A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem"— Transcrição da apresentação:

1 1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem
EMEB PROFESSOR OSNI DE MEDEIROS RÉGIS 1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem

2 JUSTIFICATIVA A questão ambiental se torna cada vez mais urgente para a sociedade e a preservação do meio ambiente é inevitável. O futuro da humanidade depende do equilíbrio do meio. Há uma grande preocupação em trabalharmos com esse assunto, realizando atividades educacionais as quais despertem nas crianças o interesse e a conscientização dos benefícios de se cuidar dele num todo. Observando o cotidiano das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Educação Básica Professor Osni de Medeiros Regis e fazendo uma análise sobre o assunto, faz-se necessário uma abrangência.

3 OBJETIVO GERAL Este tema está incluso no projeto da Escola Osni de Medeiros Regis e utilizarei o mesmo no “PRO LETRAMENTO”. Trazendo como principal objetivo trabalhar o meio social onde a criança vive e suas questões ambientais, deixando claro a importância de se ter um ambiente limpo e saudável em todas as esferas ( escola, casa, na rua). Mostrando o quando é importante cuidar do ambiente, que a água é essencial para a vida na terra, salientando a necessidade de proteção de espécies tanto vegetal quanto animal. Mostrando alguns danos já causados e os que podem ainda ocorrer, se não forem tomadas algumas medidas de prevenção Esclarecer aos alunos e seus familiares sobre as formas de reciclagem e valorizar a água como fonte de vida, promovendo mudanças de comportamentos assegurando melhor qualidade de vida a comunidade.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na sociedade sócio ambiental. Comprometer-se com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade. Trabalhar com a formação de valores, com atitudes, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos de forma interdisciplinaridade. Transformar atitudes e comportamentos dos alunos e da comunidade. Aprender a preservar. Amenizar efeitos e alterações ambientais e garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

5 Compreender a existência de normas, valores e convenções sociais.
CONTEÚDOS: Compreender a existência de normas, valores e convenções sociais. Ter atitudes consigo mesmo e com os outros. Ter atitudes de valores de manutenção e preservação de espaços coletivos e do meio ambiente Valorizar o cuidado do ambiente para a qualidade de vida humana. Conhecer alguns cuidados básicos com os pequenos animais e vegetais por meio de sua criação e cultivo Ampliar o vocabulário oral incorporando novas palavras e expressões. Relatar suas vivências nas diversas situações trabalhadas Apropriar-se da leitura nos mais diversos contextos Identificar espessuras, texturas, cores e formas presentes na natureza Utilizar a contagem oral e registra-las nas diferentes brincadeiras e situações. Interagir com outras crianças e outras pessoas em contextos coletivos de qualidade. Brincar. Manipular e explorar diferentes materiais produzidos e presentes na natureza. Diferenciar tipos de lixo Confeccionar brinquedos e objetos utilizando-se de recursos da natureza e do lixo reciclado. Observar e identificar suas próprias produções como também a dos colegas. Produzir um jardim. Apreciação de músicas diversas. Apreciação de sons produzidos pela natureza.

6 DESENVOLVIMENTO As atividades realizadas serão bastante amplas e diversificadas, iremos trabalhar de maneira que desperte na criança bastante interesse e propicie assim o aprendizado trazendo para a sala de aula bastante novidades, atividades curiosas, lúdicas, materiais a serem confeccionados. Leitura compartilhada- temas ambientais. Leitura- história dos três carneirinhos e o lobo “adaptada” Lista de palavras. (tema) Confecção de cartaz- tempo de decomposição de materiais ( trazidos por eles) Pintura com guache - tipos de lixos Orgânico Hospitalar Eletrônico Metal Papel Vidro

7 Registro do conteúdo do mesmo
Plástico Registro do conteúdo do mesmo Falar que muitas famílias vivem do lixo reciclável Explicar o que é coleta seletiva Caça palavras Falar da água sua importância Dia da árvore ( preservação , que serve de abrigo para pássaros, cultivo de frutos, flores e sombra. Passeio Caixa de compostagem ( aproveitamento do lixo orgânico) Atividades em folha Plantar flores fazendo um jardim em frente a escola, fazer com que cada criança da escola plante sua plantinha. Falarei do lixo e as cores correspondentes, depois escreverei e dividirei o tema aos alunos, após o sorteio cada aluno irá dirigir-se ao seu grupo, vamos lá fora e cada grupo pintará. Músicas Confecção de alfabeto móvel utilizando material reciclado. Vai e vem (pet) Biboque (pet)

8 Confecção de alfabeto móvel utilizando material reciclado.
Passeio Caixa de compostagem ( aproveitamento do lixo orgânico) Atividades em folha Plantar flores fazendo um jardim em frente a escola, fazer com que cada criança da escola plante sua plantinha. Falarei do lixo e as cores correspondentes, depois escreverei e dividirei o tema aos alunos, após o sorteio cada aluno irá dirigir-se ao seu grupo, vamos lá fora e cada grupo pintará. Músicas Confecção de alfabeto móvel utilizando material reciclado. Vai e vem (pet) Biboque (pet)

9 RECURSOS Sala de aula Pátio Espaço externo para exposição das atividades Giz de cera Lápis de cor Rolo de papel higiênico Cartolina Algodão Garrafa pet Flores Terra Prego Restos de alimentos Folhas

10 Tampinha de garrafa Fita adesiva Fita plástica Fita durex colorida Papel pardo Vidro Borracha Frauda descartável Tecido Pneu Papel Plástico Revistas

11 TEMPO ESTIMADO: de junho a dezembro
Chicletes Bituca de cigarro Fio de nylon Cordinha de nylon Tinta guache Livros Jornais TEMPO ESTIMADO: de junho a dezembro

12 AVALIAÇÃO: Será diagnóstica, somatória, coletiva e individual, através do conteúdo aplicado e da realização das atividades propostas.


Carregar ppt "1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google