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AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.

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2 AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo Marta Van der Linden Universidade Federal da Paraíba

3 Diálogo Didático on line Objetivos Avaliar o diálogo didático mediado por um ambiente virtual Verificar o potencial pedagógico de ambientes virtuais de aprendizagem em um processo interativo de avaliação Estudar a natureza e níveis de interatividade tecnológica, de organização de informações e sua relação com a interação humana Refletir sobre os impactos da avaliação como mobilizadora das transformações e explorar os princípios do design instrucional contextualizado

4 Campo de Estudo Interdisciplinar Desenvolvimento, acompanhamento e avaliação em ambiente interativo virtual Experiências e campos de aplicação 1. Portal NEA – Núcleo de Estudos (formação de 40 professores fundamentada por objetos de aprendizagem) 2. Disciplina EDM 5053 – Ambientes Virtuais de Aprendizagem Cooperativa (25 alunos do Curso pós-graduação FEUSP) 3. Disciplina EDM 670 – Educação a Distância (60 alunos das Licenciaturas Graduação FEUSP)

5 Gestão Interativa Compartilhada do |processo de Avaliação Formação de Professores Design Instrucional Contextualizado Avaliação Permanente de Aprendizagem Cooperativa em Ambientes Virtuais Gerenciamento e organização das informações (Di@loga + CoL)Di@loga

6 Ambiente Virtual de Aprendizagem: plataforma de apoio (Webct/Wiki/VirtualClass/CoL) publicação de textos na forma de hipertexto (agenda, glossário, webteca, relatórios-síntese das aulas presenciais) publicação de projetos dos alunos; apresentações dos temas teóricos(powerpoint) interatividade na Internet (pesquisa, links etc) uso de news, fóruns e chats alunos como provedores de informação (glossário, sínteses, fichamento de teses e dissertações, livros etc) avaliação dos alunos (categorização das postagens dos alunos, auto- avaliação, relatórios, resenhas etc)

7 Plataforma de Apoio: softwares Webct/Wiki/Teleduc/CoL ambiente virtual educacional (USP) suportes de integração: cooperação/colaboração na construção/re- construção de conhecimentos incentivar comunidades virtuais Processo de avaliação acompanhado (modelo híbrido)

8 Avaliação: objetivos e considerações metodológicas Investigar a natureza e conteúdos dos registros (postagens dos alunos) e as diferentes habilidades de uso do ambiente virtual de comunicação Descrever a aprendizagem formal e informal encontrada na organização do ambiente Discutir as dificuldades e as implicações da cooperação na qualificação da aprendizagem (habilidades cognitivas + atividades colaborativas) Re-significar o papel do professor e redimensionar o processo de avaliação (função diagnóstica, função somativa, função formativa etc) Pesquisar o processo de avaliação como mediador contínuo de aperfeiçoamento do projeto

9 Categorias de Análise do Diálogo didático mediado 1ª. Dimensão Habilidades Cognitivas (1) Propor/Concordar/Indagar (2) Discordar/Problematizar/ Questionar (3) Esclarecer/Generalizar/ Sintetizar /Estender 2a. Dimensão Atividades Colaborativas (4) Interação social (5) Estruturação, Organização e Orientação técnica (6) Colaboração

10 Algumas Análises: 338 mensagens

11 Avaliação do diálogo on-line por dimensão e categorias Dimensões e CategoriasQtdade% Habilidades Cognitivas 7823,1 Propor/ concordar /indagar (cód.1)4814,2 Discordar /Problematizar/Questionar (cód.2)061,8 Esclarecer/generalizar /sintetizar/estender (cód.3)247,1 Atitudes Colaborativas 26076,9 Interação social (cód.4)9026,5 Estruturação/ Organização e Orientação Técnica (cód.5) 11935,2 Colaboração (cód.6)5115,1 Total 338100,0

12 Referenciais Epistemológicos Cooperação - princípios biológicos (J.Piaget) Colaboração - princípios sócio-interacionistas (L.S.Vygotsky) Interação Dialógica - princípios filosófico-políticos (P.Freire e Pierre Lévy) Autonomia - princípios andragógicos/tecnológicos (Knowles; Harasim; Palloff e Pratt) )

13 Elementos básicos da aprendizagem cooperativa /colaborativa Conhecimento como construto sócio-cultural Interdependência/Interação/Interatividade Colaboração/ Cooperação Tipologia de Conteúdos (integração transdisciplinar e interdisciplinar) Tarefas complexas (abstração e generalização; interação social) Formação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem Definição papel do professor e do aluno

14 DESAFIOS ATUAIS investigar a natureza, modalidade dos registros e a dinâmica dos participantes responsáveis por aprendizagem cooperativa respeitar estilos e ritmos individuais de aprendizagem com o apoio das ferramentas da Internet e estudar seus impactos sobre a aprendizagem interagir sistematicamente com informações e experiências externas à organização de ensino (design instrucional contextualizado) ampliar comunicação entre os agentes do processo (professores, alunos, equipe técnica e pedagógica – intercâmbio como responsável de novas aprendizagens) desenvolver mecanismos automatizados de suporte ao monitoramento da construção individual e coletiva de conhecimentos (análise qualitativa dos registros)

15 Continuidade da investigação investigar o papel e significado do design instrucional dentre as teorias que embasam a pedagogia e a andragogia que incorporam as TIC às práticas educativas inferir se as atuais transformações podem ou não sugerir novas formas de planejar o ensino-aprendizagem bem como estratégias conferir as variáveis responsáveis pela natureza de participação de um grupo na construção de conhecimento comum on line (dimensão sócio-tecnológica no processo de ensino-aprendizagem) Desenvolver estratégias tecnológicas de gerenciamento de informações de suporte e apoio ao processo

16 Algumas Implicações O aluno como centro da aprendizagem Integração de diferentes linguagens Trabalho em equipe (group work) Interação e potencialidade virtual (definição do papel de professor e aluno como protagonistas; Avaliação das trocas de conhecimentos, tarefas e atitudes Impacto da educação a distância sobre a motivação/satisfação dos alunos/ acompanhamento da própria performance/ compartilhamento Avaliação favorece as estratégias metacognitivas dos alunos

17 Novos Espaços de Aprendizagem (computadores, conhecimento em rede, internet...): novos desafios transformação da atual situação de ensino na universidade com incorporação das TIC valorização da autonomia dos alunos com revisão de atitudes, valores e concepção de ensino-aprendizagem reconhecimento das potencialidades dos novos espaços de aprendizagem como recurso e apoio ao ensino presencial necessidade de ampliação das experiências e estudos sobre o novo papel da escola, do papel do professor, dos novos modos de compreender e de aprender necessidade de desenvolvimento de fluência digital tanto para alunos como para professores necessidade de ampliação das pesquisas que possam estar avaliando se os ambientes virtuais podem qualificar o processo de ensino- aprendizagem


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