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1 EXCELÊNCIA EM GESTÃO. 2 Conceito de Qualidade Totalidade de características de uma entidade (atividade, processo, produto), organização ou combinação.

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1 1 EXCELÊNCIA EM GESTÃO

2 2 Conceito de Qualidade Totalidade de características de uma entidade (atividade, processo, produto), organização ou combinação destes, que lhe conferem a capacidade de satisfazer necessidades implícitas ou explícitas dos clientes e demais partes interessadasTotalidade de características de uma entidade (atividade, processo, produto), organização ou combinação destes, que lhe conferem a capacidade de satisfazer necessidades implícitas ou explícitas dos clientes e demais partes interessadas (FNQ 2010). (FNQ 2010).

3 3 Missão: Razão de ser de uma organização, compreendendo as necessidades sociais a que ela atende e o foco fundamental de suas atividades Missão: Razão de ser de uma organização, compreendendo as necessidades sociais a que ela atende e o foco fundamental de suas atividades Produto: Resultado de atividade ou processo Produto: Resultado de atividade ou processo Valores: Entendimento e expectativas que descrevem como os profissionais se comportam e nos quais se baseiam as relações na organização. Valores: Entendimento e expectativas que descrevem como os profissionais se comportam e nos quais se baseiam as relações na organização. Termos importantes (PNQ 2010)

4 4 Ferramentas: PDCA Brainstorming Pareto Fluxograma 5W1H Matriz SWOT (FOFA)... Técnicas de Gestão

5 5 PDCA

6 6 îAnos 50: Prêmio Deming - Japão  ênfase em técnicas estatísticas e padronização î Anos 80: Malcolm Baldrige National Quality Award - EUA  reação à ameaça japonesa 4 objetivo: aumento da competitividade das empresas americanas 4 critérios de avaliação baseados em conceitos / valores comuns às organizações de alta performance 4 modelo não prescritivo Histórico dos Prêmios de Gestão

7 7 î 1992 : Prêmio Nacional da Qualidade - Brasil  alinhado ao MBNQA, com influência do Prêmio Europeu 4 serve de base para premiações regionais, entre elas, o Prêmio Qualidade RS. Histórico dos Prêmios de Gestão

8 8 Estudo do NIST* no final da década de 1980: o que as melhores empresas têm em comum?  Fundamentos da excelência  Em 1987, Governo Americano cria o prêmio MBNQA O prêmio utiliza um modelo que avalia a eficácia na aplicação dos fundamentos Em 1988 ocorre o 1º ciclo do MBNQA Origem dos Critérios de Excelência * National Institute of Standards and Technology

9 9 1991 Fundação Prêmio Nacional da Qualidade 1992 Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade(PGQP) 1997 Programa Qualidade no Serviço Público (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização) Programas Estaduais e Setoriais As instituições brasileiras

10 10 O Modelo dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade é uma ferramenta fantástica para as empresas medirem sua performance, pois se constitui num modelo sistêmico de gestão adotado mundialmente por inúmeras organizações que buscam alcançar níveis de desempenho comparáveis aos padrões internacionais, considerados de Classe Mundial. Modelo de Excelência

11 11 Sempre atualizados quanto às necessidades da sociedade, os Critérios de Excelência são revisados anualmente de uma forma participativa, onde toda a Comunidade da Qualidade agrega relevantes contribuições visando ao contínuo aprimoramento do modelo. Conselho Curador da FNQ Modelo de Excelência

12 12 Prêmio Nacional da Qualidade

13 13 Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) Um prêmio de valor que reconhece à excelência da gestão das organizaçõesUm prêmio de valor que reconhece à excelência da gestão das organizações A FNQ realiza, anualmente, o ciclo de avaliação do PNQ, que reconhece as organizações que praticam a Excelência em Gestão no BrasilA FNQ realiza, anualmente, o ciclo de avaliação do PNQ, que reconhece as organizações que praticam a Excelência em Gestão no Brasil Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconhece empresas de nível Classe Mundial e ocupa uma posição central dentro dos esforços da FNQ de ser um Centro de Referência de Classe Mundial sobre Excelência em Gestão.Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconhece empresas de nível Classe Mundial e ocupa uma posição central dentro dos esforços da FNQ de ser um Centro de Referência de Classe Mundial sobre Excelência em Gestão.

14 14 Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) Foi em torno da concessão do prêmio que a FNQ ganhou força para tocar suas atividades desde o início, em 1991.Foi em torno da concessão do prêmio que a FNQ ganhou força para tocar suas atividades desde o início, em 1991. O PNQ representa um momento singular para o empresariado brasileiro, quando as empresas líderes em qualidade, produtividade, competitividade e gestão são devidamente reconhecidas.O PNQ representa um momento singular para o empresariado brasileiro, quando as empresas líderes em qualidade, produtividade, competitividade e gestão são devidamente reconhecidas.

15 15 Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) O PNQ é utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. Por isso, o PNQ é considerado o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil.O PNQ é utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. Por isso, o PNQ é considerado o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil.

16 16 Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) O processo de premiação do PNQ visa: Estimular o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do Brasil; Fornecer para as organizações, um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento; Fornecer para as organizações, um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento; Conceder reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para organizações Classe Mundial; Conceder reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para organizações Classe Mundial; Divulgar as práticas de gestão bem-sucedidas, com vistas ao benchmarking. Divulgar as práticas de gestão bem-sucedidas, com vistas ao benchmarking.

17 17 Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) Candidatar-se ao PNQ representa, de uma forma geral, submeter a organização a uma análise aprofundada de sua gestão, efetuada por examinadores treinados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética, obtendo-se ao final do processo um amplo Relatório de Avaliação da gestão.Candidatar-se ao PNQ representa, de uma forma geral, submeter a organização a uma análise aprofundada de sua gestão, efetuada por examinadores treinados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de ética, obtendo-se ao final do processo um amplo Relatório de Avaliação da gestão.

18 18

19 19 MISSÃO Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. VISÃO Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.

20 20 REDE NACIONAL DA GESTÃO RUMO À EXCELÊNCIA “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”

21 21 Destaques Dados atualizados até fevereiro/2007

22 22 MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ®

23 23 + de 75 prêmios, em 100 países Principais Prêmios / Modelos de Excelência em Gestão

24 24 Modelo Brasileiro de Excelência da Gestão®

25 25 Fundamentos da Excelência “Expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.”

26 26 Fundamentos da Excelência

27 27 Fundamentos X Critérios de Excelência

28 28 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

29 29 Critérios de Excelência e Itens 1 Liderança –Sistema de liderança –Cultura da excelência –Análise crítica do desempenho global 2 Estratégias e planos –Formulação das estratégias –Desdobramento e operacionalização das estratégias –Formulação do sistema de medição do desempenho

30 30 Critérios de Excelência e Itens 3 Cidadãos e Sociedade –Imagem e conhecimento mútuo –Relacionamento com os cidadãos - usuários –Interação com a sociedade 4 Informação e conhecimento –Gestão das informações da organização –Gestão das informações comparativas –Gestão do conhecimento

31 31 Critérios de Excelência e Itens 5 Pessoas –Sistemas de trabalho –Educação e capacitação –Qualidade de vida 6 Processos –Gestão de processos finalísticos –Gestão de processos de apoio –Gestão de processos de suprimentos –Gestão orçamentária e financeira

32 32 Critérios de Excelência e Itens 7 Resultados –relativos aos cidadãos - usuários e –relativos à interação com a sociedade –orçamentários/financeiros –relativos às pessoas –relativos a suprimento –dos processos relativos aos serviços e produtos –dos processos de apoio e organizacionais

33 33 Visão sistêmica da gestão organizacional Critérios de Excelência - FNQ Modelo de Excelência do PNQ

34 34 Critérios de Excelência - FNQ Modelo de Excelência do PNQ Visão sistêmica da gestão organizacional

35 35 “...o Programa optou pelos Critérios de Excelência utilizados no Brasil e em diversos países, cujos fundamentos representam o “estado da arte” em gestão....A estratégia utilizada pela FNQ foi de adaptação de linguagem, buscando respeitar a natureza pública das organizações que integram o aparelho do Estado brasileiro...” Modelo de Excelência em Gestão Pública Desdobramentos...

36 36 Estágios de integração das práticas de gestão

37 37 Gestão de Práticas - Ciclo de Aprendizado Gestão de Práticas - Ciclo de Aprendizado

38 38 CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO E A EXCELÊNCIA DA GESTÃO

39 39 Redes e integração horizontal.Pirâmide e integração vertical. Estrutura Competição e cooperação, “globalidade” e relacionamento de qualidade. Competição, regionalidade e relacionamento utilitário. Interação Partes integrantes do ecossistema da organização. Restrições sujeitas a considerações de custo/benefício. Sociedade e meio ambiente Sistema vivo, ecossistema, interdependência e adaptabilidade. Máquina como metáfora, sistema isolado e independente. Organizações Turbulência, descontinuidade e mudança exponencial. Estabilidade, mudança progressiva e linearidade. Ambiente Externo ParaDe Novos paradigmas nas organizações

40 40 (continuação) Maior conteúdo intelectual e o trabalho experiência mais rica e desafiadora. Automação. Mais tecnologia, menos pessoas. Tecnologia da Informação Função da escola e organização. Aprendizado contínuo para toda a vida. Função da escola e que se aprende uma vez para o resto da vida. Aprendizado/ educação Crescimento exponencial e acesso universal. Crescimento linear e acesso restrito. Conhecimento Cultural, distribuída e abrangendo o ecossistema. Localizada, tarefa de experts. Inovação Avaliação subjetiva de ativos intangíveis. Avaliação objetiva de ativos tangíveis. Percepção de Valor Líder: mentor, focalizador e símbolo.Liderança distribuída e abrangente. Comando e controle, liderança centralizadora e restrita à organização. Liderança ParaDe Novos paradigmas nas organizações

41 41 Posicionamento Conceitual “A FNQ entende as organizações como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos” “A excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema”

42 42 Semelhanças

43 43 Sustentabilidade

44 44 O estudo foi elaborado a partir de uma amostra de 130 demonstrativos contábeis de empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade, com o objetivo de avaliar o desempenho destas empresas com o desempenho das demais empresas dos respectivos setores de atuação. Os índices econômicos-financeiros das empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade foram comparados ao desempenho das empresas do setor em que atuam, durante um período de sete anos. Para as empresas holdings utilizou-se o demonstrativo consolidado do grupo. Considerou-se todas as demonstrações financeiras independente do ano de filiação ou premiação.

45 45 EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO Variação acumulada, descontada a inflação (IGPM)

46 46 MARGEM EBITDA % sobre o faturamento líquido

47 47 MARGEM DE LUCRO % sobre o faturamento líquido

48 48 Pensamento Sistêmico Declaração o professor Oswaldo Scaico sobre o conceito: –“Faço parte de tudo e tudo faz parte de mim”. –“Os integrantes de um sistema precisam se transformar, no sentido de se aprimorar. Não basta ter um conjunto de componentes, é preciso ter propósitos comuns e compromisso”, SEBE 2008

49 49 É reconhecer o valor de cada oportunidade e/ou diferença www.mxstudio.com.br/

50 50 Legalidade Legalidade Moralidade Moralidade Impessoalidade Impessoalidade Publicidade Publicidade Eficiência Eficiência Excelência dirigida ao cidadão Excelência dirigida ao cidadão Gestão participativa Gestão participativa Fundamentos da excelência

51 51 Gestão baseada em processos e informações Valorização das pessoas Visão de futuro Aprendizado organizacional Agilidade Foco em resultados Inovação Controle social Fundamentos da excelê n cia

52 52 Estrita obediência à lei;nenhum resultado poderá ser considerado bom, nenhuma gestão poderá ser reconhecida como de excelência à revelia da lei. Legalidade

53 53 Pautar a gestão pública por um código moral. Não se trata de ética (no sentido de princípios individuais, de foro íntimo), mas de princípios morais de aceitação pública. Moralidade

54 54 Publicidade Ser transparente, dar publicidade aos dados e fatos. Essa é uma forma eficaz de indução do controle social.

55 55 Eficiência Fazer o que precisa ser feito com o máximo de qualidade ao menor custo possível. Trata-se de melhorar a relação entre a qualidade do serviço e o gasto.

56 56 Agilidade A postura pró-ativa está relacionada à noção de antecipação e resposta rápida às mudanças do ambiente. Para tanto, a organização precisa antecipar-se às novas demandas dos seus usuários e das demais partes interessadas.

57 57 Foco em resultados O resultado é a materialização de todo o esforço da organização. Uma organização é avaliada por meio dos resultados medidos por um conjunto de indicadores que devem refletir as necessidades de todas as partes interessadas.

58 58 Portal FNQ - www.fnq.org.br

59 59 C URSO V IRTUAL DO MEG (GRATUITO) Portal FNQ (www.fnq.org.br)

60 60 S ÉRIE C ADERNOS DE E XCELÊNCIA E S OFTWARE DE A UTO - A VALIAÇÃO

61 61 R ELATÓRIOS DA G ESTÃO E R ELATÓRIOS DOS C OMITÊS T EMÁTICOS

62 62 “As únicas limitações para nossas realizações de amanhã, são nossas vacilações de hoje.” Franklin D. Roosevelt


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