A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação continuada 2º Encontro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação continuada 2º Encontro"— Transcrição da apresentação:

1 Formação continuada 2º Encontro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO Formação continuada 2º Encontro

2

3 ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA:
PLANEJAMENTO

4 Para refletir... O que é planejar? Planejar é fazer plano?
O planejamento é realmente importante na organização do trabalho pedagógico do professor?

5 Muito desgaste sem planejamento
Vídeo: Muito desgaste sem planejamento

6 _____________________________________________
Estudo do Texto O PLANEJAMENTO COMO MÉTHODOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA. _____________________________________________ I RE-SIGNIFICANDO A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO______________________ CELSO DOS S. VASCONCELOS

7 Estudo do Texto O PLANEJAMENTO ESCOLAR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO

8 Estudo do texto Durante a leitura do texto RE-SIGNIFICANDO A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO identifique os seguintes aspectos: Concepção de planejamento apresentada pelo autor; Pressupostos do ato de planejar; Fundamentos. Em seguida, aponte um trecho do texto que merece destaque e socialize com os colegas.

9 Estudo do texto Durante a leitura do texto PLANEJAMENTO ESCOLAR atente para as seguintes questões: Concepção de planejamento apresentada pelo autor; Funções do planejamento; Níveis/modalidades dos planos. Em seguida, aponte um trecho do texto que merece destaque e socialize com os colegas.

10 O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão(...). (...)não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo; é, antes uma atividade consciente de previsão das atividades docentes. (Libâneo, 1993.)

11 SISTEMATIZANDO... Concepção; Importância; Forma de organização.
Para casa A partir dos seus conhecimentos prévios sobre PLANEJAMENTO e dos conteúdos construídos durante as discussões vivenciadas no encontro, discorra sobre como deve ser direcionado o PLANEJAMENTO na Rede Municipal de Ensino de Guanambi considerando os seguintes aspectos: Concepção; Importância; Forma de organização.

12 Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico

13 Acionando conhecimentos prévios

14 Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Integração/articulação entre as áreas do conhecimento Organização do tempo pedagógico

15 Modalidades Organizativas
1 ATIVIDADE PERMANENTE Situações didáticas propostas com regularidade diária, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com um gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc.

16 ATIVIDADE PERMANENTE Você sabia? Notícia da hora
Sugestões... Você sabia? Notícia da hora Nossa semana foi assim... Fazendo arte Descobri na Internet Leitura diária feita pelo professor Roda semanal de leitura (É ler por ler. Ler para ampliar o repertório textual)

17 Modalidades Organizativas
2 SEQUÊNCIA DIDÁTICA As sequências didáticas pressupõem um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequência, durante um determinado período estruturado pelo (a) professor (a), criando-se, assim, uma modalidade de aprendizagem mais orgânica. Os planos de aula, em geral, seguem essa organização didática. Desenvolvem habilidades e competências, mas não fornecem, necessariamente um produto final predeterminado.

18 As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.

19 Modalidades Organizativas
3 PROJETO DIDÁTICO Modalidade de organização do trabalho pedagógico que prevê um produto final cujo planejamento tem objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e, por fim, a avaliação final em função do que se pretendia.

20 Modalidades Organizativas
4 ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO São atividades destinadas à sistematização de conhecimentos das crianças ao fixarem conteúdos que estão sendo trabalhados. A atividade de sistematização é entendida como uma “parada” para estudar mais, para enfatizar e sistematizar conhecimentos das crianças relativos a temas/assuntos, gêneros textuais, aquisição da base alfabética, convenções da escrita etc.

21 ORIENTANDO A PRÁTICA/ PARTILHANDO
Planos de curso – Conteúdos didáticos Língua Portuguesa Matemática História Geografia Ciências Educação Física Arte

22 SISTEMATIZANDO... Para casa A partir dos resultados das avaliações da I Unidade, faça um levantamento do rendimento, por disciplina, na sua turma, conforme tabela abaixo: Disciplina Alunos frequentes Índice de aprovação Índice de reprovação


Carregar ppt "Formação continuada 2º Encontro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google