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ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.

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1 ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet

2 COMPETÊNCIAS Competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, dentro de determinado contexto organizacional. (Durand, 2000; Nisembaum, 2000; Santos, 2001) Competências são reveladas quando as pessoas agem diante das situações profissionais que enfrentam.

3 VISÃO DE LE BOTERF (1999) Três dimensões Conhecimento HabilidadeAtitude A aplicação conjunta das três dimensões que a caracteriza a uma situação de trabalho. Competência evidenciada C – H – A

4 CONHECIMENTO Conjunto de informações reconhecidas e integradas pelo indivíduo dentro de um esquema preexistente, que lhe permite “entender o mundo” e influencia o seu julgamento e comportamento. (Durand, 2000; Davenport e Prusak, 1998) Saber que a pessoa acumulou. Lembranças armazenadas na memória. (Bloom e outros, 1979)

5 HABILIDADE Capacidade de fazer uso produtivo do conhecimento, usá-lo em uma ação. (Durand, 2000) Habilidades intelectuais (Bloom e outros, 1978; Gagné e outros, 1988) Habilidades motoras ou manipulativas abrangem processos mentais de organização da informação exigem coordenação neuromuscular

6 ATITUDE Aspectos sociais e afetivos em relação ao trabalho. (Durand, 2000) Estados complexos do ser humano que afetam o comportamento, determinando a escolha de um curso de ação. (Gagné e outros) Efeito da atitude é ampliar a predisposição para algo.

7 COMPETÊNCIA E APRENDIZAGEM Chave da aprendizagem individual (Pestalozzi) Cabeça Mão Coração Conhecimentos Habilidades Atitudes Cognitivo Psicomotor Afetivo Dimensões da competência (Durand) Domínios de objetivos educacionais (Bloom) Figura: As relações conceituais entre aprendizagem e a competência Fonte: Bradão, Guimarães e Borges-Andrade (2001)

8 APRENDIZAGEM E COMPETÊNCIA APRENDIZAGEMCOMPETÊNCIA Meio ou processo pelo qual se aprende a competência Manifestação do que foi aprendido Escores de testes Nova forma de realizar a tarefa MUDANÇA

9 EXIGÊNCIA DO CONTEXTO Para vencer a competitividade a organização tem que ser qualificada e também qualificar as pessoas, oferecer ambiente qualificante. QUALIFICANTEQUALIFICADA

10 A APRENDIZAGEM SUPÕE TRÊS FATORES (Le Boterf, 1999) Interesse do indivíduo Ambiente de trabalho e estilo de gestão facilitadores Sistema de formação

11 QUESTÕES ATUAIS Práticas de formação continuam no formato tradicional. Por que não associar novas formas de aprender? Resposta: Trilhas de aprendizagem Vida profissional e social oferece múltiplas oportunidades de aprendizagem.

12 TRILHAS DE APRENDIZAGEM São caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional. (Freitas, 2000)

13 APRENDER É DIFERENTE DE ENSINAR

14 Tipo 1 Situações cuja finalidade principal e tradicional é o treinamento. Cursos presenciais dentro ou fora da empresa; Cursos a distância; Seminários; Viagens de estudo; Substituição temporária de um superior hierárquico; Condução de grupo de trabalho; Rodízio de funções; Leitura de livros, manuais e rotinas. Consultas a especialistas; Intercâmbio de práticas; Realização de projetos com defesa diante de uma banca; Acompanhamento por tutor ou alguém mais experiente; Trabalho em parcerias com consultores externos; Participação em reuniões profissionais externas; Criação de manuais pedagógicos; Jantares de trabalho. Concepção de novos equipamentos ou de processos; Missões específicas (auditoria, avaliação); Condução de projetos; Exercício da função de tutor; Trabalho temporário em outro posto de trabalho; Alternância entre funções operacionais e genéricas. Tipo II Situações criadas para serem formadoras, mas que não são consideradas treinamento. Tipo III Situações de trabalho que podem tornar-se oportunidades de desenvolvimento. (Le Boterf, 1999) OPÇÕES DE APRENDIZAGEM

15 RAZÕES DE ADOTAR ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS Pessoas são diferentes / situações também; Diferentes tipos de aprendizagem; Diferentes estilos de aprendizagem; Interesses e motivação diferentes; Inclusão em ambientes e culturas diferentes; Aprendizagens anteriores diferentes.

16 INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (Gardner, 1993) Linguística Lógico-matemática Visual-espacial Cinestésica Musical Interpessoal Intrapessoal

17 ADOÇÃO DE PRÁTICAS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Observação Análise Síntese Indução Dedução Hipótese Pressuposto Categorias Relações

18 OBRIGADA PELA ATENÇÃO! HELENA TONET (061) 84941772 htonet@uol.com.br

19 SITUAÇÕES / OPORTUNIDADES Filmes / peças teatrais/ exposições Visitas à livrarias e sebos Visitas a museus / casas de cultura Mudança de rotinas associadas ao tema Aplicação de conhecimentos de outras áreas Uso de novos recursos ALTERNATIVAS DE APRENDER SOBRE UM TEMA

20 SITUAÇÕES / OPORTUNIDADES Discussão do tema com diferentes públicos Encenar / simular soluções / estudo de casos Descrever fatos / dados pela negação Solucionar o problema (aprender com a solução) Pedir a outros que solucionem o problema e observar a solução encontrada. ALTERNATIVAS DE APRENDER SOBRE UM TEMA


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