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A Cadeia de Suprimentos

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Apresentação em tema: "A Cadeia de Suprimentos"— Transcrição da apresentação:

1 A Cadeia de Suprimentos
Compreender a cadeia de suprimentos. Como obter alinhamento e escopo estratégicos. Fatores-chave: Estoque, transporte, instalações e informação. Introductions – Names, prior work experience including summer, what do students hope to get from class? Mention some prototypical supply chains we will use repeatedly in class – Wal-Mart, 7-Eleven, Dell and Compaq, Amazon and Borders, Supermarket and e-grocer, W.W. Grainger and McMaster Carr - our goal is to identify factors that drive supply chain success and make a comparison between different supply chains. Administration of course - We will discuss concepts and methodologies for supply chain management. The context within which both will be learnt and discussed is provided by cases. Discuss role of case packet readings, cases and book. 5 cases due - 10% for each case 25% for final project 20% for final exam 5% for electronic posting Discuss key dates for submitting project. Three groups will be selected to present. Show course web page and its organization Jurandir Peinado

2 Problemas logísticos Principais Sintomas:
Vendas: “Produziram o que não precisamos” PCP: “Venderam o que não tinha em estoque” Produção: “Eu não tenho material” PCM: “Ninguém trabalha com o plano” Almoxarifado: “Só entrego o que for reclamado pela 2ª vez” Suprimentos: “Fornecedor não é padaria” Finanças: “Não há dinheiro que chegue”

3 Estruturas funcionais da logística fragmentadas

4 CICLO DE APOIO A MANUFATURA CICLO DE DISTRIBUIÇÃO FISICA
Logística estágio I CICLO DE APOIO A MANUFATURA CICLO DE SUPRIMENTOS CICLO DE DISTRIBUIÇÃO FISICA

5 CICLO DE APOIO A MANUFATURA CICLO DE DISTRIBUIÇÃO FISICA
Logística estágio II CICLO DE APOIO A MANUFATURA CICLO DE SUPRIMENTOS CICLO DE DISTRIBUIÇÃO FISICA

6 CICLO DE APOIO A MANUFATURA CICLO DE DISTRIBUIÇÃO FISICA
Logística estágio III CICLO DE SUPRIMENTOS CICLO DE APOIO A MANUFATURA CICLO DE DISTRIBUIÇÃO FISICA

7 CICLO DE APOIO A MANUFATURA CICLO DE DISTRIBUIÇÃO FISICA
Logística estágio IV LOGÍSTICA CICLO DE SUPRIMENTOS CICLO DE APOIO A MANUFATURA CICLO DE DISTRIBUIÇÃO FISICA Definição: O processo de planejamento, implementação e o eficiente controle, fluxo eficaz e armazenagem de produtos, serviços e acuradas informações do ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as necessidades dos clientes.

8 Ciclo de desenvolvimento da organização logística
Estruturas funcionais fragmentadas Estagio 4 Integração de processos a partir de funções Estagio 1 Agrupamentos funcionais Estagio 2 Estagio 3 Estagio 5 Integração de processos pela informação Fragmentação Agregação funcional Integração de processo

9 Cadeia de suprimentos Visibilidade Produtores Matéria prima Estoques
Manufatura Atacadistas CD’s Varejistas

10 Cadeia de suprimentos Visibilidade Produtores Matéria prima Estoques
Manufatura Atacadistas CD’s Varejistas

11 Custos logísticos na manufatura Despesas administrativas
Os custos logísticos geram custos que representam cerca de 10 % do faturamento bruto realizado por uma empresa Lucro Despesas administrativas Marketing Logística Custos indiretos Materiais Mão de obra Categoria % vendas Transportes 2,88 Armazenagem 2,09 Serviços ao cliente e processamento de pedidos 0,55 Custos manutenção de estoques a 18% aa 2,32 Custo total 8,24 Notes: Key message here is that logistics costs are a significant fraction of the total value of a product. The problem here is that this a purely cost based view of the supply chain and drives a firm to simply reducing logistics costs. This is an incomplete picture. Jurandir Peinado

12 O que é uma cadeia de suprimentos?
Uma cadeia de suprimentos engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. Não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes Cliente quer Detergente e vai ao supermercado P&G ou outro fabricante CD do supermercado ou terceiro Loja do supermercado Indústria química Fabricante de plástico Embalagem da Trombini Notes: Supply chain involves everybody, from the customer all the way to the last supplier. Key flows in the supply chain are - information, product, and cash. It is through these flows that a supply chain fills a customer order. The management of these flows is key to the success or failure of a firm. Give Dell & Compaq example, Amazon & Borders example to bring out the fact that all supply chain interaction is through these flows. Indústria química Fabricante de papel Fornecedor da madeira Jurandir Peinado

13 Fluxos na cadeia de suprimentos
O valor gerado por uma cadeia de suprimento é a diferença entre o valor do produto final para o cliente e o esforço realizado pela cadeia para atender seu pedido. Existe apenas uma única fonte de receita para qualquer cadeia de suprimentos: o cliente. A lucratividade da cadeia de suprimentos é o lucro total a ser dividido pelos estágios desta cadeia. Todos os outros fluxos de caixa são meros intercâmbios de fundos presentes na cadeia de suprimentos Fluxo da Informações e fundos Cliente Loja varejo Loja Atacado Distribuidor Fábrica Fornecedor Fluxo do Produto Jurandir Peinado

14 Visão cíclica dos processos em uma cadeia de suprimentos
A visão cíclica da cadeia define claramente os processos envolvidos e os seus responsáveis. Esta visão é muito útil ao considerarmos decisões operacionais, porque especifica os papéis e as responsabilidades de cada membro da cadeia e o resultado esperado em cada processo Ciclo de pedido do cliente Ciclo de reabastecimento Ciclo de fabricação Ciclo de suprimentos Cliente Varejista Distribuidor Fabricante Fornecedor The supply chain is a concatenation of cycles with each cycle at the interface of two successive stages in the supply chain. Each cycle involves the customer stage placing an order and receiving it after it has been supplied by the supplier stage. One difference is in size of order. Second difference is in predictability of orders - orders in the procurement cycle are predictable once manufacturing planning has been done. This is the predominant view for ERP systems. It is a transaction level view and clearly defines each process and its owner. Jurandir Peinado

15 Ciclo do pedido do cliente
O objetivo do processo de chegada é maximizar a transformação das chegadas em pedidos. O objetivo da emissão do pedido é garantir que ela seja ágil e precisa e que seja comunicada aos demais processos da cadeia de suprimentos a ela ligados. O objetivo do processo de atendimento é enviar os pedidos completos e corretos aos clientes seguindo os prazos determinados com o menor custo possível. Chegada do cliente Recebimento do Pedido pelo cliente Notes: Supply chain involves everybody, from the customer all the way to the last supplier. Key flows in the supply chain are - information, product, and cash. It is through these flows that a supply chain fills a customer order. The management of these flows is key to the success or failure of a firm. Give Dell & Compaq example, Amazon & Borders example to bring out the fact that all supply chain interaction is through these flows. Emissão do pedido Do cliente Atendimento ao Pedido do cliente Jurandir Peinado

16 Ciclo de reabastecimento
Um pedido é acionado pelo varejista através do alcance do ponto de ressuprimento. O objetivo da emissão do pedido é que este seja emitido com precisão e transmitido rapidamente para todos os processos da cadeia a ele relacionados O objetivo do atendimento ao pedido é reabastecer seu estoque no prazo e minimizar os custos O objetivo do recebimento é atualizar os estoques e abastecer as prateleiras de maneira rápida e precisa, com o menor custo possível Recebimento do Pedido pelo varejista Acionamento do pedido pelo varejista Emissão do pedido do varejista Atendimento ao pedido do varejista Notes: Supply chain involves everybody, from the customer all the way to the last supplier. Key flows in the supply chain are - information, product, and cash. It is through these flows that a supply chain fills a customer order. The management of these flows is key to the success or failure of a firm. Give Dell & Compaq example, Amazon & Borders example to bring out the fact that all supply chain interaction is through these flows. Jurandir Peinado

17 Ciclo de fabricação Chegada do pedido Recebimento pelo varejista
O objetivo da programação da produção é maximizar a quantidade de pedidos atendidos no prazo, mantendo os custos baixos. O objetivo do processo de fabricação e transporte é entregar o produto na data prometida, atendendo aos padrões de qualidade e mantendo os custos baixos Chegada do pedido Recebimento pelo varejista Notes: Supply chain involves everybody, from the customer all the way to the last supplier. Key flows in the supply chain are - information, product, and cash. It is through these flows that a supply chain fills a customer order. The management of these flows is key to the success or failure of a firm. Give Dell & Compaq example, Amazon & Borders example to bring out the fact that all supply chain interaction is through these flows. Programação para produção Fabricação e transporte Jurandir Peinado

18 Ciclo de suprimentos Pedido baseado na programação do fabricante
A relação é muito parecida com aquela entre o distribuidor e o fabricante, com uma diferença significativa: os pedidos aos fornecedores são mais precisos, uma vez que o fabricante já decidiu qual será sua programação de produção. Os pedidos de componentes dependem da programação da produção Pedido baseado na programação do fabricante Recebimento Pelo fabricante Notes: Supply chain involves everybody, from the customer all the way to the last supplier. Key flows in the supply chain are - information, product, and cash. It is through these flows that a supply chain fills a customer order. The management of these flows is key to the success or failure of a firm. Give Dell & Compaq example, Amazon & Borders example to bring out the fact that all supply chain interaction is through these flows. Programação de produção do fornecedor Fabricação e transporte de componentes Jurandir Peinado

19 Visão push e pull dos processos
Nos processos pull, a execução é iniciada em resposta aos pedidos dos clientes. Os processos push são aqueles executados em antecipação aos pedidos dos clientes. No período de execução de um processo push, a demanda não é conhecida e deve ser prevista Ciclo de pedido do cliente Ciclo de reabastecimento Ciclo de fabricação Ciclo de suprimentos Cliente Varejista Distribuidor Fabricante Fornecedor PROCESSOS PUSH (EMPURRAR) PROCESSOS PULL (PUXAR) The supply chain is a concatenation of cycles with each cycle at the interface of two successive stages in the supply chain. Each cycle involves the customer stage placing an order and receiving it after it has been supplied by the supplier stage. One difference is in size of order. Second difference is in predictability of orders - orders in the procurement cycle are predictable once manufacturing planning has been done. This is the predominant view for ERP systems. It is a transaction level view and clearly defines each process and its owner. Jurandir Peinado

20 Estudo de caso: 7 - Eleven
Que fatores influenciam a decisão sobre abertura e fechamento de lojas? Por que a 7-Eleven optou pela preponderância de suas lojas em determinados locais? Por que a 7-Eleven preferiu que as refeições fossem preparadas em outros locais e depois entregues às lojas? Por que a 7-Eleven desaprova a entrega feita diretamente dos fornecedores às lojas e transporta todos os produtos através de centros de distribuição integrados? Onde são localizados os centros de distribuição e a quantas lojas cada centro atende? Como as lojas são distribuídas entre os CDs? Por que a 7-Eleven agrupa as entregas de comidas frescas pela temperatura? The supply chain is a concatenation of cycles with each cycle at the interface of two successive stages in the supply chain. Each cycle involves the customer stage placing an order and receiving it after it has been supplied by the supplier stage. One difference is in size of order. Second difference is in predictability of orders - orders in the procurement cycle are predictable once manufacturing planning has been done. This is the predominant view for ERP systems. It is a transaction level view and clearly defines each process and its owner. Jurandir Peinado

21 Relação entre a cadeia de suprimentos e a estratégia competitiva
O gerenciamento da cadeia de suprimento envolve o controle dos fluxos entre os estágios da cadeia para maximizar a lucratividade total. Estratégias competitiva e de cadeia de suprimento: Atingir o alinhamento estratégico Ampliar o escopo estratégico Estratégia Competitiva Estratégia de novos produtos Estratégia de marketing Estratégia da cadeia de Suprimentos Desenvolvimento de novos produtos Marketing e Vendas Operações Distribuição Serviço Finanças, contabilidade, tecnologia da informação, recursos humanos Jurandir Peinado

22 Como atingir o alinhamento estratégico?
Há três etapas básicas para o alcance do alinhamento estratégico: Entender o cliente Entender a cadeia de suprimento Realizar o alinhamento estratégico Pedido Normal Pedido de emergência Tamanho do lote Tempo de resposta (Lead time) Nível de serviço (disponibilidade) Variedade de produtos Preço Inovação Jurandir Peinado

23 Como atingir o alinhamento estratégico?
Há três etapas básicas para o alcance do alinhamento estratégico: Entender o cliente Entender a cadeia de suprimento Realizar o alinhamento estratégico Pedido Normal Pedido de emergência Tamanho do lote Grande Pequeno Tempo de resposta (Lead time) Longo Curto Nível de serviço (disponibilidade) Baixo Alto Variedade de produtos Baixa Alta Preço Inovação Jurandir Peinado

24 Como atingir o alinhamento estratégico?
Há três etapas básicas para o alcance do alinhamento estratégico: Entender o cliente Entender a cadeia de suprimento Realizar o alinhamento estratégico Atributos Baixa incerteza implícita Alta incerteza implícita 1 – Margem do produto 2 – Média de erros de previsões 3 – Taxa média de esgotamento de estoques 4 – Média de redução de preços forçada ao final da temporada Jurandir Peinado

25 Como atingir o alinhamento estratégico?
Há três etapas básicas para o alcance do alinhamento estratégico: Entender o cliente Entender a cadeia de suprimento Realizar o alinhamento estratégico Atributos Baixa incerteza implícita Alta incerteza implícita 1 – Margem do produto Baixa Alta 2 – Média de erros de previsões 10% 40% a 100% 3 – Taxa média de esgotamento de estoques 1% a 2% 10% a 40% 4 – Média de redução de preços forçada ao final da temporada 0% 10% a 25% Jurandir Peinado

26 Comparação entre cadeias responsivas e eficientes
CADEIA EFICIENTE CADEIA RESPONSIVA Objetivo principal Estratégia de criação do produto Estratégia de preços Estratégia de fabricação Estratégia de lead time Estratégia para fornecedores Estratégia de transportes Estratégia de estoques Jurandir Peinado

27 Comparação entre cadeias responsivas e eficientes
CADEIA EFICIENTE CADEIA RESPONSIVA Objetivo principal Suprir a demanda com o menor custo Atender a demanda rapidamente Estratégia de criação do produto Maximizar o desempenho com o custo mínimo por produto Criar modularidade que permita diferenciação do produto Estratégia de preços Margens baixas pois o preço é impulsionador Margens mais altas o preço não é impulsionador Estratégia de fabricação Reduzir os custos através de alta utilização Manter flexibilidade na capacidade para atender demanda inesperada Estratégia de lead time Reduzi-lo sem sacrificar os custos Reduzi-lo agressivamente mesmo que os custos sejam altos Estratégia para fornecedores Selecioná-los baseando-se em custo e qualidade Selecioná-los baseando-se na velocidade, flexibilidade e qualidade Estratégia de transportes Contar com meios de transporte mais baratos Contar com meios de transporte responsivos Estratégia de estoques Minimizar estoques para reduzir custos Manter estoques reguladores para atender a demanda inesperada Jurandir Peinado

28 Relação entre a cadeia de suprimentos e a estratégia competitiva
Para cada decisão estratégica visando o aumento da responsividade, existem custos adicionais que reduzem a eficiência. Baixo Alto Responsividade Custo Jurandir Peinado

29 Realizar o alinhamento estratégico: Encontrando a zona de alinhamento
Não existe uma boa estratégia de cadeia de suprimentos que seja independente da estratégia competitiva. Existe uma estratégia de cadeia de suprimento certa para uma dada estratégia competitiva. Cadeia de suprimento responsiva Espectro da incerteza da demanda Cadeia de suprimento eficiente Certeza da demanda Incerteza da demanda Espectro da responsividade Zona de alinhamento estratégico Para a maioria das empresas, o fracasso no alcance do alinhamento estratégico é o motivo principal para sua incapacidade em obter sucesso Jurandir Peinado

30 Fatores chave de desempenho na cadeia de suprimentos
Uma empresa pode melhorar o desempenho de sua cadeia de suprimentos em termos de responsividade ou eficiência através dos quatro fatores chave: Estoques, transporte, instalações e informação Eficiência Responsividade Estoque Transporte Instalações Informação Estrutura da cadeia de suprimentos Fatores-chave Estratégia competitiva Estratégia da cadeia de suprimentos How does a supply chain make the efficiency / responsiveness tradeoff and position at the appropriate point - using Inventory, Transportation, Facilities, and Information decisions. Jurandir Peinado

31 Fatores chave de desempenho na cadeia de suprimentos
É preciso estabelecer um equilíbrio entre eficiência e eficácia entre cada um dos fatores chave individualmente. O impacto conjunto dos quatro fatores chave vai, então, determinar a responsividade e a eficiência de toda a cadeia de suprimento Fator-chave Eficiência Responsividade Estoque Transporte Instalações Informações Jurandir Peinado

32 Fatores chave de desempenho na cadeia de suprimentos
É preciso estabelecer um equilíbrio entre eficiência e eficácia entre cada um dos fatores chave individualmente. O impacto conjunto dos quatro fatores chave vai, então, determinar a responsividade e a eficiência de toda a cadeia de suprimento Fator-chave Eficiência Responsividade Estoque Baixo Alto Transporte Consolidado, lento Não consolidado, rápido Instalações Nenhuma ou poucas Várias, próximas ao cliente Informações A informação auxilia tanto a eficiência como a responsividade Jurandir Peinado

33 Maiores obstáculos para alcançar o alinhamento estratégico
Aumento na variedade dos produtos Redução do ciclo de vida dos produtos Aumento do grau de exigência dos clientes Fragmentação da propriedade na cadeia de suprimentos Globalização Dificuldade para executar novas estratégias Jurandir Peinado

34 Questões para discussão
Como você caracterizaria a estratégia competitiva de uma loja de departamentos topo de linha como a Renner? Onde você localizaria a demanda pelos produtos da Renner no espectro da incerteza implícita da demanda? Por que? Que grau de responsividade seria mais adequado à cadeia de suprimentos da Renner? O que sua cadeia de suprimentos deveria ser capaz de desempenhar melhor? Reflita sobre as questões anteriores aplicadas a outras empresas como a Wall-Mart e uma indústria automobilística. Jurandir Peinado

35 Escopo estratégico O escopo do alinhamento estratégico refere-se às funções e estágios dentro da cadeia de suprimento que projetam um estratégia integrada com objetivo compartilhado Fornecedores Fabricante Distribuidor Varejista Cliente Estratégia competitiva Estratégia de des. produto Strategic scope must cover all boxes, at least at the supply chain end. Each stage must have fit across its vertical boxes and supply chain strategy spanning all players. This fit allows the countering of multiple owners and helps avoid local optimization. Estratégia da cadeia de suprimentos Estratégia de marketing Jurandir Peinado

36 Escopo intra-operacional dentro da empresa
Fornecedores Fabricante Distribuidor Varejista Cliente Estratégia competitiva Estratégia de des. produto Estratégia da cadeia de suprimentos Strategic scope must cover all boxes, at least at the supply chain end. Each stage must have fit across its vertical boxes and supply chain strategy spanning all players. This fit allows the countering of multiple owners and helps avoid local optimization. Estratégia de marketing Jurandir Peinado

37 Escopo intra-funcional da cadeia de suprimentos dentro da empresa
Fornecedores Fabricante Distribuidor Varejista Cliente Estratégia competitiva Estratégia de des. produto Estratégia da cadeia de suprimentos Strategic scope must cover all boxes, at least at the supply chain end. Each stage must have fit across its vertical boxes and supply chain strategy spanning all players. This fit allows the countering of multiple owners and helps avoid local optimization. Estratégia de marketing Jurandir Peinado

38 Escopo inter-funcional dentro da empresa
Fornecedores Fabricante Distribuidor Varejista Cliente Estratégia competitiva Estratégia de des. produto Estratégia da cadeia de suprimentos Strategic scope must cover all boxes, at least at the supply chain end. Each stage must have fit across its vertical boxes and supply chain strategy spanning all players. This fit allows the countering of multiple owners and helps avoid local optimization. Estratégia de marketing Jurandir Peinado

39 Escopo inter-funcional entre as empresas
Fornecedores Fabricante Distribuidor Varejista Cliente Estratégia competitiva Estratégia de des. produto Estratégia da cadeia de suprimentos Strategic scope must cover all boxes, at least at the supply chain end. Each stage must have fit across its vertical boxes and supply chain strategy spanning all players. This fit allows the countering of multiple owners and helps avoid local optimization. Estratégia de marketing Jurandir Peinado


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