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BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov. 2007.

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Apresentação em tema: "BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov. 2007."— Transcrição da apresentação:

1 BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov. 2007

2 Sucessos §Notáveis avanços em termos de expansão quantitativa, de eqüidade e de eficiência interna §Reformas no financiamento e na gestão proporcionaram maior eqüidade e racionalidade §Foram estabelecidas as bases para assegurar futuras melhoras na qualidade do ensino

3 Preocupações & Desafios §Despreparo dos professores e práticas pedagógicas inadequadas §Assimetrias entre regiões e redes de ensino §Mudanças no perfil demográfico §Sustentabilidade fiscal do sistema

4 Focalizar no papel dos professores como fator determinante no aproveitamento dos alunos [ curso superior como requisito para titulação de professores [ redução do número de professores com escolaridade secundária ou inferior [ Desenvolvimento de normas e sistemas para garantir a qualidade

5 ETAPAS DA CARREIRA DOCENTE PREPARAÇÃO ENTRADA NA VIDA PROFISSIONAL PROGRESSO NA CARREIRA

6 DIMENSÕES DE POLÍTICA PÚBLICA APRENDIZAGEM PARA TODAS AS CRIANÇAS PROFESSOR EFICAZ PREPARAÇÃO INCENTIVOS GERÊNCIA:  das Escolas  dos Sistemas DESENV. PROFISSIONAL

7 Preparação dos professores §Níveis heterogêneos de qualificação §Candidatos com baixas notas no vestibular §Formação de nível superior não garante qualidade

8 Desenvolvimento Profissional (DP) Ainda baseado no antigo paradigma de treinamento em serviço: l Dissociação entre formação inicial e formação em serviço l Poucas oportunidades de DP l Verticalizado, fora da escola l Pouco relacionado com as necessidades do professor na sala de aula l Pouco relacionado com os objetivos gerais das reformas l Raramente acompanhado ao nível da sala de aula

9 Gerência do Ensino A maneira como se realiza o gerenciamento dos professores nem sempre reforça o objetivo de “aprendizagem para todos” l em nível da escola l em nível do sistema

10 Como atrair professores qualificados: l Salários e condições de trabalho consistentes com o mercado Em um contexto de: l Estabilidade no cargo l Sistema de pensões l Horas diárias de trabalho l Férias Incentivos

11 §Meta: “Aprendizagem significativa para todos” l Visão do que é aprendizagem l Implicações para o professor (competências) l Implicações para a preparação e o desenvolvimento do professor §Estratégia: l Fazer convergir todos os elementos da política de professores para a meta destinada a criar sinergia e manter o foco

12 Preparação dos professores Aperfeiçoar o sistema de garantia de qualidade  Pontos de Intervenção Credencia- mento Inicial e Periódico do Programa de Formação PROVÃO ENTRADA NA VIDA PROFISSIONAL DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL FORMAÇÃO INICIAL Certificação Inicial do Professor Avaliação da Carreira e Recertifica- ção periódica do professor

13 §Focalizar no processo de ensino e aprendizagem l Clara definição das competências requeridas l Articulação entre teoria e prática l Pedagogia ativa e diferenciada, experimentação e diálogo l Avaliação do impacto sobre a aprendizagem l Incentivos para as metodologias e enfoques bem sucedidos §Intervenções complementares l Foco em resultados l Uso das novas tecnologias

14 Opções de Política

15 Desenvolvimento Profissional Um novo paradigma de DP dos Professores: l Processo de aprendizagem ao longo da vida l Foco na escola l Laboratório vivo de experiências l Vínculo do DP com os objetivos de reforma, melhoria das escolas e prestação de contas l Criação de uma comunidade profissional de aprendizagem

16 Gerenciamento dos Professores §Ao nível da escola l Organização da escola para a aprendizagem l Planos de Desenvolvimento da Escola (PDE) §Ao nível do sistema: l Recrutamento mais rigoroso l Certificação (inicial e periódica) de Professores l Carreira: Estágios probatórios “indução”, e tutoria Melhor gerenciamento dos professores contratados l Sistema de gerenciamento e disseminação de informações,

17 Remuneração e Incentivos §Aumentos salariais seletivos que vinculem a recompensa com esforço e desempenho §Estrutura de carreira que encoraje aprendizagem permanente, comportamentos desejados e impacto na sala de aula §Reforma administrativa e do sistema de pensões para assegurar a sustentabilidade e eficácia da estratégia para professores

18 O Brasil alcançou avanços notáveis e inovadores. Porém desafios ainda perduram, como: §Aprimorar mecanismos que assegurem coerência e qualidade. §Liberar o espaço fiscal para uma reforma do sistema de professores é uma prioridade urgente SÍNTESIS

19 GARANTIA DE QUALIDADE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL GERENCIAMENTO DOS PROFESSORES:  SISTEMA  ESCOLAS INCENTIVOS PROFESSOR EFICAZ Porém só uma abordagem integrada, sistemática e de longo prazo pode dar certo

20 FIM…...


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