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1 GT - RECUPERAÇÃO Programa Ensino Integral 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016 TEMA– Excelência Acadêmica FOCO– Fortalecimento do Currículo por.

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1 1 GT - RECUPERAÇÃO Programa Ensino Integral 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016 TEMA– Excelência Acadêmica FOCO– Fortalecimento do Currículo por meio da formação dos professores

2 Fortalecer a concepção de formação dos Supervisores de Ensino, PCNP, Diretores e PCG. Fortalecer o Modelo Pedagógico e Modelo de Gestão por meio do Ciclo de Acompanhamento. Fortalecer a excelência acadêmica e o desenvolvimento do Currículo Oficial. Fortalecer a formação dos professores. OBJETIVOS

3 SOCIALIZAÇÃO Sensibilização

4 ESCOLAS DEMOCRÁTICAS Clique no link: Escola Democráticawmv

5 REFLETINDO... Vocês já trabalharam numa escola como esta? Quais críticas podemos fazer a este modelo de escola? Na sua opinião, por que ainda existem muitas escolas que funcionam assim? Vocês acreditam que este tipo de organização escolar ajuda ou atrapalha a aprendizagem? Por quê?

6 Resgatando o Plano de Ação da sua escola e as causas raiz levantadas pela equipe, aponte duas ações diretamente relacionadas à formação dos profissionais da escola. “Quando indagados sobre as eventuais origens da deficiência na formação que acompanha os alunos, as percepções dos professores nos encaminham para as fragilidades do sistema educacional brasileiro. Os depoimentos permitem afirmar que embora ainda persista a visão do aluno desinteressado, alguns docentes percebem que os profissionais da educação de diferentes níveis também são responsáveis pelas deficiências que os alunos carregam ao longo de sua formação”. (SCHINCARIOL, 2015, p.89 e 90). Atividade 1 (Grupo escola)

7 SOCIALIZAÇÃO

8 CAFÉ

9 Sessão de Estudos

10 Leitura do fragmento do texto: A escola tem futuro? Das promessas às incertezas – Rui Canário.

11 Atividade 2 1- Analise os 3 fenômenos abordados no texto a partir das suas experiências no PEI. 2- Como você explicaria a evolução da cultura de dependência e execução para a de interação e resolução de problemas? Como essa nova cultura se manifesta (ou deveria se manifestar) nas nossas escolas? 3- Analise as dimensões essenciais do Professor, abordadas por Rui Canário, relacionando-as aos princípios e premissas do PEI.

12 SOCIALIZAÇÃO

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15 Atividade 3 Demanda de formação: EXCELÊNCIA ACADÊMICA Evidências: 1.50% dos alunos estão abaixo do básico em Matemática; 2.Os professores de Língua Portuguesa e Matemática só trabalham com listas de exercícios no Nivelamento; 3.As aulas da maioria dos professores são expositivas; 4.As pautas das HTPC não são formativas, nem contemplam as prioridades apontadas na Nova Ferramenta de Gestão-Plano de Ação da escola. 5.As habilidades propostas nos Guias de Aprendizagem não estão sendo desenvolvidas. Cada grupo deverá propor encaminhamentos necessários para reverter as situações acima apontadas e mencionar seus respectivos responsáveis.

16 SOCIALIZAÇÃO

17 CAFÉ

18 SISTEMATIZAÇÃO

19 AULAS SIGNIFICATIVAS

20 Aprendizagem significativa  Atividades práticas que privilegiem a participação dos alunos;  Trabalho com grupos produtivos;  Envolver a resolução de problemas relacionados à realidade dos alunos no desenvolvimento das habilidades previstas

21 HOMOLOGIA DE PROCESSOS “Se desejamos e pressupomos que os alunos sejam protagonistas e ativos na construção do conhecimento, precisamos assumir que o professor também o será. Necessitamos de práticas formativas reflexivas e não meramente transmissivas”. ( REVISTA GESTÃO ESCOLAR– abril/2014)

22 1.Sensibilização 2.Levantamento de conhecimentos prévios 3.Problematização da prática 4.Socialização 5.Sistematização 6.Avaliação (individual e coletiva) (Caderno de formação das equipes do Programa Ensino Integral – v. 2) Pautas Formativas: Etapas

23 Para o Formador... Alguns procedimentos podem ser observados pelo formador, tanto na sensibilização como na formação como um todo, entre eles: 1- Escutar com atenção todos os participantes e não ter resistência ao que eles expressam; 2- Não julgar o modo como os participantes se expressam, respeitando os pontos de vista e mantendo uma postura aberta a opiniões diferentes da sua; 3- Levar em conta os saberes prévios dos participantes, procurando verificar se é pertinente retomá-los durante a formação, ampliando o debate sobre determinado aspecto, para atingir os objetivos propostos; 4- Esclarecer e retomar, sempre que necessário, os objetivos da formação. (FORMAÇÃO DAS EQUIPES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL VOLUME 2, P.7)

24 CICLOS DE ACOMPANHAMENTO FORMATIVO Os ciclos são momentos de Formação Continuada para a equipe escolar sob a responsabilidade dos Supervisores de Ensino e PCNP.

25 Grupo de Trabalho Central Grupo de Trabalho Equipe Da Diretoria de Ensino Supervisor de Ensino + PCNP Elabora a pauta/ prepara a Orientação Técnica para o grupo de trabalho na Diretoria de Ensino Sessão de Acompanhamento Formativo com a Equipe Escolar Prepara os formadores e a Orientação Técnica para as escolas da Diretoria de Ensino

26 (FORMAÇÃO DAS EQUIPES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL VOLUME 2, P.7) Na Sessão de Acompanhamento Formativo, h á reuniões espec í ficas com funcion á rios, professores e estudantes para garantir que todas as vozes da escola sejam ouvidas. Ao final dos trabalhos do dia, é importante que a equipe escolar tenha uma devolutiva ou feedback por parte da equipe da Diretoria de Ensino. Desse dia, resulta um relat ó rio que pode ser utilizado como apoio na avalia ç ão das atividades desenvolvidas pela escola naquele per í odo. Elaborado pelo Supervisor de Ensino e pelo PCNP, em conjunto com a equipe de gestão da escola, tendo em vista o foco do Ciclo, esse relat ó rio é encaminhado à SEE-SP. Depois do envio, a equipe escolar tamb é m recebe uma c ó pia para discussão em reuniões de alinhamento. (FORMAÇÃO DAS EQUIPES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL VOLUME 1, P.23)

27 Sessão de Acompanhamento Formativo Acontece na escola, em um período de oito horas, em dia previamente acertado entre a equipe da Diretoria de Ensino e a equipe escolar. Objetivo EspaçosParticipantes Possibilitar à equipe escolar a avaliação das ações da escola, tendo em vista as Diretrizes do Programa e o Plano de Ação da escola. Reuniões específicas com a equipe gestora, funcionários, professores e estudantes para garantir que todas as vozes da escola sejam ouvidas.

28 (FORMAÇÃO DAS EQUIPES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL VOLUME 2, P.7) O Supervisor de Ensino e o PCNP devem assegurar que a equipe escolar se sinta acolhida por ambos durante a Sessão de Acompanhamento. É fundamental que a equipe seja apoiada para encarar os PPP como algo em favor da qualidade da educação, e não como um rol de atividades a ser imposta à equipe. Isto porque, embora o significado do PPP seja definido pela equipe central da SEE-SP, seu sentido precisa ser construído pela equipe escolar, a favor da aprendizagem dos estudantes. E isso vai depender, essencialmente, da atuação do Supervisor de Ensino e do PCNP. (FORMAÇÃO DAS EQUIPES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL VOLUME 1, P.24)

29 Sessão de Acompanhamento Formativo Registro O registro é elaborado por meio da confecção de um relatório (template) que será utilizado como apoio na avaliação das atividades desenvolvidas pela escola neste período. O relatório será encaminhado à SEE-SP

30 Se desejamos e pressupomos que as crianças sejam protagonistas e ativas na construção do conhecimento, precisamos assumir que o professor também o será.. REFERÊNCIAS CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Artmed, 2006. REVISTA GESTÃO ESCOLAR– abril/2014) Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/coordenador- pedagogico-como-formador-779790.shtml?page=1 – Consulta em 31/03/2016http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/coordenador- pedagogico-como-formador-779790.shtml?page=1 SCHINCARIOL, Miguel Angelo. Qualidade na educação básica: a percepção de professores que atuam no Ensino Superior Tecnológico sobre o desempenho dos alunos egressos da Educação Básica. Dissertação de Mestrado, Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo, 2015. Pa QUE É APRENDIZAGEM ATIVA? TREGO, Mark. O que é aprendizagem ativa? Northwest Iowa Community College. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UsDI6hDx5uIhttps://www.youtube.com/watch?v=UsDI6hDx5uI - Consulta em 31/03/2016. SÃO PAULO. Formação das equipes do Programa Ensino Integral - volume 1 e 2. Imprensa Oficial, 2014. 2015. em futuro? Das promessas às incertezas – Rui Canário. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas – Rui Canário


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