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O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.

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1 O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1

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3 Um pouco da história... Ano 1990 1ª aplicação SAEB Aplicada para 1º, 3º, 5º e 7º séries do EF Ano 1995 Introdução da TRI (metodologia de construção de teste e análise de resultados que oportuniza a comparação de resultados ao longo do tempo). Aplicada para 5ª, 8ª séries do EF e 3º EM 3

4 Ano 2011 Foram avaliadas 55.924 escolas Aplicada para 5º e 9º anos do EF e 3º EM Uso da TRI Ano 2013 Inclusão da ANA – 3º EF Aplicada para 5º, 9º anos do EF e 3º EM Avaliação de Ciências para o 9º ano e 3º EM 4

5 Feita por amostragem; Participam alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados no 5º e 9º anos do E.F. e no 3º ano do E.M. Objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. Realização: a cada dois anos. Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: 5

6 Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): Avaliação censitária envolvendo os alunos do 5º e 9º anos do E.F. das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. Objetivo: avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Realizada a cada dois anos. 6

7 Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA Avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do E.F. das escolas públicas. Objetivo: avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. Realizada anualmente. Incorporada ao SAEB pela Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013 7

8 A Aneb e a Anresc (Prova Brasil) são duas avaliações complementares que fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Apesar de algumas características distintas, todos os alunos da Aneb e da Anresc (Prova Brasil) utilizam os mesmos instrumentos na avaliação (provas e questionários). 8

9 provabrasil.inep.gov.br/ 9

10 Escala de desempenho em L.P. 10

11 O que diz a escala de desempenho de Língua Portuguesa? EXEMPLOS DE QUESTÕES 11

12 Os testes de Língua Portuguesa da Prova Brasil estão estruturados com o foco em leitura, que requer a competência de apreender um texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação. O fato de se avaliar apenas a leitura não reduz a importância dessas avaliações, tendo em vista que a leitura é fundamental para o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento e para o conseqüente exercício da cidadania. (Matriz de Referência da Prova Brasil – p. 21) 12

13 IDEB Calculado a partir de dois componentes: Taxa de rendimento escolar (aprovação) + Médias de desempenho nos exames 13

14 http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/planilhas-para-download 14 O QUE É POSSÍVEL VER?


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