A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento profissional e pessoal1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento profissional e pessoal1"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento profissional e pessoal1
Trabalho e emprego: O importante é reconhecer que o conceito de trabalho evoluiu simultaneamente com as evoluções sociais pelas quais o homem vem passando nestes vários séculos. Até a primeira metade do século XVIII, as atividades dos trabalhadores não tinham características do que nós chamamos hoje de emprego. O trabalhador nesse período era um pequeno agricultor, um artesão, um escravo ou um servo, os quais prestavam serviços entre si e para grandes senhores proprietários de terras. Não havia acordos formais entre as partes, além do que a grande maioria era formada por analfabetos.

2 Desenvolvimento profissional e pessoal2
Após a segunda metade do século XVIII, novas e grandes mudanças ocorreram com as relações sociais, seguindo a segunda revolução técnico-científica, ou seja, teve início na Inglaterra a primeira Revolução Industrial. Esta nova realidade social obrigou os antigos artesãos e pequenos proprietários rurais a migrarem para as minas de carvão ou para as novas cidades denominadas por fábricas. Esse processo irreversível obrigou a criação de normas de conduta entre os empresários e os operários, que evoluíram para o que hoje conhecemos como EMPREGO. Toda essa evolução estendeu-se após a segunda metade do século XIX para todos os países da Europa e para os Estados Unidos, ficando conhecida como a segunda Revolução Industrial.

3 Desenvolvimento profissional e pessoal3
- Emprego versus Trabalho Muitas pessoas associam emprego com trabalho. Mesmo que todo emprego exija algum tipo de trabalho, os dois não são sinônimos. O trabalho remota os primórdios da evolução humana e veio da necessidade do homem de sobreviver e perpetuar a espécie. O trabalho como explicado pela Física, nada mais é do que a transformação de energia em movimento, sem se importar com o resultado a ser alcançado. Já o emprego pressupõe uma relação entre dois ou mais indivíduos, em que um organiza as ações e outro executa.

4 Desenvolvimento profissional e pessoal4
- Emprego versus Trabalho O emprego é a relação de interdependência entre capacidades de trabalho, e os atores desse cenário são: CONTRATANTE (empresário): Detentor da idéia, do recurso financeiro, do recurso físico, da tecnologia, etc. CONTRATADO (operário): Aquele que detém o conhecimento ou habilidade para executar a tarefa/atividade.

5 Desenvolvimento profissional e pessoal5
Ao longo do tempo, o trabalho passou por várias mudanças. Uma delas, foi a substituição gradativa do esforço humano por novas tecnologias, nova máquinas. A era contemporânea das relações de trabalho é também conhecida como era da informação ou do conhecimento. Os novos personagens atuam em um cenário extremamente dinâmico e competitivo, marcado cada vez mais por sua capacidade de adaptar-se a novos meios, de absorver novas competências num tempo cada vez menor, de lidar com mudanças constantes e com as diferenças culturais de seus parceiros, e cada vez menos pelas habilidades manuais de gerar trabalho.

6 Desenvolvimento profissional e pessoal6
CENÁRIO FUTURO: Rapidez de resposta será o diferencial competitivo. Pela primeira vez na história da humanidade, grande parte da população tem acesso às mesmas bases de informação e de conhecimentos. Terceirização de departamentos, áreas de negócios, alterando o modelo de relacionamentos atual. Empresas especialistas em uma ou mais áreas de conhecimento, prestam serviços entre si.

7 Desenvolvimento profissional e pessoal7
A questão da empregabilidade: Podemos definir empregabilidade: como a capacidade de o indivíduo conseguir novas oportunidades de emprego, manter-se empregado e também conseguir promoções, por meio de seus conhecimentos, habilidades e comportamentos. Componentes da Empregabilidade: Como está o mercado de trabalho em que você atua? Há necessidade de formação em seu ramo de atividade? Você tem experiência de mercado? Seu ramo de atividade está em evidência? Como andam suas competências gerais e específicas? Como é sua rede de relacionamentos, seu network? Quais são as características de sua personalidade? Como estão sua aparência e sua postura? Como anda sua automotivação? Você se adapta às novas situações?

8 Desenvolvimento profissional e pessoal8
Empresariedade: Há empresas que possuem visão muito simplista dos fatos e esquecem que por detrás do profissional está o Ser Humano, muitas vezes maltratado diariamente por um clima organizacional desfavorável, chefias despreparadas para assumir o papel de líderes e incentivadores,´políticas de recursos humanos partidárias, ambiente físico inadequado, entre outras mazelas.

9 Desenvolvimento profissional e pessoal9
Empresariedade: é a capacidade que uma empresa tem de reter seus talentos, por intermédio de aspectos como: Ambiente incentivador (desafios); Ambiente saudável (iluminação, limpeza...); Salário competitivo (mercado, participação de lucros); Excelente clima organizacional; Feedback que aponte soluções e não apenas problemas; Reconhecimento; Respeito às diferenças; Benefícios iguais ou acima do mercado; (plano médico, bolsa de estudos...)

10 Desenvolvimento profissional e pessoal10
Política de recursos humanos clara, objetiva e voltada para o desenvolvimento do indivíduo; (plano de carreira vertical e horizontal); Objetivos e metas que permitam o crescimento do indivíduo; (visão, missão e valores); Lideranças proativas e voltadas para os resultados globais sem esquecer os individuais; (buscar as habilidade e desenvolvê-las); Respeito ás diferenças (culturais, religiosas, morais...).

11 Desenvolvimento profissional e pessoal11
NEOLIBERALISMO NO MUNDO DO TRABALHO: Podemos entender que o neoliberalismo aponta para um futuro em que as competências múltiplas serão a forma mais eficiente e segura de competir nesse mercado. O diferencial competitivo entre os jogadores desse cenário será domínio de uma vasta gama de conhecimentos, em múltiplas áreas...

12 Principais características do neoliberalismo12
Participação limitada do estado na economia; Política de privatização de empresas estatais; Livre circulação de capital internacional; Economia aberta ao capital estrangeiro; Aumento da produção; Diminuição do estado, em razão de um estado mais eficiente; Adoção de medidas contra o protecionismo econômico; Controle de preços pelo próprio mercado; Desburocratização do estado.

13 Desenvolvimento profissional e pessoal13
Aparecimento de novas necessidades de consumo em menor tempo (fast foods); Criação constante de novos mercados; Aparecimento de novas necessidades de formação acadêmica (tecnólogos, ciências específicas,...) Aumento da intelectuação dos povos; Quebra e criação constante de paradigmas, Adequação rápidas a novas culturas; Miscigenação de culturas para abranger mercados mais amplos; Costumes globalizados; Necessidade de desenvolver várias atividades; Mudança nas características do padrão de vida social; Polarização de classes sociais, etc...

14 Desenvolvimento profissional e pessoal14
Dados mundiais e brasileiros sobre emprego e empregabilidade: (O . T . I – Organização Internacional do Trabalho) Um terço de toda população (entre 15 e 24anos) mundial esta desocupada ou subocupada (desempregada ou subempregada), aumentando a economia informal que reduz a produção do país e diminui a remuneração, gerando o aumento da pobreza e a diminuição das chances de capacitação profissional. Uma das saídas mais prováveis para esta questão, passa pelo investimento maciço em EDUCAÇÃO e reformulação do sistema de ensino, como fez a china. Resultado: O que se percebe na china, com as mudanças no sistema de educação e investimento pesado em desenvolvimentos tecnológico, industrial e de serviços, é o crescimento econômico, batendo recorde ano após ano.

15 Desenvolvimento profissional e pessoal15
Observação que pode fazer diferença: Idade para o profissional deve vir juntamente com o domínio de várias áreas do conhecimento, de múltiplas competências e de diferenciais competitivos adequados ao cenário presente. “Neste momento os profissionais devem revisar suas potencialidades e capacitações, refletindo sobre seus atos, atitudes, comportamentos e a respectiva preparação, adequação e adaptação para os novos desafios do mercado de trabalho.”


Carregar ppt "Desenvolvimento profissional e pessoal1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google