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Organização.

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Apresentação em tema: "Organização."— Transcrição da apresentação:

1 Organização

2 Organização Processo de Organização Divisão do Trabalho
Autoridade, delegação e descentralização Departamentalização

3 INTRODUÇÃO Uma organização é um sistema de recursos que procura alcançar objetivos. O processo de definir quais objetivos a organização pretende alcançar, com quais recursos, chama-se planejamento.

4 INTRODUÇÃO Organizações são unidades sociais ou agrupamentos humanos intencionalmente construídas e reconstruídas a fim de atingir objetivos específicos; Uma organização constitui um organismo social vivo e sujeito a mudanças.

5 INTRODUÇÃO Três razões explicam a existência de organizações: sociais, materiais e efeito sinergístico

6 RAZÕES SOCIAIS Seres humanos são gregários e necessitam de relacionamentos com outras pessoas para viver; As pessoas se organizam em sociedade devido a essas necessidades de relacionamento; As pessoas buscam satisfações sociais que somente as organizações podem atender;

7 RAZÕES MATERIAIS As pessoas se organizam para alcançar três coisas que não conseguiriam sozinhas: Aumento de habilidades Compressão de tempo Acumulação de conhecimento

8 EFEITO SINERGÍSTICO A palavra “sinergia” vem do grego e significa trabalho em conjunto; As organizações apresentam um efeito multiplicador das atividades dos seus membros; O resultado da tarefa organizacional é maior do que a simples soma das tarefas individuais.

9 Toda organização tem uma ESTRUTURA organizacional.
A estrutura organizacional DEFINE O TRABALHO que as pessoas, como indivíduos ou integrantes de grupos, devem realizar. Organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que FACILITE A REALIZAÇÃO DOS PLANOS.

10 Organizar é, como todas as funções da administração, um processo de
PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO Organizar é, como todas as funções da administração, um processo de tomar decisões. As principais etapas no processo de organizar são: - Analisar os objetivos e o trabalho a serem realizados; - Dividir o trabalho; - Definir as responsabilidades pela realização do trabalho;

11 - Desenhar a estrutura organizacional.
- Definir os níveis de autoridade; - Desenhar a estrutura organizacional.

12 PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO
Definição de Responsabilidades Divisão do Trabalho Desenho da Estrutura Organizacional Análise dos objetivos Definição da Autoridade

13 Princípios Básicos de Organização
1. Divisão do trabalho. 2. Especialização. 3. Hierarquia. 4. Amplitude administrativa.

14 1. DIVISÃO DO TRABALHO É o processo por meio do qual uma tarefa é dividida em partes, cada uma das quais é atribuída a uma pessoa ou grupo de pessoas (departamentos). Departamentos: Unidades; Setores; Divisões; Gerências; Diretorias; Seções ou áreas.

15 DIVISÃO DO TRABALHO Cada departamento realiza UMA PARTE DO TRABALHO TOTAL, que é necessária para a realização dos objetivos.

16 - Padronização e simplificação
- Maior especialização e detalhamento das tarefas. - Melhor aproveitamento do trabalho especializado por meio da departamentalização

17 As conseqüências da divisão do trabalho:
1. Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido. 2. Maior eficiência da organização, como resultante do item anterior. 3. Redução dos custos de produção, principalmente os de mão-de-obra e de materiais diretos.

18 DIVISÃO DO TRABALHO Com a divisão do trabalho, a organização empresarial passa a desdobrar-se em TRÊS NÍVEIS ADMINISTRATIVOS que compõem o aparato administrativo necessário para dirigir a execução das tarefas e operações. Nível Institucional: composto por dirigentes e diretores da organização. Nível Intermediário: ou nível do meio do campo, composto por gerentes. Nível Operacional: composto dos supervisores que administram à execução das tarefas e operações da empresa.

19 2. ESPECIALIZAÇÃO Como consequência do princípio da divisão do
trabalho, surge a especialização: cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.

20 DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES
Responsabilidades são as OBRIGAÇÕES ou DEVERES das pessoas pela realização de tarefas ou atividades. O conjunto das tarefas pelas quais uma pessoa é responsável chama-se CARGO.

21 DEFINIÇÃO DE RESPONSABILIDADES
UM CARGO É A MENOR UNIDADE DE TRABALHO da estrutura organizacional. Um cargo consiste em um conjunto de tarefas ou atividades que uma pessoa (ocupante do cargo) deve desempenhar. Normalmente um DEPARTAMENTO é um AGREGADO DE CARGOS.

22 AUTORIDADE Direito que os chefes têm de dirigir ou
comandar o comportamento dos integrantes de sua equipe. Poder de utilizar ou comprometer os recursos organizacionais. Hierarquia e amplitude de controle.

23 AUTORIDADE Coordenador de Projetos de Pesquisa Pesquisadores
Bibliográficos Pesquisadores de Campo Analista e Redatores

24 3. HIERARQUIA A autoridade divide-se verticalmente, em NÍVEIS.
As pessoas que estão em determinado nível TÊM AUTORIDADE sobre as que estão no nível inferior. (empresa familiar) Inversamente, em qualquer nível, as pessoas reportam-se para as que estão acima.

25 HIERARQUIA Presidente Diretores Gerentes Supervisor de Primeira Linha
Equipes Autogeridas

26 4. AMPLITUDE DE CONTROLE O número de pessoas subordinadas a um gerente que define a amplitude de controle, ou amplitude de comando desse gerente. Normalmente a amplitude não é padronizada.

27 - Similaridade das funções supervisionadas
FATORES QUE AFETAM A EFICÁCIA DA AMPLITUDE DO CONTROLE - Similaridade das funções supervisionadas - Proximidade dos subordinados - Complexidades das funções subordinadas - Direção e controle requeridos pelos subordinados

28 CENTRALIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO
A centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próximo ao topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização.

29 CENTRALIZAÇÃO A centralização enfatiza as relações escalares, isto é, a cadeia de comando. A organização é desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo possui a mais alta autoridade e que a autoridade dos demais indivíduos é escalada para baixo, de acordo com sua posição relativa no organograma.

30 A cadeia escalar ou cadeia de comando está intimamente relacionada
com a unidade de comando. Vantagens: - As decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa; - Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.

31 - As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais;
A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais; Certas funções - como compras e tesouraria - permitem maior especialização e vantagens com a centralização. Maior uniformidade em termos de processos técnicos e administrativos. Maior segurança nas informações; - Decisões estratégicas mais rápidas;

32 Desvantagens: As decisões são tomadas na cúpula que está distanciada dos fatos e das circunstâncias. Os tomadores de decisão no topo têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas. As linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional. As decisões passam pela cadeia escalar, envolvendo pessoas intermediárias e possibilitando distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões.

33 DESCENTRALIZAÇÃO A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização. A tendência moderna é no intuito de descentralizar para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos. O princípio que rege a descentralização é assim definido: a autoridade para tomar ou iniciar a ação deve ser delegada tão próxima da cena quanto possível.

34 O grau de descentralização é tanto maior quanto:
1. As decisões sejam tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia. 2. As decisões mais importantes sejam tomadas nos níveis mais baixos da hierarquia. 3. Menor a supervisão sobre as decisões tomadas. A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões. Ocorre quando nenhum controle direto é feito ao tomar-se uma decisão. A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões.

35 Clássico Processo de Descentralização da GM
Pequenos empreendimentos juntamente com seus donos foram adquiridos pelo presidente da GM que substitui-os por gerentes profissionais, criando diferentes divisões (Chevrolet, Pontiac, Frigidaire... = um tipo de carro para cada bolso)

36 Vantagens: A descentralização permite que as decisões sejam tomadas pelas unidades situadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando um considerável aumento de eficiência. - Os gerentes ficam mais próximos do ponto onde se devem tomar as decisões - A descentralização corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas à matriz ou aos supervisores distantes. As pessoas que vivem os problemas são as mais indicadas para resolvê-l os no local, economizando tempo e dinheiro.

37 - Aumenta a eficiência e a motivação, aproveitando melhor o tempo e a aptidão
dos funcionários, evitando que fujam à responsabilidade, por ser mais fácil recorrer à matriz ou ao chefe - Melhora a qualidade das decisões à medida que seu volume e complexidade se reduzem, aliviando os chefes principais do excesso de trabalho decisório. Os altos funcionários podem concentrar-se nas decisões de maior importância, deixando as menores decisões para os níveis mais baixos.

38 - Reduz a quantidade de papelório do pessoal dos escritórios centrais e os
gastos respectivos. Além disso, ganha-se tempo: toma-se na hora uma decisão que levaria vários dias para ser comunicada. - Os gastos de coordenação podem ser reduzidos devido à maior autonomia para tomar decisões: Isso requer o estabelecimento de uma estrutura organizacional bem definida, além de políticas da companhia definindo até que ponto as unidades subsidiárias podem tomar suas decisões.

39 Desvantagens: Falta de uniformidade nas decisões: A padronização e a uniformidade favorecem a redução de custos operacionais. A descentralização provoca perda de uniformidade nas decisões. Porém, reuniões de "coordenação" entre os escritórios centrais e o pessoal regional que desempenha a mesma função podem reduzir esse problema.

40 Desvantagens: 2. Insuficiente aproveitamento dos especialistas: Em geral, os maiores especialistas de staff estão concentrados nos escritórios centrais. Com a descentralização, a tendência é pensar que já não se necessita da assessoria da matriz. O staff da matriz pode ser adequadamente utilizado desde que a direção defina as relações entre a matriz e o campo de atividades, a fim de encontrar o melhor equilíbrio entre as vantagens de aguardar a chegada do Assessoramento superior e a ação no mesmo lugar.

41 Desvantagens: 3. Falta de equipe apropriada no campo de atividades: Ao proceder-se a descentralização, deve-se prover o treinamento. O melhor meio consiste na designação paulatina de funções, comprovando com regularidade a atuação para certificar-se de que as funções existentes foram assimiladas antes de acrescentar outras novas.


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