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Logística Aula 1: Análise de estoques, Indicadores de desempenho,

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1 Logística Aula 1: Análise de estoques, Indicadores de desempenho,
Inventário periódico e rotativo, Acurácia dos estoques, Nível de serviço, Giro de estoque, Cobertura do estoque.

2 Análise de estoques Como os estoques representam parcela substancial dos ativos das empresas, devem ser encarados como um fator de geração de negócios e de lucros, Assim cabe ao gestor dos estoques verificar se estão tendo a utilidade adequada ou sendo um “peso morto”, não apresentando o retorno sobre o capital neles investido, A gestão de estoques constitui uma série de ações que permitem ao gestor verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados em relação aos setores que dele se utilizam, bem manuseados e bem controlados.

3 Análise de estoques A produção de portas e janelas da metalúrgica Gravia ganhou agilidade e controle mais eficiente com o uso da tecnologia de coleta de dados. Após implementar um aplicativo que gerencia e transfere para o sistema de gestão corporativa as informações captadas de cada peça que chega ou sai da fábrica, automaticamente e on line, a empresa aposentou os processos manuais de apontamentos de produção e movimentação de materiais, o que resultou ainda na redução de erros e mão de obra. Isto porque o sistema de gestão da companhia controla todo o ciclo de produtos, desde o recebimento da matéria prima até os processos de produção, estoques, vendas e faturamento.

4 Análise de estoques Em apenas seis meses de utilização do novo sistema, a Gravia já pode enumerar benefícios como a eliminação de divergências de inventário (físico diferente do contábil), aumento da agilidade no processo de reporte de produção, com saldos de estoques confiáveis e em tempo real, isto é, eliminando uma defasagem de 24 horas no saldo contábil em relação ao físico e redução de tempo para fazer o embarque de um pedido de venda na expedição e maior confiabilidade no processo.

5 Indicadores de desempenho
Dessa forma, os indicadores de desempenho dos estoques são fundamentais para uma análise do comportamento dos mesmos, Existem vários indicadores de produtividade na análise e controle dos estoques, sendo os mais usuais: Diferenças entre inventário físico e o contábil, Acurácia dos estoques, Nível de serviço ou nível de atendimento, Giro dos estoques, Cobertura dos estoques.

6 Inventário físico O inventário físico consiste na contagem física dos itens de estoque. Caso haja diferença entre o inventário físico e os registros do controle dos estoques, devem ser feitos ajustes conforme normas da empresa, Quais prejuízos podem ser gerados em função de diferenças entre o estoque físico e contábil?

7 Inventário físico O controle que pode ser feito em qualquer empresa para auxiliar o fluxo de caixa é o referente aos inventários, Estoques em excesso significa gastar dinheiro à toa, arcar com um custo que não traz benefício algum, Qualquer custo, seja ele relacionado à produção, à administração de materiais ou simplesmente ao estoque, pode ser reduzido se for bem gerenciado.

8 Inventário físico Se os recursos mais utilizados, como ativos fixos, mão de obra e energia, forem bem administrados, o produto ganhará em qualidade e o custo final será menor, Mudanças excessivas em ordens de produção, implicando parada de máquinas e aumento dos estoques em processo, acabam por gerar retrabalho, e é uma forma clara de desperdício, impactando no custo final do produto.

9 Como descobrir se a empresa está com excesso de estoques?
O inventário físico geralmente é efetuado de dois modos: periódico ou rotativo, Inventário periódico: quando é realizado em determinados períodos, geralmente no encerramento dos exercícios fiscais, Qual o período adequado para realizar o inventário?

10 Como descobrir se a empresa está com excesso de estoques?
Inventário rotativo: permanentemente se contam os itens em estoque, Nesse caso faz-se um programa de trabalho de tal forma que todos os itens sejam contados pelo menos uma vez dentro do período fiscal (normalmente 1 ano) Será o período de um ano é um prazo adequado para que todos os itens sejam contados? Essa política exigirá um certo número de pessoas ou de tempo reservado exclusivamente à contagem dos itens.

11 Inventário rotativo Um critério usual é contar a cada três meses 100% dos itens da classe A, 33,3% ao mês aproximadamente. 50% dos itens da classe B, 16,6% ao mês, 5% dos itens da classe C, 1,6% ao mês.

12 Inventário rotativo Uma empresa utiliza o inventário rotativo, contando a cada três meses, 100% dos itens da classe A, 60% dos itens da classe B e 10% dos itens da classe C. No último ano fiscal constatou dispor em seus estoques de sku’s diferentes, sendo da classe A, da classe B e da classe C, A classe A tem em média 25 pçs por sku, a classe B 40 pçs, e a C 80 pçs, A empresa trabalha 250 dias por ano. SKU -Stock Keeping Unit = Itens distintos mantido em estoque, conhecidos também como código, referência ou part-number

13 Inventário rotativo Itens a serem contados:
Classe A – 100% de x 25 = pçs Classe B - 60% de x 40 = pçs Classe C – 10% de x 80 = pçs Total de pçs contadas a cada três meses = pçs Total de pçs contadas por ano ( x 4) = pçs

14 Acurácia dos controles
Acurácia = Nº de itens com registros corretos / Nº total de itens. Acurácia = $ dos itens com registros corretos / $ total de itens. Acurácia = (qtidade de itens corretos / quantidade total de itens) x 100

15 Nível de serviço ou nível de atendimento
Um dos indicadores mais importante, pois mede a eficácia dos estoques em atender às solicitações dos usuários, ou seja, será que os estoques tem atendido às necessidades do departamento comercial? A Tigre, líder brasileira no mercado de tubos e conexões plásticas, espera aumentar sua base de clientes na região norte com a inauguração do novo centro de distribuição (CD), na região metropolitana de Belém. Para o diretor da Tigre, o novo CD é uma forma de prestigiar os clientes da região norte, pois permitirá aos revendedores reduzir seus estoques e melhorar o nível de serviço.

16 Nível de serviço ou nível de atendimento
“Estar mais próximo do cliente, com o objetivo de prestar um atendimento personalizado, ágil e eficiente, consolida a nossa posição de liderança e cumpre o papel a que nos propomos, de prestar serviços com qualidade e inovação constantes” Pense: como a Tigre chegou a essa decisão de instalar um CD na região norte?

17 Nível de serviço ou nível de atendimento
Nível de serviço = nº de requisições atendidas / nº de requisições efetuadas. Nível de serviço = nº de pedidos atendidos / nº de pedidos efetuados.

18 Giro de estoque Mede quantas vezes, por unidade de tempo, o estoque se renovou, girou. Giro de estoque = $ consumido por período / valor do EM no período Mês E I Entradas Saídas E F Janeiro ,35 ,00 ,30 79.466,05 Fevereiro ,56 ,33 ,28 Março ,90 ,78 73.804,40 Abril ,00 ,50 81.358,90 Maio ,00 ,12 45.369,78 Junho ,00 ,56 ,22 Total ,59

19 Giro de estoque Mês (EI+EF)/2 EM Janeiro (124.237,35 + 79.466,05)/2
,70 Fevereiro (79.466, ,28)/2 ,17 Março ( , ,40)/2 ,34 Abril (73.804, ,90)/2 77.581,65 Maio (81.358, ,78)/2 63.364,34 Junho (45.369, ,22)/2 94.250,00 Total ,20

20 Giro de estoque EM (jan-jun) = 576.597,20 / 6 = 96.099,53
Giro de estoque = $ consumido por período / valor do EM no período Giro de estoque = ,59 / ,53 = 17,34 vezes. Em seis meses, o estoque girou 17,34 vezes

21 Cobertura de estoque Indica o nº de dias que o EM será suficiente para cobrir a demanda média. Cobertura em dias = nº de dias do período / giro de estoque Cobertura = 180 / 17,34 = 10,38 dias. Significa que nesses seis meses, mantive um EM suficiente para suprir 10,38 dias de demanda.


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