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Uma proposta de transformação na convivência a partir de Projetos de Aprendizage m.

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Apresentação em tema: "Uma proposta de transformação na convivência a partir de Projetos de Aprendizage m."— Transcrição da apresentação:

1 Uma proposta de transformação na convivência a partir de Projetos de Aprendizage m

2 Profa. Dra. Luciane M. Corte Real Profa. Dra. Luciane M. Corte Real Profa. da Faculdade de Educação - UFRGS Dra. em Informática na Educação - UFRGS Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS Psicóloga - UFRGS Profa. Mara Rosane Noble Tavares Profa. Mara Rosane Noble Tavares Profa. da Rede Pública Estadual - RS Pedagoga - UFRGS

3 Escola do futuro...

4 Fonte: http://www.moodle.ufba.br/mod/book/print.php?id=21952... ou do presente?

5 Algumas questões a serem pensadas......... Desafios....

6 OFICINA - Apresentação - Apresentação Metodologia de Projetos de Aprendizagem Metodologia de Projetos de Aprendizagem - Levantar as questões do grupo - Levantar as questões do grupo - Agrupar questões parecidas - Agrupar questões parecidas - Formar grupos - Formar grupos - Inserir tabela: dúvidas temporárias e certezas provisórias - Inserir tabela: dúvidas temporárias e certezas provisórias - Pesquisa - Pesquisa Relato de como foi o trabalho em grupo Relato de como foi o trabalho em grupo Apresentação da teoria Apresentação da teoria

7 Pressupostos - convivência Somos influenciados e modificados pelo que experienciamos (Maturana e Varela, 2002). A existência humana se produz no espaço relacional do conversar, ou seja, "nossa condição humana, ocorre no modo como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo que configuramos enquanto vivemos" (Maturana e Zöller, 2004, p.9).

8 Conversar É o entrelaçamento do emocionar e do linguajar. Quando, numa conversação, muda a emoção, muda também o fluxo das coordenações de coordenações comportamentais consensuais e vice- versa. O recursivo entrelaçamento do linguajar e do emocionar produz consensos e modifica a estrutura de convivência.

9 EMOCIONAR A criança aprende o emocionar e a dinâmica relacional que constituirão o espaço em que gerará sua vida. A cultura é uma rede de conversações. As mudanças acontecem como modificações das conversações nas redes coloquiais das comunidades. Elas se sustentam mediante alterações no emocionar dos membros da comunidade.

10 Cooperação (Piaget) Cooperação: escala comum de valores, conservação dos acordos e reciprocidade entre os integrantes. Diálogo: coordenação de pontos de vista com conservação de conteúdo.

11 Propostas pedagógicas baseadas: No ensino - repetição, memorização... Na aprendizagem - propostas inovadoras...

12 INOVADORAS???I

13 Diário de bordo Projetos Leituras e debates webfólio Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FACED ESPAÇOS VIRTUAIS : METAMORFOSES NO CURRÍCULO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

14 Projetos de Aprendizagem - PAs Aprender em função de problemas originados nas vivências dos sujeitos A busca de informações, seleção e construção são significativas para a construção de conhecimento articulado que rompe com os limites disciplinares A busca de soluções parte de uma sistematização das “Certezas Provisórias” e “Dúvidas Temporárias” como movimentos de mútua implicação A incerteza, as contradições, a indeterminação não são resíduos a serem eliminados, mas elementos constituintes do processo. Características:

15 Desafios para os PAs Modelos centrados no ensino - transmissão Mais familiar aos professores e alunos, disponibiliza conteúdos e solicita tarefas Modelos centrados na aprendizagem estão nos discursos, pouco se pratica.

16 Desafios- Docentes Reconstrução da docência em ambientes virtuais: prática das teorias (discursos X práticas): –Concepções de propostas curriculares diferenciadas, construtivas, interdisciplinares e explícitas ; –Concepções de avaliação; –Trabalho em equipes (colegas docentes, tutores, gerentes de pólo, coordenação);

17 Desafio - Avaliação Avaliação do processo ensino – aprendizagem: Avaliação da retenção de conteúdos X Avaliação de aprendizagem

18 EX: Avaliação de Aprendizagem voltar

19 Desafio - Currículos Flexíveis Dinâmicos Articulados Interdisciplinares Com espaços para o imprevisível Perspectivas: maior participação dos alunos- planejamento das aprendizagens voltar

20 Metáfora do conhecimento: de edifício a redes Dicotomia Teoria-Prática Currículos rígidos Pedagogias Transmissivas Aprendizagem solitária Organização Disciplinar Ações diretivas Material Impresso simplificado Organização interdisciplinar Estratégias interativas e problematizadoras Arquiteturas pedagógicas abertas Comunidades de aprendizagem Material interativo na web Articulação teoria-prática Currículos flexíveis

21 E agora?

22 NOVAS ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS (utilizando a internet)

23 Alguns pressupostos O melhor meio de aprender a realizar uma atividade é fazê-la. –Aprende-se a fazer fazendo. Esta arquitetura é mais adequada quando o foco da aprendizagem é realmente do domínio da experiência.

24 Pressupostos - Desafios...é descobrir atividades que sejam intrinsecamente divertidas de se realizar com o computador e com a internet e que trabalhe os conteúdos.

25 Organização dos espaços JURI SIMULADO Réu: Teoria Acusação: Defesa: Jurados: Interação entre acusação e defesa com argumentos.... Jurados votam com argumentos... Juiz é o professor. voltar

26 Exemplo: Trilhas Nome : Trilha Objetivo: facilitar a apropriação pedagógica dos recursos da internet. Concepção:  apresentar diferentes usos da internet tomando como base sites já disponíveis;  O ponto de partida da trilha é uma exploração do editor de páginas. Começamos por um convite à construção de um diário de bordo onde as diversas visitas serão registradas;  Ao longo da trilha, aparecem várias “estações” que podem ser visitados em qualquer ordem, exceto o último que é o ponto de chegada. Convite: Vamos ao site da Trilha1?

27 Criação de simulações que reproduzam situações da vida real Tais situações ‘virtuais’ têm o objetivo de preparar o estudante a lidar com aspectos complexos que não podem ser vivenciados diretamente ou com aqueles em que há dificuldade ou impossibilidade para estar presente diante do fenômeno.

28 Simulação baseada em Agentes Coelho, grama e ervas daninhas http://ccl.northwestern.edu/netlogo/models/RabbitsGrassWeeds

29 Criação de Jogos Ao construírem jogos os alunos precisam buscar, selecionar e organizar informações em diversas fontes. Precisam fazer escolhas. Ou seja, se envolvem de uma forma agradável como o processo de construção de conhecimento; Ao professor, caberá sempre os papéis de parceiro, orientador, desafiador, incentivando a exploração das possibilidades, as interações entre os alunos, o desenvolvimento cooperativo dos jogos. Como toda arquitetura, o jogo pode ser usado em composição com outras arquiteturas. Por exemplo, podemos construir um jogo para responder a um questionamento de um projeto de aprendizagem. A construção de jogos requer ambientes onde as diferentes mídias podem ser usadas de forma integrada.

30 Exemplo de um jogo criado no Klik and Play

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32 Construções Coletivas Glossários Conceituação de Domínios (mapa conceitual de um assunto) ‏ –Elaboração coletiva –Sopa de conhecimento Elaboração de Planos

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