A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing Estratégico Aula: Planejamento Estratégico

2 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Conceitos – Planejamento Estratégico de Marketing É um instrumento de Gestão Empresarial É o início, ponto de partida de uma organização focada no negócio Trata-se de reunir as lideranças para “pensar” o negócio É um processo de qualificação das organizações É muito utilizado pelas grandes empresas e pouco pelas pequenas Permite um diagnóstico e análise situacional da organização Racionaliza os resultados obtidos pela empresa

3 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Instrumento de Gestão Empresarial É fundamental para a organização e desenvolvimento do negócio Força uma avaliação e análise crítica do “status” da empresa Inclui as lideranças na análise crítica dos ambientes internos/externos Define objetivos claros de curto, médio e longo prazo Identifica os pontos estratégicos para o sucesso do negócio Atualiza e fortalece a instituição Cria um projeto aglutinador para líderes e equipes Cria incentivos e motivações para melhorar o desempenho

4 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial A direção define os pontos estratégicos que interessam Interessados Processos Recursos / Organização Evolução histórica Nos anos 1950 a proposta das empresas era produzir Nos anos 60/70 as empresas buscaram ampliar/diversificar para crescer Nos anos 80 as empresas decidiram focar no que dominavam Nos anos 90 mudam o foco para MODELO DE ALTO DESEMPENHO Preocupação em qualificar os pontos críticos na empresa É fundamental alinhar com a realidade empresarial

5 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Etapas do Planejamento Estratégico Empresarial 1ª Etapa – Identificar e definir o NEGÓCIO Trata-se identificar o principal benefício esperado pelo cliente Trata de definir qual é o NEGÓCIO ESTRATÉGICO que a empresa deve focar e não o negócio míope Ex: Volvo Mont Blanc Kopenhagen Fatec ID? Empresa em que atua?

6 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Etapas do Planejamento Estratégico Empresarial 2ª Etapa – Criar, elaborar a MISSÃO da empresa Trata-se identificar a razão de existir da empresa É a etapa em que se formata a carteira de identidade empresarial, como ela quer percebida pelo mercado Ex: Volvo Mont Blanc Kopenhague Fatec ID? Empresa em que atua?

7 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Etapas do Planejamento Estratégico Empresarial 3ª Etapa – Identificar OS PRINCÍPIOS, VALORES da empresa Trata-se identificar os fatores que conduzem as decisões e ações Os princípios/valores traduzem a filosofia/cultura da atuação empresarial Princípios e valores significam um norte para as ações de todos Volvo Mont Blanc Kopenhague Fatec ID? Empresa em que atua?

8 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Etapas do Planejamento Estratégico Empresarial 4ª Etapa – Analisar os ambientes de atuação da empresa Trata-se analisar com racionalidade e profundidade o ambiente interno e externo em que a empresa está inserida Ambiente Interno Forças Fraquezas (minimizar/evitar) Ambiente Externo Oportunidades Ameaças (minimizar/evitar) Combinar

9 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Etapas do Planejamento Estratégico Empresarial 4ª Etapa – Analisar o Ambiente INTERNO Permite identificar os fatores críticos da estrutura organizacional da empresa. Apontar os Pontos Fortes e Fracos da operação empresarial Forças Fraquezas (minimizar/evitar) ? Identifique em que a empresa é boa, elogiada, destacada, referência... Melhore Identifique em que a empresa é ruim, Fraca, atrasada, criticada... Corrija ?

10 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Etapas do Planejamento Estratégico Empresarial 4ª Etapa – Analisar o Ambiente EXTERNO Permite identificar os fatores críticos do meio em que a empresa está inserida, seu mercado, suas perspectivas de curto, médio e longo prazo Apontar as Oportunidades e Ameaças para a organização Oportunidades Ameaças (minimizar/evitar) ? Identifique quais pontos potenciais a empresa tem para trabalhar, explorar, crescer... Identifique quais pontos a empresa corre riscos, é frágil, é lenta, está defasada... ?

11 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Etapas do Planejamento Estratégico Empresarial 5ª Etapa – Criar, estruturar uma VISÃO para a empresa Trata-se identificar o que a empresa quer conquistar, construir... Representa a bússola que aponta o que a empresa quer conquistar É fundamental ter uma visão inspiradora, motivadora... construtiva Volvo Mont Blanc Kopenhague Fatec ID? Empresa em que atua?

12 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Etapas do Planejamento Estratégico Empresarial 6ª Etapa – Identificar os OBJETIVOS que se quer atingir É a oportunidade para quantificar os fatores críticos de sucesso Identifica-se os grandes temas, analisa-se o histórico, define-se quanto melhorar e cria-se os desafios/objetivos, resultados almejados. Volvo Mont Blanc Kopenhague Fatec ID? Empresa em que atua?

13 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Etapas do Planejamento Estratégico Empresarial=Plano de Marketing 7ª Etapa – Criar, identificar as ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS p/ atuar “Estratégias competitivas: é o que a empresa decide fazer ou não fazer, considerando o ambiente para concretizar a visão e atingir os objetivos, respeitando os princípios, visando cumprir a missão no seu negócio” Volvo Mont Blanc Kopenhague Fatec ID? Empresa em que atua?

14 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Etapas do Planejamento Estratégico Empresarial=Plano de Marketing 8ª Etapa – Criar, identificar e definir as AÇÕES a implementar “Ações: É o conjunto de atitudes que serão executadas para implementar estratégias para atingir os objetivos da organização” Volvo Mont Blanc Kopenhague Fatec ID? Empresa em que atua?

15 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Etapas do Planejamento Estratégico Empresarial=Plano de Marketing 9ª Etapa – Identifique os TEMAS para FOCAR o Plano de ação Temas e Históricos nos últimos 3 anos e para os próximos 3 anos Faturamento200920102011201220132014 Lucratividade Mix de Produto Gestão de Pessoas

16 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Etapas do Planejamento Estratégico Empresarial 9ª Etapa – Crie, estruture o plano de ação sobre os Temas definidos OBJETIVO 1: Faturar R$ 40 milhões em em Máquinas e Equipamentos em 2009 (exemplo) Estratégias (o que fazer) Ações (como fazer) Quem (responsável) Quando (prazo) Onde (local) Porque (justificativa) 1) 2) 3)

17 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico – Agenda de Revisões Gestor: Fatores Críticos de Sucesso – Fechar 11/10/11 Exercitar Visão de futuro, estar à frente Agir como líder, dar o exemplo Administrar para obter resultados para o negócio Adquirir sabedoria para analisar, racionalizar e progredir Ter humildade para refletir, analisar e aprender para evoluir Importante: Vocês são e/ou serão gestores de empresas, pessoas...

18 FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Planejamento Estratégico Empresarial Aplicação: MPE (exercício / prática) Escolher uma MPE real e apresentar a proposta para estruturar o Planejamento Estratégico da Empresa em três encontros: 1)Apresentar a metodologia ao empresários e conhecer o negócio do cliente – 25/10; 2)Estruturar o Planejamento Estratégico respeitando o perfil do empresário, mas agregar conhecimentos de Gestão e Marketing para ampliar a visão do negócio – 26/10; 3)Estruturar uma apresentação e entregar o Planejamento Estratégico ao empresário para avaliação e utilização – 01/11. Importante: Vocês são e/ou serão gestores de empresas, pessoas, farão parte de “times”, terão que identificar em empresas que precisam vencer em um mercado competitivo. EMPRESAS: JM ETIQUETAS /


Carregar ppt "FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google