A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que você vê? CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que você vê? CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que você vê?

3 CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES

4 CRITÉRIO ENACTUS REVISADO ENG: Which Enactus team most effectively used entrepreneurial action to empower people to improve their livelihoods in an economically, socially and environmentally sustainable way? PORT:Qual Time Enactus foi mais efetivo em aplicar a Ação Empreendedora ao empoderar pessoas para melhorar,sustentavelmente, suas condições de vida, de forma econômica, social e ambiental?

5 necessidades Identificar necessidades efetivoeficaz Contruir projeto efetivo e eficaz

6 Causa-raíz? Projetos Obsoletos Pouca efetividade Impacto direto Comunicação clara Visualização dos resultados

7 Avaliação de necessidades

8 O que é uma avaliação das necessidades? Processo de identificação dos “gaps” entre a condição em que o indivíduo ou comunidade se encontra e o resultado desejado por eles(o “sonho”).

9 Passos básicos da avaliação de necessidade: 1.Determinar as pessoas a empoderar. 2.Desenvolver um plano para avaliar os meios de subisistência e os resultados desejados. 3.Conduzir a avaliação COM a comunidade. 4.Analizar os resultados

10 Fazendo o Diagnóstico

11 Apresentação Nome Time Enactus Proposta da Dinâmica

12 Árvore dos Sonhos

13 “Como a comunidade deveria ser para que eu pudesse ser mais feliz todos os dias?” Escrever ou desenhar seu sonho. Apresentar o sonho. Colar em um ramo da árvore: Sonhos iguais, mesmo ramo. Definir um ideal para se transformar uma realidade.

14 Muro das Lamentações

15 “O que me impede de conseguir o sonho que está na árvore?” Escrever ou desenhar seu problema no tijolo. Apresentar o tijolo. Colar o tijolo no muro das lamentações. Perceber o problema antes de tentar soluciona-lo.

16 Caminho da Conquista

17

18 Conversar Conduzir Anotar

19 Elaboração do Projeto Enactus

20 Processo dos projetos Enactus Análise dos Recursos SEE OPPORTUNITY Adoção de Estratégias TAKE ACTION Mensuraçã o dos Resultados ENABLE PROGRESS

21 CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO  Emprego  Renda  Ações, poupança, etc.  Acesso a serviços financeiros

22 CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO  Recursos naturais – Ar, água, etc.  Gerenciament o do desperdício;

23 CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO  Espírito comunitário  Networking  Relacionamento  Confiança

24 CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO  Habilidades  Conhecimento  Capacitação  Educação

25 CATEGORIAS DE RECURSOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO  Infraestrutura  Moradia  Transporte  Acesso aos bens de consumo  Energia Limpa

26 Processo dos projetos Enactus Análise dos Recursos SEE OPPORTUNITY Adoção de Estratégias TAKE ACTION Mensuraçã o dos Resultados ENABLE PROGRESS

27 Entendendo a estratégia de subsistência Como utilizar os recursos para obter o resultado desejado? Estratégias de subsistência escolhas e as atividades desenvolvidas para alcançar os resultados. Os recursos são as ferramentas utilizadas na adoção da estratégia.

28 O que as pessoas já estão fazendo? Como ter uma abordagem empreendedora para melhorar o que já está sendo feito? A estratégia de subsistência é a chave para o empoderamento. ENTENDENDO A ESTRATÉGIA DE SUBSISTÊNCIA

29 Processo dos projetos Enactus Análise dos Recursos SEE OPPORTUNITY Adoção de Estratégias TAKE ACTION Mensuraçã o dos Resultados ENABLE PROGRESS

30 Entendendo os resultados Os resultados estão diretamente ligados às categorias dos recursos. Resultados desejáveis devem ser identificados pelo público-alvo para garantir a sustentabilidade. ***Impacto positivo ou negativo em outros recursos.

31 CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO  Geração de emprego  Desenvolvime nto de habilidades para geração de renda.  Tornar-se empreendedor  Aumento de renda

32 CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO  Destinação adequada do lixo  Preservar a biodiversidade  Uso dos recursos naturais

33 CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO  Aumentar a confiança entre os membros da comunidade  Expandir as relações  Aumentar o engajamento nas atividades comunitárias

34 CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO  Aprender uma nova habilidade  Adquirir conhecimento  Capacitação profissional

35 CATEGORIAS DE RESULTADOS FINANCEIRO AMBIENTAL SOCIAL HUMANO FÍSICO  Melhorar infraestrutura  Acesso à moradia e/ou transporte  Novas fontes de energia

36 Para recordar: Ter o engajamento do público-alvo é crucial em TODOS os estágios do projeto. O envolvimento dos membros do Time e da comunidade garante o entendimento do propósito do projeto que, por sua vez, garante sua sustentabilidade.

37 Para recordar: O time não deve presumir que compreende completamente os beneficiados. Estejam sempre preparados para ouvir e aprender. Certifique-se de considerar qualquer possível conflito ou resultados negativos que podem resultar de seu projeto

38 Paula Parra Gerente de Programa Enactus Brasil +55 11 94226-5995 poliveira@enactus.org Obrigada! A head for business. A heart for the world.


Carregar ppt "O que você vê? CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google