A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola."— Transcrição da apresentação:

1 área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola e.b. 2,3 Soeiro Pereira Gomes

2 área de projecto/educação para o empreendedorismo 2 O que é a Área de Projecto? A Área de Projecto aponta para: A concepção, realização e avaliação de projectos desenvolvidos a partir de problemas. Temas de pesquisa ou intervenção de acordo com as necessidades e interesses dos alunos. Em cada turma serão implementadas iniciativas que deverão estar de acordo com o Projecto Curricular de Turma. É uma área transversal das diferentes disciplinas e integradora das aprendizagens nelas realizadas, abordará temas e problemas, que deverão ser negociados entre todos. O tipo de iniciativas que se podem desenvolver é muito variado, abrangendo actividades de intervenção junto da comunidade educativa ou da comunidade em geral, de investigação, de intercâmbio com outras escolas ou de produção de uma obra.

3 área de projecto/educação para o empreendedorismo 3 “Construir o Futuro” - PEE Nesta área deverão ser desenvolvidos projectos transversais tendo em vista a concretização do Projecto Educativo da Escola e a estruturação de aprendizagens nucleares, caminhando-se deste modo, no sentido do perfil de competências desejado para o aluno à saída do Ensino Básico.

4 área de projecto/educação para o empreendedorismo 4 “A construção de um futuro para os nossos alunos pressupõe a ideia da formação de cidadãos conscientes e competentes.” PEE Escola E.B 2,3 Soeiro Pereira Gomes Conscientes do mundo contemporâneo, das suas fragilidades ambientais e dos seus problemas político-sociais. Conscientes da sua identidade nacional e local e conhecedores do seu país e do seu funcionamento institucional. Conscientes enquanto consumidores de um mercado cada vez mais global. Conscientes do seu papel enquanto cidadãos de uma comunidade. Conscientes da importância do exercício de uma cultura de vida saudável. Conscientes do valor do trabalho enquanto factor determinante de qualquer construção de um plano de vida.

5 área de projecto/educação para o empreendedorismo 5 As competências da Área de Projecto desenvolvem-se nos seguintes domínios: a ) Educação para a saúde e sexualidade; b) Educação ambiental; c) Educação para o consumo; d) Educação para a sustentabilidade; e) Conhecimento do mundo do trabalho e das profissões e educação para o empreendedorismo; f) Educação para os direitos humanos; g) Educação para a igualdade de oportunidades; h) Educação para a solidariedade; i) Educação rodoviária; j) Educação para os media; k) Dimensão europeia da educação.

6 área de projecto/educação para o empreendedorismo 6 A Área de Projecto pretende: � Desenvolver competências sociais, tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos, a tomada de decisões; � Aprender a resolver problemas, partindo das situações e dos recursos existentes; � Promover a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada e abrangendo as diversas áreas curriculares disciplinares e não disciplinares; � Desenvolver as vertentes de pesquisa e de intervenção utilizando adequadamente as tecnologias da informação e da comunicação; � Aprofundar o significado social das aprendizagens disciplinares.

7 área de projecto/educação para o empreendedorismo 7 Metodologia Quanto a metodologias a adoptar, existem várias, através das quais se podem desenvolver projectos que articulem diferentes áreas do saber e que vão de encontro aos interesses dos alunos. A mais utilizada é a Metodologia de Projecto ou Método de Resolução de Problemas. Pedagogia Interactiva centrada na resolução de problemas. O tema/problema deverá ser apresentado pelos professores e negociado com os alunos ou descoberto em conjunto tendo sempre como enquadramento as orientações do P.E.E. Teoria e prática articuladas através da investigação no terreno e na aula. A experiência da actividade de aprender enquanto competência a desenvolver. Cabe ao professor apoiar a pesquisa na dimensão metodológica e no tratamento e organização da informação recolhida.

8 área de projecto/educação para o empreendedorismo 8 Fases do trabalho de projecto – Identificação do problema; – Identificação e escolha dos problemas parcelares; – Constituição dos grupos de trabalho; – Realizar a FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJECTO; – Realizar com os alunos a ficha de NEGOCIAÇÃO DO TRATAMENTO DO PROBLEMA; – Trabalho de campo; – Dinâmica da pesquisa e organização da informação; – Produção dos registos e apresentação ao grande grupo; – Crítica avaliativa dos trabalhos de grupo; – Globalização; – Avaliação do trabalho de projecto;

9 área de projecto/educação para o empreendedorismo 9 Replicar Manual do Empreendedor “Ter Ideias para Mudar o Mundo” O Manual produzido pelo Centro Educativo Alice Nabeiro é uma estratégia a ser utilizada na Área de Projecto. Pretende-se desenvolver capacidades empreendedoras, aplicando as 12 áreas do conhecimento empreendedor: estimulo de ideias, partilha de ideias, o que quero fazer, estados de espírito, aprender a escutar as pessoas, linguagem, narrativas, ciclos de trabalho, colaboradores, ofertas, protótipos e liderança.

10 área de projecto/educação para o empreendedorismo 10 As fichas de trabalho do manual “ter ideias para mudar o mundo” relativas às 12 áreas do conhecimento empreendedor substituirão de alguma forma a metodologia de projecto ou método de resolução de problemas; Através da aplicação das fichas de trabalho os projectos ou projecto surgirão e serão desenvolvidos pelos alunos dentro do espírito empreendedor; A caracterização do projecto deverá ser feita em FICHA DE RECOLHA INTERMÉDIA DE INFORMAÇÃO SOBRE OS PROJECTOS em detrimento do indicado apenas para a área de projecto

11 área de projecto/educação para o empreendedorismo 11 Organização do manual

12 área de projecto/educação para o empreendedorismo 12

13 área de projecto/educação para o empreendedorismo 13

14 área de projecto/educação para o empreendedorismo 14

15 área de projecto/educação para o empreendedorismo 15

16 área de projecto/educação para o empreendedorismo 16

17 área de projecto/educação para o empreendedorismo 17 Passo a passo, todos podemos ser empreendedores

18 área de projecto/educação para o empreendedorismo 18 A Avaliação A avaliação do projecto é realizada em conjunto pelos intervenientes, tendo em conta três aspectos fundamentais: O decorrer do processo, em avaliação contínua, voltando atrás, procurando novas respostas, reajustando e refazendo a planificação inicial sempre que necessário; A avaliação do trabalho, a forma como os intervenientes se empenham no desenvolvimento do projecto e no produto final; A resposta ao problema inicial, a tentativa de resolução do problema. Menção qualitativa: Satisfaz Bem; Satisfaz; Não Satisfaz.


Carregar ppt "Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google