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Seleção de emprego e estágio: você está preparado? Entrevistas de emprego e jogos empresariais: um estudo das possíveis barreiras na entrada de profissionais.

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Apresentação em tema: "Seleção de emprego e estágio: você está preparado? Entrevistas de emprego e jogos empresariais: um estudo das possíveis barreiras na entrada de profissionais."— Transcrição da apresentação:

1 Seleção de emprego e estágio: você está preparado? Entrevistas de emprego e jogos empresariais: um estudo das possíveis barreiras na entrada de profissionais no mercado de trabalho Resumo Com jovens cada vez mais qualificados, a concorrência entre candidatos aumenta, o que leva as organizações buscarem critérios cada vez mais arrojados de avaliação. A iniciativa, o espírito de equipe e a dedicação para aprender são virtudes cada vez mais valorizadas pelo mercado, no entanto, muitos profissionais ainda não perceberam a necessidade do desenvolvimento destas competências. Discutindo o tema Jogos Empresariais - ou Dinâmicas de Grupo, práticas utilizadas pelos setores de Recursos Humanos, na seleção de candidatos, buscamos auxiliar os jovens a se qualificarem para o ingresso neste sistema. Em uma dinâmica podem ser analisadas as competências comportamentais exigidas para cada cargo ou função, indicando se o candidato está apto ou não a exercer este tipo de trabalho. Assim, durante nossa pesquisa, aplicamos jogos empresarias em grupos de alunos, com o intuito de orientação aos futuros candidatos a empregos, com relação ao seus comportamentos em processos de seleção de pessoal. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 3ª ed. 2010. REIS, A. M. Viegas et all. Desenvolvimento de Equipes. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. ROBBINS, P. Stephen. Comportamento Organizacional. São Paulo: Editora Persons, 11ª ed. 2005 MilITÃO, A; MILITÃO, R. S.O.S. Dinâmica de Grupo. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 1ª ed. 1999. O mercado de trabalho demonstra-se carente de colaboradores que, além de suas funções específicas, demostrem interesse e competência para enfrentar a corrente cada vez mais veloz do surgimento de inovações, tanto nas tecnologias, quanto nos processos de uso destas tecnologias. Assim, o objetivo do projeto é pesquisar os processos de seleção e entender qual comportamento os jovens têm demonstrado em entrevistas e dinâmicas de seleção de pessoal e qual é o esperado pelas empresas atualmente, além de realizarmos a pesquisa a fim de descobrir se essa realidade é conhecida pelos futuros candidatos a emprego. Em meados de abril se iniciou a primeira etapa do nosso projeto, no qual consistiu em um trabalho de pesquisa com o objetivo de aprofundar nossos conhecimentos sobre o tema. Após alguns meses começamos a parte prática, onde convidamos diversos grupos de alunos do CEFET-RJ, de diferentes cursos e períodos e aplicamos nestes grupos diversos Jogos Empresariais, a fim de observarmos seus desempenhos e impressões. Durante o processo de desenvolvimento das dinâmicas, foi observado pelo grupo pesquisador diversos pontos, dos quais ressaltamos: Foi percebida uma relação do comportamento do participante com o curso ao qual ele pertence. Alunos de cursos com foco nas ciências exatas, em geral, tendem a ter respostas mais objetivas comparados aos alunos dos cursos com foco nas ciências humanas. A presença do orientador do projeto durante as dinâmicas inibiu a espontaneidade dos participantes, diminuindo a precisão da avaliação. Foi percebido que os participantes tendem a serem menos atuantes nas dinâmicas em que se sentem individualmente expostos. Introdução Experiência e Resultados Conclusão Referências Com a realização das dinâmicas foi percebido que existe uma desinformação sobre os Jogos Empresariais por parte dos participantes, que reagiam surpresos diante das atividades. Pela falta de seriedade dos avaliados muitas vezes o desempenho não era pleno, omitindo os reais resultados. É importante ressaltar que existe algumas competências que são necessárias a qualquer profissão. Entre elas: liderança, proatividade, senso de equipe, disposição para aprender, enfrentar desafios, trabalhar sob pressão, enfrentamento de contingências... Alunos: Guilherme Cappato, Juliana Amorim e Carolina Mendes. Orientador: Prof. Mauro Barros


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