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Projecto de Investimento Promotora Maria José Marques MARÇO/2004.

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1 Projecto de Investimento Promotora Maria José Marques MARÇO/2004

2 Objectivo Prestação de serviços administrativos Método Método Electrónico em formato digital via correio electrónico/Internet entrega via Express mail Suporte Suporte Distância, via Internet ou na própria Empresa

3 Teletrabalhador Empresa  Pág. Internet  Introdução de dados  Processamento de texto  Facturação  Elaboração de Modelos  Lançamentos Contabilísticos  Elaboração e envio de Cartas/e-mail  Construção de um Dossier  Trabalhos de: Excel; P. Point; Access Trabalho Falta de espaço V VANTAGENS Aumento: Tempo; Espaço; Rentabilidade; Produtividade e Diminuição dos CustosUtilização: Trabalho temporário s/ compromisso excessivos Serviço

4 Análise de Mercado Análise de Mercado Mercado Alvo Mercado Alvo Mercado Empresarial Segmentação geográfica:Póvoa, V. Conde, Matosinhos e Maia

5 Execução do Projecto Execução do Projecto Prestação de Serviços Administrativoss IdeiaFormaRealização Ideia ao Produto (Prestação do Serviço) Logotipo Cartão de Visita Folheto Pág. Internet Auscultação Perfil Profissional Novas TIC Criar Necessidade Avaliar Registo Preço Venda (Folha de Cálculo) Custos + Lucro Proposta; Análise de Contrato; Declaração de Conformidade

6 Análise Macro Envolvente P olítico Legal Segurança e Confidencialidade Informação; Barreiras Culturais; Solução Trabalho adequada às novas TICs. E conómica Subst. de estruturas hierarquizadas por descentralizadas; Flexibilidade organizacional; Aumento de Produtividade; Redução unitária de Encargos. S ocial Positivos - Menos Trafego; Harmonizar compromissos pessoais e profissionais; Menor Stress. Negativos – Degradação das competências; Falta de Legislação; Solidão. T ecnológica Novas Tecnologias; Just-in-Time e Fluxos de Feedbak E cológica Diminuição da Poluição Diminuição do consumo Energia

7 desktop– apoio administrativo S W T desktop– apoio administrativo S O Factores Externos Factores Internos W T Legenda : S trenghts - Forças; W eakneses - Fraquezas O pportunities - Oportunidades T hreats - Ameaças SWOT Análise Micro – Envolvente - SWOT

8 Concorrência Concorrência Fornecedores Fornecedores Estratégias Futuras Estratégias Futuras Entidades que prestam serviços similares. Para fazer face à concorrência apostar: Formação, Qualidade, Relação com o Cliente com base na respeito e confiança Acesso e compra dos produto é efectuado pela Internet. Criar Parcerias. Investir na Formação;

9 Estudo Económico e Financeiro Pressupostos Pressupostos  Valor apresentados em € e sem IVA;  Análise previsional é realizada a curto prazo (1º ano de actividade);  Investimento reduzido;  Actividade realizada a partir da residência e ou do Telecentro;  Prazo médio do circulante – o dias;  Número de Meses de Exploração – 11 meses Mapa de Investimentos Mapa de Investimentos

10 F S E CUSTOS PESSOAL Custos Custos

11 Demonstração de Resultados Previsionais para o 1º Ano de Actividade Demonstração de Resultados Previsionais para o 1º Ano de Actividade Exemplo referente à Prestação de Três Serviços e Respectivos Custos(*11 meses-ver Projecto)

12 Prazo Médio de Pagamentos e Recebimentos e Rotação de Stocks Tendo em conta a dimensão e estrutura da empresa as condições de recebimento a praticar serão a pronto pagamento. Pretende-se aplicar as mesmas condições a pronto pagamento, pelo menos até que a empresa adquira algum poder negocial. Não se pretende também manter stocks de qualquer material.

13 Conclusão Previsional Conclusão Previsional Tem Viabilidade financeira (dado o Activo ser superior ao Passivo, verificando-se isto pela Demonstração de Resultados); Tem Lucro (o seu investimento foi de 3500€ (relativamente baixo) e aplicado em imobilizado corpóreo e disponibilidades); Boa Liquidez Imediata (os pagamentos e recebimentos são a pronto pagamento, o que nos informa que os seus capitais cobrem as dívidas a terceiros).

14 Conclusão Previsional Conclusão Previsional Este indicador, indica que a liquidez face aos compromissos (CUSTOS – FSE e Pessoal) está dependente das Vendas (PROVEITOS que terão que ser de valor superior aos custos); Caso se verifique o inverso a empresa terá de recorrer a capital alheio, o que poderá provocar uma descida na solvabilidade; Poderemos então dizer que a rendibilidade da Empresa depende, por um lado da rendibilidade das Vendas e, por outro, da eficiência da gestão do investimento; Para maximizar a rendibilidade a empresa terá que adoptar medidas correctivas necessárias para que a situação evolua favoravelmente;.

15 Agradecimentos Agradecimentos Formadores Engª Lurdes Gomes - Informática Dr. Carlos Pinto – Plano de Negócio Drª Fernanda Neto - Cidadania Drª Márcia Maia - Markting Engº Miguel Rocha - Teletrabalho Formandas IEFP


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