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Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini

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Apresentação em tema: "Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini

2 Definição de Marketing:
Segundo Philip Kotler, (2000,p.30) “ Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta, e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.”

3 Definição de Marketing:
Uma definição gerencial: “ marketing é a arte de vender produtos”

4 Definição de Marketing:
Peter Drucker rebate esse posicionamento simplista: “ Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível.

5 Definição de Marketing:
A palavra Market(mercado) com o sufixo (ing), sinaliza que tudo que pudesse ser relacionado ao mercado estaria contido no marketing: pesquisa, desenvolvimento de novos produtos, gerenciamento de produtos, logística de vendas, precificação, controle de vendas, propaganda, ações de comunicação....

6 O mix de marketing: No inicio da década de 60 Jerome McCarthy formulou o conceito dos 4 Ps que caracteriza o mix, ou composto de marketing Os 4 Ps representavam as quatros variáveis básicas, que comporiam a estratégia de atuação de uma empresa no mercado. Product, Price, Place e Promotion.

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8 O conceito dos 4 Ps evolui e está mais atualizado e abrangente:

9 Profa. Bruna Panzarini- Gestão Mercadológica
Questão para Pensar! Uma empresa que oferece um produto de baixa qualidade, cobrando preço acima da concorrência, mas com uma campanha publicitária criativa e eficiente, conseguirá manter-se em posição de liderança por muito tempo? Por quê?

10 Profa. Bruna Panzarini- Gestão Mercadológica
Análise de Mercado Identificando as características gerais dos clientes. Se pessoas físicas Qual a faixa etária? Na maioria são homens ou mulheres? Têm família grande ou pequena? Qual é o seu trabalho? Quanto ganham? Qual é a sua escolaridade? Onde moram? Se pessoas jurídicas (outras empresas) Em que ramo atuam? Que tipo de produtos ou serviços oferecem? Quantos empregados possuem? Há quanto tempo estão no mercado? Possuem filial? Onde? Qual a sua capacidade de pagamento? Têm uma boa imagem no mercado?

11 Profa. Bruna Panzarini- Gestão Mercadológica
Análise de Mercado Identificando os interesses e comportamentos dos clientes. Que quantidade e com qual freqüência compram esse tipo de produto ou serviço? Onde costumam comprar? Que preço pagam atualmente por esse produto ou serviço similar? Identificando o que leva essas pessoas a comprar. O preço? A qualidade dos produtos e/ou serviços? A marca? O prazo de entrega? O prazo de pagamento? O atendimento da empresa?

12 Profa. Bruna Panzarini- Gestão Mercadológica
Análise de Mercado Identificando onde estão os seus clientes. Qual o tamanho do mercado em que você irá atuar? É apenas sua rua? O seu bairro? Sua cidade? Todo o Estado? O País todo ou outros países? Seus clientes encontrarão sua empresa com facilidade?

13 Profa. Bruna Panzarini- Gestão Mercadológica
Análise de Mercado Responder a essas questões Público-alvo (perfil dos clientes) Comportamento dos clientes (interesses e o que os levam a comprar) Área de abrangência (onde estão os clientes?)

14 Profa. Bruna Panzarini- Gestão Mercadológica
Análise de Mercado- Concorrentes Você pode aprender lições importantes observando a atuação da concorrência. Procure identificar quem são seus principais concorrentes. A partir daí, visite-os e examine suas boas práticas e deficiências. Lembre-se de que concorrentes são aquelas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade que você e que buscam satisfazer as necessidades dos seus clientes.

15 Profa. Bruna Panzarini- Gestão Mercadológica
Análise de Mercado- Concorrentes Enumere os pontos fortes e fracos em relação a: qualidade dos materiais empregados – cores, tamanhos, embalagem, variedade, etc.; preço cobrado; localização; condições de pagamento – prazos concedidos, descontos praticados, etc.; atendimento prestado; serviços disponibilizados – horário de funcionamento, entrega em domicílio, tele-atendimento, etc.; garantias oferecidas.

16 Profa. Bruna Panzarini- Gestão Mercadológica
Análise de Mercado- Concorrentes Após fazer essas comparações, tire algumas conclusões. Sua empresa poderá competir com as outras que já estão há mais tempo no ramo? O que fará com que as pessoas deixem de ir aos concorrentes para comprar de sua empresa? Há espaço para todos, incluindo você? Se a resposta for sim, explique os motivos disso. Caso contrário, que mudanças devem ser feitas para você concorrer em pé de igualdade com essas empresas?


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