A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS INICIAIS. Profa. Leonice Oliveira Definição de Custos São essencialmente medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS INICIAIS. Profa. Leonice Oliveira Definição de Custos São essencialmente medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS INICIAIS

2 Profa. Leonice Oliveira Definição de Custos São essencialmente medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem que arcar a fim de atingir seus objetivos São essencialmente medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem que arcar a fim de atingir seus objetivos

3 Profa. Leonice Oliveira Razões da Contabilidade de Custos Determinação do lucro: empregando dados originários dos registros convencionais contábeis, ou processando- os de maneira diferente, tornando-os mais úteis à administração; Determinação do lucro: empregando dados originários dos registros convencionais contábeis, ou processando- os de maneira diferente, tornando-os mais úteis à administração; Controle das operações: e demais recursos produtivos como os estoques, com a manutenção de padrões e orçamentos, comparações entre previsto e realizado; Controle das operações: e demais recursos produtivos como os estoques, com a manutenção de padrões e orçamentos, comparações entre previsto e realizado; Tomada de decisões: o que envolve produção (o que, quanto, como e quando fabricar); formações de preços, escolha entre fabricação própria ou terceirizada. Tomada de decisões: o que envolve produção (o que, quanto, como e quando fabricar); formações de preços, escolha entre fabricação própria ou terceirizada.

4 Profa. Leonice Oliveira Por que estudar os Custos? Atender necessidades gerenciais de três tipos: Atender necessidades gerenciais de três tipos: informações sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da entidade; informações sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da entidade; auxílio no planejamento, controle e desenvolvimento das operações; auxílio no planejamento, controle e desenvolvimento das operações; informações para a tomada de decisões. informações para a tomada de decisões.

5 Profa. Leonice Oliveira Nascimento da Contabilidade de Custos Após Revolução Industrial: necessidade de maiores e mais precisas informações, que permitissem uma tomada de decisão correta. Após Revolução Industrial: necessidade de maiores e mais precisas informações, que permitissem uma tomada de decisão correta. Antes: praticamente não existia, já que as operações resumiam basicamente à comercialização de mercadorias, e os estoques eram registrados e avaliados pelo seu custo real de aquisição. Antes: praticamente não existia, já que as operações resumiam basicamente à comercialização de mercadorias, e os estoques eram registrados e avaliados pelo seu custo real de aquisição.

6 Profa. Leonice Oliveira Origens da Contabilidade de Custos Revolução Industrial: registrar os custos que capacitavam o administrador a avaliar estoques, determinar mais corretamente resultados e levantar balanços. Revolução Industrial: registrar os custos que capacitavam o administrador a avaliar estoques, determinar mais corretamente resultados e levantar balanços. I Guerra e crise de 29: necessidades de melhorias nos controles. I Guerra e crise de 29: necessidades de melhorias nos controles. II Guerra: maior necessidade de eficiência/eficácia; aumento da competição. II Guerra: maior necessidade de eficiência/eficácia; aumento da competição.

7 Profa. Leonice Oliveira Terminologia contábil Algumas das terminologias mais usuais: Algumas das terminologias mais usuais: gastos: sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer; gastos: sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer; investimento: gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos; investimento: gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a futuros períodos; custos: gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços; custos: gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços; despesas: bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas; despesas: bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas; desembolso: pagamento do bem ou serviço; desembolso: pagamento do bem ou serviço; perda: bem ou serviço consumido de forma anormal. perda: bem ou serviço consumido de forma anormal.

8 Profa. Leonice Oliveira Definição genérica de custos CustosDespesas Produtos ou Serviços Elaborados Consumo associado à elaboração do produto ou serviço Consumo associado ao período Investimentos Gastos Balanço Patrimonial Demonstrativo de Resultado do Exercício

9 Profa. Leonice Oliveira Cuidados na separação entre C e D Valores irrelevantes devem ser considerados como despesas (princípios do conservadorismo e materialidade); Valores irrelevantes devem ser considerados como despesas (princípios do conservadorismo e materialidade); Valores relevantes que tem sua maior parte considerada como despesa, com a característica de se repetirem a cada período, devem ser considerados na sua íntegra (princípio do conservadorismo); Valores relevantes que tem sua maior parte considerada como despesa, com a característica de se repetirem a cada período, devem ser considerados na sua íntegra (princípio do conservadorismo); Valores com rateio extremamente arbitrário também devem ser considerados como despesa do período; Valores com rateio extremamente arbitrário também devem ser considerados como despesa do período; Gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos podem ter dois tratamentos: como despesas do período em que incorrem, ou como investimento para amortização na forma de custo dos produtos a serem elaborados futuramente. Gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos podem ter dois tratamentos: como despesas do período em que incorrem, ou como investimento para amortização na forma de custo dos produtos a serem elaborados futuramente.

10 Profa. Leonice Oliveira Fluxo dos Custos Custos Diretos Indiretos Estoques Materiais Diretos Produtos em Elaboração Produtos Acabados Balanço Patrimonial (+) Receitas (=) Resultado (-) Despesas (-) Custos do DRE CMV CPV CSP Demonstrativo de Resultado do Exercício

11 Profa. Leonice Oliveira Classificações : Unidade Diretos: diretamente incluídos no cálculo dos produtos; materiais diretos e mão de obra direta; perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Diretos: diretamente incluídos no cálculo dos produtos; materiais diretos e mão de obra direta; perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Indiretos: necessitam de aproximações, rateio. Indiretos: necessitam de aproximações, rateio. Primários: apenas incluem a matéria prima e a mão-de- obra direta. Primários: apenas incluem a matéria prima e a mão-de- obra direta. De transformação: igualmente denominados custos de conversão ou custos de agregação. Consistem no esforço agregado pela empresa na obtenção do produto. Exemplos: mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação. De transformação: igualmente denominados custos de conversão ou custos de agregação. Consistem no esforço agregado pela empresa na obtenção do produto. Exemplos: mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação.

12 Profa. Leonice Oliveira Classificações: Volume Fixos Fixos Variáveis Variáveis Semifixos Semifixos Semivariáveis Semivariáveis Custos Semivariáveis Exemplo : Copiadora Quantidade Produzida Valor $ Custos Semifixos Exemplo : Conta de Água Quantidade Produzida Valor $ Quantidade Produzida Valor $ Custos Fixos Exemplo : Aluguel Custos Variáveis Exemplo :MatDiretos Quantidade Produzida Valor $

13 Profa. Leonice Oliveira De forma similar aos custos, as despesas também podem ser: De forma similar aos custos, as despesas também podem ser: Fixas: não variam em função do volume de vendas. Ex.: aluguel. Fixas: não variam em função do volume de vendas. Ex.: aluguel. Variáveis: variam de acordo com as vendas. Ex.: comissão de vendedores. Variáveis: variam de acordo com as vendas. Ex.: comissão de vendedores.

14 Profa. Leonice Oliveira Classificações: Decisões Especiais Incrementais: também denominados diferenciais ou marginais, incorridos adicionalmente em função de uma decisão tomada. Incrementais: também denominados diferenciais ou marginais, incorridos adicionalmente em função de uma decisão tomada. De oportunidade: benefício relegado em decorrência da escolha de uma outra alternativa. De oportunidade: benefício relegado em decorrência da escolha de uma outra alternativa. Evitáveis: custos que serão eliminados se a empresa deixar de executar alguma atividade. Evitáveis: custos que serão eliminados se a empresa deixar de executar alguma atividade. Inevitáveis: independentemente da decisão a ser tomada, os custos continuariam existindo. Inevitáveis: independentemente da decisão a ser tomada, os custos continuariam existindo. Empatados: também denominados sunk costs ou custos afundados. Por já terem sido incorridos e sacramentados no passado, não devem influir em decisões para o futuro por serem irrelevantes. Empatados: também denominados sunk costs ou custos afundados. Por já terem sido incorridos e sacramentados no passado, não devem influir em decisões para o futuro por serem irrelevantes.

15 Profa. Leonice Oliveira Classificações: Base Monetária Históricos: custos em valores originais da época em que ocorreu a compra, de acordo com a Nota Fiscal. Históricos: custos em valores originais da época em que ocorreu a compra, de acordo com a Nota Fiscal. Históricos corrigidos: custos acrescidos de correção monetária, trazidos para o valor monetário atual. Históricos corrigidos: custos acrescidos de correção monetária, trazidos para o valor monetário atual. Correntes: também denominados custos de reposição. Custo necessário para repor um item no total. Correntes: também denominados custos de reposição. Custo necessário para repor um item no total. Estimados: custos previstos para o futuro. Estimados: custos previstos para o futuro. Custo padrão: custo estimado com maior eficiência, valor ideal a ser alcançado. Custo padrão: custo estimado com maior eficiência, valor ideal a ser alcançado. Objetivo ou meta: também denominado target cost. Representam metas de valores a serem obtidos em negociações ou no futuro. Objetivo ou meta: também denominado target cost. Representam metas de valores a serem obtidos em negociações ou no futuro.

16 Profa. Leonice Oliveira Sistemas de Custeio Podem ser classificados de acordo com diferentes critérios : Podem ser classificados de acordo com diferentes critérios : mecânica de acumulação; mecânica de acumulação; grau de absorção; grau de absorção; momento de apuração. momento de apuração.

17 Profa. Leonice Oliveira Sistemas: Mecânica de Acumulação Ordem específica: são transferidos para determinadas solicitações de fabricação. Empresas que produzem bens ou serviços sob encomenda apresentam demanda intermitente ou fabricação de lotes com características próprias. Ordem específica: são transferidos para determinadas solicitações de fabricação. Empresas que produzem bens ou serviços sob encomenda apresentam demanda intermitente ou fabricação de lotes com características próprias. Processo: empresa caracterizada por apresentar produção contínua, com produtos apresentados em unidades idênticas, produção em massa e demanda constante. Processo: empresa caracterizada por apresentar produção contínua, com produtos apresentados em unidades idênticas, produção em massa e demanda constante.

18 Profa. Leonice Oliveira Sistemas: Grau de absorção Por absorção: quando os custos indiretos são transferidos aos produtos ou serviços. Por absorção: quando os custos indiretos são transferidos aos produtos ou serviços. Direto: quando no cálculo do custo dos produtos ou serviços produzidos não são considerados custos indiretos. Apenas os custos diretos são incorporados. Custos indiretos são lançados diretamente na Demonstração de Resultado. Direto: quando no cálculo do custo dos produtos ou serviços produzidos não são considerados custos indiretos. Apenas os custos diretos são incorporados. Custos indiretos são lançados diretamente na Demonstração de Resultado.

19 Profa. Leonice Oliveira Sistemas: momento de apuração Pós–calculados: custos reais apurados no final do período. Pós–calculados: custos reais apurados no final do período. Pré-calculados: custo alocado ao produto por meio de taxas predeterminadas de CIF, elaboradas com base na média dos CIFs passados, em possíveis mudanças futuras e no volume de produção. Pré-calculados: custo alocado ao produto por meio de taxas predeterminadas de CIF, elaboradas com base na média dos CIFs passados, em possíveis mudanças futuras e no volume de produção. Padrão: custo cientificamente predeterminado. Padrão: custo cientificamente predeterminado.

20 Profa. Leonice Oliveira Elementos de custos Indiretos Diretos Rateio Prod A Prod B Prod C Estoque (=) Resultado (-) Despesas Componentes principais: Material Direto (MD) Mão-de-Obra Direta (MOD) Custos Indiretos de Fabricação (CIF) (-) CPV (+) Receitas Custos

21 Profa. Leonice Oliveira Elementos de custos Material Direto (MD): todo material que pode ser alocado diretamente à unidade do produto que está sendo fabricado e que sai da fábrica incorporado ao produto. Exemplo: embalagem. Material Direto (MD): todo material que pode ser alocado diretamente à unidade do produto que está sendo fabricado e que sai da fábrica incorporado ao produto. Exemplo: embalagem. Mão de Obra Direta (MOD): todo o salário pago ao operário que trabalha diretamente no produto, cujo tempo pode ser identificado com a unidade que está sendo produzida. Mão de Obra Direta (MOD): todo o salário pago ao operário que trabalha diretamente no produto, cujo tempo pode ser identificado com a unidade que está sendo produzida. Gastos Indiretos de Fabricação (GIF): todos os custos relacionados com a fabricação e que não podem ser economicamente separados entre as unidades que estão sendo produzidas. Gastos Indiretos de Fabricação (GIF): todos os custos relacionados com a fabricação e que não podem ser economicamente separados entre as unidades que estão sendo produzidas.

22 Profa. Leonice Oliveira Despesas diversas: não podem ser alocadas ao produto final: despesas com vendas; salário do pessoal administrativo; água e luz do escritório.

23 Profa. Leonice Oliveira Classificação dos Gastos MD Materiais Diretos Matéria-Prima Embalagem MOD Mão-de-Obra Direta Mensurada e identifi- cada de forma direta CIF Custos Indiretos Custos que não são MD nem MOD Despesas Gastos não associados à produção Custo total, contábil ou fabril Custo de transformação Custo primário ou direto Gastos totais ou custo integral

24 Profa. Leonice Oliveira OUTRAS CLASSIFICAÇÕES Custos primários ou diretos – associados diretamente à produção. Custos primários ou diretos – associados diretamente à produção. Custos de transformação – esforço para transformar material adquirido em produto. Custos de transformação – esforço para transformar material adquirido em produto. Custo fabril – soma de todos os custos de produção: material direto, MOD e CIF. Custo fabril – soma de todos os custos de produção: material direto, MOD e CIF. Custo dos produtos vendidos – saída dos estoques da entidade para o comprador Custo dos produtos vendidos – saída dos estoques da entidade para o comprador

25 Profa. Leonice Oliveira OUTRAS CLASSIFICAÇÕES Custos integrais – soma de todos os valores consumidos pela empresa, incluindo custos e despesas. Custos integrais – soma de todos os valores consumidos pela empresa, incluindo custos e despesas. Custos irrecuperáveis ou afundados – custos sem recuperação possível. Ex.: gastos com pesquisa. Custos irrecuperáveis ou afundados – custos sem recuperação possível. Ex.: gastos com pesquisa. Custo de oportunidade – custos associados a uma alternativa abandonada ou preterida. Custo de oportunidade – custos associados a uma alternativa abandonada ou preterida.

26 Profa. Leonice Oliveira Livro-texto: Livro-texto: GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS Adriano Leal Bruni e Rubens Famá São Paulo Editora Atlas S.A. – 2002


Carregar ppt "CONCEITOS INICIAIS. Profa. Leonice Oliveira Definição de Custos São essencialmente medidas monetárias dos sacrifícios com os quais uma organização tem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google