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1 UD 2: Vantagem Estratégica Objetivos do Capítulo 1. Identificar diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem ser usadas para.

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1 1 UD 2: Vantagem Estratégica Objetivos do Capítulo 1. Identificar diversas estratégias competitivas básicas e explicar como elas podem ser usadas para enfrentar as forças competitivas encontradas por uma empresa. 2. Dar exemplos de como a reengenharia de processos empresariais envolve o uso estratégico da TI. 3. Identificar como a gestão da qualidade total difere da reengenharia de processos empresariais no uso da TI. 4. Identificar como a TI pode ajudar a empresa a ser uma concorrente ágil ou formar uma empresa virtual para aproveitar oportunidades de negócios estratégicas.

2 2 O Ambiente Competitivo Poder de Barganha dos Fornecedores Poder de Barganha dos Fornecedores Ameaça de Novos Concorrentes Ameaça de Novos Concorrentes Rivalidade Entre Concorrentes Existentes Rivalidade Entre Concorrentes Existentes Ameaça de Substitutos Ameaça de Substitutos Poder de Barganha dos Clientes Poder de Barganha dos Clientes

3 3 Estratégias Competitivas Forças Competitivas Diferenciação Liderança em Custo Inovação Crescimento Aliança Outras Estratégias ClienteFornecedorConcorrente Novo Concorrente Substituto

4 4 Estratégias Competitivas Básicas Empresas podem contrabalançar as forças competitivas que enfrentam implementando algumas das 5 estratégias competitivas: Estratégias de Liderança de Custo Torna-se um produtor de bens e serviços de baixo custo no seu ramo de atividades. Podem também ajudar seus fornecedores ou clientes a reduzirem custos. Estratégias de Diferenciação Faz com que seus produtos se diferenciem dos de seus concorrentes no mercado. A diferenciação valorizada pelo mercado reduzem a ameaça de substituição.

5 5 Estratégias de Inovação Envolve encontrar novas maneiras de fazer negócios: desenvolver novos produtos, ingressar em mercados novos ou fazer mudanças radicais nos processos empresariais de produção ou distribuição. Estratégias de Crescimento Envolve expandir a capacidade da empresa para produzir bens e serviços, expansão para mercados globais, diversificação em novos produtos ou serviços. Estratégias de Aliança Envolve estabelecer novos vínculos empresariais com fornecedores, clientes e consultores ou até concorrentes. Esses elos podem incluir fusões, aquisições ou “empresas virtuais”.

6 6 Estratégias Competitivas Complementares Reter Clientes e Fornecedores Os investimentos em TI podem permitir a uma empresa reter clientes e fornecedores pela formação de novas relações valiosas com eles Criar Custos de Troca Clientes e fornecedores hesitam em pagar os custos de tempo, dinheiro, esforço e inconveniência que seriam acarretados pela troca por concorrentes da empresa. Erguer barreiras ao Ingresso Os investimentos em TI que aumentam a eficiência operacional podem criar barreiras para novas empresas no ramo e podem desencorajar empresas que já estão no mercado.

7 7 Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação Melhorar o Processo Empresarial Utiliza TI para reduzir custos de processos empresariais Utiliza TI para melhorar a qualidade Utiliza TI para ligar a empresa a clientes e fornecedores Utiliza TI para criar novos produtos ou serviços Melhor Eficiência Cria Novas Oportunidades Empresariais Mantém Clientes e Relacionamentos Valiosos Estratégia Papel da TI Resultado

8 8 Erigir Barreiras à Entrada Construir uma Plataforma Es- tratégica de TI Construir uma Base Estratégica de Informação Aumentar a quantidade de investimento ou a complexidade da TI necessária à competição Utiliza TI para fornecer informação para apoiar a estratégia competitiva da empresa Alavancar investimento em recursos de SI para uso estratégico e operacional Aumento da Participação no Mercado Cria Novas Oportunidades Empresariais Aprimora a Colaboração na Organização Estratégia Papel da TI Resultado Usos Estratégicos da Tecnologia da Informação

9 9 Cadeia de Valor de Porter Coordenação Administrativa e Serviços de Apoio Administração de Recursos Humanos Desenvolvimento Tecnológico Obtenção de Recursos Logística Interna Logística Interna Operações Logística Externa Logística Externa Marketing e Vendas Marketing e Vendas Atendimento ao Cliente Atendimento ao Cliente Competitiva Vantagem

10 10 Cadeia de Valor de Porter Atividades de Apoio Criam a infra-estrutura interna que fornece direção e apoio para o trabalho especializado das atividades primárias: Coordenação Administrativa e Serviços de Apoio O papel dos sistemas de informação estratégica (SIS) está nos sistemas de colaboração empresarial. Administração de Recursos Humanos Papel dos SIS: BD de Qualificações dos Funcionários. Desenvolvimento Tecnológico Papel dos SIS: Projeto Auxiliado por Computador. Obtenção de Recursos Papel dos SIS: EDI com fornecedores.

11 11 Cadeia de Valor de Porter Atividades Primárias Estas atividades contribuem diretamente para o processo de transformação da organização. Logística Interna Papel dos SIS: Armazenamento Automatizado. Operações Papel dos SIS: Fabricação Auxiliada por Computador. Logística Externa Papel dos SIS: Entrada de Dados On-line. Marketing e Vendas Papel dos SIS: Análise de Mercado. Atendimento ao Cliente Papel dos SIS: Sistema Especialista de Diagnóstico.

12 12 Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa de Produto Vendas e Distribuição Suporte e Feedback do Cliente Dados para pesquisa de mercado, estabelece respostas do consumidor Acesso a comentários online do cliente Resposta imediata a problemas do cliente Baixo custo de distribuição Atinge novos clientes Multiplica os pontos de contato Aumento da participação de mercado Menores margens de custo Maior satisfação do cliente Capacidades da Internet Benefícios para a Empresa Oportunidade de Vantagem

13 13 Posicionamento Estratégico das Tecnologias da Internet Penetração no Mercado Mundial Website de E-Commerce Serviços de TI de valor agregado Transformação de Produtos e Serviços E-Business; Grandes Intranets e Extranets Melhorias de Custo e Eficiência E-Mail, Conversas online com clientes Melhoria de Desempenho na Eficácia Empresarial Intranets e Extranets Estratégia Solução Baixa Alta Conectividade de Clientes / Competição Conectividade de Processo da E-Business Dispositivos Internos Dispositivos Externos

14 14 Como as Empresas Concebem e Empregam a Tecnologia da Informação Nível 1: Estratégica Nível 2: Ofensiva Nível 3: Defensiva Nível 4: Justificada pelo Custo Nível 5: Controlada Níveis Uso da TI para criar Vantagem Competitiva

15 15 O modo como empresas encaram a computação pode ser visto em um conjunto contínuo destacado por 5 níveis: Nível 5: Controlada Neste nível as empresas encaram a computação como despesa. A administração não está disposta a investir em computação, sem falar nos sistemas de informação. Nível 4: Justificada pelo Custo Neste caso, o “mal necessário” da computação está sob controle rígido da administração. As plataformas e aplicações da tecnologia estão envelhecendo. Não existe plano tecnológico geral de disseminação de tecnologias. As avaliações de PDI são feitas só no nível do projeto. Como as Empresas Concebem e Empregam a TI

16 16 Como as Empresas Concebem e Empregam a TI Nível 3: Defensiva O crescimento organizacional da computação é controlado a uma taxa menor do que a do crescimento empresarial. Investimentos em computação acompanham o comportamento geral do setor. Nível 2: Ofensiva A computação é encarada mais como ponto de influência do que como diferenciador competitivo. As redes e estações de trabalho são uma presença crescente na organização. A empresa está comprometida na captação dos benefícios da computação. Nível 1: Estratégica A computação é encarada como diferenciador competitivo. Grande quantidade de tecnologia baseada no computador estão apoiando o processamento de transações, os processos empresariais, colaboração e de tomada de decisão.

17 17 Melhoria Empresarial Melhoria Empresarial Reengenharia Empresarial Reengenharia Empresarial Reengenharia de Processos Empresariais Definição Alvo Retorno Potencial Retorno Potencial Risco Quais Mudanças? Quais Mudanças? Viabilizadores Primários Viabilizadores Primários Melhorar Gradativamente os Processos Existentes Reformular Radicalmente Processos Empresariais Qualquer Processo Processos Empresariais Estratégicos 10%-50% de Melhorias Melhorias Decuplicadas Baixo Alto Mesmos Cargos - Mais Eficientes Grandes Reduções de Cargos; Novos Cargos; Importante Reestruturação de Cargos TI e Simplificação do Trabalho TI e Reestruturação Organizational

18 18 Gestão da Qualidade Total Utiliza uma multiplicidade de ferramentas e métodos para buscar o aprimoramento contínuo da qualidade, produtividade, flexibilidade, oportunidade e sensibilidade ao cliente. Qualidade do produto ou serviço ainda melhor e mais atraente. Resposta ainda mais rápida, desde o desenvolvimento, passando pelos canais de fornecimento e vendas, escritórios e fábricas, até o usuário final. Flexibilidade ainda maior no ajuste à mudança nas necessidades de volume e composição por parte dos clientes. Custo ainda menor por meio da melhoria da qualidade, redução da reelaboração e eliminação de desperdício sem valor adicionado.

19 19 Competição Ágil As Estratégias Fundamentais da Competição Ágil As Estratégias Fundamentais da Competição Ágil Recompensar Clientes com Soluções para Seus Problemas Organizar-se para Dominar a Mudança e a Incerteza Aproveitar o Impacto de Pessoas e Informações Cooperar para Ampliar a Competitividade

20 20 Agilidade no desempenho competitivo é a capacidade da empresa de prosperar em mercados mundiais em rápida transformação e constante fragmentação para produtos e serviços de alta qualidade, configurados para o cliente. São capacidades de uma empresa ou concorrente ágil: 1. Enriquecer Clientes Com soluções para os problemas dos clientes. Produtos e serviços com valor adicionado a longo prazo têm sucesso quando solucionam problemas baseados nas necessidades do cliente. Quando as condições mudam, o competidor ágil estabelece uma relação baseada na capacidade de mudar para atender novas situações dos clientes.

21 21 2. Cooperar com a competitividade Cooperam para ampliar a competitividade. Cooperação interna e, se necessário, cooperação com concorrentes a fim de trazer mais rápido para o mercado produtos e serviços. 3. Organizar-se para enfrentar as mudanças Organizam-se para dominar a mudança e a incerteza. Busca desenvolvimento da previsão e rápida resposta para as condições em mudança. Prosperam criando múltiplas estruturas organizacionais ajustadas aos requisitos das oportunidades diferentes. 4. Aproveitar impacto de Pessoas e informações Aproveitam o impacto de pessoas e informações criando um espírito empreendedor e fornecendo incentivos a funcionários para exercer a responsabilidade, adaptabilidade e inovação.

22 22 Características de uma Empresa Virtual Sem Fronteiras Tecnologia Excelência Baseada em Confiança Adaptabilidade Oportunismo Características das Empresas Virtuais

23 23 Adaptabilidade: Capaz de se adaptar a um ambiente de negócios diversificado e em rápida transformação. Oportunismo: Criada, operada e dissolvida para explorar oportunidades de negócios quando aparecem. Excelência: Possui excelência de primeira linha e classe internacional nas competências necessárias. Tecnologia: Fornece TI de classe internacional e outras tecnologias necessárias em todas as soluções para os clientes. Sem Fronteiras: Sintetiza de maneira transparente as competências e recursos dos parceiros empresarias em soluções integradas para os clientes. Baseada em Confiança: Os sócios são dignos de confiança e demonstram confiança mútua em suas relações empresariais.

24 24 Fatores Chaves para a Sustentação do Sucesso Estratégico Empresa Ambiente Desempenho Fatores Fundamentais Ações e Estratégias Gerenciais

25 25 O Ambiente Um fator importante é a estrutura de um setor de atividades. Limitações competitivas são fatores ambientais que envolvem restrições políticas e legislativas à competição escancarada. Fatores Básicos Posição exclusiva no setor, alianças, vantagens, recursos tecnológicos e de conhecimento são fatores que podem dar a uma empresa uma margem competitiva em um mercado. Ações e Estratégias Gerenciais A administração é responsável pelo sucesso no desenvolvimento de planos e ter a capacidade de planejar para adaptar a TI às necessidades. Fatores Chaves para a Sustentação do Sucesso Estratégico

26 26 Os sistemas de informação podem desempenhar vários papéis estratégicos na empresa. Um uso estratégico importante das tecnologias da Internet é a formação de um e-business que desenvolve seu valor empresarial adotando como foco estratégico o valor para o cliente. A TI é um ingrediente-chave na reengenharia das operações das empresas, por permitir mudanças radicais nos processos de negócios que melhoram dramaticamente sua eficiência e eficácia. Resumo do Capítulo

27 27 A TI pode ser usada estrategicamente para melhorar a qualidade do desempenho do negócio. Uma empresa pode utilizar a TI para ajudá-la a tornar-se uma empresa ágil que possa reagir rapidamente às alterações de seu ambiente. Constituir empresas virtuais tem se tornado uma importante estratégia competitiva no dinâmico mercado globalizado da atualidade. Resumo do Capítulo (cont.) FIM


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