Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouVictorio Zagalo Aranha Alterado mais de 8 anos atrás
2
O que você vê?
3
CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES
4
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO ENG: Which Enactus team most effectively used entrepreneurial action to empower people to improve their livelihoods in an economically, socially and environmentally sustainable way? PORT:Qual Time Enactus foi mais efetivo em aplicar a Ação Empreendedora ao empoderar pessoas para melhorar,sustentavelmente, suas condições de vida, de forma econômica, social e ambiental?
5
necessidades Identificar necessidades efetivoeficaz Contruir projeto efetivo e eficaz
6
Causa-raíz? Projetos Obsoletos Pouca efetividade Impacto direto Comunicação clara Visualização dos resultados
7
Avaliação de necessidades
8
O que é uma avaliação das necessidades? Processo de identificação dos “gaps” entre a condição em que o indivíduo ou comunidade se encontra e o resultado desejado por eles(o “sonho”).
9
Passos básicos da avaliação de necessidade: 1.Determinar as pessoas a empoderar. 2.Desenvolver um plano para avaliar os meios de subisistência e os resultados desejados. 3.Conduzir a avaliação COM a comunidade. 4.Analizar os resultados
10
Fazendo o Diagnóstico
11
Apresentação Nome Time Enactus Proposta da Dinâmica
12
Árvore dos Sonhos
13
“Como a comunidade deveria ser para que eu pudesse ser mais feliz todos os dias?” Escrever ou desenhar seu sonho. Apresentar o sonho. Colar em um ramo da árvore: Sonhos iguais, mesmo ramo. Definir um ideal para se transformar uma realidade.
14
Muro das Lamentações
15
“O que me impede de conseguir o sonho que está na árvore?” Escrever ou desenhar seu problema no tijolo. Apresentar o tijolo. Colar o tijolo no muro das lamentações. Perceber o problema antes de tentar soluciona-lo.
16
Caminho da Conquista
18
Conversar Conduzir Anotar
19
Elaboração do Projeto Enactus
20
Processo dos projetos Enactus Análise dos Recursos SEE OPPORTUNITY Adoção de Estratégias TAKE ACTION Mensuraçã o dos Resultados ENABLE PROGRESS
21
CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Emprego Renda Ações, poupança, etc. Acesso a serviços financeiros
22
CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Recursos naturais – Ar, água, etc. Gerenciament o do desperdício;
23
CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Espírito comunitário Networking Relacionamento Confiança
24
CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Habilidades Conhecimento Capacitação Educação
25
CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Infraestrutura Moradia Transporte Acesso aos bens de consumo Energia Limpa
26
Processo dos projetos Enactus Análise dos Recursos SEE OPPORTUNITY Adoção de Estratégias TAKE ACTION Mensuraçã o dos Resultados ENABLE PROGRESS
27
Entendendo a estratégia de subsistência Como utilizar os recursos para obter o resultado desejado? Estratégias de subsistência escolhas e as atividades desenvolvidas para alcançar os resultados. Os recursos são as ferramentas utilizadas na adoção da estratégia.
28
O que as pessoas já estão fazendo? Como ter uma abordagem empreendedora para melhorar o que já está sendo feito? A estratégia de subsistência é a chave para o empoderamento. ENTENDENDO A ESTRATÉGIA DE SUBSISTÊNCIA
29
Processo dos projetos Enactus Análise dos Recursos SEE OPPORTUNITY Adoção de Estratégias TAKE ACTION Mensuraçã o dos Resultados ENABLE PROGRESS
30
Entendendo os resultados Os resultados estão diretamente ligados às categorias dos recursos. Resultados desejáveis devem ser identificados pelo público-alvo para garantir a sustentabilidade. ***Impacto positivo ou negativo em outros recursos.
31
CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Geração de emprego Desenvolvime nto de habilidades para geração de renda. Tornar-se empreendedor Aumento de renda
32
CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Destinação adequada do lixo Preservar a biodiversidade Uso dos recursos naturais
33
CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Aumentar a confiança entre os membros da comunidade Expandir as relações Aumentar o engajamento nas atividades comunitárias
34
CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Aprender uma nova habilidade Adquirir conhecimento Capacitação profissional
35
CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO Melhorar infraestrutura Acesso à moradia e/ou transporte Novas fontes de energia
36
Para recordar: Ter o engajamento do público-alvo é crucial em TODOS os estágios do projeto. O envolvimento dos membros do Time e da comunidade garante o entendimento do propósito do projeto que, por sua vez, garante sua sustentabilidade.
37
Para recordar: O time não deve presumir que compreende completamente os beneficiados. Estejam sempre preparados para ouvir e aprender. Certifique-se de considerar qualquer possível conflito ou resultados negativos que podem resultar de seu projeto
38
Paula Parra Gerente de Programa Enactus Brasil +55 11 94226-5995 poliveira@enactus.org Obrigada! A head for business. A heart for the world.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.