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Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.

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Apresentação em tema: "Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa

2 “Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.” (IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, 2010). Fonte: IBGC. Disponível em: http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17. Acesso em 01 ago 2010.http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17 2

3 Governança Corporativa “A governança corporativa representa a relação entre os investidores que é utilizada para determinar e controlar a direção estratégica e o desempenho das organizações. Em seu aspecto central, a governança corporativa preocupa-se com a identificação de maneiras para garantir que as decisões estratégicas sejam tomadas eficientemente.” (HITT, 2003:402). 3 Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.

4 Governança Corporativa  A governança corporativa cria mecanismos de incentivo e monitoramento, para que os executivos adotem condutas compatíveis com os interesses dos acionistas.  Sua principal meta é garantir que a empresa seja bem administrada e crie valor para os acionistas.  Supervisiona áreas nas quais podem surgir conflitos de interesse, buscando superar o conflito de agência.  Tradicionalmente, os acionistas são vistos como foco principal. No entanto, atualmente a governança corporativa volta-se para os demais stakeholders da organização, pois a empresa depende destes para garantir seu futuro. Fontes: IBGC. Disponível em: http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17. Acesso em 01 ago 2010. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009. HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17 4

5 Governança Corporativa  As empresas que possuem governança corporativa buscam transparência em sua administração.  Os sistemas de governança verificam se os executivos estão adotando um comportamento ético.  Os governantes de diversos países também têm interesse pela adoção de mecanismos de governança nas empresas, pois tais organizações possuem um crescimento sustentado, contribuindo para o crescimento da comunidade em que estão inseridas (melhores empregos e riqueza para a nação).  A empresa passa a ter foco no longo prazo em detrimento ao curto prazo. Fontes: IBGC. Disponível em: http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17. Acesso em 01 ago 2010. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17 5

6 Governança Corporativa  O interesse pela governança corporativa se ampliou com o aumento no número de casos de condutas irregulares na gestão das empresas (Ex.: Enron) e maior exigência de transparência por parte dos investidores.  Outro fator importante foram as distorções identificadas na remuneração dos executivos. 6 Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

7 Governança Corporativa “As companhias que criam e adotam mecanismos de governança cuja finalidade consiste em incentivar as conveniências de todos os stakeholders também apresentam menor possibilidade de deparar com situações nas quais suas ações são consideradas desprovidas de ética. Os escândalos Enron, WorldCom, HealthSouth e Tyco International ilustram o efeito devastador do comportamento ético inadequado não somente para os stakeholders de uma empresa, mas também para outras empresas. Essas crises têm influenciado a governança não apenas nos Estados Unidos, mas também em outros países.” (HOSKISSON, 2009:383). Fonte: HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 7

8 Governança Corporativa  A ausência de sistemas de governança corporativa gera:  Abusos de poder (acionistas majoritários x minoritários).  Erros estratégicos (excesso de poder nas mãos do principal executivo).  Fraudes (uso de informações privilegiadas para favorecimento próprio).  Atualmente a Bolsa de Valores de São Paulo adota segmentos diferenciados para as empresas que possuem sistemas de Governança Corporativa, valorizando as organizações. Fontes: IBGC. Disponível em: http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17. Acesso em 01 ago 2010.http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17 8

9 Governança Corporativa “A governança corporativa envolve supervisão em áreas em que os proprietários, gerentes e membros do Conselho de Administração podem ter conflitos de interesse.” (HITT, 2003:403). As áreas em que geralmente há conflito são: –Eleição de diretores. –Remuneração de executivos. –Estrutura e diretrizes estratégicas da empresa. 9 Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.

10 Governança Corporativa Conceitos fundamentais:  Relações de agenciamento: “Existe uma relação de agenciamento quando uma ou mais pessoas (o outorgante ou outorgantes) contratam uma outra ou outras (o agente ou agentes) como especialistas em tomada de decisões para executarem um serviço.” (HITT, 2003:406).  A responsabilidade é delegada, em troca de uma remuneração.  Ex.: Acionistas (outorgantes) x Gerentes (agentes).  Ex.: Gerentes (outorgantes) x Colaboradores (agentes). 10 Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

11 Governança Corporativa Conceitos fundamentais:  Problemas de agenciamento ou Conflitos de agência: gerados pela separação entre propriedade e gestão da organização.  Riscos decorrentes de uma administração voltada à busca de interesses pessoais (salários maiores, crescimento profissional) em detrimento dos acionistas e demais stakeholders.  Oportunismo administrativo: busca de interesses pessoais. 11 Fontes: IBGC. Disponível em: http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17. Acesso em 01 ago 2010. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009. HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.http://www.ibgc.org.br/Secao.aspx?CodSecao=17

12 Governança Corporativa Conceitos fundamentais:  Custos de agenciamento: [...] “soma dos custos de incentivo, de monitoração, de execução e prejuízos financeiros individuais em que incorrem os outorgantes, porque é impossível utilizar mecanismos de governança para garantir a total submissão da parte do agente.” (HITT, 2003:410).  Custos gerados pela implementação dos mecanismos. 12 Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.

13 Governança Corporativa  Existem diversos mecanismos de governança corporativa.  Os gestores devem estabelecer diversos mecanismos de governança, pois nenhum deles garante o acompanhamento adequado da empresa. 13 Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.

14 Governança Corporativa Alguns mecanismos de Governança Corporativa:  Concentração de controle acionário: busca por acionistas com grandes blocos de ações (ao menos 5%), acompanhando de maneira mais efetiva o desempenho da empresa.  Se opõe à propriedade difusa, quando há muitos acionistas, detendo poucos lotes de ações. Neste caso, há dificuldade em monitorar as atividades, pois os acionistas se tornam enfraquecidos. 14 Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

15 Governança Corporativa Alguns mecanismos de Governança Corporativa:  Conselho de administração: [...] “grupo de pessoas eleitas cuja principal responsabilidade é agir no interesse dos proprietários monitorando e controlando formalmente os executivos de alto nível da corporação.” (HITT, 2003:416).  Monitoram as decisões dos principais executivos.  Possuem direito de punir e intervir em casos de gestão inadequada.  Classificação dos membros do Conselho:  Insiders: executivos ativos na empresa.  Outsiders relacionados: possuem relação com a empresa, mas não ocupam cargos e não possuem relação com o dia-a-dia da empresa.  Outsiders: sem relação com a empresa. 15 Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

16 Governança Corporativa Alguns mecanismos de Governança Corporativa:  Remuneração dos executivos: definição de salários e bônus que conduzam a decisões alinhadas com os interesses dos acionistas.  Remuneração vinculada ao desempenho do executivo.  Foco dos executivos passa a estar voltado ao longo prazo.  Ex.: Ações. 16 Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.


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