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Ambientes online E Avaliação. Design de espaços online. B-learning. E-learning.

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Apresentação em tema: "Ambientes online E Avaliação. Design de espaços online. B-learning. E-learning."— Transcrição da apresentação:

1 Ambientes online E Avaliação

2 Design de espaços online. B-learning. E-learning

3 Como avaliar? Quando avaliar? O quê avaliar? Quem avaliar? Para quê avaliar? Métodos Instrumentos Situações Episódios Aquisições Produções Satisfação Processos Percursos,... Alunos/Formandos Professores Recursos, Estratégias E-A Course Design Grupos Instituições, Programas Sistemas... Seriação Selecção Certificação Regulação Desenvolvimento...

4 Ambientes online e Dinâmica da avaliação : Ao longo de todo o processo Relatórios !!!!

5 Pen-and-paper vs On-screen Quais são as vantagens?

6 Ambientes online e avaliação -Variedade e autenticidade nos modos de avaliação -Dedicação do estudante -Possibilidade de gerir de forma mais adaptada o tempo e o local da avaliação (dirigirmo-nos para uma aprendizagem individual) -Analisar outras competências -Gestão de todo o processo (desde o local de submissão à classificação -Possibilidade de feedback imediato (a informação é transmitida muito mais rapidamente) -Oportunidade do estudante atuar sobre o feedback -Abordagens inovadoras -Diminuição de custos Vantagens

7 Produção de vídeos

8 Narrações / Story-telling

9 Criação de apresentações(áudio)

10 Relatórios (fotográficos)

11 Tutoriais explicativos

12 Xx Legendagens

13 Entrevistas a ‘especialistas’

14 Gestão de Projectos

15 Criação de Websites/blogues/Wikis

16 Como ? Submissão de trabalhos PC

17 Reflexões individuais e discussões em grupo

18 Como ? Fóruns de discussão PC

19 Testes Exames

20 Avaliação mediada por computador: tire-se partido do multimédia e do interactivo !!

21 Grupo A 1. Considere o video apresentado (1 min 19) e responda às perguntas seguintes: Nome:Turma:

22 1)Apresente a composição do ácido desoxirribonucléico 2) Indique o que entende por divisão celular 3) Seleccione a opção correcta: O RNA mensageiro actua especificamente: a)no processo de mielinização b)no citoplasma celular c)No processo de transcrição do DNA em RNA d)Na síntese de uma proteína em aminoácidos 4) Apresente uma breve reflexão sobre o seguinte tópico: “Clonagem: vantagens e riscos da legalização da clonagem de células estaminais humanas” ( Voltar a ver o vídeo )Voltar a ver o vídeo

23 Química Nome:Turma: ( Versão A) 1. Explicite o conceito de Entalpia (Caso considere vantajoso, explore a simulação seguinte)

24 Nome:Turma: Inglês 1) Listen to the podcast (as many time as you need) and write down the complete dialogue.

25 http://www.usi.edu/distance/bdt.htm TPC

26 Objectivos educacionais e Avaliação: Taxonomia de Bloom

27 Taxonomia de Bloom (Bloom, Hastings, Madaus, 1971) Estrutura de organização hierárquica de objetivos educacionais Desenvolvida nos anos 50 por uma comissão multidisplinar de especialistas de várias universidades dos EUA, liderada por Benjamin S. Bloom 3 domínios de aprendizagem : o psicomotor: capacidades físicas, coordenação e destreza manipulativa; o cognitivo: envolvendo o processamento da informação, o conhecimento e as capacidades intelectuais; o afetivo/ético: atitudes, sentimentos e valores.

28 Dimensões do processamento cognitivo CriarAvaliarAnalizarAplicarComprenderRecordar Pensamento de Ordem Inferior Pensamento de Ordem Superior (Bloom, 1949*) Avaliar Sintetizar Analizar Aplicar Comprender Conhecer (Anderson & Krathwohl, 2001)

29 Dimensões do processos cognitivos Dimensões do conhecimento Recordar Compreen -der AplicarAnalisarAvaliarCriar A) Conhecimento Factual A.1 Conhecimento de terminologia A.2 Conhecimento de detalhes e elementos B) Conhecimento Conceptual B.1 Conhecimento de classificação e categorias B.2 Conhecimento de princípios e generalizações B.3 Conhecimento de teorias, modelos e estruturas C) Conhecimento Processual C.1 Conhecimento de habilidades específicas do domínio e algoritmos C.2 Conhecimento de técnicas e métodos específicos do domínio C.3 Conhecimento dos critérios que determinam quando usar os procedimentos apropriados D) Conhecimento Meta-Cognitivo D.1 Conhecimento estratégico D.2 Conhecimento sobre tarefas cognitivas, incluindo o conhecimento contextual apropriado D.3 Conhecimento de si

30 Regulação e Feedback PC

31 Feedback ou Feedforward Comentários orientadores fornecidos por um agente competente Devem incorrer sobre os conhecimentos adquiridos, as competências técnicas, científicas e sociais evidenciadas e a evidenciar = os aspectos a aprofundar estratégias de trabalho a utilizar PC

32 Importância do Feedback: atempado, ongoing, circular, incremental, carga emocional positiva Princípios de flexibilidade (não-prescritivo), adaptação, orientação e autonomia; Exemplificação de pistas de auto-diagnóstico, indicadores de sucesso, checklists Feedback ou Feedforward PC

33 Avaliação por E-portefólio PC

34 E-portefólio: O que é? Arquivo digital de um percurso de aprendizagem e desenvolvimento. Representação significativa da Identidade Digital. amplificador de memória individual e colectiva. processos e de produtos (artefactos + reflexões). cariz demonstrativo e reflexivo. Ampla organização e sentido de propósito PC

35 Reorganização/ Costumização imediata Abertura ao mundo Seguro e Perene Desenvolvimento de múltiplas competências: digitais, estéticas, gestão, criatividade, reflexão e auto- avaliação Suporta a aprendizagem e desenvlolvimento lifewide and lifelong learning Portabilidade Actualização em qualquer momento e local Expansividade e flexibilidade Reflexão e Comentários O online e o multimédia: mais-valias PC

36 Sistemas de E-portefólios http://mahara.org/about/eportfolios http://www.elgg.org/ http://www.coroflot.com/ http://shownd.com/ http://carbonmade.com/ PC

37 Exabis e-portefólio: o sistemas de portefólio na UL http://elearning.ul.pt/mod/resource/view.php?inpopup=true &id=15223 PC

38 Em súmula, avaliação (online) das aprendizagens (online) permite:

39 actividades/propostas mais significativas e reais (rich real-world tasks) Diversificada (objetivos, tipo, formato, tempo, autor) ex: auto- avaliação e hetero-avaliação níveis mais elevados de pensamento e actuando sobre diferentes capacidades (multimédia & higher order thinking) incorporar e trazer à evidência dimensões complexas (Colaboração, resolução de problemas e criatividade) feedback individualizado, imediato, recuperável e interactivo desenvolvida numa moldura transparente e co-construtida (dê-se acesso aos alunos a grelhas a usar, critérios de avaliação e à sua participação no seu design)


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