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A GESTÃO DE PROCESSOS NA INFRAERO Brasília, setembro/2010.

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Apresentação em tema: "A GESTÃO DE PROCESSOS NA INFRAERO Brasília, setembro/2010."— Transcrição da apresentação:

1 A GESTÃO DE PROCESSOS NA INFRAERO Brasília, setembro/2010

2 ROTEIRO 1. A EMPRESA 2. O PROJETO 3. DIFICULDADES ENFRENTADAS 4. RESULTADOS ALCANÇADOS 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

3 1. A EMPRESA

4 MISSÃO Prover infraestrutura e serviços aeroportuários e de navegação aérea, contribuindo para a integração nacional e o desenvolvimento sustentável do país.

5 VISÃO Ser reconhecida pela excelência da infraestrutura e dos serviços aeroportuários e de navegação aérea.

6 ESTRUTURA SEDE REGIONAIS (9) AEROPORTOS ADMINISTRADOS (67) GRUPAMENTOS DE NAVEGAÇÃO AÉREA (69) UNIDADES TÉCNICAS DE AERONAVEGAÇÃO (51) TERMINAIS DE CARGA AÉREA (34) COLABORADORES (11.000)

7 Superintendência Regional do Noroeste Superintendência Regional do Norte Superintendência Regional do Nordeste Superintendência Regional do Centro-Leste Superintendência Regional do Sudeste Superintendência Regional do Rio de Janeiro Superintendência Regional de São Paulo Superintendência Regional do Sul Superintendência Regional do Centro-Oeste DISTRIBUIÇÃO DAS REGIONAIS

8 Requisitos dos clientes Requisitos regulatórios Macroprocessos de Negócios Operação com passageiros e bagagens Operação com aeronaves Entradas Manutenção de infraestrutura Segurança Relac. com o Cliente Contratações Macroprocessos de Suporte Serviços com qualidade e Infraestrutura Aeroportuária e de Navegação Aérea adequadas à demanda Saídas Desenvolvimento de Infraestrutura Varejo Aeroportuário Operação com carga Gestão de RH Financeiro Desembarque Decolagem Pouso Embarque Carga Nacional Exportação Importação Requisitos das demais partes interessa- das Estratégia Empresarial Gestão de Suprimento Gestão da Informação Relac. com a Sociedade Gestão de Riscos Suporte Jurídico Serviços auxi de navegação aérea VISÃO SISTÊMICA DOS MACROPROCESSOS

9 2. O PROJETO

10 MOTIVAÇÃO OBJETIVO ESTRATÉGICO 6 MELHORIA DA PRODUTIVIDADE DA INFRAERO. Iniciativas: Mapeamento dos processos finalísticos (processos de negócio) ; Revisão dos principais processos de apoio; Elaboração de plano de ação para implantação das melhorias dos processos finalísticos.

11 Identificar a rede de processos da INFRAERO; Identificar e classificar os processos críticos de negócios segundo o impacto para o resultado da organização; Analisar e melhorar o desempenho desses processos; Implantar sistema de medição de desempenho dos processos melhorados. OBJETIVOS DO PROJETO

12 Formação e capacitação da equipe do projeto; Identificação da rede de processos da Infraero; Identificação e priorização dos processos de negócio críticos; Mapeamento desses processos; ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO

13 Análise da situação atual e proposição de melhorias; Elaboração de planos de ação para implementação das mudanças; Construção de indicadores de desempenho e metas; Monitoramento da execução dos planos de ação. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO

14 CONDUÇÃO DO PROJETO SEDE: Coordenação de Suporte à Gestão de Processos, subordinada à Superintendência de Planejamento e Gestão, com o apoio de colaboradores capacitados e de preferência, com experiência em gestão de processos. REGIONAIS E AEROPORTOS: Gerentes de Planejamento e Gestão, com o apoio de colaboradores capacitados e de preferência, com experiência em gestão de processos.

15 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Patrocínio da alta direção; Plano de comunicação eficaz; Forte capacitação dos colaboradores, e Acesso às informações.

16 APRESENTAÇÃO À ALTA E MÉDIA DIREÇÃO Apresentação aos Superintendentes e Gerentes da Sede - reunião do dia 22.04.08.

17 APRESENTAÇÃO AO CORPO FUNCIONAL

18 MULTIPLICADORES DO CONHECIMENTO Em cada órgão da INFRAERO foi escolhido um representante para disseminar a metodologia de Análise e Melhoria de Processos.

19 PERFIL DO MULTIPLICADOR Conhecimento básico em análise e melhoria de processos; Bom relacionamento interpessoal na área; Capacidade de análise crítica; Imparcialidade; Iniciativa; Disponibilidade.

20 CURSO “ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS”

21 CURSO “INDICADORES DE DESEMPENHO” Os exercícios são com base em casos concretos, considerados críticos pelos gestores da Infraero. TEORIA alinhada à PRÁTICA

22 DIVULGAÇÃO AO CORPO FUNCIONAL PRPG Informa; Destaque; INFRANET – Portal do Projeto; Revista Infraero; Jornais especializados.

23 PRPG INFORMA Conforme programação estabelecida, em 25/08, segunda-feira, foi realizado o lançamento do projeto Mapeamento de Processos junto à Superintendência Regional do Centro Oeste – SRBR e durante toda a semana foram realizadas as entrevistas com os Gerentes daquela dependência para identificação dos processos de trabalho com a participação de representantes de Superintendências da Sede que já foram treinados na metodologia. A experiência está sendo positiva por proporcionar uma maior integração entre empregados de uma mesma área da Sede e de uma regional e a oportunidade de conhecimento da realidade do trabalho executado no nível operacional. Lembramos que já está disponível o site Análise e Melhoria de Processos que pode ser acessado pelo caminho www.infranet.gov.br/mapeamento ou simplesmente clicando no banner correspondente localizado na infranet. “Fatores críticos de sucesso são condições essenciais para que um processo de trabalho seja desempenhado com êxito” (Extraído do livro O Processo nosso de cada dia – Maranhão, Mauriti e Macieira, Maria Elisa Bastos)‏

24 DESTAQUE INFRAERO DÁ CONTINUIDADE AO PROJETO DE MAPEAMENTO DE PROCESSOS Começou na Sede a 2ª etapa do Mapeamento de Processos.Na data de conclusão da primeira etapa foi alcançado 92,26% de realização. O bom resultado foi possível graças ao esforço e empenho dos representantes de cada Superintendência da Sede, treinados na metodologia de Análise e Melhoria de Processos que está sendo adotada na Infraero. A 2ª etapa deve ser concluída até o final de novembro. Serão elaborados os Planos de Ação para implementação das soluções propostas para melhoria dos processos analisados, o preenchimento da Matriz de Relacionamento identificando as interfaces do processo analisado com outros processos da organização, o tratamento das interfaces críticas por meio de reuniões com as áreas envolvidas e a elaboração de indicadores para monitoramento dos processos. Até o fim do ano o projeto de Mapeamento de Processos será lançado nas Superintendências Regionais do Norte e do Nordeste, e também no Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas.

25 INFRANET–PORTAL DO PROJETO

26 REVISTA INFRAERO

27 JORNAIS ESPECIALIZADOS Infraero busca a excelência no desempenho A Infraero, preocupada em atingir a excelência na administração da rede de 67 aeroportos, realiza, desde junho, o trabalho de análise e melhoria de seus processos. Com o envolvimento de funcionários de todas as áreas, a empresa está mapeando os processos internos para uniformizar os procedimentos e, assim, possibilitar maior integração entre as diversas unidades e melhorar o seu próprio desempenho. O objetivo final é oferecer melhor serviço à comunidade, aos passageiros e aos usuários dos aeroportos da rede. O objetivo final do mapeamento dos processos é oferecer um melhor serviço à comunidade, aos passageiros e aos usuários dos aeroportos da rede. O trabalho começou pela sede da empresa, em Brasília, e está sendo gradativamente estendido às dependências. Confins, Manaus e Brasília já iniciaram o trabalho. Nos próximos dias é São Paulo que começa e até o fim do ano Rio de Janeiro e Porto Alegre se integram ao processo. A condução dos trabalhos e a capacitação dos funcionários estão sendo feitas pela Superintendência de Planejamento e Gestão. Na última sexta-feira (29/8), foi criada a Comissão Permanente de Gestão de Processos, que irá consolidar o levantamento e acompanhar a aplicação dos processos e dos planos de ação. Na avaliação da presidente da comissão, Leopoldina Colares, o mapeamento permitirá à empresa preparar-se para os novos desafios, com foco na excelência e na modernização. “O monitoramento de processos pode servir de base para a elaboração do quadro de pessoal, que se encontra em andamento, para a revisão da estrutura organizacional e concepção de um novo modelo de gestão”, explica Leopoldina. Fonte: Jornal de Turismo http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/6-aviacao/18287-infraero-busca-a-excelencia-no-desempenho.html

28 REUNIÕES REUNIÕES DE PONTO DE CONTROLE Mensalmente era realizada uma reunião com os representantes dos órgãos da Sede.

29 3. DIFICULDADES ENFRENTADAS

30 Escassez inicial de recursos (humanos e materiais); Indisponibilidade de tempo de representantes das áreas; Mudança na Alta Direção; Colaboradores sem atender ao perfil exigido.perfil exigido DIFICULDADES ENFRENTADAS

31 4. RESULTADOS ALCANÇADOS

32 CAPACITAÇÃO DE PESSOAL 1. Curso Análise e Melhoria de Processos UnidadePeríodo Carga Horária Turmas Multiplicadores treinados SEDE 06/06/0820 hs/aula256 18/07/0820 hs/aula139 TOTAL SEDE: 95 SBCF13/06/0820 hs/aula129 SRMN/SBEG25/07/0820 hs/aula142 SRBR/SBBR05/09/0820 hs/aula140 SRGR/SBGR12/09/0820 hs/aula134 SRBE e Aeroportos 12/11/0820 hs/aula134 SRRF e Aeroportos 26/11/0820 hs/aula144 TOTAL REGIONAIS / AEROPORTOS: 223 TOTAL GERAL: 318

33 CAPACITAÇÃO DE PESSOAL 2. Curso Indicadores de Desempenho UnidadePeríodo Carga Horária Turmas Multiplicadores treinados SEDE08/08/0812 hs/aula 245 TOTAL SEDE: 45 SRBR/SBBR07 e 08/10/0812 hs/aula129 SRGR/SBGR21 e 22/10/0812 hs/aula136 SRBE e Aeroportos 13 e 14/11/0812 hs/aula134 SRRF e Aeroportos 27 e 28/11/0812 hs/aula144 TOTAL REGIONAIS / AEROPORTOS: 143 TOTAL GERAL: 188

34 PROCESSOS MAPEADOS ÁREAS PROCESSOS CRÍTICOS PROCESSOS MAPEADOS % SEDE 18616387,63 CONFINS792734,17 MANAUS1526039,47 BRASÍLIA732534,24 SÃO PAULO SUP. 995656,56 AER. 1226250,81 BELÉM130Iniciando- RECIFE128Iniciando-

35 OUTROS BENEFÍCIOS CONQUISTADOS Visão sistêmica da empresa; Melhoria da integração entre áreas; Tratamento de algumas interfaces críticas; Correção de disfunções - “patologias administrativas”; Fornecimento de subsídios para revisão da estrutura organizacional, gestão por competências, quadro de pessoal, gestão da qualidade, etc.

36 O QUE ESTÁ POR VIR… Projeto 2010 (contempla certificações operacionais, ISO e Resolução 004/2008 CONAC); Utilização de ferramenta ERP e de BPM; Implantação do MEGA (Modelo de Gestão Aeroportuária).

37 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

38 Sem um olhar para os objetivos de médio e longo prazos, pode-se cair na tentação do imediatismo, pela busca de grandes resultados a curto prazo. Ao mesmo tempo, é importante que resultados apareçam, por menores que sejam, desde o início do trabalho. IMPORTANTE

39 Mapeamento de processos é o início, e não o fim; Os esforços da gestão de processos devem ser priorizados nos processos de negócio; Indicadores de desempenho devem ser utilizados para monitorar e avaliar a performance dos processos. IMPORTANTE

40 Trabalhar a gestão de mudanças; Avaliar o nível de maturidade da gestão de processos; Buscar a inovação. DICAS

41 Aprendemos a gerenciar as áreas, e não os processos. PRECISAMOS MUDAR... PARA REFLEXÃO

42 MENSAGEM FINAL A implementação da abordagem de processos merece atenção, o comprometimento e a “vontade de mudar”, de todos. É preciso firmeza para iniciar e tempo para consolidar. ACREDITAR E QUERER são componentes fundamentais para conduzir um processo de mudança.

43 Carlos Frossard Coordenador de Suporte à Gestão de Processos (PGDO-4) Infraero - Sede Telefones: (61) 3312-2559 / (61) 9206-2080 / (61) 9181-0104 E-mail: carlos_frossard@infraero.gov.br Obrigado pela atenção!!


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