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PLANO DE NEGÓCIOS GRUPO C EGN CEMOS 2009. NOVAS OPORTUNIDAES DE RECURSOS PARA A ESCOLA TÉCNICA DO AMRJ SUMÁRIO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO DO PROBLEMA.

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1 PLANO DE NEGÓCIOS GRUPO C EGN CEMOS 2009

2 NOVAS OPORTUNIDAES DE RECURSOS PARA A ESCOLA TÉCNICA DO AMRJ SUMÁRIO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DEFINIÇÃO DO PROBLEMA ANÁLISE DO MACROAMBIENTE ANÁLISE DO MACROAMBIENTE ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA ANÁLISE DOS PÚBLICOS ANÁLISE DOS PÚBLICOS ANÁLISE SWOT E DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO ANÁLISE SWOT E DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DETERMINAÇÃO DE OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS DETERMINAÇÃO DE OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS ANÁLISE DE SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO ANÁLISE DE SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO ESTRATÉGIA DE MARKETING ESTRATÉGIA DE MARKETING ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA ESTRATÉGIA DE RECURSOS HUMANOS ESTRATÉGIA DE RECURSOS HUMANOS RESULTADOS ESPERADOS RESULTADOS ESPERADOS

3 INTRODUÇÃO A Escola Técnica do Arsenal de Marinha (ETAM) é órgão integrante da estrutura básica do AMRJ, subordinada ao Vice-Diretor. Criada em 18 de agosto de 1923 (Decreto nº 16.127), para a formação de mão- de-obra qualificada nos Níveis Técnico e Básico (profissionalizante), a fim de atender às necessidades de recursos humanos do AMRJ. A Lei nº 8.112/90, que institui o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, impediu o aproveitamento dos alunos formados na ETAM como servidores do AMRJ partir de 1992. Desativação a ETAM. A reativação da ETAM ocorreu em 04 de março de 2002 graças ao Convênio nº 013/99/PROEP entre o Ministério da Educação e o então Ministério da Marinha, hoje Comando da Marinha, para implementar na ETAM o Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP).

4 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA Problema: Oportunidade para ETAM angariar recursos Contexto: Aquecimento da Indústria Naval e do Setor do Petróleo Ociosidade das instalações da ETAM Propósitos: Necessidades de recursos para a ETAM Formação de mão-de-obra especializada para o setor naval e petróleo Característica principal: Geração de novos modelos de cursos e convênios Ambiente geográfico: Indústria Naval do Estado do Rio de Janeiro Público-alvo: Formação e requalificação de profissionais de níveis técnicos e básicos

5 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL - Não há previsão da MB alterar sua política em relação à manutenção da ETAM, mesmo sem obrigatoriedade de vínculo entre os alunos formados e a MB. - A motivação da MB é o desenvolvimento do Poder Marítimo que pode ser mobilizado em tempo de guerra e a demonstração de sua importância para a sociedade.

6 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL - A revitalização da ETAM dependeu de um convênio entre o Ministério da Educação e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). - A expansão do setor naval nos próximos anos é um fator motivador para um bom gerenciamento pelo governo federal dos recursos envolvidos nesse convênio, mas sua aplicação não deixa de depender de fatores políticos.

7 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL O Programa de Expansão da Educação Profissional - PROEP - é uma iniciativa do Ministério da Educação - MEC - e tem por objetivo a implantação da reforma da educação profissional determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O PROEP é objeto do Acordo de Empréstimo n° 1052/OC-BR celebrado entre o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com vigência final em novembro de 2008. O valor do Contrato é de U$ 312 milhões, dos quais 50% provenientes do financiamento BID e 50% de contrapartida brasileira. Dentre os componentes de atuação do PROEP está o redimensionamento da oferta da rede federal de educação profissional, buscando o desenvolvimento de ações para o seu reordenamento, envolvendo diversidade de oferta de cursos, ampliação e reforma de infraestrutura, aquisição de equipamentos e materiais de ensino-aprendizagem e capacitação de recursos humanos. Apesar da Lei nº 8.112/90, que institui o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, ter impedido o aproveitamento dos alunos formados na ETAM como servidores do AMRJ, a MB enquadra-se perfeitamente no projeto, por já possuir uma estrutura praticamente pronta para o atendimento das necessidades do setor naval, que apresenta um quadro de franca expansão no Brasil. (SLIDE OCULTO)

8 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL Essa expansão do setor naval, de certa forma, garante a continuidade dos investimentos no setor e o apoio do governo federal, mas como se trata de questões políticas que envolvem o gerenciamento de recursos de alto valor, considerou-se de médio risco a possibilidade de término do apoio do governo. (SLIDE OCULTO)

9 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL - Não há impedimento legal para expansão das atividades da ETAM ou da legislação que rege os cursos técnicos dessa natureza.

10 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL A Resolução da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação - CNE/CEB - 04/1999 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e no Parecer CNE/CEB 16/1999 que trata das mesmas Diretrizes Curriculares fundamentaram a elaboração do Decreto-Presidencial nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os art. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. (SLIDE OCULTO)

11 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL Os artigos regulamentados pelo Decreto estão listados a seguir: “Art. 36. O currículo do ensino médio observará o disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes: [...] § 2º. O ensino médio, atendida a formação geral do educando, poderá prepará-lo para o exercício de profissões técnicas.” “Art. 39. A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva. Parágrafo único. O aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto, contará com a possibilidade de acesso à educação profissional.” “Art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. Parágrafo único. Os diplomas de cursos de educação profissional de nível médio, quando registrados, terão validade nacional.” (SLIDE OCULTO)

12 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL “Art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos. Parágrafo único. Os diplomas de cursos de educação profissional de nível médio, quando registrados, terão validade nacional.” (SLIDE OCULTO)

13 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL - A política atual do governo federal dificulta a contratação de funcionários civis. - Caso seja necessária uma expansão das atividades da ETAM para angariar recursos, dificilmente poderia ser realizado com a participação de funcionários civis, independente da análise financeira desses custos.

14 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL - A MB tem enfrentado dificuldades para admitir funcionários civis, mesmo para reposição daqueles que estão próximos de sua aposentadoria. A autorização para admissão de funcionários civis é do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e a MB mantém um oficial comissionado junto ao setor político, em Brasília, para facilitar essas negociações, mas não tem obtido êxito nos últimos anos.

15 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL - A legislação favorece a contratação de militares que estão na situação de “reserva remunerada 1ª classe” serem contratados para prestarem tarefa por tempo certo (TTC). - A contratação de militares nessa situação é positiva, no sentido de proporcionar a possibilidade de maior verificação de profissionais de reconhecida competência na área requerida e adaptados ao funcionamento administrativo e organizacional da MB.

16 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL A Prestação de Tarefa por Tempo Certo (TTC) é regida pela publicação da MB, SGM-302 (3ª Revisão), que traduz a legislação em vigor para o contexto desta Força Armada. Essas prestação de tarefa só pode ser exercida pelos militares da MB que adquiriram estabilidade (mais de dez anos de serviço) e, por tempo de serviço, passaram à situação de “reserva remunerada 1”, continuando a receber seus proventos relativos ao período da reserva ou aposentadoria, de acordo com o linguajar civil. O Adicional Pró-Labore é o adicional pago ao militar da Reserva Remunerada da Marinha, exceto quando convocado, reincluído, designado ou mobilizado, que prestar TTC de interesse da Marinha do Brasil. O valor do adicional, de acordo com o art. 23 da Medida Provisória nº 2.215-10, de 31AG02001, é de 30% (trinta por cento) dos proventos que o militar efetivamente estiver recebendo. (SLIDE OCULTO)

17 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL - Não há impedimento legal para contratação de civis na situação de “reserva remunerada 2ª classe”. - A legislação permite a contratação de civis em qualquer posto ou graduação, mas o contrato é limitado a oito anos e os militares podem ser submetidos a outras atividades além das específicas para aplicação na ETAM.

18 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL - A admissão de civis para o Corpo de Reserva da Marinha, na condição de “Reserva Remunerada 2” para as atividades pretendidas está fundamentada nas Leis nº 8.239, de 4 de outubro de 1991, que regulamenta o art. 143, && 1º e 2º da Constituição Federal, que dispõe sobre a prestação de Serviço Alternativo ao Serviço Militar Obrigatório; Decreto nº 4.780, de 15 de julho de 2003, que aprova o Regulamento da Reserva e dá outras providências e publicação DGPM-308 (3º rev), da MB.

19 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE SÓCIO-ECONÔMICO PARÂMETROS ECONÔMICOS Taxa de Inflação: previsão do IPEA, que esperam um aumento de preços entre 0% e 2,5% ao ano Situação Financeira das Empresas: o governo vai criar o Fundo Garantidor Naval que terá R$ 4 bilhões para apoiar os estaleiros brasileiros e foram assinados contratos para construção de 119 empreendimentos navais, num total de três milhões de TPB (Tonelagem de Porte Bruto)

20 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE SÓCIO-ECONÔMICO ASPECTOS SOCIAIS Os números do SINAVAL indicam a evolução do setor, o aumento da contratação de navios e a expansão do emprego Incentivos educacionais que os funcionários das indústrias fluminenses analisadas recebem atualmente de forma mais frequente são a Graduação (40,9%), o Curso Técnico (38,6%) e a Bolsa de Estudo para cursos eventuais (36,4%) → confirma a busca do setor industrial fluminense pela maior qualificação de seus profissionais ANO200420052006200720082009 EMPREGOS126511444219600390004027745470

21 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE TECNOLÓGICO OS LABORATÓRIOS FORAM MONTADOS A PARTIR DE 2002 COM MAQUINÁRIO MODERNO E DE ACORDO COM OS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS ATUALMENTE NA INDÚSTRIA NAVAL NO HORIZONTE TEMPORAL DE CINCO ANOS NÃO NECESSITA ATALIZAÇÃO NÃO HÁ PERSPECTIVA DE MUDANÇA TECNOLÓGICA OU DE TÉCNICAS SUBSTITUTAS QUE VENHAM A AFETAR A ETAM NESTE HORIZONTE TEMPORAL LAB MECÂNICA LAB PNEUMÁTICA

22 ANÁLISE DO MACRO-AMBIENTE AMBIENTE TECNOLÓGICO AS DEMANDAS DO PRÉ-SAL PODEM TRAZER INOVAÇÕES TÉCNOLÓGICAS QUE INFLUENCIEM OS CURRÍCULOS A ETAM DEVERÁ MANTER-SE ATUALIZADA NESTAS MUDANÇAS, EM FACE DE EVENTUAIS NECESSIDADES DE EQUIPAMENTOS ADICIONAIS E CURSOS PARA O CORPO DOCENTE SOFTWARES E HARDWARES DEVEM SER ATUALIZADOS À MEDIDA QUE FIQUEM OBSOLETOS PROGRAMA CONTÍNUO LAB CAD LAB INFORMÁTICA

23 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA - CONCORRENTES DIRETOS: Escolas Técnicas Federais, Estaduais e Municipais. - CONCORRENTES INDIRETOS: Instituições de ensino particulares voltadas para o ensino técnico e/ou profissionalizante. - CONCORRENTES GENÉRICOS: Todas as demais instituições de ensino, públicas ou particulares. Representam a alternativa quando o usuário decide abandonar o setor da indústria naval e se dedicar a qualquer outra atividade ou ramo. (SLIDE OCULTO)

24 ETAM Universidades Escolas Militares Demais Instituições de Ensino CONCORRÊNCIA GENÉRICA SENAI CONCORRÊNCIA DIRETA CEFET ET Henrique Lage Escolas Técnicas Federais e Estaduais CETERJ SESI CONCORRÊNCIA INDIRETA Escolas Privadas Profissionalizantes Escola Técnica Industrial FBIS FGV CONCORRÊNCIACONCORRÊNCIACONCORRÊNCIACONCORRÊNCIA

25 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA O principal concorrente é a Escola Técnica Henrique Lage, localizada em Niterói, cujo foco também é a indústria naval e que foi recentemente revitalizada com recursos provenientes de um convênio entre o Governo do Estado do RJ e a Petrobras. Contudo, s.m.j. suas vagas destinam-se a atender àquela empresa. Outros concorrentes são o SENAI, o SESI e as demais Escolas Técnicas, além da Fundação Brasileira de Indústria de Soldagem, ainda que possuam o foco mais abrangente (setor industrial como um todo). O forte é a oferta de cursos técnicos de 18 meses, mas há oferta de alguns cursos de qualificação de mão-de- obra e de cursos expeditos, ainda que não customizados para a Indústria Naval. Há, ainda, a concorrência da FGV Management, mas os cursos oferecidos não são voltados para a Indústria Naval e o público-alvo é, em geral, de poder aquisitivo e de formação mais elevados do que o da ETAM.

26 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA Acredita-se ser difícil o surgimento de novos concorrentes, em face da barreira de entrada existente (alto custo de investimento em maquinário e equipamentos). O Governo do Estado do RJ, o SENAI e o SESI podem aumentar a oferta de cursos para a Indústria Naval ao perceberem um aumento da demanda por este tipo de serviço, o que impactaria negativamente o Plano de Negócios, obrigando, talvez, a uma redução dos preços da ETAM.

27 ANÁLISE DOS PÚBLICOS Públicos apoiadores e reguladores Públicos provedores Públicos internos Públicos usuários

28 ANÁLISE DOS PÚBLICOS PÚBLICOS APOIADORES E REGULADORES GOVERNO FEDERAL GOVERNO ESTADUAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MÍDIA DE MASSA

29 ANÁLISE DOS PÚBLICOS PÚBLICOS PROVEDORES FORNECEDORES DE MAQUINÁRIO E FERRAMENTAL PARA O APOIO AO ENSINO SETOR DE INDÚSTRIA NAVAL DO RJ

30 ANÁLISE DOS PÚBLICOS PÚBLICOS INTERNOS ARSENAL DE MARINHA DO RIO DE JANEIRO BASES NAVAIS (INCLUINDO FUZNAV) DIRETORIA-GERAL DE MATERIAL DA MARINHA PESSOAL MILITAR ORGÂNICO DE NAVIOS E SUBMARINOS (NOVAS TÉCNICAS, APERFEIÇOAMENTO)

31 ANÁLISE DOS PÚBLICOS PÚBLICOS USUÁRIOS PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA NAVAL ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ESTALEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

32 ANÁLISE SWOT OPORTUNIDADESAMEAÇAS - Perspectiva de crescimento da indústria naval brasileira (Pré-Sal e Plano de Equipamento e Articulação da MB - PEAMB); - Fundo Garantidor Naval; e - Construção da nova base de submarinos e do Porto do Açu. - Surgimento de novos concorrentes ou incremento da capacidade dos existentes; e - Surgimento de novas tecnologias em decorrência da exploração do Pré-Sal. FORÇASFRAQUEZAS - Existência de instalações prontas para novos cursos; - Reputação da MB; - Recursos humanos com capacidade técnica e experiência; - Capacidade de adaptar cursos existentes para atender demandas específicas (customização). - Pouca flexibilidade no gerenciamento de recursos; e - Inexistência de competência em marketing.

33 ANÁLISE SWOT Fundo garantidor Setor naval terá fundo de R$ 4 bi e governo inicia desoneração de folha Publicada em 22/09/2009 às 23h41m O Globo - Perspectiva de crescimento da Indústria Naval brasileira Pré-Sal Plano de Equipamento e Articulação da MB – PEAMB - Fundo Garantidor Naval - Construção da nova base de submarinos - Construção do Porto do Açu OPORTUNIDADES

34 “SAÍDA” DA MATRIZ SWOT COMO AS OPORTUNIDADES SERÃO APROVEITADAS? O objetivo é aproveitar o aumento iminente do interesse pela indústria naval por meio da oferta de cursos formatados para atender os seguintes públicos-alvo: 1)Estaleiros: oferta de cursos de qualificação de mão-de- obra de 200 horas e técnicos de 18 meses 2)Profissionais de nível técnico formados pela ETAM ou outra Escola Técnica: cursos de curta duração – 24 horas - voltados para o aprimoramento técnico-gerencial e customizados para o ambiente da indústria naval

35 “SAÍDA” DA MATRIZ SWOT PLANO DE CONTINGÊNCIA COMO AS AMEAÇAS SERÃO EVITADAS, REDUZIDAS OU ELIMINADAS? No caso dos futuros concorrentes ou do fortalecimento dos existentes, a intenção é monitorar a oferta de cursos realizados, a respectiva demanda, os investimentos realizados, os preços praticados etc. Assim, entende-se que a ETAM teria condições de realizar, tempestivamente, as correções necessárias para que seus produtos tenham um valor superior (seja por aumento dos benefícios ofertados ou pela redução dos custos incorridos e dos preços praticados). Com relação a mudanças tecnológicas advindas da exploração do pré- sal, a proposta é monitorar os procedimentos executados por meio da mídia especializada e participação do corpo docente em seminários e, tão logo possível, implementar alterações necessárias para manter os cursos da ETAM no estado da arte (obtenção de novos equipamentos/softwares e capacitação dos instrutores).

36 “SAÍDA” DA MATRIZ SWOT COMO OS PONTOS FORTES SERÃO UTILIZADOS? O objetivo é utilizar os pontos fortes (existência de instalações prontas para novos cursos; a reputação da MB; a existência de recursos humanos com capacidade técnica e experiência para ministrar aulas; e a capacidade de customização dos cursos existentes) na estratégia de marketing, ou seja, para fortalecer a imagem da ETAM no público-alvo (posicionamento) e para atrair novos estudantes para os cursos oferecidos. Especificamente no que tange à capacidade de customização dos cursos existentes, objetiva-se valorizar esta capacidade por meio da oferta de cursos aos estaleiros (venda pessoal).

37 “SAÍDA” DA MATRIZ SWOT COMO OS PONTOS FRACOS SERÃO SUPERADOS? Espera-se superar a ausência de expertise em marketing por meio da contratação de assessoria especializada. Esta linha de ação é mais barata do que contratar um militar RM2 (reserva não remunerada) e provavelmente mais eficiente e eficaz, em face do perfil de pouca experiência de outros profissionais contratados nessa situação. Pretende-se combater a pouca flexibilidade no gerenciamento dos recursos com um planejamento eficiente e acurado, com um gerenciamento dos riscos envolvidos e com uma postura proativa, a fim de limitar a incidência de atrasos que comprometam a execução do plano de negócios.

38 ANÁLISE DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO 1) Existência de instalações, incluindo o maquinário necessário para a consecução da parte prática dos cursos: Considera-se um fator crítico de sucesso (FCS) tendo em vista o entendimento de que a inexistência de instalações e equipamentos adequados praticamente inviabiliza a realização de cursos técnicos de qualidade, pois a parte prática ficaria seriamente comprometida. Como os investimentos necessários são altos, pode-se dizer que é uma barreira de entrada. 2) Ausência de expertise em marketing: Entende-se que também é um FCS, pois de nada adianta possuir capacidade para ministrar cursos técnicos se não há, por exemplo, uma divulgação apropriada, a identificação do público-alvo e a escolha do mix de comunicação para atingi-lo de forma eficaz.

39 DETERMINAÇÃO DE OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS Expandir o número de alunos dos cursos técnicos, com duração de 18 meses, atualmente oferecidos pela ETAM, atingindo um quantitativo de 160 matriculados, em 2010, por meio de convênios realizados com estaleiros, alcançando um nível de satisfação de 80%. CURSOS TÉCNICOS

40 DETERMINAÇÃO DE OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS Lançar 10 cursos expeditos por semestre, com duração de 24 horas, para a atualização de mão-de-obra customizados aos recursos humanos de interesse da indústria naval, atendendo um mínimo de 530 alunos no primeiro ano e, a partir daí, lançar cinco novos cursos por ano, alcançando um nível de satisfação de 80%. CURSOS EXPEDITOS DE ATUALIZAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA

41 DETERMINAÇÃO DE OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS Lançar, a partir de 2010, 32 cursos de qualificação de mão-de-obra, com duração de 200 horas (dois meses), atendendo um mínimo de 610 alunos em 2010, por meio de convênios realizados com estaleiros, alcançando um nível de satisfação de 80%. CURSOS DE QUALIFICAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA

42 ANÁLISE DE SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO PÚBLICOS-ALVO JOVENS ESTUDANTES JOVENS ESTUDANTES PROFISSIONAIS DO SETOR NAVAL PROFISSIONAIS DO SETOR NAVAL INSERÇÃO E ATUALIZAÇÃO INDÚSTRIA NAVAL INDÚSTRIA NAVAL ESTALEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTALEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO BUSCA POR MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA

43 GEOGRÁFICO SETOR NAVAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEMOGRÁFICA BAIXA RENDA: CLASSES B, C e D CICLO FAMILIAR: JOVENS SOLTEIROS, RECÉM-CASADOS E ADULTOS PROCURANDO MANTER A COMPETITIVIDADE INSTRUÇÃO: BÁSICA E MÉDIA SEGMENTOS-ALVO ANÁLISE DE SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

44 SETOR NAVAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTUDANTES BENEFÍCIOS ANÁLISE DE SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO PROXIMIDADE GEOGRÁFICA CAPACIDADE INSTALADA BAIXO CUSTO TRADIÇÃO PROFISSIONAIS EM REQUALIFICAÇÃO QUALIDADE BAIXO CUSTO INSERÇÃO QUALIDADE BAIXO CUSTO RAPIDEZ COMPETITIVIDADE

45 A ETAM É UMA TRADICIONAL ESCOLA TÉCNICA ESPECIALIZADA EM INDÚSTRIA NAVAL E QUE OFERECE OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO AOS PROFISSIONAIS INTERESSADOS EM INGRESSAR NA INDÚSTRIA NAVAL OU UMA PORTA PARA AUMENTAR SEU VALOR DE MERCADO DE UMA FORMA RÁPIDA E PRÁTICA, POR MEIO DE CURSOS A PREÇOS COMPETITIVOS, UM CORPO DOCENTE DE COMPROVADA EXPERIÊNCIA E EQUIPAMENTOS QUE PERMITEM A APLICAÇÃO PRÁTICA DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS OBTIDOS EM SALAS DE AULA. DECLARAÇÃO DE POSICIONAMENTO ANÁLISE DE SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO

46 ESTRATÉGIA DE MARKETING PRODUTO – Cursos técnicos e de qualificação de mão- de-obra voltados à Indústria Naval do RJ MARCA – ETAM e MB = tradição e qualidade PREÇOS – Competitivos com ampla vantagem sobre outras instituições COMUNICAÇÃO – Planejada por profissionais (internet, propaganda em estaleiros e indústrias voltadas para o setor naval, escolas de ensino médio e agências de emprego) VENDA PESSOAL – Estaleiros do RJ

47 ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA MÉDIA ANUAL: 97 formandos distribuídos em quatro turmas CAPACIDADE: nove salas de aula (40 alunos) POTENCIAL ATUAL: formar 160 alunos por ano CAPACIDADE OCIOSA: 63 alunos AULAS MINISTRADAS: aulas teóricas pela manhã e aulas práticas à tarde. Possibilidade de ampliar a quantidade de vagas disponíveis ao implementar o regime de dois turnos simultâneos e inclusão do período noturno de aulas, mas nesse caso haveria necessidade de contratação de professores. Assim, a capacidade de formação da ETAM aumentaria 100%, passando para 720 alunos por ano.

48 ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA - No período de 2003 até 2009, a ETAM formou 683 alunos, o que representa uma média anual de 97 formandos. Como a Escola possui nove salas de aula com capacidade para 40 alunos cada, percebe-se a existência de um potencial para formar 360 alunos por ano. Há, portanto, uma capacidade ociosa significativa; - Atualmente as aulas são ministradas de 07:40 até 15:50 horas, de segunda a sexta-feira. Não há aula à noite e as aulas teóricas são ministradas pela manhã e as práticas à tarde. Nota-se, também, a possibilidade de ampliar a quantidade de vagas disponíveis ao implementar o regime de dois turnos simultâneos: enquanto uma turma tem aula teórica pela manhã, outra poderia estar tendo aula prática no mesmo período. Após o almoço a situação inverter-se-ia. Assim, a capacidade de formação da ETAM aumentaria 100%, passando para 720 alunos por ano; (SLIDE OCULTO)

49 ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA A ETAM oferece dois tipos de curso: cursos técnicos (eletrotécnico, estruturas navais e mecânica) e cursos de qualificação profissional. Sugere-se a criação de um terceiro tipo (cursos expeditos) e que o foco seja na realização de convênios com estaleiros Cursos expeditos de qualificação de mão-de-obra: área de marcenaria: carpintaria e marcenaria; área de metalurgia: chapeador naval, encanador industrial, encanador naval, funileiro, serralheiro, soldador, maçariqueiro e metalurgia; área de motores: mecânico geral, mecânico de refrigeração e eletricista bobinador; área de mecânica: fresador, torneiro mecânico, mecânica, mecânica de máquinas e mecânica de máquinas hidráulicas; e área de eletrotécnica: eletricista de instalação e eletrotécnica.

50 ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA Percebe-se um nicho de mercado ainda não atendido, a saber: cursos expeditos de aperfeiçoamento profissional voltados para técnicos formados por Escolas Técnicas Após a conclusão da ETAM, por exemplo, os profissionais geralmente não se aperfeiçoam ou fazem algum curso de nível superior e deixam de ser técnicos. Exemplos de cursos a serem ofertados: - Gerenciamento de crises em oficinas navais; - Técnicas de negociação aplicadas na indústria naval; - Otimização custos; - Segurança do trabalho em estaleiros; - Gerenciamento de uma oficina naval em um cenário de incertezas orçamentárias; - Melhoria de processos em um ambiente naval; - Gestão de projetos navais; e - Gerenciamento de tempo no segmento naval.

51 ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA ESTRATÉGIA DE OPERAÇÃO IDEALIZADA Contratação de um CMG (RM1) para ser instrutor e desenvolvedor dos cursos expeditos; Contratação de uma empresa de marketing para prestar assessoria de marketing (pesquisa de mercado, desenvolvimento de novos clientes; escolha do mix de comunicação, divulgação dos cursos e início das matrículas); Venda Pessoal aos estaleiros; Aprovação jurídica dos convênios, com posterior aprovação dos mesmos; Seleção dos alunos para os cursos técnicos com início no segundo semestre de 2010; Realização de 10 cursos expeditos por semestre; Realização de 20 cursos de qualificação de mão-de-obra; Início dos cursos técnicos no segundo semestre de 2010; e Não são previstos investimentos nas salas de aula da ETAM, tendo em vista o excelente estado de conservação das instalações.

52 ESTRATÉGIA DE RECURSOS HUMANOS EXPEDITOS UM CMG TTC POR CURSO PROFESSOR E DESENVOLVEDOR TÉCNICO NÃO HÁ NECESSIDADE DE CONTRATAÇÃO 16 PROFESSORES EXISTENTES QUALIFICAÇÃO OITO SO TTC PROFESSORES

53 RESULTADOS ESPERADOS 1) CURSOS DE QUALIFICAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA: 2010 LUCRO ESPERADO: R$ 193.016,00 [L= (400-112)X 1280 – 175624] ONDE: P = R$ 400,00 CV = R$ 112,00 CF = R$ 175.624,00 Q = 1280 ALUNOS (EM 32 CURSOS DE 200 HORAS) FINANCEIROS

54 RESULTADOS ESPERADOS 1) CURSOS DE QUALIFICAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA: 2011 LUCRO ESPERADO: R$ 202.666,80 [L= (420-117,60)X 1280 - 184405,20] ONDE: P = R$ 420,00 CV = R$ 117,60 CF = R$ 184.405,20 Q = 1280 ALUNOS (EM 32 CURSOS DE 200 HORAS) FINANCEIROS

55 RESULTADOS ESPERADOS 1) CURSOS DE QUALIFICAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA: 2012 LUCRO ESPERADO: R$ 212.800,14 [L= (441-123,48)X 1280 – 193625,46] ONDE: P = R$ 441,00 CV = R$ 123,48 CF = R$ 193.625,46 Q = 1280 ALUNOS (EM 32 CURSOS DE 200 HORAS) FINANCEIROS

56 RESULTADOS ESPERADOS 2) CURSOS EXPEDITOS DE ATUALIZAÇÃO: 2010 LUCRO ESPERADO: R$ 7.800,00 [L= (120-10)X 600 - 58200] ONDE: P = R$ 120,00 CV = R$ 10,00 CF = R$ 58.200,00 Q = 600 ALUNOS (EM 20 CURSOS DE 24 HORAS) FINANCEIROS

57 RESULTADOS ESPERADOS 2) CURSOS EXPEDITOS DE ATUALIZAÇÃO: 2011 LUCRO ESPERADO: R$ 42.840,00 [L= (126-10,5)X 900 - 61110] ONDE: P = R$ 126,00 CV = R$ 10,50 CF = R$ 61.110,00 Q = 900 ALUNOS (EM 30 CURSOS DE 24 HORAS) FINANCEIROS

58 RESULTADOS ESPERADOS 2) CURSOS EXPEDITOS DE ATUALIZAÇÃO: 2012 LUCRO ESPERADO: R$ 81.358,50 [L= (132,3-11,03)X 1200 - 64165,5] ONDE: P = R$ 132,30 CV = R$ 11,03 CF = R$ 64.165,50 Q = 1200 ALUNOS (EM 40 CURSOS DE 24 HORAS) FINANCEIROS

59 RESULTADOS ESPERADOS 3) CURSOS TÉCNICOS: 2010 LUCRO ESPERADO: R$ 58.864,00 [L= (2400-672)X 63 - 50000] ONDE: P = R$ 2.400,00 (R$ 400,00 X 6 MESES) CV = R$ 672,00 (R$ 112,00 X 6 MESES) CF = R$ 50.000,00 Q = 63 ALUNOS (CAPACIDADE OCIOSA) FINANCEIROS

60 RESULTADOS ESPERADOS 3) CURSOS TÉCNICOS: 2011 LUCRO ESPERADO: R$ 176.114,40 [L= (5040-1411,2)X 63 - 52500] ONDE: P = R$ 5.040,00 (R$ 420,00 X 12 MESES) CV = R$ 1.411,20 (R$ 117,60 X 12 MESES) CF = R$ 52.500,00 Q = 63 ALUNOS (CAPACIDADE OCIOSA) FINANCEIROS

61 RESULTADOS ESPERADOS 3) CURSOS TÉCNICOS: 2012 LUCRO ESPERADO: R$ 184.920,12 [L= (5292-1481,76)X 63 - 55125] ONDE: P = R$ 5.292,00 (R$ 441,00 X 12 MESES) CV = R$ 1.481,76 (R$ 123,48 X 12 MESES) CF = R$ 55.125,00 Q = 63 ALUNOS (CAPACIDADE OCIOSA) FINANCEIROS

62 RESULTADOS ESPERADOS Aumento do reconhecimento da ETAM como instituição de ensino de qualidade Incremento da mão-de-obra disponível para a indústria naval Contribuição para a melhoria da economia do país Renovação das instalações da ETAM sem uso de recursos orçamentários Contribuição para a imagem da MB perante outras Marinhas NÃO FINANCEIROS

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