A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede Social de Sustentabilidade Apresentação Escola com Celular é um projeto inovador que parte da constatação de que o telefone móvel é muito mais do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede Social de Sustentabilidade Apresentação Escola com Celular é um projeto inovador que parte da constatação de que o telefone móvel é muito mais do."— Transcrição da apresentação:

1

2 Rede Social de Sustentabilidade

3 Apresentação Escola com Celular é um projeto inovador que parte da constatação de que o telefone móvel é muito mais do que um aparelho de comunicação para os adolescentes e jovens. Ele é um objeto de desejo que facilita a sua integração e a socialização.

4 Projeto O projeto fomenta temas ligados à sustentabilidade na cidade. Em uma espécie de imersão em suas comunidades, os alunos podem estudar temas como “água e energia”, “resíduos e consumo”, o “princípio dos 3Rs”, doenças associadas à urbanização etc. O resultado das observações é transformado em conteúdos públicos disponibilizados em uma rede social.

5 Projeto O celular é o instrumento de apoio às atividades, tanto em sala de aula como fora dela, e serve como suporte para o registro e acesso à informação e comunicação das descobertas e dos aprendizados.

6 Importância O projeto propõe: incorporar novas práticas digitais e tecnologias aos projetos pedagógicos; utilizar os dados da realidade para estimular as aprendizagens descritas no currículo escolar; estimular a participação e o convívio social na escola e na cidade; praticar a inclusão digital com base nas premissas de mobilidade, conectividade e sustentabilidade.

7 Premissas O eixo norteador é “sustentabilidade”. É acompanhado por um curso de apoio aos professores para a implementação do projeto e o desenvolvimento das aprendizagens previstas no currículo. Permite a proposição de projetos interdisciplinares. Utiliza os telefones celulares dos alunos e as tecnologias disponibilizadas nas escolas.

8 SMS No projeto os telefones celulares dos professores e alunos são utilizados para: Comunicação – SMS com tarefas, “pílulas de informações” e feedback das atividades para os alunos. Registro de observações – por meio de vídeos, fotos e mensagens. Importante: as mensagens são exclusivamente relacionadas às atividades do projeto, são gratuitas e em número limitado.

9 SMS Exemplo de pílulas e perguntas enviadas aos professores e alunos: ECC Você sabia que folhas e restos de árvores não são “lixo” e podem ser aproveitados para a produção de adubos? Vamos tornar o solo mais fértil? ECC ola pessoal! Para responder as perguntas basta digitar ECC + numero da pergunta + sua resposta! Exemplo: ECC 1 Sim ! ECC 2 Você fecha a torneira enquanto escova os dentes? Lembre-se para responder: ECC + 2 + sua resposta! ECC 3 Você desliga aparelhos eletrônicos quando não estão em uso? Obs.: As mensagens de texto não aceitam acentuação.

10 Em síntese, as principais atividades: 1. Curso para apoiar os professores na implementação do projeto 2. Customização da plataforma web com rede social e mapa 3. Propostas de estudo de campo (dentro e fora da escola) 4. Socialização dos resultados com a comunidade

11 Curso para professores O objetivo do curso é assessorar os professores a implementar o projeto.  Modalidade: EAD  Suporte pedagógico: tutor e/ou central de atendimento  Web aulas  Atividades de leitura  Fóruns de discussão: interação com outros professores e trocas de experiências  Certificação Fundação Vanzolini

12 Home do projeto

13 Web aulas

14 Rede Social

15 Rede Social: Álbum de fotos

16 Macrocronograma Reunião com gestores e equipes para detalhamento das atividades Março Disponibilização e aplicação do questionário eletrônico de perfil Abril Consolidação do relatório pesquisa de perfil e discussão dos resultados Maio Inscrições de professores Maio Início do curso para educadores Junho Inscrições para alunos Junho Atividades com alunos – fase 1 Agosto Atividades com alunos – fase 2 Setembro Atividades com alunos – fase 3 Outubro Encerramento do curso Novembro

17 Competências curriculares

18 Gêneros textuais narrativos (características e situações de comunicação) Os seres vivos e os fatores não-vivos do ambiente Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais Ciclos da natureza; Tempo histórico, objetos sociais e leitura de paisagens; Espaço geográfico 1º Leitura, escrita e oralidade em diferentes situações de comunicação Reconhecer aspectos relevantes no uso da água e em medidas para o uso racional de recursos materiais Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais Cartografia; Mapas; Orientação relativa; Coordenadas Geográficas 2º Discurso artístico; e gêneros narrativos articulados por projetos; Construção de projeto artístico Qualidade de vida; Poluição do ar, do solo e da água; Saneamento básico Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais 3º Discurso artístico; e gêneros narrativos articulados por projetos; Construção de projeto artístico Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais 4º 6º Ano Língua PortuguesaCiênciasGeografiaArtes Relações alimentares – produtores, consumidores e decompositores Os destinos do lixo; O consumo consciente e a importância dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar)

19 Narrar e relatar (conteúdos de leitura, escrita e oralidade); Textos jornalísticos Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais O desenho e a potencialidade do registro nas linguagens artísticas Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais 1º Relato, notícia e relato de experiência; Leitura, escrita e oralidade dos gêneros em situações de comunicação Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais 2º Discurso jornalístico; Gênero “Relatar” articulado por projeto; Construção de projeto jornalístico Recuperação de ambientes aquáticos, aéreos e terrestres degradados Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais 3º Discurso jornalístico: diferentes formas de representação Ser humano e saúde; Parasitas humanos e os agravos à saúde; Vírus Não há conteúdos correlacionados às questões ambientais 4º 7º Ano Língua PortuguesaCiênciasGeografiaArtes

20 Pesquisa – perfil de uso de tecnologias Acesse: www.vanzolini-ead.org.br/pesquisa Login: CPF sem pontos e sem traço Senha: CPF sem pontos e sem traço

21 Gestão de Tecnologias Aplicadas à Educação Fundação Carlos Alberto Vanzolini Rua Venâncio Aires, 417/419 – Vila Pompeia www.vanzolini-ead.org.br Contato www.escolacomcelular.org.br contato@escolacomcelular.org.br www.escolacomcelular.org.br contato@escolacomcelular.org.br


Carregar ppt "Rede Social de Sustentabilidade Apresentação Escola com Celular é um projeto inovador que parte da constatação de que o telefone móvel é muito mais do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google