A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODOS E ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODOS E ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODOS E ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA

2 A maioria dos métodos de interpretação para cinema e TV é derivada de similares existentes no meio teatral. Grande parte dos diretores não segue um método específico já existente, mas cria o seu a partir de experiências e observações pessoais.

3 O método mais famoso do cinema é o da escola norte-americana Actors Studio, fundada por Lee Strasberg, em New York, de onde saíram alguns dos mais célebres atores do cinema, como Marlon Brando, Marilyn Monroe, James Dean e Paul Newman.

4 O método de Strasberg se baseia inteiramente no Método Stanislavski, criado na Rússia no século XIX e amplamente utilizado na encenação teatral. Nele os atores analisam profundamente as motivações e as emoções de seus personagens, a fim de personificá-los com realismo psicológico e autenticidade emocional. Usando o método, um ator relembra emoções ou sensações da sua própria vida e os utiliza para se identificar com o personagem a ser retratado.

5 Strasberg definiu a importância da improvisação e do conceito central de "memória afetiva": o processo de contato do ator com seu repertório pessoal de memórias de emoções, de forma que permita canalizá-las em um papel. Trabalha também a "memória sensorial” do ator e seu imaginário, buscando uma convergência para as ações físicas.

6 Outros métodos de interpretação foram criados por Stella Adler e Sanford Meisner, mas não tiveram a mesma aceitação e difusão que o de Strasberg. Diretores como o francês Robert Bresson e o inglês Mike Leigh também desenvolveram métodos próprios, mas não são adotados sistematicamente por outros diretores.

7 Tem sido muito adotado no cinema brasileiro um método de preparação de elenco, onde um profissional especializado nesta função trabalha para desenvolver determinadas habilidades no elenco, focados em determinadas características dos personagens ou em cenas específicas. O maior destaque na área é a preparadora de elenco Fátima Toledo, que desenvolveu um método próprio e participou de alguns filmes de maior sucesso do nosso cinema.


Carregar ppt "MÉTODOS E ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google