A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Roteiros de aprendizagem@Pré- escolaraprendizagem@Pré- escolar Esmeralda Oliveira Junho de 2010

2 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net O que são mapas conceptuais ? um recurso esquemático para representar um conjunto de significados conceptuais incluídos numa estrutura de proposições. Novak e Gowin (1999:31). tem por objectivo representar relações significativas entre conceitos na forma de proposições. Uma proposição consiste em dois ou mais termos conceptuais ligados por palavras de modo a formar uma unidade semântica.

3 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Que potencialidades identificamos que justifica a sua exploração educativa? Eles podem: - Facilitar o processo de aprendizagem; - Organizar, sintetizar e consolidar conhecimento; - Apoiar a exploração de um tema; - Organizar ideias; - Relacionar conceitos; - Estruturar uma nova informação; - Representar em esquema os pontos principais; - Avaliar o progresso do aluno; - Explorar e valorizar o que os alunos já sabem; - Integrar o novo no antigo conhecimento; - Melhorar a memorização; - Comunicar os conhecimentos adquiridos através da leitura dos mapas;

4 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Que potencialidades na exploração educativa? (continuação) Eles podem ajudar o educador ou o professor: Na planificação das actividades a desenvolver; Na exploração do que os alunos já sabem; Na sistematização de conhecimentos.

5 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net O desenho e os mapas conceptuais A criança em idade pré-escolar, desenha o que sabe das coisas e não o que vê ( ideografismo). Os mapas conceptuais apresentados por Novak e Gowin utilizam a escrita como forma de representação. A criança de idade pré-escolar ainda não se apropriou da linguagem escrita, mas é capaz de realizar mapas conceptuais através da representação gráfica. Este tipo de registo ajuda a criança a desenvolver formas de pensamento mais elaboradas, contribui para o desenvolvimento lexical e promove interacções linguísticas.

6 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Registos gráficos representativos das vivências e acções

7 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Estes registos gráficos são representativos das vivências e acções que a criança experienciou em contacto com o meio.

8 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Título: Higiene oral Escalão etário: 4/5anos Contexto: Jardim de infância Áreas de conteúdo: Formação pessoal e social, expressão e comunicação Objectivos: Adquirir hábitos de higiene oral Organizar e estruturar o pensamento e estimular diferentes formas de raciocínio através do mapa conceptual Actividades: 1- Conversa com o grande grupo sobre a importância e cuidados de higiene oral 2- Construção de um mapa conceptual Actividades transversais de conexão ao tema: -Visionamento de um filme “ o Sr. Dentolas “ - História dramatizada “ O dentinho que não gostava de tomar banho” - Aprendizagem de uma canção “Um copo com água, uma escova e pasta “ - Elaboração de cartazes alusivos ao tema Avaliação: Este trabalho permitiu avaliar : -Formação pessoal e social: Interiorização de conceitos relativos à higiene oral e mudança de atitudes face à escovagem dos dentes. - Expressão oral: Interiorização e utilização do vocabulário inerente ao tema - Expressão musical: Gosto e interesse pelo canto e capacidade de memorização - Expressão dramática: capacidade de representar, iniciativa e interesse em participar em representações - Aplicação dos conhecimentos na construção do mapa conceptual Guião da actividade Alguns exemplos Software usado: 2question 1 dos programas 2simple

9 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Mapa conceptual “Higiene oral

10 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Título: guião segurança rodoviária Escalão etário: 4/5anos Contexto: Jardim de infância Áreas de conteúdo: Formação pessoal e social expressão e comunicação Objectivos: Adquirir e aplicar normas básicas de segurança pessoal. Assumir um comportamento cívico e social na circulação rodoviária. Conhecer o significado das principais regras de trânsito e sinais essenciais aos utentes da estrada. Estruturar e aplicar os novos conhecimentos no mapa conceptual. Actividades: 1.Levantamento dos conhecimentos das crianças sobre o tema. 2.Conversa com o grupo sobre as acções que tendem a prevenir os acidentes. 3.Visionamento de imagens com comportamentos correctos e incorrectos de peões e automobilistas. 4.Elaboração de um mapa conceptual. Actividades transversais de conexão ao tema: - Confecção de carros com caixas de papelão. - Confecção de sinais de trânsito com cartão. - Visita à escola de trânsito de Albufeira. Avaliação: Este trabalho permitiu avaliar: - Formação pessoal e social: A assimilação do comportamento cívico e social na circulação rodoviária. Interiorização de conhecimentos sobre segurança rodoviária e prevenção de acidentes. - Expressão plástica: Sensibilizar para o aproveitamento de materiais de desperdício. Desenvolver a criatividade e a imaginação. - Expressão oral: Adquirir vocabulário próprio relativo ao tema. - Desenvolver a capacidade de gerar ideias em catadupa e organizá-las através dum mapa conceptual. Guião da actividade “Segurança Rodoviária”

11 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Mapa sobre Segurança Rodoviária

12 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Título: No Verão Escalão etário: 4anos e 5anos Contexto: sala de Jardim de Infância Áreas de conteúdo: Conhecimento do mundo, formação pessoal e social Objectivos: - Conhecer características da estação do ano que começou; - Cuidados de segurança pessoal. Actividades: 1- Diálogo sobre a estação do ano que começou, suas características e cuidados de segurança importantes a ter nesta época. Foram exploradas questões como: - Qual a estação do ano em que estamos; - Como está agora a temperatura; - Onde gostamos muito de ir nesta época; - Que cuidados devemos ter com o sol e na praia. 2- A educadora registou as respostas das crianças as quais, posteriormente, em pequeno grupo de educadora e crianças, foram analisadas, e organizadas de forma sintética num mapa conceptual. 3- Leitura do mapa pelas crianças que não o realizou com apoio da educadora e dos colegas Actividades transversais de conexão ao tema: - Diálogo sobre variações climatéricas; - Realização de bandeiras com as cores verde, vermelha e amarela e exploração de jogos dramáticos usando as mesmas; - Realização de dobragem de chapéus e pintura dos mesmos; - Construção de puzzles com imagens sobre o verão. Avaliação: Foi avaliado na: Área de conhecimento do mundo - o conhecimento sobre as estações do ano e suas características Formação pessoal e social – noção sobre cuidados de segurança pessoal e conhecimento de regras Estações do ano e segurança pessoal

13 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Mapa conceptual “ Estações do ano e segurança pessoal”

14 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Título: Zoo de Lagos Escalão etário: 4 anos e 5 anos Contexto: sala de Jardim de Infância e Zoo de Lagos Áreas de conteúdo: Conhecimento do mundo, expressão e comunicação (matemática e linguagem oral e abordagem à escrita) Objectivos: - Conhecer diferentes animais; - Observar características de alguns animais; - Agrupar os animais consoante as suas características e formar conjuntos; - Adquirir novos vocábulos (animais selvagens, animais domésticos, mamíferos…) Actividades: 1- Visita ao Zoo de Lagos; 2- Diálogo sobre os diversos animais observados e suas características, 3- Realização de actividades ligadas ao tema; 4- Organização, em pequeno grupo, de alguns dos conhecimentos adquiridos num mapa conceptual; 5- Apresentação do mapa, pelas crianças que o realizaram aos outros colegas. Actividades transversais de conexão ao tema: - Desenhos sobre os que cada criança mais gostou de ver no Zoo e registo escrito (cópia feita pelas crianças) no computador; - Imitação de vários animais; - Conjuntos dos mamíferos, aves e répteis (formados com fotografias e o nome dos animais) observados na visita; - Observação de livros com animais; - Canção “Tenho um macaquinho” Avaliação: Foi possível analisar: Área de conhecimento do mundo – os conhecimentos que as crianças tinham e os que adquiriram em relação a alguns animais e suas características Domínio da matemática - a capacidade de formar conjuntos segundo as suas características Domínio da linguagem e abordagem à escrita - – A assimilação de novos vocábulos, a capacidade de expressão oral e interesse pela escrita. Guião da actividade realizada a partir da visita ao Zoo de Lagos

15 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Mapa realizado com os alunos e pelos alunos na sequência da visita ao zoo de lagos

16 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Construído este ano com a minha turma de 2º ano com o cmaptools.

17 _____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira http://centroriaformosa.blogspot.com/ cffaro@esjd.net Telf./Fax - 289 826007cffaro@esjd.net Software utilizado para a elaboração dos mapas com os alunos do pré-escolar Infant Video Toolkit 2, comprado em http://www.2simple.com/ivt/. http://www.2simple.com/ivt/ Cmaptools foi o software freeware usado para o desenvolvimento de mapas conceptuais no 1º Ciclo, descarregado a partir de http://cmap.ihmc.uchttp://cmap.ihmc.uc Esmeralda Oliveira eo@ualg.pt FIM


Carregar ppt "_____________________________________________________________________ Centro Formação Ria Formosa - Associação de Escolas (Faro/Olhão) Esmeralda Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google