A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características."— Transcrição da apresentação:

1 Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características

2 Publicidade comercial Publicidade não comercial
Textos dos media: publicidade Definição PUBLICIDADE Prefixo grego que significa próprio Forma de comunicação que consiste na adoção de um conjunto de técnicas, atividades e meios com o objetivo de divulgar e promover um produto ou serviço, influenciando o recetor a comprar algo (fim comercial) ou agir de determinada forma. Publicidade comercial Publicidade não comercial

3 Publicidade comercial Publicidade não comercial
Textos dos media: publicidade Exemplificação Publicidade comercial Publicidade não comercial

4 AIDMA: acrónimo que define os objetivos da publicidade.
Textos dos media: publicidade Características O anúncio publicitário tem a finalidade de promover a marca de um produto (ou a empresa que o comercializa), um serviço, uma ideia, etc. apela aos sentimentos, emoções e necessidades do recetor, baseando-se em determinados princípios: Despertar a Atenção Suscitar o Interesse Criar o Desejo Facilitar a Memorização Levar à Ação AIDMA: acrónimo que define os objetivos da publicidade.

5 Textos dos media: publicidade
Características Habitualmente o anúncio publicitário é composto pelos seguintes elementos: Símbolo/marca Slogan: “Quem sabe, sabe e quem começa já é que sabe”. frase ou expressão original, concisa e simples para facilitar a sua memorização. Imagem deverá ser apelativa, para captar a atenção; por vezes pode não existir, dependendo do objetivo do anúncio. Texto argumentativo complemento do slogan e da ilustração; informa sobre o produto ou serviço, tentando convencer o recetor a comprá-lo.

6 Características A linguagem do anúncio publicitário adapta-se:
Textos dos media: publicidade Características A linguagem do anúncio publicitário adapta-se: - ao público-alvo: crianças, jovens, mulheres, homens, público em geral; - ao suporte utilizado: imprensa escrita, imprensa online, cartaz, panfleto.

7 Textos dos media: publicidade
Características O texto argumentativo e o slogan do anúncio publicitário podem fazer uso de certos recursos de linguagem, tais como: frases concisas, incisivas e originais; variação gráfica entre letras; recursos expressivos, como interjeições, repetições, frases exclamativas, frases interrogativas, comparações, metáforas, aliterações, onomatopeias, etc.; tempos verbais frequentemente no imperativo/conjuntivo, com incidência na 2ª pessoa gramatical; expressões populares com duplo sentido; polissemia, conotação e rima.

8 Textos dos media: publicidade

9 Textos dos media: publicidade


Carregar ppt "Textos dos media: Publicidade Definição Exemplo Características."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google