A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Orlando Santos Brito. Autoformação e formação à distância Você como cursista? E suas expectativas, quais são? Certamente, você as tem! Em relação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Orlando Santos Brito. Autoformação e formação à distância Você como cursista? E suas expectativas, quais são? Certamente, você as tem! Em relação."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Orlando Santos Brito

2 Autoformação e formação à distância Você como cursista? E suas expectativas, quais são? Certamente, você as tem! Em relação ao que está sendo proposto como estudo, curiosidade sobre educação a distância, desejo de formação continuada, quem sabe analisar se o seu perfil de professor pode vir a ser de professor tutor também, entre outras expectativas que nossa imaginação deixa correr solta, são prováveis motivações que o fazem pensar, não é mesmo?

3 Mas, saiba que na EAD você assume o papel principal, gerenciando o seu ritmo de aprendizagem, definindo o melhor local e horário para estudar! Dessa forma, você é o gestor do estudo, navegando pelos conteúdos e organizando o seu tempo para o alcance dos objetivos de aprendizagem.

4 Palavras-chave do estudo Nossas palavras-chave são autonomia, autoestudo, autodisciplina e construção de conhecimento em torno dos conceitos e metodologias da educação a distância online!

5 EaD: uma nova experiência de formação online? Você já participou de algum curso ou programa de estudos totalmente a distância via Internet ou está pensando nisso? Bem! Aos iniciantes é uma oportunidade de conhecer o universo que a envolve e aos veteranos uma possibilidade de aprofundar conhecimentos e de conhecer novas formas nessa modalidade de estudo.

6 Tempos de EaD sem internet e computador: recordando Quando falamos de EaD logo nos remetemos aos tempos atuais e a associamos, de alguma maneira, ao uso das tecnologias, dos computadores e da Internet. Está certo, o mundo evolui e com ele a sociedade e seus novos aparatos e maquininhas. Que tal “brincarmos” de túnel do tempo? A EaD também está nele, pois ela tem uma longa história no Brasil.

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17 Você se recorda de cursos pela TV ou de cursos por correspondência? O ensino por correspondência, por exemplo, era muito procurado por pessoas que para exercer certas atividades profissionais necessitavam de conhecimentos técnicos. Os materiais eram entregues via correio. Pois é, alguns modelos de ensino por correspondência e pela TV até hoje funcionam na educação a distância!

18 Já foi à uma banca de jornais e revistas comprar encartes, com áudio ou só texto, para aprender inglês ou espanhol? Também é educação a distância. Você sabia que muitos cursos a distância se utilizavam das cadeias de rádio para programas de alfabetização?

19 Como você observou, na história da educação a distância diferentes aparatos e metodologias foram lhe propiciando diversificar seus formatos. De fato, a EaD não possui um formato único; nele interferem algumas questões, desde a intenção pedagógica, o público-alvo, as mídias, a metodologia e até a avaliação! Tempos atuais da EaD e novas tecnologias: diferentes formatos

20 Além disso, a educação a distância, nos dias atuais, agregou diferentes mídias e tecnologias computacionais, constituindo-se, assim, numa diversidade de cenários. O “antigo” não foi abandonado, mas remodelado com as tecnologias de informação e de comunicação para propiciar mais flexibilidade de acesso aos estudos

21 Observe as ilustrações. Vídeo-aulas via web, conferências na web, ambientes virtuais de aprendizagem, são algumas das tecnologias e de metodologias de que se vale a EaD em tempos de Internet.

22 É possível que você saiba na prática como ela funciona, mas vamos lhe apresentar conceitos e características, recursos didáticos, metodologias de acompanhamento ao aluno e tecnologias, objetivando, assim, explicitar como ela se organiza para promover a aprendizagem de quem estuda a distância. O que é Educação a Distância?

23

24

25 Sociedade conectada Por que falamos em sociedade conectada? Porque atualmente grande parte do que fazemos requer que estejamos conectados à rede Internet, utilizando diferentes dispositivos e meios digitais. É fato que os celulares, os computadores de mesa, os notebooks, os smartphones (telefones inteligentes),. cada vez mais entram em nossas vidas e nos inserem numa cultura digital. Não significa outra coisa senão que esses dispositivos estruturam a forma como produzimos, nos comunicamos, aprendemos, enfim, como nossa vida social por eles se modifica O que é cultura digital, vamos nos aproximar melhor desse conceito?

26 André Lemos (2009) analisa a cultura digital no sentido da apropriação social dos dispositivos eletrônicos e afirma: Às vezes, quando se fala de cultura digital, cibercultura, tem sempre uma ideia futurista, uma ideia de ficção científica. E, na realidade, não é isso, trata-se da cultura hoje marcada por essas ferramentas eletrônicas. O que a meu ver alterou substancialmente a nossa relação com os objetos técnicos na atualidade é que pela primeira vez, talvez, a gente tenha a dimensão LEMOS, Andre. Infraestrutura da Cultura Digital. In: Cultura Digital.br. Rj: Azougue Editorial,. 2009. p.136 Cultura Digital

27 técnica, o digital, colado à dimensão da comunicação. São tecnologias não apenas da transformação material e energética do mundo, mas que permitem a transformação comunicativa, política, social e cultural efetivamente. Porque nós conseguimos transitar informação, bens simbólicos, não materiais, de uma maneira inédita na historia da humanidade. LEMOS, Andre. Infraestrutura da Cultura Digital. In: Cultura Digital.br. Rj: Azougue Editorial,. 2009. p.136

28 As tecnologias provocam mudanças na educação Por que as tecnologias são consideradas imprescindíveis à educação e à escola se sabemos dar nossas aulas sem elas? Lembra-se que a tecnologia é, de fato, estruturante da sociedade atual e é por meio dela que tudo a nossa volta vem se modificando. Reflita a partir dos cenários ilustrados a seguir.

29 1.Sala de aula presencial; 2.Sala de aula presencial com apoio das tecnologias. 3.Educação a distância online

30 Algo vem mudando, não lhe parece? Se algo vem mudando na educação, certamente falar de tecnologias é um dos assuntos que se articula à essas mudanças, não é mesmo? Tecnologias móveis, proximidade, distância e mobilidade...o que isso significa?

31 Afirmam Silva e Consolo (2008): “a introdução das tecnologias móveis está nos levando a um re-exame do que significa proximidade,distância e mobilidade.Percebemos uma mudança na cultura que propõe novas tendências no comportamento, por exemplo, quando falávamos no telefone convencional, fixo, que ficava no comércio ou em casa, a conversa tinha um caráter íntimo, privado. Hoje falamos ao celular em todo e qualquer lugar deixando de tornar privado o que falamos.[...] é possível uma maior flexibilidade na hora de se comunicar

32 No âmbito da educação, o que podemos refletir sobre essa nova concepção da comunicação com mobilidade? Na era da tecnologia, como serão as salas de aula do futuro? A primeira mudança é a expansão do espaço e do tempo. Rompe-se com o isolamento da escola entre quatro paredes e em horários fixos das aulas. Teremos a escola no mundo e o mundo na escola. Isso, porque o conhecimento não se produz só na escola, mas também na vida - numa empresa, num museu, num parque de diversões, no meio familiar.

33 Tais espaços poderão se integrar com as práticas escolares e provocarão uma revisão no conceito de escola e de currículo. Os equipamentos serão bem diferentes, estarão disponíveis em qualquer lugar, talvez nem tenhamos que carregá-los. A conectividade é que vai nos acompanhar em todos os lugares. (ALMEIDA, 2008) Já ouviu falar do Projeto Um Computador por Aluno? Ele tem por base conceitual a possibilidade de desenvolver situações de aprendizagem com o uso dos dispositivos móveis e conectados.


Carregar ppt "Prof. Orlando Santos Brito. Autoformação e formação à distância Você como cursista? E suas expectativas, quais são? Certamente, você as tem! Em relação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google