calendário escolar oficial através de provas NP1, NP2 e Exame. Serão feitos seminários, em momento oportuno no decorrer da disciplina, onde os alunos deverão, em grupo, apresentar o trabalho proposto. Por este seminário será dada nota que comporá, juntamente com a NP2, a nota do 2º bimestre.

11 Plano de Ensino 6. BIBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica –Campos, Vicente Falconi TQC - Controle da Qualidade Total, 8 º Edição - 2004 Editora INDG –2. Werkema, Cristina – Criando a Cultura Seis Sigma, Volume1, Qualitymark Editora Ltda –Sobral, Filipe, Peci, Alketa – Administração Teoria e Prática no Contexto Brasileiro Pearson Prentice Hall, 2008 Bibliografia Complementar –Daft, Richard L Organizações: Teorias e Projetos. São Paulo, Thomson/Pioneira, 2002 –Robbins, Stephen P. - Comportamento Organizacional, 11ª edição. Pearson Education, 2009

12 Estrutura geral do conteúdo programático Parte I O processo decisório 1 – O que é o processo decisório? 2 – Quem decide? 3 – Como decidir? Parte II Resolução de problemas 4 – Método de análise e solução de problemas / MASP 5 – 6 Sigma 6 – Pesquisa Operacional

13 A importância dos processos decisórios A partir de agora, com o início do curso de processos decisórios, você começará a perceber que este é um assunto corriqueiro no dia a dia das pessoas. A tomada de decisão acontece diariamente, a todo o momento até nas situações mais simples, como por exemplo, o que vamos fazer hoje para o jantar? Nos dias de hoje, com a competitividade cada vez mais acirrada entre as organizações, a todo momento, necessitamos tomar decisões sempre que estamos diante de um problema que apresenta mais de uma alternativa de solução. Mesmo quando, para solucioná-lo, possuímos uma única opção, poderemos ter a alternativa de adotar ou não essa opção. Este processo de escolher o caminho mais adequado à empresa, naquela circunstância, também é conhecido como Tomada de Decisão.

14 Os Administradores devem ter como objetivo em suas tomadas de decisão: –minimizar perdas, –maximizar ganhos e –alcançar uma situação em que, comparativamente, o gestor julgue que haverá um ganho entre o estado em que se encontra a organização e o estado em que irá encontrar-se, após implementar essa decisão.

15 Para que se tome a melhor decisão em determinadas situações de problema, cabe a tomador de decisão elaborar todas as alternativas possíveis desse do problema em questão, visando escolher o melhor caminho para otimizá-la e possibilitando à empresa crescer e desenvolver-se nesse contexto de competitividade tão agressiva.

16 “Uma pesquisa feita com diferentes tipos de organizações na América do Norte pela State University of Ohio, nos EUA, teve uma conclusão assustadora: os executivos erram a mão em mais de metade das decisões que tomam. E errar a mão, nesse caso, dói no bolso: técnicas equivocadas de tomada de decisão custam bilhões de dólares todo ano em tempo e dinheiro desperdiçados. A razão desse fenômeno, ao que parece, está na maneira como as decisões são tomadas” (Paul Nutt, 1998)

17 1 – O que é o processo decisório “Tomar decisões é o processo de escolher uma dentre um conjunto de alternativas” (Caravantes, 2005: 446) “ Uma decisão pode ser descrita, de forma simplista, como uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.” (Sobral, 2008: 98) “A tomada de decisão ocorre em reação a um problema. Isto é, existe uma discrepância entre o estado atual das coisas e o estado desejável que exige uma consideração sobre cursos de ação alternativos. (...)O conhecimento sobre a existência de um problema e sobre a necessidade de uma decisão depende da percepção da pessoa.” (Robbins, 2005: 111)

18 “(...)Embora tudo aquilo que um administrador faz envolva a tomada de decisões, isso não significa que todas as decisões sejam complexas e demoradas. Naturalmente, as decisões estratégicas têm mais visibilidade, mas os administradores tomam muitas pequenas decisões todos os dias. Aliás, quase sempre, as decisões gerenciais são de rotina. No entanto, é o conjunto dessas decisões que permite à organização resolver problemas, aproveitar oportunidades e, com isso, alcançar seus objetivos.” (Sobral, 2008: 100)

19 Ao estudar os princípios do Processo Decisório, seguindo seus preceitos básicos e aprendendo sua metodologia, você vai visualizar todas as etapas que envolvem este processo com clareza e oportunidade, usufruindo e beneficiando-se com cada conceito dessa importante área da Ciência da Administração.

20 Nossa expectativa é que, após o estudo da disciplina Processo Decisório, você, estudante, entenda que o seu conteúdo é de vital importância para a gestão de toda e qualquer organização. O Processo Decisório está vinculado à função de Planejamento, inserido no corpo maior da Ciência da Administração

21 No ambiente das organizações, duas variáveis estão sempre presentes: –a Informação e –a Comunicação. Ambas são extremamente importantes para facilitar a vida do gestor no contexto da tomada de decisão.

22 O valor da informação Os estudiosos em gestão afirmam que as decisões baseadas em informação apenas podem ser avaliadas em relação à sua qualidade quanto a informação das quais estão baseadas. – Computadores conseguem produzir uma quantidade tremenda de informação, mas o impacto dessa tecnologia será positivo de acordo com a qualidade da informação produzida, e não com sua quantidade. O comportamento da empresa é diretamente afetado, em termos de eficácia e eficiência, pela qualidade de suas decisões, as quais, por sua vez, são influenciadas pela qualidade das informações geradas, agindo com um processo integrado e sistêmico.

23 O papel do executivo na organização é tomar decisões sobre as atividades diárias que levem ao sucesso num futuro incerto. Para tanto, esta tarefa necessita de informação adequadas ao contexto. Portanto, percebe-se que o que está em questão é a qualidade da informação que associada à tecnologia da informática pode melhorar a qualidade da tomada de decisão na gestão das organizações

24 “É importante destacar que as informações podem atender a duas finalidades estratégicas: –para conhecimento dos ambientes interno e externo de uma empresa e –para atuação nestes ambientes (MORESI, 2000).”

25 A tomada de decisão na administração se tornou dependente da informação, e o computador e suas tecnologias – que e faz com que aumente cada vez mais a procura por informações, passando a ser uma atitude rotineira – têm aumentado muito a quantidade e a sofisticação das mesmas. Esta dinâmica da informação cada vez mais veloz e aguçada e o seu valor para a administração, estão trazendo vantagens competitivas em relação ao mercado concorrente bem como oportunidades no mercado como um todo.

26 Estudiosos em gestão chegam a dizer que é uma ferramenta indispensável para ser usada neste ambiente cada vez mais competitivo na qual as empresas estão inseridas. É importante destacar, que a primeira etapa desse fluxo é a determinação das necessidades de informação do tomador de decisão ou da organização.

27 De que informação você precisa? Como você obtém essa informação?

28 Como você viu, a Informação é fundamental para as organizações modernas pois oferece vantagens competitivas.

29 De que informação você precisa? Como você obtém essa informação? Administrando a informação Banco de dados

30 Lembrando que : informações de menos ou de má qualidade não ajudarão na tomada de decisão, enquanto informações demais certamente gastarão mais recursos e poderão prejudicar dados bons e úteis.

31 Numa organização, gestores precisam tomar decisões rotineiras e não rotineiras. Cada uma destas requer formas diferentes de informação. A maioria das decisões de negócios são de natureza rotineira. Veremos isto com mais profundidade nas próximas aulas.

32 Para Refletir! “ Em tempos antigos, o sal era tão precioso que se pagavam trabalhadores com ele. De onde, inclusive, surgiu a palavra salário. Depois, os homens foram convencionando, no transcorrer do tempo a considerar este ou aquele metal mais precioso. De um modo geral, aquele mais raro naquele momento. Hoje, a preocupação é ter o carro do ano, tapetes importados, roupas de grife. E existem pessoas que fazem coleções de objetos, livros, selos, perfumes. O importante é amontoar, ter bastante para mostrar com orgulho, como se fossem troféus conseguidos à custa de grandes esforços. No entanto, quando uma enfermidade chega, quando a solidão machuca, nenhum objeto, por mais precioso, por mais que o prezemos, conseguirá, espantar a doença, diminuir a solidão. São as pessoas com seu carinho, sua ternura, seus gestos simples, amizade, ternura, afeição que nos conferem forças para agüentar a dor e para espantar solidão. São as pessoas que nos dão calor com seu aperto de mão, seu abraço, sua presença, seu olhar, seu sorriso...” Ann Richards, ex-governador do estado do Texas.

33 Bibliografia Campos, Vicente Falconi TQC - Controle da Qualidade Total, 8 º Edição - 2004 Editora INDG Werkema, Cristina – Criando a Cultura Seis Sigma, Volume1, Qualitymark Editora Ltda Sobral, Filipe, Peci, Alketa – Administração Teoria e Prática no Contexto Brasileiro Pearson Prentice Hall, 2008 Centro Universitário Celso Lisboa – Introdução ao Processo de Decisão Notas de aula Prof. Fábio Gomes


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