A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

III Encontro de Partilhas Práticas Educativas de Cidadania 24 e 25 de Maio IPJ, Faro ENPAR2011 María Emília Brederode Santos Proposta Curricular de Educação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "III Encontro de Partilhas Práticas Educativas de Cidadania 24 e 25 de Maio IPJ, Faro ENPAR2011 María Emília Brederode Santos Proposta Curricular de Educação."— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro de Partilhas Práticas Educativas de Cidadania 24 e 25 de Maio IPJ, Faro ENPAR2011 María Emília Brederode Santos Proposta Curricular de Educação para a Cidadania 1º, 2º e 3º Ciclos

2 EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: QUE ESPAÇOS? Ponto da situação relativamente à Educação para a Cidadania na escola: Questão dos espaços Espaços curriculares no Básico – regresso à situação existente; no Secundário – alterações

3 Mas espaços de formação são de facto muito mais: - aprendizagem transversal; - organização e relações na escola - participação de alunos, professores, pais, outros…

4 Proposta curricular Ensino Básico encomendada Fev. entregue Julho apresentada publicamente Novembro disponível no site - http://sitio.dgidc.min-edu.pt/cidadania http://sitio.dgidc.min-edu.pt/cidadania e futuramente no site das Metas – www.metasdeaprendizagem.min-edu.ptwww.metasdeaprendizagem.min-edu.pt a trabalhar com escolas Consta de : Processos; Áreas Nucleares; Perfis de saída - quadro evolutivo Proposta curricular para o Sec. em preparação Recursos, parcerias… - Convite às ONG – Ler e comentar ficha

5 Processos-chave 1.Descentração e empatia 2.Pensamento crítico e criativo 3.Comunicação e argumentação 4.Participação

6 A. Direitos e responsabilidades B. Democracia, processos e instituições C. Identidades e diversidades D. Interdependência e mundialização Áreas Nucleares

7 Proposta curricular Áreas nucleares Processos - chave Perfis de saída

8 Áreas e Processos dominantes 1º Ciclo2º Ciclo3º ciclo A2A2 Saber que todos têm direitos e deveres – para com os próximos e para com as gerações futuras – (ambiente, património natural e cultural…). Conhecer a existência de textos fundamentais relativos aos direitos humanos, designadamente a Convenção dos Direitos da Criança. Conhecer os principais documentos relativos aos direitos humanos e reflectir sobre os seus princípios fundamentais. Perceber que os direitos humanos são uma construção que se pode completar e actualizar e as dificuldades que se colocam à sua adopção. A2A2 Compreender a necessidade de regras e do seu cumprimento. Participar no estabelecimento de regras ou na sua mudança. Compreender a importância da construção de regras de convivência e participar na sua construção. Resistir à pressão dos pares, recusando participar em acções que infrinjam os seus direitos ou de outros. Analisar regras e comportamentos sob o ponto de vista da justiça e equidade. Analisar criticamente o seu desempenho, no que se refere ao exercício dos direitos e deveres. Resistir à pressão de outros, recusando participar em acções que infrinjam os seus direitos ou de outros.

9 Áreas e Processos dominantes 1º Ciclo2º Ciclo3º ciclo A2A2 Estabelecer, cumprir acordos e compromissos e assumir responsabilidades. Assumir responsabilidades cívicas na turma, na escola e noutros contextos. Assumir os direitos e deveres que lhe competem no contexto da escola e da família e identificar outros que terão como adultos, designadamente na área profissional. AC1AC1 Respeitar os colegas independentemente das diferenças, em termos de capacidade, género, cultura, religião, língua e outras. Reconhecer e apreciar a fundamental semelhança de todos os seres humanos e a sua diversidade. Colaborar em projectos e dinâmicas que promovam o convívio e a compreensão intercultural. AC1AC1 Reconhecer formas de discriminação e propor vias de as superar. Reconhecer e recusar situações de discriminação. Reconhecer a existência de estereótipos e suas consequências negativas. Contribuir para identificar soluções face a fenómenos de discriminação ou de estereotipia.

10 Áreas e Processos dominantes 1º Ciclo2º Ciclo3º ciclo A1A1 Respeitar e cuidar dos espaços físicos e dos equipamentos da escola e da comunidade. Respeitar e cuidar do património colectivo da escola e da comunidade. Conhecer e contribuir para a defesa do património colectivo. AC2AC2 Conhecer manifestações do património cultural (lendas, histórias, danças e canções para crianças…). Desenvolver hábitos de consumo e de criação de bens e produtos culturais. Contribuir para a preservação, consumo e criação de bens e produtos culturais. AD12AD12 Adoptar e promover a adopção de hábitos de vida saudável. Valorizar comportamentos de vida saudável. Compreender as implicações sociais das questões da Saúde. AD124AD124 Priorizar necessidades e desejos em função dos recursos existentes. Gerir as finanças pessoais e participar na gestão financeira de iniciativas e projectos. Tomar decisões esclarecidas sobre consumo ou poupança.

11 Áreas e Processos dominantes 1º Ciclo2º Ciclo3º ciclo B2B2 Conhecer algumas datas e acontecimentos marcantes da história do país, designadamente ligados à construção da Democracia. Utilizar e dar sentido a marcos cronológicos significativos para Portugal e para a humanidade, designadamente ligados à construção da Democracia. Compreender processos de construção da Democracia em Portugal relacionando- os com outros, a nível europeu ou mundial. BD12BD12 Identificar e reproduzir os símbolos da identidade nacional e europeia. Compreender os valores da soberania nacional. Compreender os interesses nacionais num contexto mundial de interdependência. AB3AB3 Conhecer e saber recorrer a instituições públicas da comunidade. Perceber a importância da Constituição da República Portuguesa e conhecer direitos e deveres nela consagrados. Saber quais as principais instituições democráticas do Estado português e da União Europeia. Compreender a importância do papel regulador e fiscalizador das instituições e dos cidadãos. Saber como reclamar quando os seus direitos de Cidadania são lesados.

12 Áreas e Processos dominantes 1º Ciclo2º Ciclo3º ciclo B23B23 Distinguir factos de opiniões e comunicá-los, inclusive através dos media/TIC. Entender as diferenças de comunicação e uso da linguagem face a uma diversidade de suportes, situações e contextos. Explorar diferentes fontes de informação sobre assuntos controversos. Produzir mensagens em diferentes media/ TIC. B3B3 Reconhecer formas de persuasão, nomeadamente através da publicidade. Ler, interpretar e produzir mensagens, nomeadamente de carácter persuasivo (publicidade e propaganda). Reconhecer a importância dos media/TIC na sociedade. ABC1234ABC1234 Colocar-se “na pele de outrem”, sabendo escutar e respeitar as perspectivas dos outros. Participar em debates, respeitando as regras do debate democrático, fundamentando as suas opiniões e respeitando as dos outros. Questionar as suas opiniões e pontos de vista por confronto com outros. Participar em debates seleccionando informação para sustentar a sua argumentação e tomada de decisões.

13 Áreas e Processos dominantes 1º Ciclo2º Ciclo3º ciclo B4B4 Representar outros e fazer-se representar por outrem. Utilizar formas de decisão democrática, designadamente o voto. Procurar atingir consensos em contexto de representação. Participar em iniciativas de instituições ligadas ao poder local, nacional e internacional. Participar na gestão executiva e pedagógica da escola. AC12AC12 Colaborar, trabalhar em grupo e participar em actividades colectivas da turma ou da escola. trabalhar em equipa e envolver-se em actividades colectivas, reflectindo sobre questões que lhes estejam associadas. Valorizar o voluntariado e o associativismo como forma de organização dos indivíduos em torno de objectivos comuns. Envolver-se e comprometer-se em projectos que contribuam para a melhoria da vida dos cidadãos.

14 Áreas e Processos dominantes 1º Ciclo2º Ciclo3º ciclo C134C134 Colaborar na resolução de conflitos de forma positiva. Resolver conflitos de forma positiva e agir face à agressão. Cooperar para resolver e mediar conflitos. CD124CD124 Interessar-se pelos problemas do mundo exterior à escola, mundo próximo e distante. Identificar e compreender situações de desigualdade socioeconómica entre diversas regiões do mundo. Conhecer projectos de cooperação internacional que visem a melhoria das condições de vida das populações e dos cidadãos. Compreender os efeitos mais visíveis das interdependências naturais e sociais do mundo.

15 TEMAS TRANSVERSAIS Aprendizagens esperadas no final do Ensino Básico: Têm-se desenvolvido temas de pertinência social actual que se podem enquadrar na Educação para a Cidadania, assim a concretizando no seu domínio específico: Educação para os Direitos Humanos; Educação Ambiental/Desenvolvimento sustentável; Educação para o Desenvolvimento; Educação para a Igualdade de Género; Educação para a Saúde e a Sexualidade; Educação para os Media; Educação do Consumidor; Educação Intercultural; Educação para a Paz; […]

16 Para aceder ao questionário utilize o link http://area.dgidc.min-edupt/parceria_ong/login.asphttp://area.dgidc.min-edupt/parceria_ong/login.asp


Carregar ppt "III Encontro de Partilhas Práticas Educativas de Cidadania 24 e 25 de Maio IPJ, Faro ENPAR2011 María Emília Brederode Santos Proposta Curricular de Educação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google