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Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/31 Aula 1 Sistemas de Recursos Humanos e a relação com Liderança & Gestão SCHERMERHORN, John R. Administração.

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1 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/31 Aula 1 Sistemas de Recursos Humanos e a relação com Liderança & Gestão SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC, 2006 WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

2 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 2/31 Administração de Recursos Humanos O O processo de administração de recursos humanos (ARH) envolve atrair, desenvolver e manter uma força de trabalho talentosa e com energia para apoiar a missão, os objetivos e as estratégias da organização.

3 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 3/31 Algumas considerações preliminares: Discriminação Ocorre quando é negado a alguém um emprego por razões não relevantes para esse emprego. Igual oportunidade de emprego Representa o direito ao emprego e à progressão funcional sem levar em conta a raça, o sexo, a religião, a cor ou a nacionalidade. Ação afirmativa Representa um esforço no sentido de dar preferência de emprego para mulheres e membros de grupos minoritários. Qualificações ocupacionais legitimadas São exceções para a igual oportunidade de emprego, justificadas pela capacidade individual de realizar uma determinada tarefa.

4 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 4/31 E mais outras: Assédio sexual Ocorre como um comportamento de natureza sexual que afeta a situação de emprego de uma pessoa. Isonomia Estabelece que pessoas que realizam trabalhos de importância semelhante devam ser remuneradas em níveis comparáveis. Profissionais autônomos São pessoas que prestam serviços com base em contratos temporários e não fazem parte da força de trabalho oficial da organização. Planejamento estratégico de recursos humanos Analisa as necessidades de pessoal e identifica ações para atender a essas necessidades.

5 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 5/31 Etapas no processo de planejamento estratégico de recursos humanos Etapa 1 Rever a missão, os objetivos e as estratégias da organização Etapa 1 Rever a missão, os objetivos e as estratégias da organização Etapa 3 Avaliar os atuais recursos humanos Etapa 3 Avaliar os atuais recursos humanos Etapa 2 Rever os objetivos e as estratégias de recursos humanos Etapa 2 Rever os objetivos e as estratégias de recursos humanos Etapa 4 Prever necessidades de recursos humanos Etapa 4 Prever necessidades de recursos humanos Etapa 5 Desenvolver e implementar planos de recursos humanos, de maneira a combiná-los com as necessidades. Etapa 5 Desenvolver e implementar planos de recursos humanos, de maneira a combiná-los com as necessidades.

6 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 6/31 Qualquer estratégia, por mais bem concebida que seja, está condenada ao fracasso se não for implementada com eficácia. Liderança Poder Cultura Organizacional

7 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 7/31 Liderança Papéis desempenhados pelo Gestor: Alocador de recursos O gestor determina a distribuição de recursos organizacionais como dinheiro, tempo e equipamentos; Monitor O gestor recebe informações e análises relacionadas às operações internas e aos eventos externos; Disseminador O gestor transmite a informação recebida do ambiente externo para os membros da organização.

8 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 8/31 Líder Um gestor demonstra liderança quando garante a cooperação dos outros na realização de um objetivo.

9 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 9/31 A liderança é necessária em todos os níveis organizacionais e em todas as áreas funcionais. As estratégias não podem ser implementadas apenas pelos esforços do CEO.

10 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 10/31 A liderança estratégica refere-se tanto ao ambiente externo quanto às operações internas da empresa. O trabalho de liderança estratégica consiste em estabelecer a orientação da empresa – desenvolvendo e comunicando uma visão do futuro – e motivar e inspirar os membros da organização a se moverem nessa direção.

11 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 11/31 Mudanças externas e organizacionais que representam desafios para a liderança Mudanças ExternasMudanças Organizacionais Globalização de rivalidades e de mercados Privatização de setores em vários países Maior intensidade de mudança tecnológica Desregulamentação Mudanças na organização do próprio trabalho nos níveis empresarial e da unidade de negócio Mudanças nas finanças da empresa Mudanças no portfólio da empresa Maior competição por recursos e clientes Expansão das operações no mercado mundial Necessidade crescente de adaptação e alto desempenho Aumento da utilização de tecnologias avançadas

12 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 12/31 Por que os empregados se submetem à direção do CEO? O principal mecanismo para exercer a autoridade formal é o controle do CEO sobre recompensas e recursos. Esses elementos podem cobrir um amplo espectro, incluindo salários e bônus, progresso de carreira, orçamentos, delegação de autoridade e responsabilidade, reconhecimento formal de realizações e símbolos de status. O líder eficaz garante que os sistemas de recompensas da empresa sejam consistentes com sua orientação estratégica.

13 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 13/31 Estilo do líder Cada líder tem seu estilo de liderança – o padrão característico de comportamento que ele exibe no processo de exercer autoridade e tomar decisões. Alguns líderes são personalidades marcantes; outros são quietos e contemplativos. Alguns buscam ampla participação nos processos decisórios; outros tomam decisões principalmente sozinhos, sem a ajuda dos outros. Qualquer que seja o estilo, o líder da organização dita o tom para os membros da empresa.

14 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 14/31 Estilos transformacional e transacional de liderança Os administradores utilizam a autoridade de seu cargo para trocar recompensas como pagamento e status pelos esforços de trabalho dos empregados. Liderança transacional Os administradores inspiram o envolvimento em uma missão, oferecendo aos seguidores um “sonho” ou “visão” de uma ordem mais alta que a realidade presente desses seguidores. Liderança transformacional

15 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 15/31 Steven Jobs, fundador da Apple Computer, é exemplo de um líder transformacional. Nos primeiros tempos da empresa, ele conseguia inspirar seus funcionários com sua visão de tornar o poder da computação acessível a um grande grupo de clientes. Sem a disposição e o entusiasmo de seus empregados para trabalhar longas horas e gerar ideias inovadoras, a Apple nunca poderia ter revolucionado o setor de computadores.

16 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 16/31 Tempo Desempenho da Organização Tempo Desempenho da Organização Liderança transacionalLiderança transformacional

17 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 17/31 Quando é necessário um estilo transacional e quando se pode exigir um estilo transformacional? A maioria dos líderes assumirá os dois comportamentos, embora um deles possa predominar. Em geral, pode-se propor que as organizações que estão satisfazendo ou excedendo seus objetivos e não preveem mudanças significativas em seu ambiente podem ser bem dirigidas por um líder transacional. Cada vez mais, no entanto, em virtude da intensidade da concorrência doméstica e estrangeira e de mudanças ambientais dramáticas, muitas organizações exigem a liderança transformacional.

18 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 18/31 Estratégia de três estágios para a liderança transformacional 1.Reconhecer a necessidade de mudança, observando o comportamento dos seus concorrentes, avaliando a satisfação do cliente, a qualidade do produto em comparação com os dos concorrentes, inovações em novos produtos e outros indicadores semelhantes; 2.Criar uma visão partilhada, fixando um exemplo pessoal em termos das longas horas que trabalham, de seu compromisso explícito com o sucesso e da qualidade consistente de seus esforços. Além disso, seu comportamento público deve refletir seu próprio entusiasmo e energia, e quanto mais contato eles tiverem com os empregados de todos os níveis, mais contagioso esse entusiasmo tende a ser. 3.Institucionalizar a mudança, com suficientes e abrangentes instrumentos de feedback.

19 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 19/31 Pode r A implementação eficaz da estratégia exige que o CEO influencie o comportamento dos outros de maneira que dependam da autoridade formal mas também de maneira que não dependam dela. Nesse último caso, o CEO deve adquirir poder sobre os indivíduos de quem ele depende. Poder aqui significa a habilidade – que não venha da autoridade formal ou do controle sobre recursos e recompensas – de influenciar o comportamento de outras pessoas.

20 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 20/31 CEO e outros altos administra- dores Carisma Perícia Controle sobre a informação Influência indireta Lidando com a incerteza Permuta Técnicas de Utilização do Poder

21 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 21/31 Técnicas de Utilização do Poder Refere-se à habilidade que o administrador tem para influenciar o comportamento dos outros porque esses indivíduos acreditam que seu administrador sabe mais sobre um problema, uma oportunidade ou uma questão do que eles. Perícia Refere-se ao acesso que o administrador tem a importantes informações e também ao controle que exerce sobre a distribuição dessas informações aos outros. Controle sobre a informação

22 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 22/31 Técnicas de Utilização do Poder - 2 Na permuta, um líder faz algo para outra pessoa e pode então esperar que essa pessoa tenha um senso de obrigação para com ele. Permuta Quando ocorrem mudanças constantes no sistema formal de recompensas da organização. Nesses casos, apenas os indivíduos que implementam corretamente a estratégia da organização receberão bônus, aumentos de salários e promoções. Influência indireta

23 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 23/31 Técnicas de Utilização do Poder - 3 Refere-se à capacidade que um líder tem de influenciar os outros por meio de seu magnetismo pessoal, entusiasmo e convicções fortemente estabelecidas. Com frequência, os líderes conseguem comunicar essas convicções e sua visão de futuro com um modo de falar dramático e persuasivo. Carisma Quando um desenvolvimento ou tendência tem uma implicação importante para qualquer organização em particular em determinada época, recebe o nome de contingência crítica. Lidando com a incerteza

24 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 24/31 Cultura Organizacional Refere-se aos valores e padrões de crenças e comportamento que são aceitos e praticados pelos membros de uma determinada organização. Como cada organização desenvolve sua própria cultura singular, até mesmo organizações que pertencem ao mesmo setor e região podem exibir modos muito diferentes de operar.

25 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 25/31 Evolução da Cultura Influência de um líder transformacional Adaptação à mudança ambiental com o tempo Crenças, valores e suposições do fundador Cultura organizacional atual

26 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 26/31 Impacto da cultura sobre a estratégia A cultura de uma empresa de sucesso deve ser adequada à sua estratégia – e apoiá-la. Empresas com “culturas estrategicamente adequadas” – PepsiCo, Walmart, Shell – tiveram um desempenho acima do de outras ótimas empresas com culturas menos apropriadas. Essas empresas de sucesso desenvolveram culturas que enfatizavam três grupos-chaves de stakeholders – clientes, acionistas e empregados. A cultura organizacional pode facilitar ou dificultar as ações estratégicas da empresa. Conclusão :

27 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 27/31 1 1 Como os líderes moldam a cultura organizacional Atenção sistemática a determinadas áreas da empresa 2 2 Reações do líder a incidentes críticos e a crises 4 4 5 5 3 3 Modelo de função, professor ou mentor Modo como recruta, seleciona e promove, e como demite Modo como aloca recursos e status

28 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 28/31 Mecanismos primários inspiradores 1.Aquilo a que os líderes dão atenção, aquilo que eles mensuram e controlam; 2.As reações do líder a incidentes críticos e crises organizacionais; 3.Servir deliberadamente como modelo de função, professor e mentor; 4.Critérios para alocação de recompensas e status; 5.Critérios para recrutamento, seleção, promoção, aposentadoria e demissão. Mecanismos inspiradores e reforçadores da cultura organizacional

29 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 29/31 Critérios secundários de articulação e reforço 1.Desenho e estrutura da organização; 2.Sistemas e procedimentos organizacionais; 3.Desenho do espaço físico, fachadas, prédios; 4.Histórias sobre importantes eventos e pessoas; 5.Declarações formais sobre a filosofia, crenças e leis da organização. Mecanismos inspiradores e reforçadores da cultura organizacional

30 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 30/31 Schein 1 enfatiza o elo crítico entre a liderança e a cultura organizacional afirmando que “a função única e essencial da liderança é a manipulação da cultura”. A cultura é criada pelas ações dos líderes; é institucionalizada pelos líderes; e quando se torna disfuncional, é preciso que a liderança a altere. Aquilo de que mais o CEO precise, segundo Schein, é um entendimento de como a cultura pode ajudar ou prejudicar a organização na realização de sua missão e das habilidades para fazer as mudanças adequadas. Conclusão Final 1 SCHEIN, E. H. Organizational culture and leadership. San Francisco : Jossey-Bass, 1985

31 Liderança & Gestão Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 31/31 Aula 2 Liderar – Inspirar Esforços SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC, 2006


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