A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Prof. Dr. Roberto Morais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Prof. Dr. Roberto Morais."— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Prof. Dr. Roberto Morais

2 ENTREVISTA É um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. TIPOS DE ENTREVISTAS Estruturada: é aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido. Não estruturada: o entrevistado tem liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção que considere adequada. Painel: consiste na repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas, a fim de estudar a evolução das opiniões em períodos curtos.

3 MEDIDAS EXIGIDAS PARA A PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA Planejamento da entrevista Conhecimento prévio do entrevistado Oportunidade da entrevista Condições favoráveis Contato com líderes Conhecimento prévio do campo Preparação específica

4 PRINCIPAIS PROBLEMAS COM A TÉCNICA DA ENTREVISTA Falta de motivação do entrevistado. Inadequada compreensão do significado das perguntas. Fornecimento de respostas falsas. Inabilidade do entrevistado para responder. Influência exercida pelo aspecto pessoal do entrevistados com o entrevistado.

5 QUESTIONÁRIO É um instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. CUIDADOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO Conhecer o assunto Cuidado na seleção das questões Limitado em extensão e em finalidade Codificadas para facilitar a tabulação Indicação da entidade organizadora Acompanhado por instruções Boa apresentação estética

6 CONSTRUÇÃO DO QUESTIONÁRIO Consiste em traduzir os objetivos da pesquisa em perguntas claras e objetivas. TIPOS DE QUESTÕES a)Aberta: são as que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões. Entretanto, apresenta alguns inconvenientes:  Dificulta a resposta ao próprio informante, que deverá redigi-la.  O processo de tabulação.  O tratamento estatístico e a interpretação. A análise é difícil, complexa, cansativa e demorada.

7 b) Fechada: são aquelas em que o informante escolhe sua resposta entre duas opções. Este tipo de pergunta, embora restrinja a liberdade das respostas, facilita o trabalho do pesquisador e também a tabulação, pois as respostas são mais objetivas. c) Múltipla escolha: são perguntas fechadas mas que apresentam uma série de possíveis respostas, abrangendo várias facetas do mesmo assunto. A técnica da escolha múltipla é facilmente tabulável e proporciona uma exploração em profundidade quase tão boa quanto a de perguntas abertas. A combinação de respostas múltiplas com as respostas abertas possibilita mais informações sobre o assunto, sem prejudicar a tabulação.

8 PRÉ-TESTE DO QUESTIONÁRIO/ENTREVISTA A análise dos dados, após tabulação, evidenciará possíveis falhas existentes: Inconsistência ou complexidade das questões. Ambigüidades ou linguagem inacessível. Perguntas supérfluas ou que causem embaraço ao informante. Questões que obedeçam a uma determinada ordem. Se são muito numerosas.

9 Exemplo de questionário utilizando uma escala de Thurstone (Fonte: Adaptado de BRANDALISE, 2005). Escala Intervalar.

10 Exemplo de questionário utilizando uma escala de Likert (Fonte: Adaptado de BACKER, 1995). Escala Intervalar. As escalas podem ser planejadas com valores positivos, de 1 a 5 ou valores positivos e negativos, passando por zero, de +2 a -2, por exemplo.

11 1. Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino 2. Idade: _________ Anos completos. 3. Estado Civil: ( ) Solteiro(a) ( ) Casado(a) ( ) Separado(a) / Divorciado(a) ( ) Viúvo(a) ( ) Vivo com companheira ( ) Vivo com companheiro 4. Naturalidade: ( ) Brasileiro(a) ( ) Estrangeiro(a) naturalizado(a) Modelo de Questionário Fechado (Fonte: Adaptado de BACKER, 1995).

12 1. Você presta algum tipo de serviço assistencial, ajuda financeira ou trabalho voluntário? (múltipla escolha) ( ) Sim, a entidades filantrópicas (AACD, APAE, Associação Pestalozzi, ou outros) ( ) Sim, a instituições de caridade que cuidam de crianças com câncer, HIV ou com algum tipo de deficiência ( ) Sim, a creches, orfanatos e/ou asilos de idosos ( ) Sim, a iniciativas de comunidades e associações religiosas ( ) Sim, junto a iniciativas privadas (Ação Criança, Instituto Ayrton Senna, outros) ( ) Sim, junto a organizações não governamentais (UNICEF, Greenpeace, Amigos do Bem, Anistia Internacional, Médicos Sem Fronteiras, outros) ( ) Sim, a escolas ( ) Sim, a hospitais ( ) Sim, outros: ______________________________________ ( ) Não Modelo de Questionário – Múltipla Escolha

13 Critério 1 – Liderança 1. Qual pensa que seja a missão* da Organização onde trabalha? (*A razão de ser de uma organização.) 2. Conhece a visão* formulada para esta Organização? Em caso afirmativo, explicite-a em traços gerais e diga-nos como teve conhecimento dessa visão? (*Fotografia do futuro. O que a organização pretende fazer e alcançar a médio e longo prazo.) 3. Contribuiu de alguma forma para a construção da missão e visão desta Organização? Em caso afirmativo, de que forma? Modelo de Questionário/Entrevista

14 Softwares Gratuitos na Internet Quicksurvey.com Surveymonkey.com Survio.com Google.com


Carregar ppt "INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Prof. Dr. Roberto Morais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google