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Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.

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1 Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento

2 2 Organização 1.Vínculo Administração-Tecnologia 2.Introdução a sistemas 3.Empresas e Sistemas de Informação 4.Fundamentos do uso de tecnologia da informação 5.Os novos usos da tecnologia da informação na empresa 6.Resolução de problemas com sistemas de informação 7.Desenvolvimento e uso de sistemas de informação 8.Tópicos em Sistemas de Informação 9.Estudos de Caso

3 3 Problemas na organização Os problemas empresariais são complexos por sua característica de inter-relação com vários ambientes. Desta forma, não pode ser resolvido pela solução mais visível. É necessário um estudo profundo para resolvê-los corretamente.

4 4 Resolução de problemas empresariais A melhor abordagem é o desmembramento da empresa em 3 perspectivas (MRC): –Perspectiva de pessoas; –Perspectiva organizacional; –Perspectiva de tecnologia. Não basta também apenas dividi-la nestes elementos, é necessário verificar seus relacionamentos.

5 5 Resolução de problemas empresariais A aplicação da tecnologias é vantajoso para buscar a melhor e a mais rápida solução definitiva do problema. A falta de critério para resolver problema na empresa pode levar a sua camuflagem. Um problema camuflado pode voltar amplificado.

6 6 Critério para resolução de problemas Admitir que o problema existe; Definir o que ele é; Definir quais são as suas prováveis causas; Definir o que pode ser feito para solucioná- lo. Definir quais recursos serão utilizados na resolução.

7 7 Resolução de problemas Soluções prontas são mais fáceis!!!???? Soluções outras pessoas são melhores??? O chefe sempre está certo quando sugere uma solução? Desenvolver um estudo demanda muito tempo!!!???? “Um administrador deve sempre buscar explicações sobre o problema que enfrenta utilizando o pensamento crítico em qualquer decisão de responsabilidade”.

8 8 Pensamento Crítico Suspensão do julgamento precoce com a consciência da existência de múltiplas perspectivas e alternativas. Ele envolve: –Manutenção da dúvida e suspensão do julgamento precoce; –Conhecimento das diferentes perspectivas envolvidas; –Teste de alternativas e direcionamento conforme a experiência; –Conscientização dos limites existentes de recursos humanos e organizacionais.

9 9 Modelo do cone invertido (MCI) Metodologia de resolução de problemas que auxilia na redução de um conjunto muito grande de alternativas existentes. Possui 2 fases principais: –Análise do problema: –Projeto da solução.

10 10 Modelo do cone invertido

11 11 Modelo do cone invertido (MCI) Etapa 1: –Análise do problema Estima a correta dimensão do problema suas dependências e seus dependentes. Etapa 2: –Compreensão do problema Pesquisa ou investigação do problema com pessoas, documentos e questionários que deve resultar numa informação concisa do problema.

12 12 Modelo do cone invertido (MCI) Etapa 3: –Tomada de decisões Alinhamento da resolução do problema com os planejamentos empresariais para definição de quais recursos serão empregados. Etapa 4: –Projeto da solução Planejamento da solução que é composto pelo Projeto Lógico e pelo Projeto Físico.

13 13 Modelo do cone invertido (MCI) Etapa 5: –Implementação da solução Estratégia de desenvolvimento da resolução prevendo os impactos gerados nas três perspectivas. O modelo de relacionamento cíclico pode ser considerado nas fases de análise e compreensão do problema, mas podem ter alto grau de importância no processo de tomada de decisões.

14 14 As perspectivas As três perspectivas do modelo de relacionamento cíclico podem ser consideradas os alicerces da organização. Seus desequilíbrios podem representar grandes impactos no desenvolvimento do negócio. Assim, considerar seus principais elementos na resolução de problemas é de grande importância.

15 15 Perspectiva Tecnológica Compreende as tecnologias existentes na organização sendo o Hardware, Software, o Banco de dados e os sistemas de telecomunicações e redes. Deve-se considerar: –Capacidade atual e ampliação; –Compatilibilidade entre novos e existentes; –Mudanças de tecnologia.

16 16 Perspectiva Organizacional Compreende os processos, políticas e valores existentes na organização frente as flutuações internas e externas. Deve-se considerar: –Internamente: Política, Burocracia, Cultura, Gerenciamento. –Externamente: Turbulência, Complexidade, Recursos.

17 17 Perspectiva de Pessoas Compreende os trabalhadores diretos ou indiretos da organização. Deve-se considerar: –Ergonomia; –Controle interno; –Treinamento; –Envolvimento; –Enquadramento as leis e regulamentos.

18 18 Tomada de decisões Habilidade de processar informações mediante uma análise lógica e objetiva. Deve sempre buscar a melhor solução dentro das possibilidades das estratégias da empresa. Compreende 3 etapas: –Estabelecimento de objetivos; –Determinação da exeqüibilidade; –Escolha da melhor solução.

19 19 Tomada de decisões O estabelecimento de objetivos pode ser a parte mais complexa deste processo. Ele deve ser baseado na: –Determinação das metas corporativas; –Determinação das metas dos sub-sistemas; –Execução da concordância destas com os fatores críticos de sucesso.

20 20 Tomada de decisões CSF (Critical Sucess Factors) ou FCS (Fatores Críticos de Sucesso) –São pontos fundamentais que devem ser relutantemente perseguidos para que uma atividade tenha sucesso. Podem ser: –CFS diretos; –CFS indiretos.

21 21 Definição de metas Errar na definição de uma meta pode representar distorções sobre seu entendimento e seu insucesso. Para sua correta definição deve-se ter: –Direção; –Ponto focal; –Cronograma; –Medida de eficiência; –Dono.

22 22 Exeqüibilidade Capacidade de algo ser executado. Momento em que a organização necessita determinar as ferramentas para promover a solução escolhida. Considerar fatores internos e externos.

23 23 Exeqüibilidade Preocupações internas: –Capacidade de adequação dos subsistemas à nova solução; –Compatibilidade com a cultura da organização; –Gerenciamento dos contrários à solução. Preocupações externas: –Recursos financeiros; –Leis e regulamentos; –Poder de ação da concorrência; –Características comerciais dos fornecedores; –Comportamento do cliente.

24 24 Escolha da solução Pode ser promovida de diversas formas; O melhor método, e mais empregado, é a solução mais economicamente viável ou com a melhor relação “Custo x Benefício”. Para isso é necessário definir: –Fatores tangíveis; –Fatores intangíveis.

25 25 Projeto da solução Projeto lógico deve compreender: –Saídas; –Entradas; –Processamento; –Banco de dados; –Procedimentos; –Controles.

26 26 Estratégias de implantação Podem ser: –Conversão paralela; –Corte direto; –Projeto piloto; –Abordagem em fases. Cada modalidade pode ter vantagens e/ou desvantagens dependendo do tamanho do sistema e nível de complexidade.

27 27 Gerenciamento de Mudanças Necessário no processo de implantação de uma solução, ela envolve: –Resistência a novos procedimentos; –Novos relacionamentos a serem implantados; –Capacidade de absorção de mudanças; –Treinamento e conscientização das pessoas; –Mudanças políticas e estruturais.

28 28 Em Sistemas de Informação A implementação de soluções deve compreender: –Desenvolvimento do sistema; –Seleção do hardware; –Teste do sistema; –Treinamento dos usuários e documentação do sistema.


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